Questões de Concursos Professor de Educação Infantil I

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1Q1002240 | Noções de Informática, Correio Eletrônico cliente de email e webmail, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A internet e as ferramentas do Microsoft Office (versões 2013 e 2016) oferecem recursos para a comunicação e o compartilhamento de informações. Analise as afirmativas a seguir.

I. O Microsoft Outlook permite o envio e recebimento de emails, o agendamento de compromissos e o gerenciamento de contatos, facilitando a comunicação profissional.

II. A internet possibilita a realização de videoconferências, reuniões online e cursos a distância, expandindo as possibilidades de interação e aprendizagem.

III. O Microsoft PowerPoint permite a criação de apresentações de slides com animações, transições e efeitos sonoros, mas não permite a inserção de vídeos nas apresentações.

A sequência está correta em:
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2Q1002241 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei n 7853, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca dos conceitos trazidos pela Lei n. 13.146/15, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Desenho universal são adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais.
(__) Mobiliário urbano são quaisquer componentes de obras de urbanização, tais como os referentes a pavimentação, saneamento, encanamento para esgotos, distribuição de energia elétrica e de gás, iluminação pública, serviços de comunicação, abastecimento e distribuição de água, paisagismo e os que materializam as indicações do planejamento urbanístico.
(__) Barreiras urbanísticas são as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
(__) Barreiras arquitetônicas são as existentes nos edifícios públicos e privados.

A sequência está correta em:
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3Q1002242 | Direito Constitucional, Ordem Social, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Nos termos do Art. 227, da Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
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4Q1002243 | Direitos Humanos, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca das regras de acessibilidade previstas no Decreto nº 6.949/09, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Os Estados Partes tomarão medidas apropriadas para promover o acesso de pessoas com deficiência a novos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, exceto à Internet.
(__) Os Estados Partes tomarão medidas apropriadas para desenvolver, promulgar e monitorar a implementação de normas e diretrizes mínimas para a acessibilidade das instalações e dos serviços abertos ao público ou de uso público.
(__) Os Estados Partes tomarão medidas apropriadas para assegurar que as entidades privadas que oferecem instalações e serviços abertos ao público ou de uso público levem em consideração todos os aspectos relativos à acessibilidade para pessoas com deficiência.
(__) Os Estados Partes tomarão medidas apropriadas para proporcionar, a todos os atores envolvidos, formação em relação às questões de acessibilidade com as quais as pessoas com deficiência se confrontam.

A sequência está correta em:
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5Q1002244 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Lei n 325 de 1959, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca das regras da nomeação, constantes do Estatuto dos Funcionários Públicos de Cubatão, assinale a alternativa correta.
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6Q1002245 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Considerando as disposições constantes do Currículo Paulista, analise as afirmativas a seguir.

I. O Currículo Paulista considera a Educação Integral como a base da formação dos estudantes do Estado, independente da rede de ensino que frequentam e da jornada que cumprem.
II. Outro pressuposto da Educação Integral é o de que nem todo o espaço escolar é espaço de aprendizagem, aberto à ampliação dos conhecimentos dos estudantes.
III. Os espaços de aprendizagens se limitam àqueles situados no interior da escola.

Está correto o que se afirma em:
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7Q1002246 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Com base na Resolução CNE/CP nº 2/17, e nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela BNCC no âmbito da Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
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8Q1002247 | Pedagogia, Lei n 8069 de 1990, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre os direitos à liberdade, respeito e dignidade das crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.

I. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

II. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

III. É dever apenas da família zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Está correto o que se afirma em:
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9Q1002248 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
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10Q1002249 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre a organização curricular prevista na Resolução nº 4/10, analise as afirmativas a seguir.

I. A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.

II. Os cursos em tempo parcial noturno devem estabelecer metodologia idêntica às turmas da manhã.

III. A jornada em tempo integral com qualidade implica a necessidade da incorporação efetiva e orgânica, no currículo, de atividades e estudos pedagogicamente planejados e acompanhados.

Está correto o que se afirma em:
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11Q1002250 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca dos direitos assegurados aos profissionais do magistério público municipal, nos termos da Lei Complementar nº 22/04, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

(__) Regime Jurídico Celetista.
(__) Ingresso na carreira exclusivamente por meio de concurso público de provas e títulos.
(__) Salário mínimo nacional.
(__) Aperfeiçoamento profissional continuado.

A sequência está correta em:
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12Q1002251 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca da Lei Municipal nº 4.202/22, que criou o Programa Avança Escola, é correto afirmar que serão considerados alunos matriculados em período integral, aqueles com permanência superior a:
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13Q1002252 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direito à Vida da Pessoa com Deficiência, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, nos termos da Lei nº 13.146/15, analise as afirmativas a seguir.

I. Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida.
II. A pessoa com deficiência poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.
III. Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o poder público adotar medidas para sua proteção e segurança.

Está correto o que se afirma em:
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14Q1002253 | Pedagogia, Lei n 8069 de 1990, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre as disposições preliminares previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.

I. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
II. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
III. Na interpretação desta Lei levar-se-á em conta o seu sentido literal.

Está correto o que se afirma em:
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15Q1002254 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Nos termos da Lei nº 9.394/96, a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
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16Q1002255 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Assinale a alternativa que, nos termos do Art. 41, da Constituição Federal, prevê uma hipótese de perda do cargo do servidor público estável.
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17Q1002256 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE Leis e seus objetivos, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca das diretrizes do Plano Nacional de Educação, previstas na Lei nº 13.005/14, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

(__) Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do orçamento municipal, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade
(__) Regionalização do atendimento escolar.
(__) Erradicação do analfabetismo.
(__) Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

A sequência está correta em:
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18Q1002257 | Legislação Federal, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca do reconhecimento igual perante a Lei, nos termos do Decreto n. 6.949/09, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

(__) Os Estados Partes, sujeitos ao disposto neste Artigo, tomarão todas as medidas apropriadas e efetivas para assegurar às pessoas com deficiência o igual direito de possuir ou herdar bens, de controlar as próprias finanças e de ter igual acesso a empréstimos bancários, hipotecas e outras formas de crédito financeiro, e assegurarão que as pessoas com deficiência possam ser arbitrariamente destituídas de seus bens.

(__) Os Estados Partes reafirmam que as pessoas com deficiência têm o direito de ser reconhecidas em qualquer lugar como pessoas perante a lei.

(__) Os Estados Partes reconhecerão que as pessoas com deficiência gozam de capacidade legal em igualdade de condições com as demais pessoas em todos os aspectos da vida.

(__) Os Estados Partes tomarão medidas apropriadas para prover o acesso de pessoas com deficiência ao apoio que necessitarem no exercício de sua capacidade legal.

A sequência está correta em:
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19Q1002238 | Noções de Informática, Microsoft Word, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

O Microsoft Word e o Microsoft Excel oferecem recursos avançados para formatação de texto e células, respectivamente, permitindo a personalização de documentos e planilhas. Acerca da formatação nesses aplicativos, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) No Microsoft Word, a formatação de parágrafos inclui apenas o alinhamento do texto (esquerda, centralizado, direita, justificado), não sendo possível definir recuos, espaçamento entre linhas ou bordas.

(__) No Microsoft Excel, a formatação condicional permite alterar a cor de fundo de uma célula com base no seu valor, mas não permite aplicar outros tipos de formatação, como negrito ou itálico.

(__) No Microsoft Word, é possível criar listas numeradas ou com marcadores para organizar itens de forma hierárquica, facilitando a leitura e a compreensão do texto.

(__) No Microsoft Excel, é possível mesclar células para criar títulos ou cabeçalhos que ocupem várias colunas, melhorando a organização e a aparência da planilha.

A sequência está correta em:
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20Q1002239 | Noções de Informática, Microsoft Word, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

O Microsoft Word e o Microsoft Excel são aplicativos amplamente utilizados para a criação e edição de documentos e planilhas, respectivamente. Acerca desses aplicativos, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

(__) No Microsoft Word, a ferramenta "Pincel de Formatação" permite copiar a formatação de um parágrafo e aplicá-la a outro parágrafo, mas não permite copiar a formatação de um texto selecionado.
(__) No Microsoft Excel, é possível inserir gráficos para representar visualmente os dados da planilha, utilizando a guia "Inserir" e escolhendo o tipo de gráfico desejado.
(__) No Microsoft Word, a ferramenta "Mala direta" permite criar documentos personalizados, como cartas e etiquetas, a partir de uma lista de destinatários.
(__) No Microsoft Excel, é possível utilizar fórmulas para realizar cálculos e análises de dados, como somar valores, calcular médias e encontrar o valor máximo ou mínimo em um intervalo de células.

A sequência está correta em.
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