Questões de Concursos Professor de Educação Básica IV

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1Q323969 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou

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2Q319771 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A avaliação pedagógica é um processo dinâmico que considera o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno. Portanto, o professor deverá criar estratégias avaliativas que

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3Q322034 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Encontro internacional significativo sobre a educação da pessoa com necessidades educacionais especiais, ocorrido em 1999, que teve repercussão também no Brasil, com a promulgação do Decreto nº 2.956/2001. Trata-se do(a)

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4Q319697 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um dos grandes desafios da escola pública, para receber o aluno com necessidades educacionais especiais, está relacionado com

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5Q326770 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os alunos com altas habilidades, ou superdotação, também precisam de estratégias específicas para desenvolver suas potencialidades. Entre essas estratégias, caberá ao professor

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6Q323995 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Atualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo

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7Q324434 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As adaptações curriculares de pequeno porte (não significativas) são as ações realizadas

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8Q325453 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na perspectiva da Educação Inclusiva, nas escolas públicas, a Educação Especial é considerada

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9Q324939 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No ano de 1854, foi criado pelo Imperador D. Pedro II, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (IMC). Esse Instituto foi um marco importante na história da Educação Especial no Brasil. O seu nome mudou e, atualmente, ele é conhecido como

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10Q320618 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As escolas podem criar, extraordinariamente, classes especiais para alunos que apresentem dificuldades acentuadas na aprendizagem. Aos alunos atendidos em classes especiais devem ter assegurados, entre outros,

I. professores especializados em educação especial. II. atividades da vida autônoma e social no turno inverso, quando necessário. III. organização de classes por necessidades educacionais especiais, dispensando adaptações nos elementos curriculares. É correto o que está contido em
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11Q324426 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um professor está ensinando formas geométricas básicas para uma turma de ensino fundamental, na qual há um aluno cego. Assinale a alternativa que apresenta a melhor estratégia para que esse aluno possa abstrair os conceitos.

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12Q327171 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A Lei nº 7.853/89 reafirmou a obrigatoriedade da oferta da educação especial em estabelecimentos públicos de ensino. Em relação a essa lei, podem ser considerados crimes

I. o ato de recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de alunos em estabelecimentos de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que possui. II. deixar de apresentar sugestões para o desenvolvimento da Política Nacional para a integração da Pessoa Portadora de Deficiência. III. omitir, à Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde, abusos, em ambiente escolar, relativos à pessoa portadora de deficiência. É correto o que está contido em
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13Q319499 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A instituição deve criar um ambiente acolhedor que proporcione segurança e confiança para as crianças de zero a três anos, garantindo-lhes oportunidades para que sejam capazes, entre outros, de

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14Q326471 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um professor de Educação Especial, de uma escola pública, necessita desenvolver atividades com um aluno autista. Para que sua atuação seja bem sucedida, é preciso

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15Q809709 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com a Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante

I. atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. II. Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. III. atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiências menos severas. É correto o que está contido em
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16Q324389 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para que o professor possa atuar na área da Educação Especial, precisará de conhecimentos específicos e

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18Q321765 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para ensinar alunos surdos, cuja perda auditiva impede a realização de associações e análises da mesma forma que os ouvintes, o professor deverá, entre outras ações,

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19Q322809 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A adaptação do método de ensino às necessidades de cada aluno é, de fato, um procedimento fundamental na atuação de todo educador. O ensino não ocorrerá, verdadeiramente, se o professor não atender ao jeito que cada um tem para aprender. A respeito disso, assinale a alternativa que se relaciona com esse propósito.

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20Q325499 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A criança é considerada um ser social que nasce com certas capacidades. Assinale a alternativa que apresenta essas capacidades.

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