Início Questões de Concursos Professor de Educação Infantil e Fundamental Resolva questões de Professor de Educação Infantil e Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Educação Infantil e Fundamental Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q328904 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta quanto à relação professor/aluno na tendência liberal tradicional. ✂️ a) O aluno é o centro do processo educativo e o professor é o especialista em relações humanas para garantir um clima de respeito. ✂️ b) A relação horizontal e o diálogo são os métodos básicos da negociação. ✂️ c) Predominam a autoridade do professor, a atitude receptiva do aluno e a imposição da disciplina. ✂️ d) O professor é o orientador, o sentido da não-diretividade é um princípio e o aluno é livre. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q321659 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEA professora de uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) iniciou sua aula com uma canção sobre o meio ambiente. Durante a aula, os alunos cantaram, leram e aprenderam que as queimadas empobrecem o solo, discutiram sobre a importância de reciclar o lixo e sobre as famílias que vivem da venda dos materiais recicláveis. Com relação à atividade acima descrita, assinale a opção correta. ✂️ a) A professora planejou uma atividade com base em temas geradores, fazendo a ligação dos conteúdos escolares com a vida dos estudantes. ✂️ b) A professora realizou uma atividade que não envolveu a aprendizagem de conteúdos significativos para os estudantes. ✂️ c) A professora realizou uma atividade que prioriza a transmissão dos conteúdos musicais para os estudantes. ✂️ d) A professora planejou uma atividade que não proporciona a aprendizagem e a construção de conhecimentos aos estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q325755 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta sobre a EJA. ✂️ a) Para a alfabetização, o material didático deve ser o mesmo utilizado no trabalho com crianças. ✂️ b) O professor deve desenvolver atividades relacionadas com a realidade e o interesse dos estudantes. ✂️ c) A prática pedagógica do professor deve priorizar a transmissão e a memorização dos conteúdos. ✂️ d) O professor deve priorizar conteúdos encontrados em cartilhas e livros didáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q323685 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAcerca dos processos de alfabetização e letramento, assinale a opção correta. ✂️ a) Um indivíduo alfabetizado é necessariamente um indivíduo letrado. ✂️ b) Alfabetização e letramento são processos distintos, indissociáveis, simultâneos e interdependentes. ✂️ c) Alfabetização é o estado ou condição de quem se envolve nas variadas práticas sociais de leitura e escrita. ✂️ d) Alfabetização, aprendizagem da técnica, domínio do código convencional da leitura e da escrita são requisitos para o letramento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q323077 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAcerca do espaço destinado para a educação infantil, assinale a opção correta. ✂️ a) A forma de organizar o espaço deve privilegiar a transmissão do conteúdo, logo, deve minimizar as interações entre as crianças e os objetos existentes na sala de aula para evitar distrações. ✂️ b) O espaço deve ser considerado apenas como o local no qual o professor e as crianças realizam as atividades. ✂️ c) A forma de organizar o espaço deve garantir a visualização do professor, sem promover a autonomia das crianças. ✂️ d) O espaço deve aconchegar, acolher e promover a construção de vínculos afetivos e cognitivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q320245 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPESegundo Piaget, no período operatório formal, a criança ✂️ a) afirma que uma mesma quantidade de líquido colocada em recipientes diferentes torna-se diferente, ou seja, o recipiente que tiver o nível mais alto, terá maior quantidade. ✂️ b) apresenta conduta social de isolamento e de indiferenciação, pois o mundo é ela própria. ✂️ c) já trabalha com a idéia de conservação de quantidades e ordena elementos por seu tamanho. ✂️ d) entende como uma comparação a frase "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q334348 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEPara propiciar aos alunos uma forma lúdica de consolidarem seus conhecimentos sobre a representação dos números naturais no sistema de numeração decimal, um professor propôs uma atividade na qual alunos jogam um dado e formam números de 4 algarismos com os números indicados na face superior do dado. Luciana, por exemplo, jogou o dado 4 vezes, obteve os números 3, 5, 4 e 3 e compôs um número que possui 53 centenas. Nessa situação, se Luciana utilizar todos os números que ela obteve no dado, a diferença entre os números com 53 centenas que Luciana pode construir é igual a ✂️ a) 4 ✂️ b) 81. ✂️ c) 900. ✂️ d) 3.899. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q333001 | Matemática, Geometria, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEA história da matemática é um dos recursos pedagógicos que auxilia o ensino-aprendizagem da matemática e propicia a compreensão de que cada civilização, a partir de suas necessidades socioculturais, desenvolve conceitos matemáticos e descobre métodos diferentes para resolver problemas. No Brasil colônia, eram utilizadas antigas unidades de medidas portuguesas datadas de cerca de 1488. Entre as medidas de capacidade estavam o alqueire, a canada e o quartilho. Com base nessas informações, e sabendo que 1 alqueire equivala a 13,1 litros e que um alqueire tinha 12 canadas ou 48 quartilhos, é correto afirmar que o volume de um recipiente com capacidade de 36 quartilhos era de ✂️ a) 2,325 dm³ ✂️ b) 3,275 dm³ ✂️ c) 9,825 dm³ ✂️ d) 10,675 dm³ Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q336732 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEProblemas que envolvem a divisão eqüitativa de bens para um certo número de pessoas são encontrados desde a Antiguidade. Considere que se deseje distribuir 18 armários entre 24 pessoas. Nesse caso, formando-se grupos com a mesma quantidade de pessoas, o número de maneiras diferentes de fazer a distribuição tal que os grupos recebam a mesma quantidade de armários é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q328093 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta acerca das funções de educar e cuidar na educação infantil. ✂️ a) Cabe aos profissionais da creche cuidar das crianças sem a preocupação com a educação. ✂️ b) Cabe aos profissionais que atuam com crianças de 4 e 5 anos de idade realizar atividades que eduquem, sem o compromisso de cuidar delas. ✂️ c) Não há educação sem cuidado, na educação infantil a criança tem necessidade e direito de ser cuidada e educada. ✂️ d) Na LDB, a educação infantil é tratada como um nível em que se deve trabalhar com as duas funções, porém a prioridade é para a função de educar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q323323 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPECom relação à alfabetização, assinale a opção correta. ✂️ a) A criança que aprende a ler e escrever utilizando apenas suas aptidões perceptuais e motoras e sua memória desenvolve um progresso rápido e eficiente. ✂️ b) A criança que não compreende a base de um sistema de escrita alfabética necessita apenas aprender as letras e superar as dificuldades de ortografia. ✂️ c) A criança que aprende a ler pensando parte de um nível de desenvolvimento cognitivo que lhe permite compreender como a fala está representada em um sistema de escrita alfabética e, por isso, progride com maior rapidez. ✂️ d) A criança que aprende a ler antes de ter elaborado a base conceitual necessária progride mais rapidamente e transfere a aprendizagem com maior facilidade, tornando-se capaz de ler palavras com as quais ainda não se familiarizou. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q328904 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta quanto à relação professor/aluno na tendência liberal tradicional. ✂️ a) O aluno é o centro do processo educativo e o professor é o especialista em relações humanas para garantir um clima de respeito. ✂️ b) A relação horizontal e o diálogo são os métodos básicos da negociação. ✂️ c) Predominam a autoridade do professor, a atitude receptiva do aluno e a imposição da disciplina. ✂️ d) O professor é o orientador, o sentido da não-diretividade é um princípio e o aluno é livre. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q321659 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEA professora de uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) iniciou sua aula com uma canção sobre o meio ambiente. Durante a aula, os alunos cantaram, leram e aprenderam que as queimadas empobrecem o solo, discutiram sobre a importância de reciclar o lixo e sobre as famílias que vivem da venda dos materiais recicláveis. Com relação à atividade acima descrita, assinale a opção correta. ✂️ a) A professora planejou uma atividade com base em temas geradores, fazendo a ligação dos conteúdos escolares com a vida dos estudantes. ✂️ b) A professora realizou uma atividade que não envolveu a aprendizagem de conteúdos significativos para os estudantes. ✂️ c) A professora realizou uma atividade que prioriza a transmissão dos conteúdos musicais para os estudantes. ✂️ d) A professora planejou uma atividade que não proporciona a aprendizagem e a construção de conhecimentos aos estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q325755 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta sobre a EJA. ✂️ a) Para a alfabetização, o material didático deve ser o mesmo utilizado no trabalho com crianças. ✂️ b) O professor deve desenvolver atividades relacionadas com a realidade e o interesse dos estudantes. ✂️ c) A prática pedagógica do professor deve priorizar a transmissão e a memorização dos conteúdos. ✂️ d) O professor deve priorizar conteúdos encontrados em cartilhas e livros didáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q323685 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAcerca dos processos de alfabetização e letramento, assinale a opção correta. ✂️ a) Um indivíduo alfabetizado é necessariamente um indivíduo letrado. ✂️ b) Alfabetização e letramento são processos distintos, indissociáveis, simultâneos e interdependentes. ✂️ c) Alfabetização é o estado ou condição de quem se envolve nas variadas práticas sociais de leitura e escrita. ✂️ d) Alfabetização, aprendizagem da técnica, domínio do código convencional da leitura e da escrita são requisitos para o letramento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q323077 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAcerca do espaço destinado para a educação infantil, assinale a opção correta. ✂️ a) A forma de organizar o espaço deve privilegiar a transmissão do conteúdo, logo, deve minimizar as interações entre as crianças e os objetos existentes na sala de aula para evitar distrações. ✂️ b) O espaço deve ser considerado apenas como o local no qual o professor e as crianças realizam as atividades. ✂️ c) A forma de organizar o espaço deve garantir a visualização do professor, sem promover a autonomia das crianças. ✂️ d) O espaço deve aconchegar, acolher e promover a construção de vínculos afetivos e cognitivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q320245 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPESegundo Piaget, no período operatório formal, a criança ✂️ a) afirma que uma mesma quantidade de líquido colocada em recipientes diferentes torna-se diferente, ou seja, o recipiente que tiver o nível mais alto, terá maior quantidade. ✂️ b) apresenta conduta social de isolamento e de indiferenciação, pois o mundo é ela própria. ✂️ c) já trabalha com a idéia de conservação de quantidades e ordena elementos por seu tamanho. ✂️ d) entende como uma comparação a frase "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q334348 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEPara propiciar aos alunos uma forma lúdica de consolidarem seus conhecimentos sobre a representação dos números naturais no sistema de numeração decimal, um professor propôs uma atividade na qual alunos jogam um dado e formam números de 4 algarismos com os números indicados na face superior do dado. Luciana, por exemplo, jogou o dado 4 vezes, obteve os números 3, 5, 4 e 3 e compôs um número que possui 53 centenas. Nessa situação, se Luciana utilizar todos os números que ela obteve no dado, a diferença entre os números com 53 centenas que Luciana pode construir é igual a ✂️ a) 4 ✂️ b) 81. ✂️ c) 900. ✂️ d) 3.899. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q333001 | Matemática, Geometria, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEA história da matemática é um dos recursos pedagógicos que auxilia o ensino-aprendizagem da matemática e propicia a compreensão de que cada civilização, a partir de suas necessidades socioculturais, desenvolve conceitos matemáticos e descobre métodos diferentes para resolver problemas. No Brasil colônia, eram utilizadas antigas unidades de medidas portuguesas datadas de cerca de 1488. Entre as medidas de capacidade estavam o alqueire, a canada e o quartilho. Com base nessas informações, e sabendo que 1 alqueire equivala a 13,1 litros e que um alqueire tinha 12 canadas ou 48 quartilhos, é correto afirmar que o volume de um recipiente com capacidade de 36 quartilhos era de ✂️ a) 2,325 dm³ ✂️ b) 3,275 dm³ ✂️ c) 9,825 dm³ ✂️ d) 10,675 dm³ Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q336732 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEProblemas que envolvem a divisão eqüitativa de bens para um certo número de pessoas são encontrados desde a Antiguidade. Considere que se deseje distribuir 18 armários entre 24 pessoas. Nesse caso, formando-se grupos com a mesma quantidade de pessoas, o número de maneiras diferentes de fazer a distribuição tal que os grupos recebam a mesma quantidade de armários é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q328093 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta acerca das funções de educar e cuidar na educação infantil. ✂️ a) Cabe aos profissionais da creche cuidar das crianças sem a preocupação com a educação. ✂️ b) Cabe aos profissionais que atuam com crianças de 4 e 5 anos de idade realizar atividades que eduquem, sem o compromisso de cuidar delas. ✂️ c) Não há educação sem cuidado, na educação infantil a criança tem necessidade e direito de ser cuidada e educada. ✂️ d) Na LDB, a educação infantil é tratada como um nível em que se deve trabalhar com as duas funções, porém a prioridade é para a função de educar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q323323 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil e Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPECom relação à alfabetização, assinale a opção correta. ✂️ a) A criança que aprende a ler e escrever utilizando apenas suas aptidões perceptuais e motoras e sua memória desenvolve um progresso rápido e eficiente. ✂️ b) A criança que não compreende a base de um sistema de escrita alfabética necessita apenas aprender as letras e superar as dificuldades de ortografia. ✂️ c) A criança que aprende a ler pensando parte de um nível de desenvolvimento cognitivo que lhe permite compreender como a fala está representada em um sistema de escrita alfabética e, por isso, progride com maior rapidez. ✂️ d) A criança que aprende a ler antes de ter elaborado a base conceitual necessária progride mais rapidamente e transfere a aprendizagem com maior facilidade, tornando-se capaz de ler palavras com as quais ainda não se familiarizou. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro