Início Questões de Concursos Professor de Educação Especial Sala de Recursos Resolva questões de Professor de Educação Especial Sala de Recursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Especial Sala de Recursos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1045540 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Um professor, ao longo de um projeto interdisciplinar, propõe que os estudantes construam uma maquete representando a cidade ideal, baseada em conceitos de urbanismo, sustentabilidade e cidadania. Durante o processo, ele realiza observações, conversa com os grupos, oferece sugestões e registra os avanços de cada estudante. No fim das atividades, aplica um questionário reflexivo para que os estudantes avaliem o próprio trabalho e a dinâmica do grupo. Com base na descrição, qual tipo de avaliação está sendo predominantemente empregado pelo docente? ✂️ a) Avaliação autônoma, pois prioriza a autoavaliação dos estudantes voltada ao aprendizado. ✂️ b) Avaliação quantitativa, pois utiliza instrumentos como o questionário para medir o desempenho dos alunos. ✂️ c) Avaliação somativa, pois o foco está na verificação final do resultado da atividade por meio de um questionário. ✂️ d) Avaliação diagnóstica, pois o professor identifica os conhecimentos prévios e dificuldades antes de iniciar o projeto. ✂️ e) Avaliação formativa, pois o professor acompanha o processo, intervém com orientações e registra os progressos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1045532 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Em uma atividade de Educação Psicomotora, o professor organiza um circuito com obstáculos, incluindo saltos, rampas e jogos de equilíbrio. Ele orienta os alunos a realizarem os movimentos de forma coordenada, incentivando a interação entre os colegas e a superação dos desafios. Qual é o principal objetivo pedagógico dessa prática? ✂️ a) Estimular a lateralidade e a coordenação motora ampla, fundamentais para o tipo de desenvolvimento. ✂️ b) Promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, por meio da resolução de problemas físicos no circuito. ✂️ c) Focar na socialização dos alunos, deixando que os aspectos motores da atividade sejam decorrentes da ação. ✂️ d) Garantir que todos os alunos realizem os movimentos no mesmo ritmo, promovendo a padronização do desempenho. ✂️ e) Desenvolver a força física e a resistência por meio de atividades motoras intensas, promovendo a memória muscular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1045535 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Sobre os recursos e as adaptações na Educação Especial, dadas as afirmativas, I. Os recursos e as adaptações na Educação Especial devem ser usados para atender às dificuldades específicas de cada aluno, de modo a garantir sua plena inclusão no ambiente escolar. II. As crianças com altas habilidades aprendem tudo mais rápido e, por isso, não precisariam de suporte especializado. III. O uso de tecnologias assistivas e de apoios especializados são fundamentais para promover a autonomia e a interação dos alunos com deficiência, permitindo a participação efetiva no ambiente escolar. verifica-se que está/ão correta/s ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1045531 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, são atribuições do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE): I. organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais; II. estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade; III. orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno. Das afirmativas, verifica-se que está/ão correta/s ✂️ a) II, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1045539 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Um professor alfabetizador que atua em uma turma com alunos com e sem deficiência planeja atividades diversificadas para desenvolver a leitura e a escrita. Para um aluno com deficiência intelectual, ele utiliza materiais concretos, como letras móveis e jogos de associação, e promove momentos de interação com os colegas. Qual prática pedagógica descrita está mais alinhada com os princípios da alfabetização inclusiva? ✂️ a) Trabalhar conteúdos básicos com o aluno com deficiência intelectual, em separado, até que ele atinja o nível da turma. ✂️ b) Priorizar o desenvolvimento motor e social do aluno com deficiência intelectual, deixando a alfabetização em segundo plano. ✂️ c) Adaptar as atividades para o aluno com deficiência intelectual, garantindo sua participação sem comprometer o ritmo da turma. ✂️ d) Evitar exigir habilidades com que o aluno com deficiência intelectual tenha dificuldades, concentrando-se em aspectos lúdicos e recreativos. ✂️ e) Oferecer estratégias específicas para o aluno com deficiência intelectual, articuladas com práticas coletivas para favorecer a aprendizagem inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1045537 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Sobre o papel da ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Especial, dadas as afirmativas, I. A ludicidade é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois propicia o aprendizado de forma prazerosa e significativa, conforme defendido por Piaget, que destaca a importância do jogo no desenvolvimento cognitivo e social. II. Segundo Vygotsky, a ludicidade permite a mediação do professor, facilitando o desenvolvimento de funções cognitivas superiores, como a resolução de problemas e a construção de significados, além de promover a socialização e a cooperação entre os alunos. III. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel também reconhece o papel das atividades lúdicas, pois elas favorecem a assimilação de novos conteúdos, ao permitir que o aluno faça conexões entre o conhecimento preexistente e o novo, facilitando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. verifica-se que está/ão correta/s ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1045534 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024De acordo com as Diretrizes Operacionais na Educação Básica, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço oferecido com o objetivo de promover a inclusão escolar e de garantir a aprendizagem que ✂️ a) pode ser realizado no contraturno escolar ou em qualquer outro momento, desde que o serviço seja oferecido em condições de acessibilidade adequadas e respeite as necessidades individuais de cada aluno, conforme o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). ✂️ b) é destinado a atender a uma hierarquia de necessidades, iniciada com os alunos com deficiência física e motora, seguindo com os alunos com transtornos globais do desenvolvimento e, por fim, os com altas habilidades/superdotação. ✂️ c) foca, preferencialmente, na adaptação curricular e atribui ao docente regular o atendimento das necessidades emocionais ou sociais dos alunos com deficiência por vias do Plano Educacional Individualizado (PEI). ✂️ d) deve ser realizado, exclusivamente, no turno regular das aulas, com foco nas adequações curricula desassociado dos aspectos sociais e emocionais dos alunos. ✂️ e) deve ser prestado apenas em escolas específicas para alunos com deficiência, sendo desnecessária a sua oferta em escolas regulares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1045538 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Considerando-se os aspectos relacionados ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Especial, dadas as afirmativas, I. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Especial deve ser abordado de forma separada, já que os processos cognitivos envolvidos são distintos entre as duas linguagens. II. A personalização do ensino na alfabetização de alunos com deficiências é crucial, pois ela deve levar em conta as especificidades de cada aluno para garantir seu progresso. III. Estratégias de ensino de leitura e de escrita para alunos com deficiências devem ser amplamente padronizadas, com o objetivo de garantir que todos os alunos adquiram as mesmas habilidades, independentemente de suas condições. verifica-se que está/ão correta/s ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1045530 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Art. 3°, I, Lei nº 13.146/2015: “Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”. Tal definição corresponde à noção de ✂️ a) inclusão. ✂️ b) adaptação. ✂️ c) mobilidade. ✂️ d) acessibilidade. ✂️ e) universalidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1045533 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Especial, como deve funcionar o Currículo Escolar? ✂️ a) O currículo nas salas de aula inclusivas deve seguir um formato padronizado, com as mesmas estratégias pedagógicas para todos os alunos, sem grandes variações. ✂️ b) O currículo nas salas de aula inclusivas precisa ser ajustado para os alunos com deficiência, mas as práticas pedagógicas podem permanecer invariáveis para os demais alunos. ✂️ c) As adaptações curriculares nas salas de aula inclusivas concentram-se, principalmente, no uso de materiais específicos, sem demandar mudanças nas práticas pedagógicas ou no conteúdo abordado. ✂️ d) O currículo nas salas de aula inclusivas pode ser ajustado, levando-se em consideração as diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos, de modo a permitir a participação de todos, respeitando seus ritmos e seus estilos de aprendizagem. ✂️ e) A adequação curricular nas salas de aula inclusivas pode ser dispensada, uma vez que a inclusão depende apenas da presença física dos alunos com deficiência na sala de aula, sem a necessidade de modificações no conteúdo ou na abordagem pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1045536 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Um aluno com deficiência múltipla, caracterizada por deficiência visual e deficiência intelectual, ingressou em uma escola regular. Para promover sua inclusão, a equipe pedagógica decidiu implementar um plano educacional individualizado (PEI), integrando estratégias como a utilização de materiais táteis, o apoio de um professor especializado e a mediação nas interações com os colegas. Qual princípio educacional é mais importante para garantir o desenvolvimento integral desse aluno? ✂️ a) O foco exclusivo no desenvolvimento das habilidades acadêmicas do aluno, com adaptações que permitam acompanhar o currículo da turma. ✂️ b) A articulação entre práticas inclusivas e recursos especializados para atender às necessidades educacionais do aluno em um ambiente regular. ✂️ c) A utilização de estratégias padronizadas que sejam aplicáveis a todos os alunos com deficiência múltipla, garantindo equidade no atendimento. ✂️ d) A oferta de recursos especializados em ambiente em separado, no qual o aluno possa se concentrar sem interferências externas, devido à natureza de sua dupla deficiência. ✂️ e) A priorização do convívio social do aluno com os colegas, deixando os conteúdos acadêmicos em segundo plano, tendo em vista que a interação social é mais importante para seu desenvolvimento. 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1Q1045540 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Um professor, ao longo de um projeto interdisciplinar, propõe que os estudantes construam uma maquete representando a cidade ideal, baseada em conceitos de urbanismo, sustentabilidade e cidadania. Durante o processo, ele realiza observações, conversa com os grupos, oferece sugestões e registra os avanços de cada estudante. No fim das atividades, aplica um questionário reflexivo para que os estudantes avaliem o próprio trabalho e a dinâmica do grupo. Com base na descrição, qual tipo de avaliação está sendo predominantemente empregado pelo docente? ✂️ a) Avaliação autônoma, pois prioriza a autoavaliação dos estudantes voltada ao aprendizado. ✂️ b) Avaliação quantitativa, pois utiliza instrumentos como o questionário para medir o desempenho dos alunos. ✂️ c) Avaliação somativa, pois o foco está na verificação final do resultado da atividade por meio de um questionário. ✂️ d) Avaliação diagnóstica, pois o professor identifica os conhecimentos prévios e dificuldades antes de iniciar o projeto. ✂️ e) Avaliação formativa, pois o professor acompanha o processo, intervém com orientações e registra os progressos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1045532 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Em uma atividade de Educação Psicomotora, o professor organiza um circuito com obstáculos, incluindo saltos, rampas e jogos de equilíbrio. Ele orienta os alunos a realizarem os movimentos de forma coordenada, incentivando a interação entre os colegas e a superação dos desafios. Qual é o principal objetivo pedagógico dessa prática? ✂️ a) Estimular a lateralidade e a coordenação motora ampla, fundamentais para o tipo de desenvolvimento. ✂️ b) Promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, por meio da resolução de problemas físicos no circuito. ✂️ c) Focar na socialização dos alunos, deixando que os aspectos motores da atividade sejam decorrentes da ação. ✂️ d) Garantir que todos os alunos realizem os movimentos no mesmo ritmo, promovendo a padronização do desempenho. ✂️ e) Desenvolver a força física e a resistência por meio de atividades motoras intensas, promovendo a memória muscular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1045535 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Sobre os recursos e as adaptações na Educação Especial, dadas as afirmativas, I. Os recursos e as adaptações na Educação Especial devem ser usados para atender às dificuldades específicas de cada aluno, de modo a garantir sua plena inclusão no ambiente escolar. II. As crianças com altas habilidades aprendem tudo mais rápido e, por isso, não precisariam de suporte especializado. III. O uso de tecnologias assistivas e de apoios especializados são fundamentais para promover a autonomia e a interação dos alunos com deficiência, permitindo a participação efetiva no ambiente escolar. verifica-se que está/ão correta/s ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1045531 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, são atribuições do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE): I. organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais; II. estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade; III. orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno. Das afirmativas, verifica-se que está/ão correta/s ✂️ a) II, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1045539 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Um professor alfabetizador que atua em uma turma com alunos com e sem deficiência planeja atividades diversificadas para desenvolver a leitura e a escrita. Para um aluno com deficiência intelectual, ele utiliza materiais concretos, como letras móveis e jogos de associação, e promove momentos de interação com os colegas. Qual prática pedagógica descrita está mais alinhada com os princípios da alfabetização inclusiva? ✂️ a) Trabalhar conteúdos básicos com o aluno com deficiência intelectual, em separado, até que ele atinja o nível da turma. ✂️ b) Priorizar o desenvolvimento motor e social do aluno com deficiência intelectual, deixando a alfabetização em segundo plano. ✂️ c) Adaptar as atividades para o aluno com deficiência intelectual, garantindo sua participação sem comprometer o ritmo da turma. ✂️ d) Evitar exigir habilidades com que o aluno com deficiência intelectual tenha dificuldades, concentrando-se em aspectos lúdicos e recreativos. ✂️ e) Oferecer estratégias específicas para o aluno com deficiência intelectual, articuladas com práticas coletivas para favorecer a aprendizagem inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1045537 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Sobre o papel da ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Especial, dadas as afirmativas, I. A ludicidade é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois propicia o aprendizado de forma prazerosa e significativa, conforme defendido por Piaget, que destaca a importância do jogo no desenvolvimento cognitivo e social. II. Segundo Vygotsky, a ludicidade permite a mediação do professor, facilitando o desenvolvimento de funções cognitivas superiores, como a resolução de problemas e a construção de significados, além de promover a socialização e a cooperação entre os alunos. III. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel também reconhece o papel das atividades lúdicas, pois elas favorecem a assimilação de novos conteúdos, ao permitir que o aluno faça conexões entre o conhecimento preexistente e o novo, facilitando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. verifica-se que está/ão correta/s ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1045534 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024De acordo com as Diretrizes Operacionais na Educação Básica, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço oferecido com o objetivo de promover a inclusão escolar e de garantir a aprendizagem que ✂️ a) pode ser realizado no contraturno escolar ou em qualquer outro momento, desde que o serviço seja oferecido em condições de acessibilidade adequadas e respeite as necessidades individuais de cada aluno, conforme o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). ✂️ b) é destinado a atender a uma hierarquia de necessidades, iniciada com os alunos com deficiência física e motora, seguindo com os alunos com transtornos globais do desenvolvimento e, por fim, os com altas habilidades/superdotação. ✂️ c) foca, preferencialmente, na adaptação curricular e atribui ao docente regular o atendimento das necessidades emocionais ou sociais dos alunos com deficiência por vias do Plano Educacional Individualizado (PEI). ✂️ d) deve ser realizado, exclusivamente, no turno regular das aulas, com foco nas adequações curricula desassociado dos aspectos sociais e emocionais dos alunos. ✂️ e) deve ser prestado apenas em escolas específicas para alunos com deficiência, sendo desnecessária a sua oferta em escolas regulares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1045538 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Considerando-se os aspectos relacionados ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Especial, dadas as afirmativas, I. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Especial deve ser abordado de forma separada, já que os processos cognitivos envolvidos são distintos entre as duas linguagens. II. A personalização do ensino na alfabetização de alunos com deficiências é crucial, pois ela deve levar em conta as especificidades de cada aluno para garantir seu progresso. III. Estratégias de ensino de leitura e de escrita para alunos com deficiências devem ser amplamente padronizadas, com o objetivo de garantir que todos os alunos adquiram as mesmas habilidades, independentemente de suas condições. verifica-se que está/ão correta/s ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1045530 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Art. 3°, I, Lei nº 13.146/2015: “Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”. Tal definição corresponde à noção de ✂️ a) inclusão. ✂️ b) adaptação. ✂️ c) mobilidade. ✂️ d) acessibilidade. ✂️ e) universalidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1045533 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Especial, como deve funcionar o Currículo Escolar? ✂️ a) O currículo nas salas de aula inclusivas deve seguir um formato padronizado, com as mesmas estratégias pedagógicas para todos os alunos, sem grandes variações. ✂️ b) O currículo nas salas de aula inclusivas precisa ser ajustado para os alunos com deficiência, mas as práticas pedagógicas podem permanecer invariáveis para os demais alunos. ✂️ c) As adaptações curriculares nas salas de aula inclusivas concentram-se, principalmente, no uso de materiais específicos, sem demandar mudanças nas práticas pedagógicas ou no conteúdo abordado. ✂️ d) O currículo nas salas de aula inclusivas pode ser ajustado, levando-se em consideração as diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos, de modo a permitir a participação de todos, respeitando seus ritmos e seus estilos de aprendizagem. ✂️ e) A adequação curricular nas salas de aula inclusivas pode ser dispensada, uma vez que a inclusão depende apenas da presença física dos alunos com deficiência na sala de aula, sem a necessidade de modificações no conteúdo ou na abordagem pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1045536 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024Um aluno com deficiência múltipla, caracterizada por deficiência visual e deficiência intelectual, ingressou em uma escola regular. Para promover sua inclusão, a equipe pedagógica decidiu implementar um plano educacional individualizado (PEI), integrando estratégias como a utilização de materiais táteis, o apoio de um professor especializado e a mediação nas interações com os colegas. Qual princípio educacional é mais importante para garantir o desenvolvimento integral desse aluno? ✂️ a) O foco exclusivo no desenvolvimento das habilidades acadêmicas do aluno, com adaptações que permitam acompanhar o currículo da turma. ✂️ b) A articulação entre práticas inclusivas e recursos especializados para atender às necessidades educacionais do aluno em um ambiente regular. ✂️ c) A utilização de estratégias padronizadas que sejam aplicáveis a todos os alunos com deficiência múltipla, garantindo equidade no atendimento. ✂️ d) A oferta de recursos especializados em ambiente em separado, no qual o aluno possa se concentrar sem interferências externas, devido à natureza de sua dupla deficiência. ✂️ e) A priorização do convívio social do aluno com os colegas, deixando os conteúdos acadêmicos em segundo plano, tendo em vista que a interação social é mais importante para seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro