Questões de Concursos Professor de Educação Básica II Educação Física

Resolva questões de Professor de Educação Básica II Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q844985 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No tocante à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A partir da década de 30, a concepção dominante passou a ser baseada na perspectiva eugenista.

II - A inclusão da Educação Física no Brasil ocorreu oficialmente em 1951.

III - No modelo militarista, os objetivos da Educação Física na escola eram vinculados à formação de indivíduos capazes de suportar o combate.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q843690 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No que se refere ao jogo, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - O jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem perda ou ganho.

II - No jogo, pode-se notar duas perspectivas: pode-se jogar competitivamente ou cooperativamente.

III - Independentemente de ser competitivo ou cooperativo, o jogo abrange conhecimentos diferenciados quanto à importância da prática de atividades físicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q845595 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No que se refere à ginástica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Pode ser competitiva ou não competitiva.

II - Não tem capacidade de melhorar o aperfeiçoamento mental.

III - O contorcionismo é uma modalidade estritamente competitiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q840571 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No tocante ao desenvolvimento motor, mais precisamente sobre os tipos de motricidade, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Motricidade global.

II - Motricidade fina.

III - Motricidade esférica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q844938 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

Sobre a obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar)), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Também em oposição ao modelo mecanicista, discute-se a abordagem críticosuperadora.

II - A proposta crítico-superadora utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio.

III - A pedagogia crítico-superadora não é diagnóstica, já que não se atenta à realidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q845037 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

Ainda no que se refere ao jogo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Em jogos competitivos, o professor não deve ressaltar a importância do outro e a valorização do ser humano.

II - A competição deve concentrar-se em atingir determinada meta, e não em prejudicar os competidores.

III - A competição é um elemento do jogo que deve sempre ser renegado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q840910 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No que se refere à dança, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A dança é definida como uma das mais antigas artes criadas pelo ser humano.

II - Vida, saúde, religião, morte, fertilidade são temas contemplados pela dança nas mais diversas culturas.

III - Uma aula de dança na escola permite ao professor conhecer melhor o seu aluno, ou seja, saber suas preferências sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir etc.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q843651 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No que se refere à obra de DARIDO (A Formação do Profissional na Educação Física), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - No período de 1800-1995 ocorreu uma explosão no número de faculdades de Educação Física.

II - Até 1950, só havia dois cursos de Educação Física no Estado de São Paulo.

III - O currículo científico valoriza as subdisciplinas da Educação Física.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q843389 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

Ainda no tocante às lutas, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A maioria dos professores de Educação Física não tem vivência com as lutas.

II - O professor precisa saber lutar para poder ensinar.

III - A pesquisa teórica pode fazer com que professores e alunos aprendem as lutas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q839965 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

Concernente à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Após as grandes guerras, o modelo norte-americano denominado Escola Nova fixou raízes, notadamente no discurso da educação e especificamente da Educação Física, influenciado pelo educador Dewey e em oposição à escola tradicional.

II - Atualmente coexistem na área da Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista.

III - Os autores da abordagem desenvolvimentista defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q844188 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No que se refere à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A ação de engatinhar é um fenômeno que não integra o sujeito com o mundo.

II - Cada objeto a ser pego exige uma atividade motora particular.

III - Não basta se especialista em mãos ou especialista em bolas para entender o ato de pegar uma bola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q846415 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No tocante ao desenvolvimento motor, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Representa um aspecto do processo desenvolvimentista total.

II - Está ligado ao campo cognitivo, mas não afetivo.

III - Passou a ser valorizado a partir da abordagem eupidiana.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q842944 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No tocante à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A criança não vai à escola de educação infantil apenas para se alfabetizar.

II - Cada vez mais a criança aprende menos na escola e mais pelos meios de comunicação.

III - A escola precisa perder a ilusão de que ela é a única que está ensinando o que é necessário para se viver em sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q845022 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

De acordo com a obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A criança constrói mecanismos motores sólidos e sofisticados que lhe permitem entrar em contato com muitas das coisas que existem para se conhecer.

II - Segundo Piaget, o símbolo é uma representação mental de objetos do meio externo.

III - Uma vez tendo acesso ao símbolo, a criança começa a apresentar mentalmente as ações que vive no mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1033436 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Professor de Educação Básica II Educação Física, Prefeitura de Carlos Chagas MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Na brincadeira de “rouba bandeira”, os alunos são divididos em duas vezes. Cada um fica com um lado da quadra. Na linha de fundo de cada espaço, é fincada a bandeira do tempo. O objetivo é roubar a bandeira adversária e proteger a sua atravessando o campo adversário correndo.

Na realização do torneio interno de “rouba bandeira” para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, o professor de Educação Física recebeu 78 inscrições, ou seja, 78 vezes específicas na disputa colegial. O sistema de disputa adotado foi o eliminatório simples.

Para conhecer a equipe campeã do torneio, é correto afirmar que foram realizados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.