Questões de Concursos Professor de Educação Especial

Resolva questões de Professor de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q321563 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

O atendimento educacional especializado que assiste as crianças internadas é chamado de classe hospitalar.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q833462 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

A Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça é um documento que possui como um dos eixos integradores o item “Diversidade e Inclusão”. Sobre este eixo, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q325667 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

“Eu sempre aceitei estes alunos e nunca tive problemas. Também não os deixo num canto só para dizer que estão integrados. Já aprendi muito com eles, muito mais do que com os outros que têm apenas uma deficiência.” Essa fala possui um entendimento sobre os desafios lançados à escola e aos profissionais na elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para a inclusão de deficientes múltiplos. Nesse sentido, são consideradas pessoas com deficiência múltipla, aquelas que possuem:

I. No mínimo, cinco deficiências associadas.

II. No máximo, duas deficiências associadas.

III. Mais de uma deficiência associada.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q833121 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Educação Especial, OMNI, 2021

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um exemplo de Tecnologia Assistiva no contexto educacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q833310 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Leia os versos a seguir e analise as assertivas:
Sertão, argúem te cantô, Eu sempre tenho cantado E ainda cantando tô, Pruquê, meu torrão amado, Munto te prezo, te quero E vejo qui os teus mistéro Ninguém sabe decifrá. A tua beleza é tanta, Qui o poeta canta, canta, E inda fica o qui cantá. (Patativa do Assaré. “Eu e o Sertão”).
I. Com base na linguagem utilizada no poema, o eu lírico se apresenta como falante de uma variedade linguística específica de determinada região brasileira. II. O registro dos termos arguém, Pruquê e decifrá representam e caracterizam a pronúncia do sertanejo e do nordestino. III. O emprego de uma linguagem simples e específica permite uma maior identificação do povo sertanejo com o texto e com a obra do autor.
Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q321481 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que concerne à intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento, julgue os itens subsequentes.

Uma das finalidades do processo avaliativo é favorecer a tomada de consciência do aluno diante de suas dificuldades.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q657474 | Informática, Internet, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Ao alocar recursos, sob demanda, de um servidor e armazenamento de dados em um Data Center remoto, localizado em qualquer ponto do planeta, com acesso pela internet, você estará utilizando o que chamamos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q832374 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito à organização da Educação Infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q833252 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

No que se refere à Acessibilidade e à Tecnologia Assistiva (TA), verifique as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A Acessibilidade foi tratada na “Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência” como a possibilidade das pessoas com deficiência viverem com uma autonomia relativa, mediante auxílio, assistência e amparo para participar de algumas atividades da vida coletiva.
II. Tecnologia Assistiva é um instrumento facilitador do ensino-aprendizagem pensada e executada para minimizar as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência.
III. Muitas iniciativas inovadoras da informática resultam em Tecnologias Assistivas responsáveis por equipamentos e softwares no campo educacional desenvolvidas especialmente para a integração dos deficientes em ambientes e mecanismos de aprendizagem. As TAs são, portanto, uma definição exclusiva para estes objetos físicos, dispositivos ou equipamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.