Questões de Concursos Professor de Educação Física Secretaria da Educação

Resolva questões de Professor de Educação Física Secretaria da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q906874 | Educação Física, Ginástica, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

As provas de ginástica artística podem ser disputadas com ou sem aparelhos. As provas de solo são disputadas por ambos os sexos, mas as provas disputadas em aparelhos variam de acordo com o sexo.

Assinale a alternativa abaixo que contém uma prova que não está incluída no rol das provas femininas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q906873 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A ruptura do tendão calcâneo é mais comumente observada em atletas recreativos por volta dos 30 anos de idade e geralmente ocorre durante manobras de salto ou mudanças rápidas de direção, como as que acontecem nos esportes de basquete e tênis.

Adaptado de KARREN, K.J. Primeiros socorros para estudantes 10a ed..Barueri: Editora Manole, 2013.

Sobre os sinais e sintomas de uma ruptura do tendão calcâneo, analise as sentenças a seguir:

I. A vítima pode ouvir um estalo durante a lesão e ter a sensação de que levou um tiro na perna.

II. Um rompimento parcial causa apenas dor e limitação da amplitude de movimentos.

III. Se o rompimento for completo, a vítima também apresentará deformidade significativa.

IV. Ao apertar o músculo gastrocnêmio da vítima, se o tornozelo flexionar (teste de Thompsen), o rompimento é total.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q906866 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

No Brasil, durante os jogos dos povos indígenas, podemos testemunhar situações interessantes que refletem o esforço para manter as características distintivas dos jogos de várias etnias. De acordo com a perspectiva dos índios, "o que importa não é competir, mas sim celebrar". Por outro lado, há uma tendência à esportivização dos jogos indígenas pela Funai. Por exemplo, um grupo de índios foi convocado várias vezes pelo sistema de som para receber medalhas por uma vitória em uma prova de atletismo, porém, optaram por ignorar o chamado e a premiação em prol do almoço que os aguardava.

Adaptado de CORREIA, M.M. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2022.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente como a perspectiva dos índios difere da abordagem da Funai em relação aos jogos indígenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q906869 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Tanto os esportes convencionais quanto os adaptados desempenham papéis importantes, dependendo dos objetivos que queremos alcançar com nosso público. Em algumas situações, os esportes tradicionais são fundamentais, pois oferecem estímulo adicional, competições, a capacidade de medir o progresso por meio de resultados concretos e uma presença marcante na mídia. No entanto, para aqueles menos habilidosos, podem não ser tão cativantes.

Adaptado de LARIZZATTI, M.F. O que todo recreador precisa conhecer sobre o lazer. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2010.

Sobre o esporte adaptado, analise as sentenças a seguir:

I. Os mais habilidosos jogam.

II. Os meninos devem ser separados das meninas.

III. Todos podem participar, independente de ganhar ou perder.

IV. A ênfase não está na técnica e na tática, mas no entrosamento do grupo e na socialização.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q906870 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Na sala de aula, o professor de Educação Física deve incentivar discussões informais sobre jogos ou brincadeiras, onde os alunos verbalizam as partes do corpo envolvidas, os desafios enfrentados, as estratégias empregadas, entre outros aspectos, para conscientizar sobre as ações realizadas. Durante as aulas semanais, realizar atividades direcionadas para trabalhar uma parte específica do corpo, como mãos, pernas, cabeça, ombros, joelhos, cotovelos, entre outros.

Adaptado de REIS, S.M.G. Movimente-se: brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da coordenação motora. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O professor deve enfatizar o trabalho de conscientização de seu aluno acerca de seu próprio corpo.

PORQUE

II. Experiências pobres nesse sentido podem resultar em defasagens.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q906865 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Movimentos harmoniosos normalmente produzem o resultado desejado desde que haja uma boa coordenação motora que, por sua vez, depende da maturação do sistema nervoso, o qual controla os movimentos, e de um ambiente estimulador.

Adaptado de REIS, S.M.G. Movimente-se: brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da coordenação motora. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022.

Faça a associação correta entre os tipos de coordenação motora e suas precisões semânticas.

1. Coordenação motora grossa

2. Coordenação motora fina

3. Coordenação visomotora

4. Coordenação e memória auditiva

a. Capacidade de traduzir comandos verbais em movimentos, como seguir instruções verbais para realizar uma tarefa específica.

b. Coordenação dos grandes grupos musculares, envolvendo movimentos amplos e globais.

c. Sincronização dos movimentos do corpo, especialmente mãos e pés, com a visão.

d. Coordenação de pequenos grupos musculares, necessária para realizar habilidades manuais precisas, como escrever ou desenhar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q906867 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Os jogos cooperativos têm suas raízes nos primórdios da história, quando membros das sociedades tribais se congregavam para festejar a existência coletiva. Eles simbolizam o surgimento de atividades recreativas que promovem a cooperação, evitando qualquer forma de violência, seja ela física ou psicológica.

Adaptado de CORREIA, M.M. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O “jogo das cadeiras cooperativas” (que funciona como a tradicional e conhecida “dança das cadeiras”, só que com as cadeiras são retiradas, mas as pessoas continuam no jogo) é considerado um jogo cooperativo sem perdedores.

PORQUE

II. Na modalidade cooperativa da “dança das cadeiras” todos jogam juntos e vão sendo obrigados a dividir o espaço das cadeiras restantes, até que reste apenas uma.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q906868 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Fraturas e luxações nos dedos são frequentes, sendo estes ossos os mais propensos a se quebrarem. Essas lesões são bastante observadas em esportes como futebol americano e ginástica olímpica, especialmente quando um atleta cai sobre a mão em uma posição desfavorável ou quando a bola impacta diretamente as pontas dos dedos.

Adaptado de KARREN, K.J. Primeiros socorros para estudantes 10a ed..Barueri: Editora Manole, 2013.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não representa um sinal ou sintoma comum de fratura ou luxação dos dedos da mão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q906871 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Na educação física, a observação da participação tem tido um papel importante na avaliação. Acredita-se que os professores de educação física poderiam ampliar as atitudes observadas procurando analisar outras, para além da participação. Durante as situações de aprendizagem, em jogos, esportes, ginásticas, conhecimento sobre o corpo, danças e lutas, os alunos são submetidos a inúmeros desafios. Não raro, eclodem conflitos nessas situações.

Adaptado de DARIDO, S.C.; SOUZA JÚNIOR, O.M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para avaliar os conteúdos atitudinais, conhecer aquilo que os alunos realmente valorizam e quais são as suas atitudes, é necessário que surjam situações de conflito.

PORQUE

II. O professor de educação física é dono de uma condição privilegiada para avaliar valores e atitudes, uma vez que os comportamentos tornam-se muito evidentes nas aulas pela natureza dos seus conteúdos e estratégias.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q906881 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A prática da dança proporciona uma compreensão e uma aprendizagem que só podem ser alcançadas por meio da experiência corporal direta, que é inerente à própria atividade da dança. O ensino de dança na escola não deve fixar-se na formação de futuros bailarinos, mas se relacionar imediatamente com a vida dos alunos, como parte integrante da educação dos indivíduos. Deve ajudá-los a tomar consciência de suas potencialidades, aumentando sua capacidade de resposta e sua habilidade para se comunicarem.

Adaptado de HERNANDÉZ, M.M.S.; MORANDI, C.S.D.F. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2005.

Qual é a ênfase dada pelo texto ao papel do ensino de dança na escola?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q906885 | Educação Física, Natação, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Os movimentos executados na natação, como o crawl, costas, peito e borboleta, são distintos daqueles realizados em atividades comuns do dia a dia, como andar, correr e levantar objetos. Essa peculiaridade pode desafiar os iniciantes, tornando o simples ato de atravessar a piscina uma tarefa aparentemente difícil no início. No entanto, os padrões de movimento específicos da natação permitem uma curva de aprendizado exponencial, oferecendo resultados mais expressivos aos nadadores que se comprometem com o treinamento regular. Registrar o progresso e estabelecer metas claras são estratégias eficazes para manter a motivação e acompanhar o desenvolvimento ao longo do tempo.

Adaptado de EVANS, J. Natação total. Barueri: Editora Manole, 2009.

Comparando a natação com atividades cotidianas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q906889 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

No basquete, predominam níveis submáximos de carga, o que demanda um período de recuperação não inferior a 24 horas para o atleta que participa ativamente do jogo. Contudo, dependendo da quantidade de tempo em que o atleta está em ação e da intensidade de seu desempenho, essa carga pode diminuir e, consequentemente, a necessidade de tempo para recuperação também pode ser menor. Portanto, para que um atleta possa participar plenamente de uma partida de basquete e se recuperar adequadamente para o próximo jogo, é essencial que ele esteja muito bem condicionado fisicamente. Nessa perspectiva, a prática do basquete exige o desenvolvimento de três capacidades motoras condicionais básicas: força, resistência e velocidade.

Adaptado de DE ROSE JUNIOR, D.; TRICOLI, V. Basquetebol: Uma Visão Integrada entre Ciência e Prática. Barueri: Editora Manole, 2005.

A força é necessária para garantir a boa execução dos movimentos específicos do jogo e pode ser subdividida em _____ (importante para os rebotes e para arremessos como o jump e a bandeja); _____ (fundamental para deslocamentos constantes, acelerações e mudanças de direção) e _____ (condição necessária para a manutenção da qualidade dos gestos técnicos durante toda a partida).

Em sequência, as palavras que contemplam corretamente essas lacunas, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q906876 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Utilizar uma técnica inadequada durante o alongamento pode resultar em desperdício de tempo e aumentar o risco de lesões. É crucial compreender que ao alongar um músculo, se está realizando, pelo menos, uma ação diretamente oposta àquela que ele executa enquanto está em trabalho.

Adaptado de BERG, K. Indicações de alongamento: eliminando a dor e prevenindo as lesões. Porto Alegre: Grupo A, 2012.

Ao alongar com cuidado, os músculos irão reagir da forma desejada. Se forçar o alongamento, os músculos não irão colaborar. Ao alongar até sentir _____, os mecanismos de defesa do corpo entram em ação, imaginando que alguma coisa perigosa pode estar em andamento. Quando os músculos registram a _____, tentam proteger-se e _____. Isso é o oposto do que se quer conseguir por meio do alongamento.

Em sequência, as palavras que contemplam corretamente essas lacunas, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q906879 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Não é de se admirar que correr em uma subida exija mais energia do que correr em uma superfície plana ou em declive. Qualquer pessoa que tenha participado de uma corrida em terreno inclinado sabe da intensidade do esforço ao subir e do alívio ao descer. Há razões teóricas para supor que o estresse durante a corrida em subida pode ser menor, pelo menos em certa medida, nas crianças do que nos adultos. Essa suposição deriva de dados obtidos em animais, indicando que o trabalho necessário para mover a massa contra a gravidade é realizado com o mesmo gasto energético, independentemente do tamanho do animal.

Adaptado de ROWLAND, T.W. Fisiologia do Exercício na Criança. Barueri: Editora Manole, 2008.

Com relação a corrida em aclive e declive, analise as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O aumento relativo no gasto de energia é maior nos adultos (+30%) do que nas crianças (+25%) ao correrem em uma área inclinada.

( ) Durante a corrida horizontal, a criança tem um VO2 40 mL.kg-1.min-1, enquanto o adulto, sendo mais econômico, tem um VO2 de 34 mL.kg-1.min-1.

( ) O declínio no gasto de energia específico para a massa é maior nas crianças (-25%) do que nos adultos ao iniciarem a corrida em declive.

( ) Os valores de VO2 por quilograma durante a corrida na superfície plana foram diferentes entre crianças e adultos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q906880 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Durante a Primeira Guerra Mundial, os exercícios terapêuticos e as atividades recreativas desempenharam um papel crucial na recuperação dos soldados feridos. No entanto, foi a partir da Segunda Guerra Mundial que o esporte adaptado começou a ganhar força, devido à necessidade de reabilitar os inúmeros sobreviventes que retornavam dos campos de batalha e abarrotavam os hospitais locais. O reconhecimento do esporte adaptado cresceu ainda mais em 1944, na Inglaterra, com a iniciativa do Dr. Ludwig Guttmann, médico neurologista do Hospital de Stoke Mandeville. Seu objetivo inicial era motivar e combater o tédio dos pacientes com deficiência. No entanto, sua visão transcendeu esse propósito inicial, inspirando o mundo a organizar eventos esportivos para pessoas com deficiência e demonstrando que elas também podiam desfrutar da prática de atividades físicas e esportivas.

Adaptado de CHIMINAZZO, J.G.C.; BELLI, T. Esportes de raquete. Barueri: Editora Manole, 2021

O desenvolvimento do esporte adaptado para pessoas com deficiência teve um marco significativo durante a Segunda Guerra Mundial. Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre esse período histórico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q906883 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

O circuit training é uma técnica flexível, capaz de abordar tanto a capacidade cardiorrespiratória quanto a força muscular, frequentemente referida como exercício funcional, sendo valorizada em programas de treinamento esportivo por sua eficácia na otimização do tempo disponível.

Adaptado de DANTAS, E.H.M.; ARAUJO, C.A.S. A prática da preparação física. Barueri: Editora Manole, 2022.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O circuit training é um método de treinamento que proporciona resultados somente em longo prazo.

PORQUE

II. O circuit training promove uma grande economia de tempo de treinamento, possibilitando o treino individualizado de uma grande quantidade de atletas ao mesmo tempo.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q906884 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A manifestação da síndrome da imunodeficiência humana, ocasionada pela infecção pelo vírus HIV, é caracterizada pela deterioração das células do sistema imunológico do indivíduo. Esse declínio na eficácia do sistema de defesa do organismo aumenta a suscetibilidade a uma variedade de doenças oportunistas, as quais podem agravar o estado de saúde do paciente e eventualmente resultar em óbito. A intensidade do esforço físico desempenha um papel essencial na modulação da resposta imunológica, uma vez que influencia diretamente a atividade hormonal, a qual está intimamente relacionada ao funcionamento do sistema imunológico.

Adaptado de GREGUOL, M.; COSTA, R.F. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais 4a ed.. Barueri: Editora Manole, 2019.

Sobre a relação entre exercício físico e seus efeitos em indivíduos vivendo com HIV, analise as sentenças a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Aumento da capacidade cardiopulmonar.

( ) Melhora da função muscular, associada ao aumento da força e diminuição da coordenação neuromuscular.

( ) Ganho ou manutenção da massa corporal total, que se faz particularmente relevante para o aumento da sarcopenia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q906886 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

As dores nas costas são tão comuns que devem ser consideradas como um problema de saúde generalizado e de grande impacto social. Mesmo que não se conheçam todos os fatores que as causam, é essencial buscar maneiras efetivas de tratamento e, principalmente, de prevenção.

Adaptado de KNOPLICH, J. Enfermidades da Coluna Vertebral. Barueri: Editora Manole, 2015.

Para a prática dos exercícios de readequação postural, é crucial entender o conceito de centro de gravidade do corpo. O centro de gravidade pode ser definido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q906888 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Pessoas que se exercitam com pesos costumam adotar mudanças específicas na dieta para moldar o corpo. Estudos que investigaram os efeitos da combinação de carboidratos com proteínas, visando aumentar a eficácia metabólica da proteína, não observaram aumento na síntese de proteína muscular ou redução do catabolismo, independentemente da quantidade de carboidrato fornecida, desde que haja quantidade suficiente de proteína disponível. No entanto, o consumo de carboidratos após o exercício é recomendado principalmente para a rápida reposição do glicogênio muscular.

Adaptado de HIRSCHBRUCH, M.D. Nutrição Esportiva: Uma Visão Prática. Barueri: Editora Manole, 2014.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Praticantes de treinamento resistido com pesos devem consumir carboidratos em grande quantidade durante o dia.

PORQUE

II. O carboidrato tem efeito anticatabólico e é necessário para o balanço nitrogenado positivo e, consequentemente, para o ganho de massa muscular.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q906875 | Educação Física, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Enquanto corre, você movimenta a perna para frente, ativando os flexores do quadril e os músculos que formam o quadríceps. Ao mesmo tempo, os músculos na parte de trás da coxa, responsáveis por mover a perna para trás, se alongam durante o movimento para frente. Se esses músculos estiverem contraídos, isso dificultará o movimento.

Adaptado de BERG, K. Indicações de alongamento: eliminando a dor e prevenindo as lesões. Porto Alegre: Grupo A, 2012.

Os músculos da parte de trás da coxa, conforme citados no texto, responsáveis por mover a perna para trás, ao se alongarem durante o movimento para frente, estão realizando a função de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.