Início Questões de Concursos Professor de Ensino Fundamental II e Médio Resolva questões de Professor de Ensino Fundamental II e Médio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Ensino Fundamental II e Médio Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q386137 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVConsiderando que um segmento de uma molécula de DNA (ADN) apresenta 8000 nucleotídeos, dos quais apenas 30% apresentam timina, o professor perguntou aos alunos qual seria o número de necleotídeos com citosinas existentes nesse trecho da molécula. Os alunos concluíram que a resposta correta é: ✂️ a) 800 ✂️ b) 1600 ✂️ c) 2000 ✂️ d) 2400 ✂️ e) 3200 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q319641 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVRelacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica. 1. Educação de Jovens e Adultos 2. Educação Especial 3. Educação Profissional e Tecnológica 4. Educação do Campo ( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. ✂️ a) 3 – 1 – 2 – 4 ✂️ b) 3 – 1 – 4 – 2 ✂️ c) 2 – 1 – 4 – 3 ✂️ d) 3 – 3 – 4 – 1 ✂️ e) 4 – 1 – 3 – 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q321917 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir. I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q323219 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. ✂️ a) exercícios – habilidades – a escrita - as artes – das repetições ✂️ b) vivências – linguagens – a escrita - a matemática – da pesquisa ✂️ c) práticas – facetas – a escrita - a matemática – da pesquisa ✂️ d) vivências – linguagens – as artes - a música – da pesquisa ✂️ e) interesses – habilidades – a escrita - a matemática – das repetições Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q484872 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“A imagem piramidal e hierárquica tradicionalmente associada ao território, na qual os efeitos de proximidade têm supremacia sobre os efeitos de interdependência a longa distância, é cada vez mais menos verdadeira. [...] O exemplo da Amazônia é expressivo. A ligação direta e instantânea de certas localidades da Amazônia com os principais centros econômicos do país tornou, em parte, desnecessária a _____ anteriormente realizada pelos degraus inferiores da _____.” (Adaptado de Leila Christina Dias. Redes: emergência e organização. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. ✂️ a) Dominação – rede urbana. ✂️ b) Proximidade – rede urbana. ✂️ c) Função – centralidade urbana. ✂️ d) Mediação – hierarquia urbana. ✂️ e) Polarização – rede nacional de cidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q473847 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSegundo Soares et al. (2012), diversos jogos apresentam gestos e estruturas semelhantes à dos jogos desportivos. Com base nesse ponto, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) A transferência de gestos motores faz com que os jogos favoreçam o aprendizado seguinte. ✂️ b) Esses jogos devem ser utilizadas no desenvolvimento das habilidades dos jogos desportivos. ✂️ c) Essa abordagem representa a criação de classificações ?pré-esportivas?, o que não é adequado. ✂️ d) Esses jogos são etapas na direção dos jogos esportivos. ✂️ e) As diferenças técnico-táticas, apesar das similaridades, impedem a transferência do aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q474043 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir. I. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho. II. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a ?voz? do oprimido em sua relação com o opressor. III. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q384002 | Biologia, Microbiologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVConsiderando que mitocôndrias e cloroplastos são bactérias que vivem em simbiose nas células dos organismos eucariotos; que as associações simbióticas entre espécies diferentes (reinos diferentes) são o que chamamos de liquens; e que 90% das células do ser humano são bactérias fundamentais para o desenvolvimento adequado dos seus sistemas imunológico e nervoso, analise as afirmativas a seguir. I. Um organismo é caracterizado por um único genoma que determina tanto a morfologia como o comportamento. II. O que se chama de indivíduo é um conjunto de diferentes genomas que interagem simbioticamente durante a ontogenia, determinando as características morfológicas e comportamentais desse conjunto. III. O indivíduo é um pequeno ecossistema de genomas e não pode ser caracterizado por um genoma único que determina tanto a morfologia como o comportamento. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q546763 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVBaterias de íon-lítio equipam alguns aparelhos eletrônicos portáteis como laptops, máquinas fotográficas e celulares. As baterias desses aparelhos são capazes de fornecer 1000 mAh (mili Ampère hora) de carga. Sabendo que o módulo da carga do elétron é de 1,60 . 10–19C, assinale a opção que indica o número de elétrons que fluirá entre os eletrodos até que uma bateria, com essa capacidade de carga, descarregue totalmente. ✂️ a) 625 . 1022 ✂️ b) 1,60 . 1022 ✂️ c) 2,25 . 1022 ✂️ d) 6,25 . 1022 ✂️ e) 12,5 . 1022 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q474619 | Espanhol, Língua Espanhola e Educação, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA continuación leerá algunas características específicas de los enfoques de enseñanza de lengua extranjera. I. Gramática y Traducción: enseñanza de la gramática como práctica de traducción. II. Método Audiolingual: expresión oral, aprendizaje por hábito, diálogos creados originalmente por los aprendices. III. Enfoque Comunicativo: distintas competencias lingüísticas, énfasis sobre funciones para comunicarse en contextos específicos. Señale la opción que contiene la(s) caracterización(es) correcta(s). ✂️ a) Sólo la I. ✂️ b) Sólo la III. ✂️ c) Sólo I y III. ✂️ d) Sólo II y III. ✂️ e) Todas son correctas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q485888 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVNew critical literacy assessment is discussed by Duboc (2016). The only statement that does not reflect this view of assessment is: ✂️ a) Feedback is much more relevant than grading. ✂️ b) Assessment should consider several viewpoints. ✂️ c) Evaluation must be adapted to objective parameters. ✂️ d) Self-evaluation can be an adequate tool for assessing. ✂️ e) Assessment tools should be collaborative and mediated. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q326376 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVMariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir. I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos. II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico. III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q482964 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“No que tange à lógica instrumental da acumulação, criam-se condições para a internacionalização da economia em um mercado unificado, e um espaço de fluxos financeiros, mercantis e informacionais tende a superar os Estados e as fronteiras, delineando uma nova divisão territorial do trabalho e uma nova geopolítica.” (BECKER, Bertha. A geopolítica na virada do milênio: logística e desenvolvimento sustentável. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.) Em relação à dimensão política do espaço, Berta Becker afirma que a globalização significa ✂️ a) aumento da distensão. ✂️ b) incentivo à inovação tecnológica. ✂️ c) aumento da homogeneização. ✂️ d) reforço das barreiras. ✂️ e) valorização da diferença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q383325 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVEm 2005, a Coreia do Sul produziu um cãozinho clonado chamado Snuppy. Ele era o resultado da união de núcleos de células adultas, retiradas da pele da orelha de um cão da raça afghan hound macho e transferidos para óvulos previamente desnucleados. Os embriões resultantes foram implantados em fêmeas da raça labrador. A partir dos dados acima, é correto afirmar que o patrimônio genético de Snuppy é constituído ✂️ a) por metade do DNA proveniente do cão afghan hound e metade da cadela doadora do óvulo. ✂️ b) por metade do DNA proveniente do cão afghan hound e metade da cadela labrador. ✂️ c) apenas do DNA proveniente do cão afghan hound. ✂️ d) por parte do DNA da cadela doadora do óvulo. ✂️ e) por parte do DNA extra nuclear da cadela labrador. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q544224 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVHá evidencias de que a microcefalia é uma patologia neurológica relacionada à contaminação da gestante pelo zika vírus, transmitido pela picada do mosquito aedes aegypt. Normalmente, a microcefalia era diagnosticada após o nascimento do bebê, mas o aumento significativo de casos tem feito com que os profissionais da saúde façam investigações do cérebro do feto, ainda no período da gestação. Um dos exames utilizados é a ultrassonografia que, com a obtenção de imagens de estruturas internas, permite detectar a patologia. Numa ultrassonografia, ondas de ultrassom são transmitidas através da barriga da gestante, ao interior do corpo da mãe e do bebê. As ondas que retornam ao aparelho são transformadas em sinais elétricos, amplificadas, processadas por computadores e visualizadas no monitor de vídeo. O fenômeno físico, característico a qualquer tipo de onda, em que se baseia esse diagnóstico por imagem é ✂️ a) a dispersão. ✂️ b) a polarização. ✂️ c) a reflexão. ✂️ d) a ressonância. ✂️ e) a difração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q383425 | Biologia, Ecologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVNos ecossistemas terrestres, a produtividade primária média, por m2 e por ano, é cerca de três vezes maior que a dos ecossistemas marinhos. Contudo, a produtividade primária total dos ecossistemas terrestres e marinhos é aproximadamente igual. Considerando esses dados, analise as afirmativas a seguir. I. A área dos oceanos e cerca de três vezes maior que a área da terra firme, o que compensa a maior produtividade dos ecossistemas terrestres, igualando a produtividade total nos dois ambientes. II. Nos oceanos existem algumas áreas de ressurgência nas quais a produtividade primária é muito alta em função da ascensão da água profunda carregada de nutrientes. III. A maior parte da produtividade primária dos oceanos se origina de plantas herbáceas cujas sementes se fixam nas zonas de pouca profundidade. Assinale: ✂️ a) se apenas a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se apenas a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se apenas a afirmativa III estiver correta. ✂️ d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q544857 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVDenomina-se “distância mínima de visão distinta” a menor distância entre um objeto e o olho de uma pessoa para que ela possa vê-lo com nitidez. Um dia, caiu um cisco no olho de um oftalmologista. Ele, então, utiliza um espelho côncavo de 32 cm de raio para obter uma imagem ampliada de sua vista para melhor examiná-la. Supondo que sua distância mínima de visão distinta seja 24 cm, seu rosto deve ficar a uma distância do espelho de, no mínimo, ✂️ a) 4 cm. ✂️ b) 6 cm. ✂️ c) 8 cm. ✂️ d) 12 cm. ✂️ e) 48 cm. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q474404 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVDe acordo com Soares et al. (2012), assinale a opção que indica uma das formas de abordagem do conteúdo de dança nas séries iniciais do Ensino Fundamental (até 3a série). ✂️ a) Danças com conteúdo relacionado à realidade social dos alunos e da comunidade. ✂️ b) Danças técnica e expressivamente aprimoradas, sobre temas criados pelos alunos. ✂️ c) Danças com interpretação técnica da representação de temas da cultura nacional. ✂️ d) Danças de livre interpretação de músicas diferentes. ✂️ e) Danças que exijam domínio de técnicas específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q484373 | Geografia, População Brasileira, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVCom relação aos efeitos da difusão das redes de telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir. I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de proximidade geográfica foram marginalizados. II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das novas redes foi acompanhada de seletividades espacial. III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais. Assinale: ✂️ a) se somente a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se somente a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se somente a afirmativa III estiver correta. ✂️ d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q483865 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma abordagem conhecida como análise regional, de inspiração neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões funcionais.” (Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.) Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da análise regional, é necessário considerar ✂️ a) os aspectos vinculados à divisão socioespacial do trabalho. ✂️ b) a combinação de fatores que faz emergir um espaço singular. ✂️ c) as variáveis estruturantes que definem espaços homogêneos. ✂️ d) os fluxos e as trocas que se organizam em um espaço estruturado. ✂️ e) os sentimentos de pertencimento que individualizam um espaço vivido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q386137 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVConsiderando que um segmento de uma molécula de DNA (ADN) apresenta 8000 nucleotídeos, dos quais apenas 30% apresentam timina, o professor perguntou aos alunos qual seria o número de necleotídeos com citosinas existentes nesse trecho da molécula. Os alunos concluíram que a resposta correta é: ✂️ a) 800 ✂️ b) 1600 ✂️ c) 2000 ✂️ d) 2400 ✂️ e) 3200 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q319641 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVRelacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica. 1. Educação de Jovens e Adultos 2. Educação Especial 3. Educação Profissional e Tecnológica 4. Educação do Campo ( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. ✂️ a) 3 – 1 – 2 – 4 ✂️ b) 3 – 1 – 4 – 2 ✂️ c) 2 – 1 – 4 – 3 ✂️ d) 3 – 3 – 4 – 1 ✂️ e) 4 – 1 – 3 – 2 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q321917 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir. I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q323219 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. ✂️ a) exercícios – habilidades – a escrita - as artes – das repetições ✂️ b) vivências – linguagens – a escrita - a matemática – da pesquisa ✂️ c) práticas – facetas – a escrita - a matemática – da pesquisa ✂️ d) vivências – linguagens – as artes - a música – da pesquisa ✂️ e) interesses – habilidades – a escrita - a matemática – das repetições Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q484872 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“A imagem piramidal e hierárquica tradicionalmente associada ao território, na qual os efeitos de proximidade têm supremacia sobre os efeitos de interdependência a longa distância, é cada vez mais menos verdadeira. [...] O exemplo da Amazônia é expressivo. A ligação direta e instantânea de certas localidades da Amazônia com os principais centros econômicos do país tornou, em parte, desnecessária a _____ anteriormente realizada pelos degraus inferiores da _____.” (Adaptado de Leila Christina Dias. Redes: emergência e organização. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. ✂️ a) Dominação – rede urbana. ✂️ b) Proximidade – rede urbana. ✂️ c) Função – centralidade urbana. ✂️ d) Mediação – hierarquia urbana. ✂️ e) Polarização – rede nacional de cidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q473847 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSegundo Soares et al. (2012), diversos jogos apresentam gestos e estruturas semelhantes à dos jogos desportivos. Com base nesse ponto, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) A transferência de gestos motores faz com que os jogos favoreçam o aprendizado seguinte. ✂️ b) Esses jogos devem ser utilizadas no desenvolvimento das habilidades dos jogos desportivos. ✂️ c) Essa abordagem representa a criação de classificações ?pré-esportivas?, o que não é adequado. ✂️ d) Esses jogos são etapas na direção dos jogos esportivos. ✂️ e) As diferenças técnico-táticas, apesar das similaridades, impedem a transferência do aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q474043 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir. I. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho. II. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a ?voz? do oprimido em sua relação com o opressor. III. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q384002 | Biologia, Microbiologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVConsiderando que mitocôndrias e cloroplastos são bactérias que vivem em simbiose nas células dos organismos eucariotos; que as associações simbióticas entre espécies diferentes (reinos diferentes) são o que chamamos de liquens; e que 90% das células do ser humano são bactérias fundamentais para o desenvolvimento adequado dos seus sistemas imunológico e nervoso, analise as afirmativas a seguir. I. Um organismo é caracterizado por um único genoma que determina tanto a morfologia como o comportamento. II. O que se chama de indivíduo é um conjunto de diferentes genomas que interagem simbioticamente durante a ontogenia, determinando as características morfológicas e comportamentais desse conjunto. III. O indivíduo é um pequeno ecossistema de genomas e não pode ser caracterizado por um genoma único que determina tanto a morfologia como o comportamento. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q546763 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVBaterias de íon-lítio equipam alguns aparelhos eletrônicos portáteis como laptops, máquinas fotográficas e celulares. As baterias desses aparelhos são capazes de fornecer 1000 mAh (mili Ampère hora) de carga. Sabendo que o módulo da carga do elétron é de 1,60 . 10–19C, assinale a opção que indica o número de elétrons que fluirá entre os eletrodos até que uma bateria, com essa capacidade de carga, descarregue totalmente. ✂️ a) 625 . 1022 ✂️ b) 1,60 . 1022 ✂️ c) 2,25 . 1022 ✂️ d) 6,25 . 1022 ✂️ e) 12,5 . 1022 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q474619 | Espanhol, Língua Espanhola e Educação, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA continuación leerá algunas características específicas de los enfoques de enseñanza de lengua extranjera. I. Gramática y Traducción: enseñanza de la gramática como práctica de traducción. II. Método Audiolingual: expresión oral, aprendizaje por hábito, diálogos creados originalmente por los aprendices. III. Enfoque Comunicativo: distintas competencias lingüísticas, énfasis sobre funciones para comunicarse en contextos específicos. Señale la opción que contiene la(s) caracterización(es) correcta(s). ✂️ a) Sólo la I. ✂️ b) Sólo la III. ✂️ c) Sólo I y III. ✂️ d) Sólo II y III. ✂️ e) Todas son correctas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q485888 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVNew critical literacy assessment is discussed by Duboc (2016). The only statement that does not reflect this view of assessment is: ✂️ a) Feedback is much more relevant than grading. ✂️ b) Assessment should consider several viewpoints. ✂️ c) Evaluation must be adapted to objective parameters. ✂️ d) Self-evaluation can be an adequate tool for assessing. ✂️ e) Assessment tools should be collaborative and mediated. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q326376 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVMariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir. I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos. II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico. III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q482964 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“No que tange à lógica instrumental da acumulação, criam-se condições para a internacionalização da economia em um mercado unificado, e um espaço de fluxos financeiros, mercantis e informacionais tende a superar os Estados e as fronteiras, delineando uma nova divisão territorial do trabalho e uma nova geopolítica.” (BECKER, Bertha. A geopolítica na virada do milênio: logística e desenvolvimento sustentável. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.) Em relação à dimensão política do espaço, Berta Becker afirma que a globalização significa ✂️ a) aumento da distensão. ✂️ b) incentivo à inovação tecnológica. ✂️ c) aumento da homogeneização. ✂️ d) reforço das barreiras. ✂️ e) valorização da diferença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q383325 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVEm 2005, a Coreia do Sul produziu um cãozinho clonado chamado Snuppy. Ele era o resultado da união de núcleos de células adultas, retiradas da pele da orelha de um cão da raça afghan hound macho e transferidos para óvulos previamente desnucleados. Os embriões resultantes foram implantados em fêmeas da raça labrador. A partir dos dados acima, é correto afirmar que o patrimônio genético de Snuppy é constituído ✂️ a) por metade do DNA proveniente do cão afghan hound e metade da cadela doadora do óvulo. ✂️ b) por metade do DNA proveniente do cão afghan hound e metade da cadela labrador. ✂️ c) apenas do DNA proveniente do cão afghan hound. ✂️ d) por parte do DNA da cadela doadora do óvulo. ✂️ e) por parte do DNA extra nuclear da cadela labrador. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q544224 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVHá evidencias de que a microcefalia é uma patologia neurológica relacionada à contaminação da gestante pelo zika vírus, transmitido pela picada do mosquito aedes aegypt. Normalmente, a microcefalia era diagnosticada após o nascimento do bebê, mas o aumento significativo de casos tem feito com que os profissionais da saúde façam investigações do cérebro do feto, ainda no período da gestação. Um dos exames utilizados é a ultrassonografia que, com a obtenção de imagens de estruturas internas, permite detectar a patologia. Numa ultrassonografia, ondas de ultrassom são transmitidas através da barriga da gestante, ao interior do corpo da mãe e do bebê. As ondas que retornam ao aparelho são transformadas em sinais elétricos, amplificadas, processadas por computadores e visualizadas no monitor de vídeo. O fenômeno físico, característico a qualquer tipo de onda, em que se baseia esse diagnóstico por imagem é ✂️ a) a dispersão. ✂️ b) a polarização. ✂️ c) a reflexão. ✂️ d) a ressonância. ✂️ e) a difração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q383425 | Biologia, Ecologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVNos ecossistemas terrestres, a produtividade primária média, por m2 e por ano, é cerca de três vezes maior que a dos ecossistemas marinhos. Contudo, a produtividade primária total dos ecossistemas terrestres e marinhos é aproximadamente igual. Considerando esses dados, analise as afirmativas a seguir. I. A área dos oceanos e cerca de três vezes maior que a área da terra firme, o que compensa a maior produtividade dos ecossistemas terrestres, igualando a produtividade total nos dois ambientes. II. Nos oceanos existem algumas áreas de ressurgência nas quais a produtividade primária é muito alta em função da ascensão da água profunda carregada de nutrientes. III. A maior parte da produtividade primária dos oceanos se origina de plantas herbáceas cujas sementes se fixam nas zonas de pouca profundidade. Assinale: ✂️ a) se apenas a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se apenas a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se apenas a afirmativa III estiver correta. ✂️ d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q544857 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVDenomina-se “distância mínima de visão distinta” a menor distância entre um objeto e o olho de uma pessoa para que ela possa vê-lo com nitidez. Um dia, caiu um cisco no olho de um oftalmologista. Ele, então, utiliza um espelho côncavo de 32 cm de raio para obter uma imagem ampliada de sua vista para melhor examiná-la. Supondo que sua distância mínima de visão distinta seja 24 cm, seu rosto deve ficar a uma distância do espelho de, no mínimo, ✂️ a) 4 cm. ✂️ b) 6 cm. ✂️ c) 8 cm. ✂️ d) 12 cm. ✂️ e) 48 cm. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q474404 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVDe acordo com Soares et al. (2012), assinale a opção que indica uma das formas de abordagem do conteúdo de dança nas séries iniciais do Ensino Fundamental (até 3a série). ✂️ a) Danças com conteúdo relacionado à realidade social dos alunos e da comunidade. ✂️ b) Danças técnica e expressivamente aprimoradas, sobre temas criados pelos alunos. ✂️ c) Danças com interpretação técnica da representação de temas da cultura nacional. ✂️ d) Danças de livre interpretação de músicas diferentes. ✂️ e) Danças que exijam domínio de técnicas específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q484373 | Geografia, População Brasileira, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVCom relação aos efeitos da difusão das redes de telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir. I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de proximidade geográfica foram marginalizados. II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das novas redes foi acompanhada de seletividades espacial. III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais. Assinale: ✂️ a) se somente a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se somente a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se somente a afirmativa III estiver correta. ✂️ d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q483865 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma abordagem conhecida como análise regional, de inspiração neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões funcionais.” (Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.) Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da análise regional, é necessário considerar ✂️ a) os aspectos vinculados à divisão socioespacial do trabalho. ✂️ b) a combinação de fatores que faz emergir um espaço singular. ✂️ c) as variáveis estruturantes que definem espaços homogêneos. ✂️ d) os fluxos e as trocas que se organizam em um espaço estruturado. ✂️ e) os sentimentos de pertencimento que individualizam um espaço vivido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro