Questões de Concursos Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico

Resolva questões de Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1015827 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Considerando os movimentos históricos e as filosofias educacionais para surdos, qual das seguintes alternativas melhor explica a transição do oralismo puro para o bilinguismo na educação de surdos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1015828 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Foi fundado no Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857, com o apoio de D. Pedro II.
( ) Ernest Huet, professor em Paris, veio ao Brasil em 1855 com o objetivo de estabelecer uma escola para surdos.

( ) É reconhecido pelo MEC como um centro de referência nacional na área da surdez.

( ) O instituto oferece educação apenas para o Ensino Superior.

( ) Apoia a pesquisa de novas metodologias de ensino para pessoas surdas e oferece serviços na área de fonoaudiologia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1015830 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

No decorrer da história, os surdos e a surdez foram entendidos a partir de perspectivas distintas. Sobre a perspectiva de Heródoto em relação aos surdos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1014163 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

O planejamento do ensino de uma L2 para surdos deve considerar a especificidade da comunidade surda e suas necessidades linguísticas. Diante disso, qual das alternativas abaixo representa um princípio fundamental para o planejamento eficaz nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1015825 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Com base na visão socioantropológica em relação à surdez, que vem sendo construída no decorrer do tempo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1015829 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Quem foi Pedro Ponce de León e qual foi sua contribuição para a educação de surdos na Idade Moderna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1015831 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Durante a Idade Moderna, estudiosos relatam que os surdos enfrentaram tratamentos cruéis e preconceituosos em diferentes culturas. Por exemplo, em Esparta, eram “jogados em abismos”, enquanto em Atenas eram “deixados nas praças públicas ou arenas à míngua”. Os gregos e romanos negavam-lhes educação e direitos. No entanto, no Egito, os surdos eram considerados semideuses, autorizados a se comunicar apenas com os deuses. Sobre o tema, quem afirmou que os surdos eram doutrináveis e defendeu o uso de imagens para ensiná-los?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1014158 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A comunicação com surdos em sala de aula exige adaptações e estratégias específicas para a compreensão e o ensino da Língua Portuguesa. Considerando essa premissa, qual das alternativas abaixo NÃO representa uma prática eficiente para o ensino de português para surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1015826 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Considerando que o desenvolvimento de habilidades metacognitivas possibilita odomínio linguístico e a comunicação fluente entre as pessoas, quanto à alfabetização de crianças surdas, assinale a alternativa que apresenta o método de ensino mais adequado e sua respectiva descrição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1015832 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Segundo Quadro et.al. (2008), entre as expressões faciais utilizadas gramaticalmente na Libras, estão os movimentos de cabeça, a direção do olhar, a elevação das sobrancelhas, o franzir da testa e os movimentos com os lábios. Essas expressões estão associadas a determinadas estruturas sintáticas e apresentam um escopo bem definido. A ausência dessas marcações não manuais pode fazer com que uma sentença se torne:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1014157 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

São características estruturais da Libras:

I. Utilização de sinais icônicos, com representação visual de objetos e ações.
II. Organização espacial, com a utilização do espaço para representar relações gramaticais.
III. Presença de sinais com estrutura fonética semelhante à do português.
IV. Uso de expressões faciais e corporais como elementos gramaticais.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1014159 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A identidade surda é um tema complexo e multifacetado que engloba aspectos culturais, linguísticos e sociais. São elementos fundamentais na construção da identidade surda, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1014161 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A respeito das características da cultura surda, analise a sentença abaixo:


A cultura surda é homogênea e uniforme, com práticas e valores compartilhados por todos os surdos (1ª parte). Seu foco é superar as dificuldades da surdez (2ª parte). É uma cultura rica e diversa, com valores, costumes e tradições próprios, construídos a partir da experiência surda (3ª parte). Por isso, opõe-se à cultura ouvinte, buscando a exclusão e a separação entre os grupos (4ª parte).


Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1014160 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

O Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, garante o acesso à comunicação e à informação às pessoas surdas. Entre as medidas previstas nesse decreto, destaca-se o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1014162 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Considerando a importância da Libras como ferramenta de ensino e aprendizagem para surdos, analise as assertivas a seguir:

I. A inclusão de surdos em escolas regulares prevê a presença de intérpretes de Libras em todas as aulas, garantindo o acesso à informação e à comunicação.
II. O ensino bilíngue, com a utilização da Libras e da Língua Portuguesa, é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e do letramento dos alunos surdos.

III. A utilização de recursos visuais como vídeos, imagens e materiais impressos em Libras é crucial para a compreensão do conteúdo por parte dos alunos surdos.

IV. A formação continuada dos professores em Libras e as metodologias de ensino para surdos são essenciais para a efetividade da inclusão e do desenvolvimento de práticas pedagógicas adequadas.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.