Questões de Concursos Professor de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q328708 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bodoquena MS

Leia o texto abaixo e responda ao item 12.

Texto 2

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO A UNESCO reuniu alguns dos maiores luminares do mundo na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que elaborou o relatório "Educação: um tesouro a descobrir" (Delors et al., 1996). Neste relatório, a Comissão destacou quatro pilares que são as bases da educação, ao longo de toda a vida, para o século que já começou e até nos surpreende com tantas inovações e que precisa rever este “tesouro” tão necessário à sociedade.

Diante do exposto, relacione os quatro pilares às suas definições e depois marque a alternativa correta:

(1) Aprender a conhecer.

(2) Aprender a fazer.

(3) Aprender a conviver.

(4) Aprender a ser.

( ) Desafiar a aprender com a convivência.

( ) Gerar o interesse.

( ) Tornar aptas a enfrentar situações.

( ) Objetivar viver melhor com responsabilidade pessoal.

( ) Querer adquirir, reelaborar e reconstruir novos conhecimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q352212 | Artes, Elementos da linguagem visual, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Quanto aos efeitos de luz, sombra e volume utilizados em pinturas e desenhos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q352046 | Artes, Elementos da linguagem visual, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Quando se fala textura, pode-se estar fazendo referência ao tato ou à visão. Acerca dos tipos de textura, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q320876 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, assinale a alternativa verdadeira:

I. A compreensão mútua entre os seres humanos próximos ou estranhos é, daqui para frente, vital para que as relações humanas saiam do seu estado bárbaro de incompreensão.

II. Nós, os humanos, somos seres infantis, neuróticos, delirantes, capazes de medida e desmedida, sujeito de afetividade intensa e instável, seres de violência, de amor e de ódio.

III. Em uma possível reforma de ensino deve ser considerada a adoção de um novo paradigma cognitivo, no qual a ordem e a desordem sejam vistas e tratadas nos seus campos específicos.

IV. Não há cultura sem cérebro humano, (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber, aprender), mas não há mente, isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q351668 | Artes, Elementos da linguagem visual, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Com relação aos elementos básicos da linguagem visual - o ponto, a linha e o plano -, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q325818 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Constance Kamii, em “A criança e o número”, é correta a alternativa:

I. Para que a criança adquira conhecimento social é dispensável a interferência de outras pessoas.

II. Assim como o conhecimento físico, o conhecimento social é um conhecimento de conteúdo e requer uma estrutura lógico-matemática para sua assimilação e organização.

III. A abstração construtiva ou reflexiva é uma construção feita pela mente e, que, representa apenas o enfoque sobre algo já existente nos objetos.

IV. As relações não têm existência na realidade externa, a relação entre os objetos existe somente nas mentes daqueles que podem criá-la.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q325330 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Telma Weisz, em “Diálogo entre o ensino e aprendizagem”, é verdadeira a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q325122 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Acerca do planejamento participativo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q378669 | Biologia, Parasitologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A construção de instalações sanitárias adequadas é uma medida preventiva para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q326448 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta, de acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky em “Psicogênese da Língua Escrita”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q482644 | Geografia, Piauí PI, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Entre os fatores que determinam a ocorrência da caatinga no estado do Piauí está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q379808 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em uma célula que produz proteínas para serem exportadas, o caminho percorrido pelos polipeptídeos, do local de síntese até o meio extracelular é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q481668 | Geografia, Piauí PI, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Em relação à economia do estado do Piauí, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q387684 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para Ana Mae Barbosa, arte-educação é uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q387753 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Maria Fusari e M. Heloisa Ferraz, quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem, será preciso que as aulas de Arte sigam orientações que propiciem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q325613 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

As funções dos objetivos específicos do planejamento de ensino não incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q389361 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Em larga medida, a estabilidade política e econômica alcançada pelo Império entre 1850 e 1870 deveu-se às rendas geradas pelo principal produto de exportação brasileira no século XIX, que era o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q482425 | Geografia, Meio Rural, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As transformações verificadas na agricultura brasileira, nas últimas décadas, devem ser analisadas em conjunto com o desenvolvimento do modo capitalista de produção em nosso país e, nessa perspectiva, nota-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q378845 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em uma feira livre pode-se encontrar um excelente material para aulas de botânica. Assim, batata, goiaba, cenoura e pimentão são exemplos, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.