Questões de Concursos Professor de Educação Infantil

Resolva questões de Professor de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q837669 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Infantil, GS Assessoria e Concursos, 2021

A educação brasileira é organizada por meio dos sistemas de ensino _____________________________________. Já a estrutura do sistema educacional regular brasileiro é formada por: __________ e ___________.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q8589 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q28473 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

Sobre a construção do conhecimento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Segundo a teoria piagetiana, no processo de formação dos conceitos científicos, as formas culturais internalizam-se durante o desenvolvimento dos indivíduos e é o material simbólico que possibilita sua relação com os objetos do conhecimento.
( ) Pode-se afirmar que tanto Vygotsky quanto Piaget, em suas teorias, deram destaque à atividade do sujeito na aquisição do conhecimento e ao qualitativo das mudanças no desenvolvimento.
( ) Analisando o processo de desenvolvimento da escrita na criança, Vygotsky assevera que a mecânica de ler o escrito, estimulada nas escolas, conduz necessariamente ao domínio da linguagem escrita.
( ) É correto afirmar que as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento da criança centraram-se tão somente na teoria da equilibração das estruturas cognoscitivas, desconsiderando os fatores sociais que incidem no desenvolvimento e que surgem mais tardiamente na obra de Vygotsky.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q835892 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, GS Assessoria e Concursos, 2021

As brincadeiras pedagógicas NÃO possibilitam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q8585 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Sobre a educação infantil, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q834407 | Pedagogia, Currículo, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

O debate sobre o currículo na Educação Infantil tem gerado muitas controvérsias entre os professores de creches e pré-escolas e outros educadores e profissionais afins. Além de tal debate incluir diferentes visões de criança, de família, e de funções da creche e da pré-escola, para muitos educadores e especialistas que trabalham na área, a Educação Infantil não deveria envolver-se com a questão de currículo, termo em geral associado à escolarização, esses profissionais ficam receosos de importar para a Educação Infantil uma estrutura e uma organização que têm sido hoje muito criticadas, preferem usar a expressão:
Marque a alternativa CORRETA relacionada ao contexto acima sobre currículo na Pré-escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q8582 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q7146 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

Avaliar significa, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q8578 | Conhecimentos Específicos, Direitos Difusos e Coletivos, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

De acordo com o Decreto nº 7.690, de 2 de março de 2012, é correto afrmar que “subsidiar a formulação da Política Nacional de Educação Especial na área de deficiência visual” é atribuição que compete ao
 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q28472 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

Considerando o pensamento de Paulo Freire, constante na obra “Pedagogia da Autonomia”, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q8591 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

A teoria piagetiana concebeu uma inteligência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q8587 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Sobre o brincar, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q29031 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

Sobre os conceitos de alfabetização e letramento, só NÃO é correto o que ser afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q29033 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

Sobre o planejamento do trabalho pedagógico, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q29029 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

NÃO constitui ação que visa à maior participação das famílias no Projeto Pedagógico da Instituição de Educação Infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q28471 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

De acordo com o PARECER CNE/CEB nº 17/01, no que diz respeito à construção da inclusão na área educacional, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A educação especial insere-se tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, bem como na interação com outras modalidades da educação escolar, como a educação profissional e a educação indígena, sendo excluída desse ramo apenas a Educação de Jovens e Adultos.
( ) A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino consiste, exclusivamente, na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, sempre respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.
( ) O respeito e a valorização da diversidade dos alunos exigem que a escola defina sua responsabilidade no estabelecimento de relações que possibilitem a criação de espaços inclusivos, bem como procure superar a produção, pela própria escola, de necessidades especiais.
( ) Não é o aluno que se amolda ou se adapta à escola, mas é ela que, consciente de sua função, coloca-se à disposição do aluno, tornando-se um espaço inclusivo. Nesse contexto, a educação especial é concebida para possibilitar que o aluno com necessidades educacionais especiais atinja os objetivos da educação geral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q28476 | Matemática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Araraquara SP, CETRO

Se a largura de um jardim retangular for aumentada em 35%, e o seu comprimento for reduzido a 76% da medida inicial, então, é correto afirmar que a área deste jardim será aumentada em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q29030 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Betim MG

Sobre a aprendizagem da escrita, NÃO é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q834419 | Pedagogia, Currículo, Professor de Educação Infantil, OMNI, 2021

Analise as afirmativas abaixo a respeito de algumas condições da organização curricular das instituições de Educação Infantil:
I-Assegurar a educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. II- Considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças. III-Conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade. IV-Cumprir o dever do Estado com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q7158 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

“Grades quebradas, vidros estilhaçados, muros pichados são apenas o cenário de um drama presente em muitas escolas hoje em dia.” Como instituição educacional formadora de seres humanos, qual deveria ser a opção mais correta a ser tomada quando se sofre estas agressões?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.