Início Questões de Concursos Professor de História 20 Horas Resolva questões de Professor de História 20 Horas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de História 20 Horas Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q986211 | História, Revoluções Liberais na Europa Ondas de 1820, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025As Revoluções do século XIX moldaram o cenário político da Europa e influenciaram movimentos sociais em várias partes do mundo. Em relação às ondas revolucionárias de 1848, é correto afirmar: ✂️ a) Foram revoluções de caráter exclusivamente camponês que rejeitavam qualquer participação da burguesia. ✂️ b) Resultaram imediatamente na unificação da Alemanha e da Itália sob governos democráticos. ✂️ c) Representaram o auge da ordem napoleônica e o retorno ao absolutismo. ✂️ d) Expressaram tensões entre a burguesia liberal e o proletariado nascente, com pautas como sufrágio universal e reforma social. ✂️ e) As revoluções de 1848 consolidaram regimes socialistas em todos os países envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q986208 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025A historiografia marxista contribuiu significativamente para a análise dos processos históricos, sobretudo ao propor categorias como "modo de produção" e "luta de classes". Considerando as contribuições dessa corrente historiográfica, assinale a alternativa que apresenta uma crítica coerente da historiografia marxista à narrativa liberal da Revolução Francesa. ✂️ a) A Revolução Francesa foi um movimento exclusivamente popular contra o Antigo Regime, fruto do iluminismo e do pensamento racionalista. ✂️ b) A Revolução Francesa consolidou os ideais liberais universais, sendo uma ruptura sem precedentes na história da humanidade. ✂️ c) A Revolução Francesa foi vista pela historiografia marxista como um movimento burguês que visava a substituição do feudalismo pelo capitalismo. ✂️ d) A historiografia marxista considera que a Revolução Francesa resultou apenas em continuidade política com o Antigo Regime, sem rupturas econômicas. ✂️ e) A Revolução Francesa é interpretada pela historiografia marxista como uma revolução popular socialista precursora da Revolução Russa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q986209 | História, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025A colonização portuguesa da América no período entre os séculos XVI e XVIII foi marcada por estratégias econômicas específicas. Sobre o modelo de colonização português e sua articulação com o sistema colonial, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. ✂️ a) A autonomia política das capitanias hereditárias foi essencial para o desenvolvimento industrial do Brasil. ✂️ b) A implantação do sistema colonial português visava atender prioritariamente ao mercado interno europeu com bens de subsistência. ✂️ c) O modelo colonial se baseava na plantation escravista voltada para o mercado externo, com forte controle metropolitano. ✂️ d) O pacto colonial permitia à colônia liberdade de comércio com outras nações mediante autorização régia. ✂️ e) A utilização de mão de obra livre foi a base econômica da colonização portuguesa durante todo o período colonial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q986214 | Pedagogia, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025A Educação Lúdica tem se mostrado uma importante estratégia pedagógica na formação integral das crianças. Nesse contexto, analise as alternativas abaixo e identifique qual delas expressa corretamente o papel do brincar no processo educativo. ✂️ a) O brincar deve ser restrito ao recreio, pois compromete a concentração das crianças nas atividades formais. ✂️ b) Atividades lúdicas devem ser evitadas no ensino de conteúdos considerados "sérios", como matemática e ciências. ✂️ c) A ludicidade atrapalha a disciplina em sala de aula, devendo ser usada com extrema cautela. ✂️ d) O lúdico só é válido na Educação Infantil, não sendo adequado para o Ensino Fundamental. ✂️ e) O brincar é uma linguagem da infância e, quando integrado ao processo educativo, potencializa a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q986210 | História, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025A crise de 1929 teve impactos globais e redefiniu o papel do Estado nas economias capitalistas. Sobre os efeitos dessa crise e as respostas que dela decorreram, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A crise de 1929 reforçou o liberalismo econômico, pois os Estados optaram por reduzir sua intervenção nas economias. ✂️ b) A principal resposta à crise foi a disseminação do modelo fascista em todos os países afetados. ✂️ c) A crise acelerou a descolonização afro-asiática como uma reação ao protecionismo europeu. ✂️ d) O New Deal, nos EUA, marcou uma virada no papel do Estado, promovendo intervenção econômica e bem-estar social. ✂️ e) A crise de 1929 teve impacto apenas nos EUA, sem repercussão nas economias europeias ou latino-americanas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q986212 | História, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025A Guerra Fria remodelou o cenário político global do pós-Segunda Guerra Mundial. Assinale a alternativa que melhor expressa o caráter ideológico da Guerra Fria e seus desdobramentos. ✂️ a) A Guerra Fria foi uma disputa territorial direta entre EUA e URSS, com conflitos militares constantes entre suas forças armadas. ✂️ b) Foi um confronto bélico que teve início com a invasão da URSS aos EUA em 1947. ✂️ c) Tratou-se de uma tensão político-ideológica global entre capitalismo e socialismo, marcada por guerras indiretas, corrida armamentista e propaganda. ✂️ d) A Guerra Fria foi um conflito que envolveu apenas questões religiosas e étnicas entre países da Europa Oriental. ✂️ e) A Guerra Fria culminou com a formação da Liga das Nações e o fim dos blocos econômicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q986213 | Pedagogia, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino, que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e: ✂️ a) a violência proporcional do território. ✂️ b) a consolidação dos conhecimentos adquiridos. ✂️ c) a manifestação da comunidade escolar. ✂️ d) a compreensão dos fundamentos educacionais. ✂️ e) o aprimoramento do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q986211 | História, Revoluções Liberais na Europa Ondas de 1820, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025As Revoluções do século XIX moldaram o cenário político da Europa e influenciaram movimentos sociais em várias partes do mundo. Em relação às ondas revolucionárias de 1848, é correto afirmar: ✂️ a) Foram revoluções de caráter exclusivamente camponês que rejeitavam qualquer participação da burguesia. ✂️ b) Resultaram imediatamente na unificação da Alemanha e da Itália sob governos democráticos. ✂️ c) Representaram o auge da ordem napoleônica e o retorno ao absolutismo. ✂️ d) Expressaram tensões entre a burguesia liberal e o proletariado nascente, com pautas como sufrágio universal e reforma social. ✂️ e) As revoluções de 1848 consolidaram regimes socialistas em todos os países envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q986208 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025A historiografia marxista contribuiu significativamente para a análise dos processos históricos, sobretudo ao propor categorias como "modo de produção" e "luta de classes". Considerando as contribuições dessa corrente historiográfica, assinale a alternativa que apresenta uma crítica coerente da historiografia marxista à narrativa liberal da Revolução Francesa. ✂️ a) A Revolução Francesa foi um movimento exclusivamente popular contra o Antigo Regime, fruto do iluminismo e do pensamento racionalista. ✂️ b) A Revolução Francesa consolidou os ideais liberais universais, sendo uma ruptura sem precedentes na história da humanidade. ✂️ c) A Revolução Francesa foi vista pela historiografia marxista como um movimento burguês que visava a substituição do feudalismo pelo capitalismo. ✂️ d) A historiografia marxista considera que a Revolução Francesa resultou apenas em continuidade política com o Antigo Regime, sem rupturas econômicas. ✂️ e) A Revolução Francesa é interpretada pela historiografia marxista como uma revolução popular socialista precursora da Revolução Russa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q986209 | História, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025A colonização portuguesa da América no período entre os séculos XVI e XVIII foi marcada por estratégias econômicas específicas. Sobre o modelo de colonização português e sua articulação com o sistema colonial, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. ✂️ a) A autonomia política das capitanias hereditárias foi essencial para o desenvolvimento industrial do Brasil. ✂️ b) A implantação do sistema colonial português visava atender prioritariamente ao mercado interno europeu com bens de subsistência. ✂️ c) O modelo colonial se baseava na plantation escravista voltada para o mercado externo, com forte controle metropolitano. ✂️ d) O pacto colonial permitia à colônia liberdade de comércio com outras nações mediante autorização régia. ✂️ e) A utilização de mão de obra livre foi a base econômica da colonização portuguesa durante todo o período colonial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q986214 | Pedagogia, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025A Educação Lúdica tem se mostrado uma importante estratégia pedagógica na formação integral das crianças. Nesse contexto, analise as alternativas abaixo e identifique qual delas expressa corretamente o papel do brincar no processo educativo. ✂️ a) O brincar deve ser restrito ao recreio, pois compromete a concentração das crianças nas atividades formais. ✂️ b) Atividades lúdicas devem ser evitadas no ensino de conteúdos considerados "sérios", como matemática e ciências. ✂️ c) A ludicidade atrapalha a disciplina em sala de aula, devendo ser usada com extrema cautela. ✂️ d) O lúdico só é válido na Educação Infantil, não sendo adequado para o Ensino Fundamental. ✂️ e) O brincar é uma linguagem da infância e, quando integrado ao processo educativo, potencializa a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q986210 | História, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025A crise de 1929 teve impactos globais e redefiniu o papel do Estado nas economias capitalistas. Sobre os efeitos dessa crise e as respostas que dela decorreram, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A crise de 1929 reforçou o liberalismo econômico, pois os Estados optaram por reduzir sua intervenção nas economias. ✂️ b) A principal resposta à crise foi a disseminação do modelo fascista em todos os países afetados. ✂️ c) A crise acelerou a descolonização afro-asiática como uma reação ao protecionismo europeu. ✂️ d) O New Deal, nos EUA, marcou uma virada no papel do Estado, promovendo intervenção econômica e bem-estar social. ✂️ e) A crise de 1929 teve impacto apenas nos EUA, sem repercussão nas economias europeias ou latino-americanas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q986212 | História, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025A Guerra Fria remodelou o cenário político global do pós-Segunda Guerra Mundial. Assinale a alternativa que melhor expressa o caráter ideológico da Guerra Fria e seus desdobramentos. ✂️ a) A Guerra Fria foi uma disputa territorial direta entre EUA e URSS, com conflitos militares constantes entre suas forças armadas. ✂️ b) Foi um confronto bélico que teve início com a invasão da URSS aos EUA em 1947. ✂️ c) Tratou-se de uma tensão político-ideológica global entre capitalismo e socialismo, marcada por guerras indiretas, corrida armamentista e propaganda. ✂️ d) A Guerra Fria foi um conflito que envolveu apenas questões religiosas e étnicas entre países da Europa Oriental. ✂️ e) A Guerra Fria culminou com a formação da Liga das Nações e o fim dos blocos econômicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q986213 | Pedagogia, Professor de História 20 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino, que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e: ✂️ a) a violência proporcional do território. ✂️ b) a consolidação dos conhecimentos adquiridos. ✂️ c) a manifestação da comunidade escolar. ✂️ d) a compreensão dos fundamentos educacionais. ✂️ e) o aprimoramento do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro