Questões de Concursos Professor de Ensino Infantil

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1Q901166 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A Educação Infantil, conforme descrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5(cinco) anos de idade em seus aspectos;
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2Q901171 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular, apresenta organizadores curriculares, o primeiro deles é apresentado por Campo de Experiência. Qual Campo descrito abaixo não corresponde aos inseridos na BNCC.
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3Q901169 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O brinquedo e a brincadeira são constitutivos da infância. A brincadeira é para a criança um meio de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e o mundo. De acordo com o manual “Brinquedos e Brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica” (2012), para educar as crianças pequenas é preciso a integração da educação ao cuidado e também da educação e do cuidado à brincadeira, do brincar com qualidade. São consideradas condições prévias para a introdução de brinquedos e brincadeiras, exceto:
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4Q901164 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente, é um marco regulatório dos Direitos Humanos e apresenta um conjunto de normas do ordenamento jurídico. Dentre os direitos estabelecidos, a convivência familiar é um deles. De acordo com o estatuto, assinale a afirmação que corresponde ao conceito de família natural descrito no artigo 25 do referido documento.
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5Q901168 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A Proposta Pedagógica da Educação Infantil é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados, e é elaborado num processo coletivo com profissionais e comunidade escolar. De acordo com o descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas devem respeitar os seguintes princípios.
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6Q901167 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A avaliação é um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Em relação ao processo de avaliação na Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais determinam uma série de garantias. De acordo com tais garantias seria incorreto afirmar que:
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7Q901170 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Com o corpo, as crianças desde cedo exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, tornando-se progressivamente consciente dessa corporeidade. Dentro dos grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil são descritos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, de cada uma delas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é correto afirmar que:
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8Q901165 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Na primeira etapa da Educação Básica e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados as crianças seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, descritos na Base Nacional Comum Curricular. Assinale a alternativa que apresenta os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento:
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