Início Questões de Concursos Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental Resolva questões de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q324735 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANEm relação à alfabetização e letramento, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) Os processos de alfabetização e letramento são complementares e inseparáveis. ✂️ b) Ensinar a ler e escrever também possibilita o acesso dos significados que, historicamente, se construíram e se constroem para a realidade. ✂️ c) Uma facilidade para a realização de um planejamento que integra alfabetização e letramento é o acesso ilimitado dos alunos de meios populares à produção escrita, no cotidiano de suas vidas. ✂️ d) Alfabetizar, hoje, também significa letrar, ou seja, possibilitar ao aluno o acesso a conhecimentos e capacidades que lhe permitam progressivamente se inserir num mundo organizado em torno da língua escrita. ✂️ e) A consolidação dos processos de alfabetização e letramento supõe a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita, dentre as quais se inclui a capacidade de compreender textos pertinentes às outras áreas de conhecimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q321463 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANSão características de uma gestão escolar democrático-participativa, EXCETO: ✂️ a) Qualificação e competência profissional. ✂️ b) Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados. ✂️ c) Acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica. ✂️ d) Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola. ✂️ e) Ênfase na administração regulada, descuidando-se, às vezes, dos objetivos específicos da instituição escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q322600 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANSão capacidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita no Ciclo Inicial de Alfabetização, EXCETO: ✂️ a) Dominar convenções gráficas. ✂️ b) Conhecer e memorizar as vogais do alfabeto. ✂️ c) Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita. ✂️ d) Compreender as diferenças entre escrita alfabética e outras formas gráficas. ✂️ e) Reconhecer unidades fonológicas,tais como sílabas, rimas, terminações de palavras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q324243 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANAcerca da produção escrita no Ciclo Inicial de Alfabetização, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) a compreensão e a valorização das funções sociais da escrita são uma aprendizagem ligada aos planos conceitual, procedimental e atitudinal. ✂️ b) o português, como todas as línguas humanas, varia de acordo com as características dos diversos grupos de falantes e com as diferentes situações sociais de uso. ✂️ c) a chamada “coerência textual” refere-se à organização dos conteúdos do texto, de modo que pareça, para seus leitores, sensato, lógico, bem encadeado e sem contradições. ✂️ d) acredita-se que um processo eficiente de ensino-aprendizagem da escrita deve tomar, como ponto de partida e eixo organizador, a compreensão de que cada tipo de situação social demanda um uso da escrita relativamente padronizado. ✂️ e) a escola é a instituição socialmente encarregada de possibilitar a todos os cidadãos o domínio da variedade padrão de escrita da língua para as práticas de leitura e de produção de textos, ou seja, o aprendizado da escrita se resume ao domínio do padrão culto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q327294 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANDe acordo com o desenvolvimento da oralidade, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) O desenvolvimento da oralidade inclui apenas a capacidade de falar. ✂️ b) Na convivência social, é importante saber qual a variedade linguística deve-se usar em diferentes situações. ✂️ c) Há situações sociais em que mais do que cuidar deliberadamente da linguagem falada, enquanto se desenrola a interloção, é preciso se preparar para falar adequadamente. ✂️ d) Um procedimento relativamente usual e que pode ser útil para o desenvolvimento da fluência e adequação da língua falada das crianças é solicitar-lhes que deem avisos ou recados. ✂️ e) Faz parte da formação linguística do cidadão reconhecer a existência das diversas variedades da língua, exigir respeito para com a maneira de falar que aprendeu com sua família e seus conterrâneos, mas, também, em contrapartida, saber respeitar as diferentes variedades. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q821204 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANSão artigos da Lei nº 9.394/96 alterados por novas leis, EXCETO: ✂️ a) Art. 79 – B: o calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. ✂️ b) Art. 11: os municípios incumbir-se-ão de: VI – assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. ✂️ c) Art. 6º: é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos 6 anos de idade, no ensino fundamental. ✂️ d) Art. 26 A: nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, público e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena. ✂️ e) Art. 2º: a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q326388 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANSobre as atitudes e capacidades relacionadas à leitura do Ciclo Inicial de Alfabetização, analise. I. Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão. II. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura. III. Construir a compreensão parcial do texto lido, evitando fazer inferências e/ou extrapolações. IV. Ler oralmente com fluência e expressividade. Estão corretas as alternativas ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) I, II e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q324735 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANEm relação à alfabetização e letramento, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) Os processos de alfabetização e letramento são complementares e inseparáveis. ✂️ b) Ensinar a ler e escrever também possibilita o acesso dos significados que, historicamente, se construíram e se constroem para a realidade. ✂️ c) Uma facilidade para a realização de um planejamento que integra alfabetização e letramento é o acesso ilimitado dos alunos de meios populares à produção escrita, no cotidiano de suas vidas. ✂️ d) Alfabetizar, hoje, também significa letrar, ou seja, possibilitar ao aluno o acesso a conhecimentos e capacidades que lhe permitam progressivamente se inserir num mundo organizado em torno da língua escrita. ✂️ e) A consolidação dos processos de alfabetização e letramento supõe a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita, dentre as quais se inclui a capacidade de compreender textos pertinentes às outras áreas de conhecimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q321463 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANSão características de uma gestão escolar democrático-participativa, EXCETO: ✂️ a) Qualificação e competência profissional. ✂️ b) Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados. ✂️ c) Acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica. ✂️ d) Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola. ✂️ e) Ênfase na administração regulada, descuidando-se, às vezes, dos objetivos específicos da instituição escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q322600 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANSão capacidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita no Ciclo Inicial de Alfabetização, EXCETO: ✂️ a) Dominar convenções gráficas. ✂️ b) Conhecer e memorizar as vogais do alfabeto. ✂️ c) Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita. ✂️ d) Compreender as diferenças entre escrita alfabética e outras formas gráficas. ✂️ e) Reconhecer unidades fonológicas,tais como sílabas, rimas, terminações de palavras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q324243 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANAcerca da produção escrita no Ciclo Inicial de Alfabetização, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) a compreensão e a valorização das funções sociais da escrita são uma aprendizagem ligada aos planos conceitual, procedimental e atitudinal. ✂️ b) o português, como todas as línguas humanas, varia de acordo com as características dos diversos grupos de falantes e com as diferentes situações sociais de uso. ✂️ c) a chamada “coerência textual” refere-se à organização dos conteúdos do texto, de modo que pareça, para seus leitores, sensato, lógico, bem encadeado e sem contradições. ✂️ d) acredita-se que um processo eficiente de ensino-aprendizagem da escrita deve tomar, como ponto de partida e eixo organizador, a compreensão de que cada tipo de situação social demanda um uso da escrita relativamente padronizado. ✂️ e) a escola é a instituição socialmente encarregada de possibilitar a todos os cidadãos o domínio da variedade padrão de escrita da língua para as práticas de leitura e de produção de textos, ou seja, o aprendizado da escrita se resume ao domínio do padrão culto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q327294 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANDe acordo com o desenvolvimento da oralidade, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) O desenvolvimento da oralidade inclui apenas a capacidade de falar. ✂️ b) Na convivência social, é importante saber qual a variedade linguística deve-se usar em diferentes situações. ✂️ c) Há situações sociais em que mais do que cuidar deliberadamente da linguagem falada, enquanto se desenrola a interloção, é preciso se preparar para falar adequadamente. ✂️ d) Um procedimento relativamente usual e que pode ser útil para o desenvolvimento da fluência e adequação da língua falada das crianças é solicitar-lhes que deem avisos ou recados. ✂️ e) Faz parte da formação linguística do cidadão reconhecer a existência das diversas variedades da língua, exigir respeito para com a maneira de falar que aprendeu com sua família e seus conterrâneos, mas, também, em contrapartida, saber respeitar as diferentes variedades. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q821204 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANSão artigos da Lei nº 9.394/96 alterados por novas leis, EXCETO: ✂️ a) Art. 79 – B: o calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. ✂️ b) Art. 11: os municípios incumbir-se-ão de: VI – assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. ✂️ c) Art. 6º: é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos 6 anos de idade, no ensino fundamental. ✂️ d) Art. 26 A: nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, público e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena. ✂️ e) Art. 2º: a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q326388 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLANSobre as atitudes e capacidades relacionadas à leitura do Ciclo Inicial de Alfabetização, analise. I. Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão. II. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura. III. Construir a compreensão parcial do texto lido, evitando fazer inferências e/ou extrapolações. IV. Ler oralmente com fluência e expressividade. Estão corretas as alternativas ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) I, II e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro