Início Questões de Concursos Professor de Habilidade Inclusiva Resolva questões de Professor de Habilidade Inclusiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Habilidade Inclusiva Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q326171 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMA língua de sinais utilizada pelo indivíduo surdo é uma construção social das comunidades surdas. Por esta razão: ✂️ a) A língua de sinais é um sistema linguístico universal. ✂️ b) Existem três línguas de sinais diferentes. ✂️ c) São múltiplas, tendo cada país a sua língua de sinais. ✂️ d) As línguas de sinais representam um código comum, permitindo que os surdos de todos os países interajam sem dificuldades. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q325408 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMPara atender as necessidades educacionais de seus alunos surdos, a escola inclusiva brasileira precisa: ✂️ a) Ter uma equipe de professores com ampla experiência pedagógica. ✂️ b) Fazer uso da Libras como instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem. ✂️ c) Dispor de recursos e materiais pedagógicos variados. ✂️ d) Fazer adaptações curriculares e garantir a presença do intérprete de Libras na sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q319325 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMO interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos: ✂️ a) 1960. ✂️ b) 1970. ✂️ c) 1977 ✂️ d) 1980. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q323517 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMA inclusão de alunos(as) cegos(as) no ensino regular: ✂️ a) É no Brasil, uma prática antiga que acontece desde a educação infantil. ✂️ b) Depende, exclusivamente, do trabalho conjunto de profissionais especializados e da equipe escolar. ✂️ c) É um processo gradual e dinâmico, que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola, e que a participação da família é imprescindível. ✂️ d) Todas as alternativas anteriores estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q319275 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMA Deficiência Mental vem, necessariamente associada a: ✂️ a) Debilidade motora. ✂️ b) Alterações das funções perceptivas e de atenção. ✂️ c) Dificuldades na estruturação da função simbólica e da linguagem. ✂️ d) Conduta hiperativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q321803 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMA Deficiência Mental é caracterizada como: ✂️ a) Atraso. ✂️ b) Transtorno mental. ✂️ c) Limitação intelectual e adaptativa. ✂️ d) Desenvolvimento irregular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q322983 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMEntende-se por Educação Especial: ✂️ a) Uma modalidade de educação que visa separar os educandos com necessidades especiais, em salas especiais, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais direcionado e com maior atenção. ✂️ b) A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais. ✂️ c) Uma modalidade da educação básica e superior que visa formar indivíduos com necessidades espaciais para o mercado de trabalho. ✂️ d) Uma modalidade de educação escolar, onde a sua oferta é dever exclusivo do setor privado, tendo inicio na educação infantil, na faixa etária de zero a seis anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q319274 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMSabe-se que são diversas as causas da surdez, porém a principal é: ✂️ a) Hepatite B. ✂️ b) Meningite. ✂️ c) Rubéola. ✂️ d) Sarampo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q328430 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMSegundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os sistemas de ensino NÃO deverão assegurar, aos educandos com necessidades especiais: ✂️ a) O acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino regular. ✂️ b) Currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. ✂️ c) Professores com vasta experiência, porém sem especialização adequada. ✂️ d) Educação especial para o trabalho, visando sua efetiva integração na vida em sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q323679 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMDe acordo com a classificação atual, as pessoas com perdas auditivas entre 66 e 95 db são consideradas: ✂️ a) Socialmente normais. ✂️ b) Com Deficiência Auditiva Profunda. ✂️ c) Com Deficiência Auditiva Severa. ✂️ d) Com Deficiência Auditiva Moderada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q319054 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMO desenvolvimento cognitivo de uma criança com deficiência mental: ✂️ a) tem características próprias. ✂️ b) tem limites e ritmos próprios, embora siga as mesmas etapas porque passa a criança dita normal. ✂️ c) se iguala ao desenvolvimento das demais crianças com deficiência mental. ✂️ d) ocorre sob condições especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q322949 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMA Deficiência Mental é um transtorno que se manifesta: ✂️ a) No nascimento. ✂️ b) Após o segundo ano de vida. ✂️ c) Na adolescência. ✂️ d) Antes dos 18 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q319737 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMNo que se diz respeito a história da Educação Inclusiva. Analise os itens a seguir. I- Antigamente não se consideravam educáveis as crianças com necessidade especiais, e consequentemente, não se previam nenhum tipo de resposta educativa. II- A rede regular de ensino, desde os primórdios, sempre teve em suas salas de aula crianças com necessidades especiais, assegurando todos os seus direitos. III- Recentemente surgiu a necessidade de elaborar currículos abertos, no sentido de propiciar uma prática educativa congruente com o tratamento da diversidade aplicada ao conjunto de todos os alunos. Marque a alternativa correta. ✂️ a) Todos os itens estão corretos. ✂️ b) Todos os itens estão falsos. ✂️ c) Somente I e III estão corretos. ✂️ d) Somente I e II estão falsos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q322802 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMÉ considerado Deficiente Mental alguém que mediante os resultados dos testes psicométricos atinge um quociente intelectual (QI): ✂️ a) Superior a 90. ✂️ b) Superior a 70 e inferior a 80. ✂️ c) Superior a 75 e inferior a 90. ✂️ d) Inferior a 70. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q322008 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMSob a perspectiva sócio-histórica, a experiência da surdez trouxe diversas consequências para a vida social de pessoas surdas. A mais importante delas foi: ✂️ a) A construção de um sistema linguístico visoespacial. ✂️ b) A formação de comunidades surdas. ✂️ c) A formação de guetos. ✂️ d) O isolamento de muitos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q326171 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMA língua de sinais utilizada pelo indivíduo surdo é uma construção social das comunidades surdas. Por esta razão: ✂️ a) A língua de sinais é um sistema linguístico universal. ✂️ b) Existem três línguas de sinais diferentes. ✂️ c) São múltiplas, tendo cada país a sua língua de sinais. ✂️ d) As línguas de sinais representam um código comum, permitindo que os surdos de todos os países interajam sem dificuldades. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q325408 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMPara atender as necessidades educacionais de seus alunos surdos, a escola inclusiva brasileira precisa: ✂️ a) Ter uma equipe de professores com ampla experiência pedagógica. ✂️ b) Fazer uso da Libras como instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem. ✂️ c) Dispor de recursos e materiais pedagógicos variados. ✂️ d) Fazer adaptações curriculares e garantir a presença do intérprete de Libras na sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q319325 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMO interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos: ✂️ a) 1960. ✂️ b) 1970. ✂️ c) 1977 ✂️ d) 1980. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q323517 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMA inclusão de alunos(as) cegos(as) no ensino regular: ✂️ a) É no Brasil, uma prática antiga que acontece desde a educação infantil. ✂️ b) Depende, exclusivamente, do trabalho conjunto de profissionais especializados e da equipe escolar. ✂️ c) É um processo gradual e dinâmico, que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola, e que a participação da família é imprescindível. ✂️ d) Todas as alternativas anteriores estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q319275 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMA Deficiência Mental vem, necessariamente associada a: ✂️ a) Debilidade motora. ✂️ b) Alterações das funções perceptivas e de atenção. ✂️ c) Dificuldades na estruturação da função simbólica e da linguagem. ✂️ d) Conduta hiperativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q321803 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMA Deficiência Mental é caracterizada como: ✂️ a) Atraso. ✂️ b) Transtorno mental. ✂️ c) Limitação intelectual e adaptativa. ✂️ d) Desenvolvimento irregular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q322983 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMEntende-se por Educação Especial: ✂️ a) Uma modalidade de educação que visa separar os educandos com necessidades especiais, em salas especiais, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais direcionado e com maior atenção. ✂️ b) A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais. ✂️ c) Uma modalidade da educação básica e superior que visa formar indivíduos com necessidades espaciais para o mercado de trabalho. ✂️ d) Uma modalidade de educação escolar, onde a sua oferta é dever exclusivo do setor privado, tendo inicio na educação infantil, na faixa etária de zero a seis anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q319274 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMSabe-se que são diversas as causas da surdez, porém a principal é: ✂️ a) Hepatite B. ✂️ b) Meningite. ✂️ c) Rubéola. ✂️ d) Sarampo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q328430 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMSegundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os sistemas de ensino NÃO deverão assegurar, aos educandos com necessidades especiais: ✂️ a) O acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino regular. ✂️ b) Currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. ✂️ c) Professores com vasta experiência, porém sem especialização adequada. ✂️ d) Educação especial para o trabalho, visando sua efetiva integração na vida em sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q323679 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMDe acordo com a classificação atual, as pessoas com perdas auditivas entre 66 e 95 db são consideradas: ✂️ a) Socialmente normais. ✂️ b) Com Deficiência Auditiva Profunda. ✂️ c) Com Deficiência Auditiva Severa. ✂️ d) Com Deficiência Auditiva Moderada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q319054 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMO desenvolvimento cognitivo de uma criança com deficiência mental: ✂️ a) tem características próprias. ✂️ b) tem limites e ritmos próprios, embora siga as mesmas etapas porque passa a criança dita normal. ✂️ c) se iguala ao desenvolvimento das demais crianças com deficiência mental. ✂️ d) ocorre sob condições especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q322949 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMA Deficiência Mental é um transtorno que se manifesta: ✂️ a) No nascimento. ✂️ b) Após o segundo ano de vida. ✂️ c) Na adolescência. ✂️ d) Antes dos 18 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q319737 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMNo que se diz respeito a história da Educação Inclusiva. Analise os itens a seguir. I- Antigamente não se consideravam educáveis as crianças com necessidade especiais, e consequentemente, não se previam nenhum tipo de resposta educativa. II- A rede regular de ensino, desde os primórdios, sempre teve em suas salas de aula crianças com necessidades especiais, assegurando todos os seus direitos. III- Recentemente surgiu a necessidade de elaborar currículos abertos, no sentido de propiciar uma prática educativa congruente com o tratamento da diversidade aplicada ao conjunto de todos os alunos. Marque a alternativa correta. ✂️ a) Todos os itens estão corretos. ✂️ b) Todos os itens estão falsos. ✂️ c) Somente I e III estão corretos. ✂️ d) Somente I e II estão falsos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q322802 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMÉ considerado Deficiente Mental alguém que mediante os resultados dos testes psicométricos atinge um quociente intelectual (QI): ✂️ a) Superior a 90. ✂️ b) Superior a 70 e inferior a 80. ✂️ c) Superior a 75 e inferior a 90. ✂️ d) Inferior a 70. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q322008 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Habilidade Inclusiva, Prefeitura de Crato CE, SERCTAMSob a perspectiva sócio-histórica, a experiência da surdez trouxe diversas consequências para a vida social de pessoas surdas. A mais importante delas foi: ✂️ a) A construção de um sistema linguístico visoespacial. ✂️ b) A formação de comunidades surdas. ✂️ c) A formação de guetos. ✂️ d) O isolamento de muitos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro