Início Questões de Concursos Professor de Educação Básica IV Resolva questões de Professor de Educação Básica IV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Básica IV Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q323969 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROAs atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou ✂️ a) a Declaração de Salamanca. ✂️ b) o Movimento Nacional das Pessoas Deficientes. ✂️ c) o ano internacional das Pessoas Deficientes. ✂️ d) a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q319771 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA avaliação pedagógica é um processo dinâmico que considera o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno. Portanto, o professor deverá criar estratégias avaliativas que ✂️ a) reflitam o conteúdo ensinado em sala. Para isso será preciso a elaboração de provas formais compostas de alternativas de múltipla escolha. ✂️ b) levem em conta o coletivo, em detrimento ao individual, pois é preciso considerar a sala como um conjunto homogêneo composto por alunos com níveis de conhecimento semelhantes. ✂️ c) valorizem a particularidade de cada aluno, pois alguns poderão necessitar da ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática diária. ✂️ d) levem em conta o individual, pois é preciso avaliar cada aluno a partir do conteúdo ensinado em sala. Para isso, tanto os trabalhos quanto as provas deverão ser aplicados com rigor, sem qualquer consulta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q322034 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROEncontro internacional significativo sobre a educação da pessoa com necessidades educacionais especiais, ocorrido em 1999, que teve repercussão também no Brasil, com a promulgação do Decreto nº 2.956/2001. Trata-se do(a) ✂️ a) Convenção de Montreal. ✂️ b) Convenção do México. ✂️ c) Convenção da Nicarágua. ✂️ d) Convenção da Guatemala. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q319697 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm dos grandes desafios da escola pública, para receber o aluno com necessidades educacionais especiais, está relacionado com ✂️ a) a ausência de acompanhamento do Conselho Tutelar. ✂️ b) a falta de confiança da família na escola. ✂️ c) a falta de capacitação dos professores. ✂️ d) o despreparo dos funcionários. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q326770 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs alunos com altas habilidades, ou superdotação, também precisam de estratégias específicas para desenvolver suas potencialidades. Entre essas estratégias, caberá ao professor ✂️ a) indicar mais leituras, propondo a realização de muitos exercícios de fixação. ✂️ b) explicar os conteúdos superficialmente para estimular a curiosidade desses alunos. ✂️ c) incentivar que esses alunos expliquem os conteúdos para seus colegas de classe. ✂️ d) propor atividades de estudos de observação, descrição sistemática e experimentos de laboratório. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q323995 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROAtualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo ✂️ a) pessoa portadora de necessidades especiais. ✂️ b) pessoa com deficiência. ✂️ c) pessoa portadora de deficiência. ✂️ d) pessoa com necessidades educacionais especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q324434 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROAs adaptações curriculares de pequeno porte (não significativas) são as ações realizadas ✂️ a) pela Direção da escola para promover as adaptações arquitetônicas necessárias para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. ✂️ b) no âmbito administrativo, pela Secretaria de Educação, para a melhoria no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais no processo de ensino aprendizagem. ✂️ c) no âmbito pedagógico orientadas pelo Ministério da Educação com o objetivo de capacitar os professores para a melhoria no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. ✂️ d) pelo professor, com o objetivo de permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q324939 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo ano de 1854, foi criado pelo Imperador D. Pedro II, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (IMC). Esse Instituto foi um marco importante na história da Educação Especial no Brasil. O seu nome mudou e, atualmente, ele é conhecido como ✂️ a) Instituto Brasileiro de Pessoas com Deficiência Visual. ✂️ b) Instituto Benjamin Constant. ✂️ c) Associação Laramara de assistência ao Deficiente Visual. ✂️ d) Lar das Moças Cegas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q325453 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRONa perspectiva da Educação Inclusiva, nas escolas públicas, a Educação Especial é considerada ✂️ a) independente, pois a Educação Especial é outra modalidade de ensino, muito específica. ✂️ b) complementar, pois dá o suporte específico para que o aluno com necessidades educacionais especiais possa se desenvolver no processo de ensino-aprendizagem. ✂️ c) mais importante que a educação oferecida pelo processo de inclusão, pois somente ela atende às necessidades do aluno com necessidades especiais. ✂️ d) técnica e deverá ser desenvolvida apenas nas instituições especializadas por pessoas altamente qualificadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q320618 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROAs escolas podem criar, extraordinariamente, classes especiais para alunos que apresentem dificuldades acentuadas na aprendizagem. Aos alunos atendidos em classes especiais devem ter assegurados, entre outros, I. professores especializados em educação especial. II. atividades da vida autônoma e social no turno inverso, quando necessário. III. organização de classes por necessidades educacionais especiais, dispensando adaptações nos elementos curriculares. É correto o que está contido em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q324426 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm professor está ensinando formas geométricas básicas para uma turma de ensino fundamental, na qual há um aluno cego. Assinale a alternativa que apresenta a melhor estratégia para que esse aluno possa abstrair os conceitos. ✂️ a) Descrever minuciosamente cada uma das formas geométricas estudadas, perguntando se o aluno entendeu. ✂️ b) Realizar gestos que imitem cada uma das formas geométricas estudadas. ✂️ c) Oferecer objetos para serem manipulados pelo aluno e que representem concretamente cada uma das formas geométricas estudadas. ✂️ d) Pedir para outro aluno ficar junto ao colega cego para ajudá-lo a interpretar as explicações conceituais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q327171 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA Lei nº 7.853/89 reafirmou a obrigatoriedade da oferta da educação especial em estabelecimentos públicos de ensino. Em relação a essa lei, podem ser considerados crimes I. o ato de recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de alunos em estabelecimentos de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que possui. II. deixar de apresentar sugestões para o desenvolvimento da Política Nacional para a integração da Pessoa Portadora de Deficiência. III. omitir, à Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde, abusos, em ambiente escolar, relativos à pessoa portadora de deficiência. É correto o que está contido em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q319499 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA instituição deve criar um ambiente acolhedor que proporcione segurança e confiança para as crianças de zero a três anos, garantindo-lhes oportunidades para que sejam capazes, entre outros, de ✂️ a) criar um vínculo afetivo e emocional com seus pais e familiares, tendo nos professores um modelo a ser seguido. ✂️ b) desenvolverem progressivamente o senso de individualidade e autoconfiança, tornando-se indiferente à presença de outras crianças no mesmo ambiente. ✂️ c) relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com os demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses. ✂️ d) deixar de experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q326471 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm professor de Educação Especial, de uma escola pública, necessita desenvolver atividades com um aluno autista. Para que sua atuação seja bem sucedida, é preciso ✂️ a) salas de apoio onde atividades específicas deverão ser realizadas. ✂️ b) rampas de acesso e informações visuais em LIBRAS em todas as dependências da escola. ✂️ c) piso tátil para alunos com deficiência visual e banheiros adaptados. ✂️ d) adaptação arquitetônica dos espaços de convivência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q324389 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROPara que o professor possa atuar na área da Educação Especial, precisará de conhecimentos específicos e ✂️ a) curso de pós-graduação em qualquer área do conhecimento. ✂️ b) conhecimentos específicos da área em que vai atuar. ✂️ c) conhecimentos gerais para a prática docente. ✂️ d) conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q809709 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRODe acordo com a Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante I. atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. II. Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. III. atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiências menos severas. É correto o que está contido em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II, apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q324544 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA ideia de educação inclusiva está fundamentada no conceito de ✂️ a) escola comum. ✂️ b) escola regular. ✂️ c) escola especial. ✂️ d) escola para todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q321765 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROPara ensinar alunos surdos, cuja perda auditiva impede a realização de associações e análises da mesma forma que os ouvintes, o professor deverá, entre outras ações, ✂️ a) utilizar somente a LIBRAS para poder se comunicar com esse aluno. ✂️ b) utilizar recursos visuais alternativos para que não haja prejuízo na aprendizagem. ✂️ c) enfatizar com expressões faciais para que o aluno surdo perceba o que o professor quer passar. ✂️ d) transcrever para a lousa, de forma detalhada, toda a sua explicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q322809 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA adaptação do método de ensino às necessidades de cada aluno é, de fato, um procedimento fundamental na atuação de todo educador. O ensino não ocorrerá, verdadeiramente, se o professor não atender ao jeito que cada um tem para aprender. A respeito disso, assinale a alternativa que se relaciona com esse propósito. ✂️ a) Criar estratégias que atendam às necessidades específicas apenas de um grupo de alunos. ✂️ b) Criar instrumentos avaliativos que priorizem o ensino formal de toda a sala. ✂️ c) Adaptar instrumentos que avaliem o aprendizado de um grupo específico. ✂️ d) Adaptar o espaço físico da escola para os alunos com necessidades educacionais especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q325499 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA criança é considerada um ser social que nasce com certas capacidades. Assinale a alternativa que apresenta essas capacidades. ✂️ a) Afetivas, emocionais e cognitivas. ✂️ b) Afetivas, emocionais e motoras. ✂️ c) Emocionais, motoras e visuais. ✂️ d) Motoras, visuais e auditivas. 