Questões de Concursos Professor de Ensino Médio

Resolva questões de Professor de Ensino Médio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q795011 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

A razão humana, num determinado domínio de seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais não pode dar resposta por ultrapassarem completamente suas possibilidades.

A partir da leitura do parágrafo acima, é correto afirmar que, para seu autor,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q795192 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

No plano do humano [...] o filósofo é o condutor. O mantenedor da justiça que deve reinar. E não tanto o que mantém a justiça quanto aquele que conduz os homens à justiça [...] à autonomia espiritual que é a consciência da relatividade do mundo sensível.

É correto afirmar que, nesse excerto, Franklin L. e Silva tem como referência a visão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q794982 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

É comum considerarmos a obra de Maquiavel como uma ruptura em relação à tradição do pensamento político greco-romano e cristão. É correto afirmar como características dessa ruptura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q795172 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

De fato, é no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se.

Essa frase de Vernant é uma síntese de sua tese, segundo a qual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q795191 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

A partir desse texto que abre as Meditações Metafísicas de Descartes, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q795149 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O filósofo empirista David Hume celebrizou-se por sua crítica à concepção clássica da causalidade. Qual das afirmações abaixo resume a posição desse filósofo acerca da relação de causa e efeito?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q795031 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.

O excerto acima corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q795101 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O homem é a medida de todas as coisas. Das coisas que são o que são e das coisas que não são o que não são.

A frase acima é atribuída a Protágoras, um dos mais celébres sofistas. A partir dela deve-se inferir que um dos traços distintivos de sua filosofia é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q794779 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

No trecho acima, Ernst Cassirer assinala a posição dos iluministas diante dos sistemas metafísicos do século XVII. Segundo sua interpretação, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q795153 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

Finalmente [...] será feito um esforço gigantesco para colocar a alétheia no lugar da doxa. Será o momento em que a filosofia em vez de ocupar-se com a origem do mundo e as causas de sua transformação, se interessará exclusivamente pelos homens, pela vida social e política.

Nesse excerto Chauí se refere a dois filósofos responsáveis por uma ruptura que mudou a orientação do pensamento filosófico grego. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q794693 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O fogo vive a morte da terra e o ar vive a morte do fogo; a água vive a morte do ar e a terra a da água.

Este excerto deve ser interpretado como um exemplo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q794649 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O contratualismo esteve entre as posições dominantes da filosofia política moderna.

A idéia de um contrato social que assegure a instituição de um estado liberal é característica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q389788 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

As revoluções burguesas - a 1ª Revolução Industrial Inglesa, a Revolução Francesa e a 2ª Revolução Industrial na Alemanha - foram importantes para a sociedade ocidental porque permitiram que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q794658 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O que vemos aí é uma completa mudança de todos os valores anteriores. O mito, que estava relegado às posições inferiores, foi subitamente elevado à suprema dignidade.

Essa afirmação, retirada de O Mito do Estado (Cassirer), descreve uma forma de conceber o mito que é representativa da transição do pensamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q794632 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

No século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprimese a noção de Deus, mas não a idéia de que a essência precede a existência. O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Declara ele que há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem (...).

É sabido que Sartre considerava seu ateísmo mais completo que o de seus antecessores. A partir do texto supracitado é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q794575 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

Thomas Hobbes é conhecido por sua descrição do estado de natureza como um estado de guerra de todos os homens contra todos os homens. Para superar essa condição inicial de insegurança Hobbes propõe a instituição de um Estado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q389761 | História, História Geral, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O movimento das idéias que proclama a liberdade de todos os homens, em todos os níveis e em torno da razão, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q795186 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

Com base na comparação entre Locke e Descartes feita por Lebrun, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q794764 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O mito da caverna (Platão, A República) descreve um grupo de pessoas que viveu durante toda a vida confinado em uma caverna, preso por grilhões, vendo a vida apenas por sombras refletidas por um facho de luz. Um dos integrantes do grupo constrói uma ferramenta capaz de romper suas amarras para ver o mundo tal como era. Seu encantamento com a descoberta é grande, percebendo que passou seus dias vendo o mundo por meio de sombras e não como era de fato. Decide, então, que só voltaria a habitar a caverna se lhe obrigassem.

A dialética INCORRETA apresentada nesta alegoria é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q794742 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O que há de fundamental e básico [neste caso] é a constituição reflexiva do poder da razão de representar, na instância da subjetividade, a realidade naquilo que ela tem de objetivo.

E com isso se fundamenta metafisicamente a apreensão lógico-matemática do real. É correto afirmar que, no parágrafo acima, Franklin L. e Silva refere-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.