Questões de Concursos Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola

Resolva questões de Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1089454 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

No contexto educacional, a compreensão da infância influencia a prática docente e o planejamento pedagógico na Educação Infantil. Com base nas concepções contemporâneas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1089455 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A ludicidade na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral da criança.

Sobre o papel do lúdico na educação infantil, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(__)O lúdico é um meio essencial para a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

(__)As brincadeiras devem ser limitadas ao horário de recreio, sem relação com as práticas pedagógicas planejadas.

(__)O brincar possibilita à criança elaborar experiências, expressar sentimentos e construir conhecimentos.

(__)O uso do lúdico compromete a disciplina e o foco nas atividades escolares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1089444 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

As práticas pedagógicas na primeira infância devem reconhecer o brincar e o cuidado como dimensões indissociáveis da educação. Nesse sentido, o professor de educação infantil deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1089446 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O conceito de letramento na educação infantil vai além do simples domínio do código escrito, abrangendo a inserção da criança nas práticas sociais de leitura e escrita. Nesse contexto, o papel do professor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1089447 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

As leis da educação no Brasil estabelecem a estrutura e os princípios do sistema educacional, garantindo o direito à educação, assegurando a qualidade do ensino e regulamentando desde a educação infantil até o ensino superior. Relacione os documentos legais (Coluna A) às suas respectivas contribuições para a Educação Infantil (Coluna B):

Coluna A

(1)Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

(2)Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

(3)Base Nacional Comum Curricular Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

(4)Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI).

Coluna B

(A)Define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, orientando o currículo e as práticas pedagógicas.

(B)Garante a proteção integral da criança e o direito à educação como prioridade absoluta.

(C)Estabelece as normas gerais da educação nacional, incluindo a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica.

(D)Apresenta orientações e princípios para subsidiar o trabalho docente na Educação Infantil.

Assinale a alternativa com a associação correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1089448 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), o trabalho pedagógico na Educação Infantil deve assegurar às crianças experiências que promovam aprendizagens significativas e o desenvolvimento integral em seus múltiplos aspectos. Nessa perspectiva, é correto afirmar que a prática educativa deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1089449 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A compreensão contemporânea da infância considera a criança como sujeito de direitos e protagonista de seu processo de aprendizagem. Com base nessa concepção, o papel do professor de educação infantil consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1089450 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O Plano Nacional de Educação (PNE) (Lei nº 13.005/14) estabelece diretrizes e metas para a educação brasileira com vigência de dez anos. No contexto da Educação Infantil, o Plano Nacional de Educação (PNE) propõe metas específicas relacionadas à ampliação do acesso e à garantia da qualidade dessa etapa de ensino. Considerando esse documento, assinale a alternativa que expressa corretamente uma das metas voltadas à Educação Infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1089452 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O desenvolvimento na infância está intrinsecamente ligado às práticas pedagógicas, que devem ser voltadas para o desenvolvimento integral da criança (físico, psicológico, intelectual e social). Relacione os teóricos às suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento (Coluna A) e das práticas pedagógicas na infância (Coluna B):

Coluna A

(1)Jean Piaget.

(2)Lev Vygotsky.

(3)Jussara Hoffmann.

Coluna B

(A)Enfatiza a mediação social e a importância das interações na construção do conhecimento.

(B)Defende uma avaliação mediadora, que compreende o erro como parte do processo de aprendizagem.

(C)Propõe que o conhecimento é construído pela ação da criança sobre o meio e pelos estágios de desenvolvimento cognitivo.

Assinale a alternativa com a associação correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1089453 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

Na Educação Infantil, a prática pedagógica deve integrar as duas ações, cuidar e educar, pois o cuidado e o ensino são dimensões indissociáveis do processo educativo. Sobre essa relação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1089445 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A avaliação na Educação Infantil tem o objetivo de compreender o progresso individual e as necessidades de cada criança para planejar as intervenções pedagógicas e adaptar as práticas. Analise as assertivas a seguir sobre as diferentes finalidades da avaliação na educação infantil:

I.A avaliação tem caráter formativo, voltado à compreensão do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

II.A avaliação deve servir para classificar e comparar o desempenho das crianças entre si.

III.A observação e o registro pedagógico são instrumentos fundamentais para acompanhar a evolução das aprendizagens.

IV.O objetivo da avaliação é identificar erros para corrigi-los imediatamente, sem reflexão sobre o processo.

Está correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1089451 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

De acordo com a teoria histórico-cultural a formação de conceitos é imprescindível para a constituição de novasformas de pensamento. Assim sendo, a aprendizagem de conceitos é tão importante no processo de escolarização quanto o processo de escolarização é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, que, ao apropriar-se conscientemente de determinados saberes, é capaz de fazer uso de suas funções superiores, abstraindo e organizando o seu pensamento.
Acesse: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/perspectiva-historico
No contexto das abordagens como as crianças elaboram e internalizam conceitos, analise as assertivas:

I.A criança internaliza conceitos apenas quando é capaz de reproduzir mecanicamente o que o adulto ensina.
II.O desenvolvimento conceitual ocorre por meio da interação entre o pensamento e a linguagem, mediado socialmente.
III.A construção de conceitos depende exclusivamente da maturação biológica e da idade cronológica da criança.
IV.A mediação do professor é essencial para transformar experiências cotidianas em aprendizagens significativas.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1089456 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

Projetos pedagógicos são planos de ação que estruturam a proposta de uma instituição de ensino. A elaboração de projetos pedagógicos na Educação Infantil deve estar pautada em princípios que garantam o desenvolvimento integral da criança. Nesse sentido, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1089457 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A literatura ajuda a criança a se inserir nas práticas sociais e pessoais da língua escrita.

Analise as assertivas a seguir sobre o papel da literatura no desenvolvimento infantil:

I.A literatura contribui para o desenvolvimento da imaginação, da linguagem e da sensibilidade estética da criança.

II.O contato com histórias estimula a empatia, a escuta e a ampliação do repertório cultural e linguístico.

III.A leitura literária deve ter apenas função recreativa, sem relação com o desenvolvimento cognitivo ou social.

IV.O professor atua como mediador das experiências literárias, criando contextos de prazer e descoberta.

Está correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.