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1Q323969 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROAs atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou ✂️ a) a Declaração de Salamanca. ✂️ b) o Movimento Nacional das Pessoas Deficientes. ✂️ c) o ano internacional das Pessoas Deficientes. ✂️ d) a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q319771 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA avaliação pedagógica é um processo dinâmico que considera o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno. Portanto, o professor deverá criar estratégias avaliativas que ✂️ a) reflitam o conteúdo ensinado em sala. Para isso será preciso a elaboração de provas formais compostas de alternativas de múltipla escolha. ✂️ b) levem em conta o coletivo, em detrimento ao individual, pois é preciso considerar a sala como um conjunto homogêneo composto por alunos com níveis de conhecimento semelhantes. ✂️ c) valorizem a particularidade de cada aluno, pois alguns poderão necessitar da ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática diária. ✂️ d) levem em conta o individual, pois é preciso avaliar cada aluno a partir do conteúdo ensinado em sala. Para isso, tanto os trabalhos quanto as provas deverão ser aplicados com rigor, sem qualquer consulta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q322034 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROEncontro internacional significativo sobre a educação da pessoa com necessidades educacionais especiais, ocorrido em 1999, que teve repercussão também no Brasil, com a promulgação do Decreto nº 2.956/2001. Trata-se do(a) ✂️ a) Convenção de Montreal. ✂️ b) Convenção do México. ✂️ c) Convenção da Nicarágua. ✂️ d) Convenção da Guatemala. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q319697 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm dos grandes desafios da escola pública, para receber o aluno com necessidades educacionais especiais, está relacionado com ✂️ a) a ausência de acompanhamento do Conselho Tutelar. ✂️ b) a falta de confiança da família na escola. ✂️ c) a falta de capacitação dos professores. ✂️ d) o despreparo dos funcionários. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q326770 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs alunos com altas habilidades, ou superdotação, também precisam de estratégias específicas para desenvolver suas potencialidades. Entre essas estratégias, caberá ao professor ✂️ a) indicar mais leituras, propondo a realização de muitos exercícios de fixação. ✂️ b) explicar os conteúdos superficialmente para estimular a curiosidade desses alunos. ✂️ c) incentivar que esses alunos expliquem os conteúdos para seus colegas de classe. ✂️ d) propor atividades de estudos de observação, descrição sistemática e experimentos de laboratório. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q323995 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROAtualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo ✂️ a) pessoa portadora de necessidades especiais. ✂️ b) pessoa com deficiência. ✂️ c) pessoa portadora de deficiência. ✂️ d) pessoa com necessidades educacionais especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q324434 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROAs adaptações curriculares de pequeno porte (não significativas) são as ações realizadas ✂️ a) pela Direção da escola para promover as adaptações arquitetônicas necessárias para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. ✂️ b) no âmbito administrativo, pela Secretaria de Educação, para a melhoria no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais no processo de ensino aprendizagem. ✂️ c) no âmbito pedagógico orientadas pelo Ministério da Educação com o objetivo de capacitar os professores para a melhoria no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. ✂️ d) pelo professor, com o objetivo de permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q324939 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo ano de 1854, foi criado pelo Imperador D. Pedro II, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (IMC). Esse Instituto foi um marco importante na história da Educação Especial no Brasil. O seu nome mudou e, atualmente, ele é conhecido como ✂️ a) Instituto Brasileiro de Pessoas com Deficiência Visual. ✂️ b) Instituto Benjamin Constant. ✂️ c) Associação Laramara de assistência ao Deficiente Visual. ✂️ d) Lar das Moças Cegas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q325453 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRONa perspectiva da Educação Inclusiva, nas escolas públicas, a Educação Especial é considerada ✂️ a) independente, pois a Educação Especial é outra modalidade de ensino, muito específica. ✂️ b) complementar, pois dá o suporte específico para que o aluno com necessidades educacionais especiais possa se desenvolver no processo de ensino-aprendizagem. ✂️ c) mais importante que a educação oferecida pelo processo de inclusão, pois somente ela atende às necessidades do aluno com necessidades especiais. ✂️ d) técnica e deverá ser desenvolvida apenas nas instituições especializadas por pessoas altamente qualificadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q320618 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROAs escolas podem criar, extraordinariamente, classes especiais para alunos que apresentem dificuldades acentuadas na aprendizagem. Aos alunos atendidos em classes especiais devem ter assegurados, entre outros, I. professores especializados em educação especial. II. atividades da vida autônoma e social no turno inverso, quando necessário. III. organização de classes por necessidades educacionais especiais, dispensando adaptações nos elementos curriculares. É correto o que está contido em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q324426 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm professor está ensinando formas geométricas básicas para uma turma de ensino fundamental, na qual há um aluno cego. Assinale a alternativa que apresenta a melhor estratégia para que esse aluno possa abstrair os conceitos. ✂️ a) Descrever minuciosamente cada uma das formas geométricas estudadas, perguntando se o aluno entendeu. ✂️ b) Realizar gestos que imitem cada uma das formas geométricas estudadas. ✂️ c) Oferecer objetos para serem manipulados pelo aluno e que representem concretamente cada uma das formas geométricas estudadas. ✂️ d) Pedir para outro aluno ficar junto ao colega cego para ajudá-lo a interpretar as explicações conceituais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q327171 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA Lei nº 7.853/89 reafirmou a obrigatoriedade da oferta da educação especial em estabelecimentos públicos de ensino. Em relação a essa lei, podem ser considerados crimes I. o ato de recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de alunos em estabelecimentos de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que possui. II. deixar de apresentar sugestões para o desenvolvimento da Política Nacional para a integração da Pessoa Portadora de Deficiência. III. omitir, à Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde, abusos, em ambiente escolar, relativos à pessoa portadora de deficiência. É correto o que está contido em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q319499 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA instituição deve criar um ambiente acolhedor que proporcione segurança e confiança para as crianças de zero a três anos, garantindo-lhes oportunidades para que sejam capazes, entre outros, de ✂️ a) criar um vínculo afetivo e emocional com seus pais e familiares, tendo nos professores um modelo a ser seguido. ✂️ b) desenvolverem progressivamente o senso de individualidade e autoconfiança, tornando-se indiferente à presença de outras crianças no mesmo ambiente. ✂️ c) relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com os demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses. ✂️ d) deixar de experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q326471 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROUm professor de Educação Especial, de uma escola pública, necessita desenvolver atividades com um aluno autista. Para que sua atuação seja bem sucedida, é preciso ✂️ a) salas de apoio onde atividades específicas deverão ser realizadas. ✂️ b) rampas de acesso e informações visuais em LIBRAS em todas as dependências da escola. ✂️ c) piso tátil para alunos com deficiência visual e banheiros adaptados. ✂️ d) adaptação arquitetônica dos espaços de convivência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q324389 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROPara que o professor possa atuar na área da Educação Especial, precisará de conhecimentos específicos e ✂️ a) curso de pós-graduação em qualquer área do conhecimento. ✂️ b) conhecimentos específicos da área em que vai atuar. ✂️ c) conhecimentos gerais para a prática docente. ✂️ d) conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q809709 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRODe acordo com a Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante I. atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. II. Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. III. atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiências menos severas. É correto o que está contido em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II, apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q324544 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA ideia de educação inclusiva está fundamentada no conceito de ✂️ a) escola comum. ✂️ b) escola regular. ✂️ c) escola especial. ✂️ d) escola para todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q321765 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROPara ensinar alunos surdos, cuja perda auditiva impede a realização de associações e análises da mesma forma que os ouvintes, o professor deverá, entre outras ações, ✂️ a) utilizar somente a LIBRAS para poder se comunicar com esse aluno. ✂️ b) utilizar recursos visuais alternativos para que não haja prejuízo na aprendizagem. ✂️ c) enfatizar com expressões faciais para que o aluno surdo perceba o que o professor quer passar. ✂️ d) transcrever para a lousa, de forma detalhada, toda a sua explicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q322809 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA adaptação do método de ensino às necessidades de cada aluno é, de fato, um procedimento fundamental na atuação de todo educador. O ensino não ocorrerá, verdadeiramente, se o professor não atender ao jeito que cada um tem para aprender. A respeito disso, assinale a alternativa que se relaciona com esse propósito. ✂️ a) Criar estratégias que atendam às necessidades específicas apenas de um grupo de alunos. ✂️ b) Criar instrumentos avaliativos que priorizem o ensino formal de toda a sala. ✂️ c) Adaptar instrumentos que avaliem o aprendizado de um grupo específico. ✂️ d) Adaptar o espaço físico da escola para os alunos com necessidades educacionais especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q325499 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETROA criança é considerada um ser social que nasce com certas capacidades. Assinale a alternativa que apresenta essas capacidades. ✂️ a) Afetivas, emocionais e cognitivas. ✂️ b) Afetivas, emocionais e motoras. ✂️ c) Emocionais, motoras e visuais. ✂️ d) Motoras, visuais e auditivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro