Questões de Concursos Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais

Resolva questões de Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1069912 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Leia com atenção o texto a seguir.

Atribui-se ao filósofo grego ............................. a invenção da palavra filosofia. Ele teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se .......................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1069913 | Filosofia, O que É a Filosofia, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

São fatos significativos como condições históricas para o surgimento da filosofia:

1. Viagens marítimas.

2. Invenção do calendário.

3. Invenção da escrita alfabética.

4. Edificações das pirâmides.

5. A peste negra.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1069914 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o filósofo Platão.

1. Foi um dos pensadores gregos, discípulos de Sócrates, cujo pensamento influenciou significativamente a sociedade ocidental.
2. Considerava que a filosofia começava a partir das ideias e opiniões do senso comum ou de acontecimentos da vida cotidiana.
3. Seus escritos revelam um crítico dos governos aristocráticos e um defensor da democracia ateniense, que considerava um regime justo e confiável.
4. Em termos políticos ele pode ser considerado um idealista, cuja pretensão consistia em ter como governantes as pessoas mais sábias.
5. Através da análise crítica, o filósofo consegue a superação das opiniões divergentes e estabelece o consenso, que não é fruto da revelação divina.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1069915 | Filosofia, A Política, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:

O filósofo alemão, discípulo de Adorno e personagem relevante da Escola de Frankfurt, ........................... realizou investigações, refletindo sobre a democracia, a política contemporânea, a sociedade e sobre o Estado de Direito. Entre seus escritos, podemos destacar .................................... e Conhecimento e Interesse.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1069916 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a Patrística medieval.

( ) Resultou dos esforços de alguns apóstolos e Padres da Igreja na tentativa de conciliar o pensamento cristão com as ideias filosóficas de pensadores gregos e romanos.
( ) Sua tarefa envolvia a evangelização e a defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos opositores de outras religiões.
( ) Para impor as ideias cristãs, os Padres da Igreja transformaram as revelações divinas em decretos divinos, irrefutáveis e inquestionáveis, ou seja, em dogmas.
( ) Seus seguidores introduziram temas não discutidos pelos filósofos greco-romanos, entre outros, o pecado original, Deus como trindade una e o juízo final.
( ) Seus representantes mais conhecidos foram, entre outros, Santo Tomás de Aquino, Justino, Orígenes, Eusébio, Santo Ambrósio e Boécio.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1069917 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Chamavam-se escolásticos os mestres das escolas monacais da Idade Média. A Filosofia Escolástica preocupava-se, acima de tudo, em elaborar uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1069918 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

No século XX, a filosofia passou a desconfiar do otimismo científico do século anterior, pelo choque provocado por acontecimentos como os avanços do fascismo e do nazismo, as invasões russas, as duas guerras mundiais, os conflitos no Oriente Médio e as ditaduras instaladas na América Latina.
Diante desse cenário brevemente esboçado, um grupo de filósofos alemães, conhecidos como a Escola de Frankfurt, elaborou a chamada Teoria Crítica, concepção que distingue duas formas da razão:
A razão .................................... , que é a razão técnico-científica, que faz das ciências e das técnicas, não um meio de libertação dos seres humanos, mas formas de intimidação, medo, terror e desespero.
A razão .......................... , que analisa e interpreta os limites e perigos de pensamentos instrumentais e afirma que as mudanças sociais, políticas e culturais só se realizarão se tiverem como finalidade a emancipação do gênero humano, e não as ideias de controle e domínio técnico-científico sobre a natureza, a sociedade e a cultura.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.