Questões de Concursos Professor de Educação Especial AEE

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1Q1046309 | Direitos Humanos, Direitos Humanos no Ordenamento Nacional, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Segundo as definições estabelecidas pela Lei nº 10.098/2000, a pessoa com deficiência é aquela
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2Q1046301 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Ao se definirem as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº 2/2001, estabelece-se que a Educação Especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características bio-psicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar alguns aspectos.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o aspecto assegurado pelas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica indicado a seguir.

( ) A dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.

( ) A busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem.

( ) O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.

( ) Um processo de avaliação diferenciado que garanta a progressão automática, para constituir e ampliar valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.

Considerando-se as afirmações acima, a sequência correta é:

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3Q1046304 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Sabendo-se que o objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, é INCORRETO afirmar que para atender esse objetivo esta Política deve orientar os sistemas de ensino a fim de garantir
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4Q1046306 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Considerando-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que a Educação Especial é uma modalidade de ensino que
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5Q1046308 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Para que os estudantes com deficiência sejam atendidos, a ação do AEE não pode ser isolada do resto da escola, mas articulada com a proposta pedagógica da mesma, objetivando o avanço dos estudantes incluídos e atuando de forma complementar e/ou suplementar ao ensino regular.

A esse respeito, é correto afirmar que esse atendimento deverá acontecer nas/nos

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6Q1046311 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Para Carvalho (2010, p. 129), “a avaliação torna-se inclusiva quando tratada como um processo contínuo e contextualizado, que permite identificar necessidades dos alunos, das suas famílias, das escolas e dos professores. Progressivamente será mais inclusiva, na medida em que, além de acolher todos os alunos, se dispuser a, efetivamente, analisar as variáveis que representam barreiras para a aprendizagem e para participação de todos e com todos”.

Carvalho, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. 7ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2010, p. 129.

Considerando-se a perspectiva inclusiva de avaliação, é INCORRETO afirmar que(,)

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7Q1046313 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) é correto afirmar que(,)
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8Q1046314 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Sobre a história da Educação Especial no Brasil é correto afirmar que(,)
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9Q1046315 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Ao longo da história foram fundadas instituições privadas que prestam até hoje importantes serviços para as pessoas com deficiência e suas famílias.

Avalie as afirmações sobre as instituições privadas para as pessoas com deficiência.

I - Instituto Pestalozzi, inicialmente criado em 1926, em Porto Alegre, foi inspirado na concepção da pedagogia social do educador suíço Henrique Pestalozzi; esta primeira iniciativa foi precursora de outros Institutos Pestalozzi, tanto no Brasil como na América do Sul.

II - Em 1954, foi fundada, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), uma iniciativa de um grupo de pais com o apoio de um casal norte-americano; essa instituição do Rio de Janeiro foi a primeira de muitas Apaes no país. Atualmente, estão organizadas em torna da Federação Nacional das Apaes e já se contabilizam mais de mil entidades associadas por todo o país.

III - O primeiro centro de reabilitação do Brasil foi criado em 1954, no Rio de Janeiro. Trata-se da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), idealizada pelo pai de uma criança vítima da poliomielite; teve como objetivo garantir atendimento para as crianças e manter a primeira escola de reabilitação voltada para formação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

IV - O Centro Nacional de Educação Especial (Cenesp), criado em 1973, com orientação do norte -americano James Gallagher, foi responsável pelo atendimento das pessoas com deficiência no Rio de Janeiro; por ter sua sede no Instituto Benjamin Constant, na Urca, também realizava o atendimento às pessoas cegas.

Está correto apenas o que se afirma em

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10Q1046302 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Considerando-se o que dispõe a Resolução CNE/CEB nº 4/2009 sobre a formação do professor para a atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), é correto afirmar que esse profissional deve ter
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