Início Questões de Concursos Professor de Inovação e Tecnologia Resolva questões de Professor de Inovação e Tecnologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Inovação e Tecnologia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q897820 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa que apresenta uma descrição correta de computação desplugada. ✂️ a) Consiste em utilizar recursos computacionais na educação, porém mantendo-os desplugados da internet. ✂️ b) Consiste em ensinar os fundamentos da Matemática, através de atividades práticas, utilizando o computador. ✂️ c) Consiste em analisar os elementos do mundo digital existentes num computador enquanto ele está desconectado da internet. ✂️ d) Consiste em ensinar os fundamentos da Ciência da Computação, através de atividades lúdicas e jogos, sem o uso do computador. ✂️ e) Consiste em analisar elementos da cultura digital que podem ser produzidos sem acessar as redes sociais ou repositórios de mídias do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q897824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Associe os conceitos de informática listados abaixo com sua correta definição. Coluna 1 Conceitos 1. Hipertexto 2. Cookies 3. Ransomware Coluna 2 Definições ( ) Conjunto de informações (texto, sons, imagens) em um formato que permite uma leitura não linear. ( ) Forma de malware que bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos por meio de criptografia. ( ) São informações, em arquivo texto, que um site armazena no nosso computador. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) 1 • 2 • 3 ✂️ b) 1 • 3 • 2 ✂️ c) 2 • 1 • 3 ✂️ d) 2 • 3 • 1 ✂️ e) 3 • 2 • 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q897816 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro pilares do pensamento computacional. ✂️ a) Identificar o problema, elencar alternativas, validar alternativas e identificar melhor solução. ✂️ b) Decomposição, solução de cada parte, composição das soluções e algoritmos. ✂️ c) Decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e construção de algoritmos. ✂️ d) Decomposição, solução de cada parte, reconhecimento de padrões e algoritmos. ✂️ e) Descrição do problema, divisão do problema, solução de cada parte e montagem da solução final. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q897827 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Trata-se de uma ferramenta para acesso a conhecimento geral, aberto como uma comunidade, composta de artigos ou histórias curtas, fotografias, links relevantes para outros sites, listas de recomendações, vídeos, gravações de áudio ou uma combinação deles e que proporciona a interação por meio de comentários nas postagens. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à ferramenta descrita. ✂️ a) wiki ✂️ b) podcast ✂️ c) sala virtual interativa ✂️ d) hipermídia ✂️ e) blog Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q897818 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), buscando subsidiar a discussão sobre ensino da computação na educação básica, construiu uma proposta de referenciais curriculares que detalha os conhecimentos considerados importantes para a formação dos estudantes. Assinale a alternativa que indica corretamente os três eixos nos quais esses referenciais estão organizados. ✂️ a) Pensamento computacional, mundo digital e cultura digital. ✂️ b) Mundo digital, computação desplugada e inovação educacional. ✂️ c) Ambientes virtuais, linguagens de programação e cultura digital. ✂️ d) Ambientes híbridos, computação desplugada e fabricação digital. ✂️ e) Tecnologias digitais, universo digital e multiletramento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q897814 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa que apresenta corretamente o papel do professor, considerando as práticas pedagógicas da Educação Maker. ✂️ a) Transmissor do conteúdo teórico de forma expositiva e facilitador das atividades práticas. ✂️ b) Antagonista do processo de aprendizado do aluno, coordenando projetos práticos. ✂️ c) Reprodutor de processos e tutoriais padronizados de aprendizagem. ✂️ d) Organizador do ambiente virtual de aprendizagem, por meio da elaboração e disponibilização de aulas, atividades e exercícios online. ✂️ e) Facilitador da trajetória de aprendizado dos alunos, transformando-se em um orientador criativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q897823 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Os recursos educacionais digitais (REDs) são conteúdos, ferramentas, plataformas e equipamentos de tecnologia digital com finalidade pedagógica, que potencializam a aprendizagem. Assinale a alternativa que indica corretamente um exemplo de REDs. ✂️ a) livros ilustrados e robótica ✂️ b) gamificação e aula invertida ✂️ c) questionário online e mesa interativa ✂️ d) computação desplugada e fabricação digital ✂️ e) jogos do tipo RPG (role-playing game) e videoaulas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q897819 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024As competências gerais para a Educação Básica são descritas em diferentes dimensões que caracterizam a computação e as tecnologias digitais. Assinale a alternativa que descreve corretamente aprendizagens relativas à cultura digital. ✂️ a) Envolve o uso da tecnologia digital para expressão de soluções e manifestações culturais de forma contextualizada e crítica. ✂️ b) Envolve a compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea. ✂️ c) Envolve as aprendizagens relativas às formas de processar, transmitir e distribuir a informação de maneira segura e confiável em diferentes artefatos digitais. ✂️ d) Envolve aprendizagens voltadas a uma participação mais consciente e democrática por meio das tecnologias digitais. ✂️ e) Envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q897817 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Segundo a BNCC, o desenvolvimento do pensamento computacional envolve a capacidade de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções em contextos diversos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente dois elementos de grande importância, neste desenvolvimento, utilizados para representar a solução de problemas. ✂️ a) Variáveis e funções. ✂️ b) Programas e drivers. ✂️ c) Software e hardware. ✂️ d) Algoritmo e fluxograma. ✂️ e) Conceitos e procedimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q897815 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de modelos de atividades relacionadas à Educação Maker. ✂️ a) Debates, estudos de caso e simulações. ✂️ b) Sala de aula invertida, aula expositiva e debates. ✂️ c) Sala de aula virtual, resolução de problemas e trabalho em equipe. ✂️ d) Observação de soluções de problemas, simulações e leitura em voz alta. ✂️ e) Observação de realidade virtual aumentada, sala de dúvidas e lousa interativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q897828 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Segundo a BNCC, nos anos iniciais da educação infantil, pretende-se que as crianças desenvolvam atitudes de respeito e acolhimento pelas diferenças individuais, tanto no que diz respeito à diversidade étnico-cultural quanto em relação à inclusão de alunos da educação: ✂️ a) maker. ✂️ b) especial. ✂️ c) pedagógica. ✂️ d) montessoriana. ✂️ e) de jovens e adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q897825 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A gamificação pressupõe a utilização de elementos dos jogos aplicados com a intenção de promover a motivação e o envolvimento na realização de tarefas não relacionadas com jogos. Neste sentido, quando se gamifica uma disciplina, o feedback deve ser continuamente trabalhado, o que torna mais adequado o processo de: ✂️ a) avaliação. ✂️ b) conquistas. ✂️ c) cooperação. ✂️ d) competição. ✂️ e) recompensa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q897829 | Pedagogia, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Segundo Elkonin, existem vários estágios de desenvolvimento humano pelos quais os sujeitos passam. Dentre eles, podemos citar: comunicação emocional do bebê, atividade objetal manipulatória, jogo de papéis, atividade de estudo, entre outros. Assinale a alternativa que descreve corretamente o estágio jogo de papéis. ✂️ a) Assimilação dos procedimentos, socialmente elaborados, de ação com os objetos. ✂️ b) Descoberta das funções simbólicas da linguagem como meio de comunicação. ✂️ c) Estabelecimento de tarefas a executar, sendo recompensado quando as executa corretamente. ✂️ d) Formação de ações sensório-motoras de manipulação, tais como sorriso e choro. ✂️ e) Reprodução das ações realizadas pelos adultos com objetos concretos do mundo humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q897822 | Programação, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A programação em blocos é uma maneira lúdica de se aprender programação porque elimina muitos dos desafios que vêm com a codificação tradicional. São elementos da programação em blocos: 1. listas 2. vetores 3. variáveis e operadores 4. estruturas de decisão e de repetição Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. ✂️ e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q897826 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Existem diversas ferramentas síncronas e assíncronas disponíveis aos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Associe os exemplos de ferramentas do AVA abaixo com sua definição. Coluna 1 Ferramentas AVA 1. Chat 2. Fórum 3. Enquete 4. Lista de discussão Coluna 2 Definições ( ) Instrumento utilizado para coletar opiniões acerca de um assunto referente a disciplina, módulo, tema. ( ) Ferramenta assíncrona que permite discussões online através de mensagens que são postadas durante um determinado período de tempo. ( ) Ferramenta assíncrona que pode ser utilizada para promover conversas individuais ou em grupos, sendo bastante útil para transmitir respostas de avaliações. ( ) Serviço de comunicação síncrona que permite a troca de mensagens escritas entre duas ou mais pessoas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) 2 • 3 • 1 • 4 ✂️ b) 2 • 4 • 1 • 3 ✂️ c) 3 • 2 • 4 • 1 ✂️ d) 3 • 4 • 1 • 2 ✂️ e) 4 • 3 • 2 • 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q897821 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A utilização de robótica na educação é um recurso tecnológico de aprendizagem que dá aos estudantes a oportunidade de montar robôs, em colaboração com os colegas e sob orientação do professor. Além de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico, esta prática também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) caso sejam habilidades desenvolvidas na utilização da robótica na educação. ( ) Trabalho em equipe ( ) Criatividade ( ) Liderança ( ) Competitividade Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V • V • V • V ✂️ b) V • V • F • F ✂️ c) V • F • V • V ✂️ d) V • F • V • F ✂️ e) F • V • F • V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q897820 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa que apresenta uma descrição correta de computação desplugada. ✂️ a) Consiste em utilizar recursos computacionais na educação, porém mantendo-os desplugados da internet. ✂️ b) Consiste em ensinar os fundamentos da Matemática, através de atividades práticas, utilizando o computador. ✂️ c) Consiste em analisar os elementos do mundo digital existentes num computador enquanto ele está desconectado da internet. ✂️ d) Consiste em ensinar os fundamentos da Ciência da Computação, através de atividades lúdicas e jogos, sem o uso do computador. ✂️ e) Consiste em analisar elementos da cultura digital que podem ser produzidos sem acessar as redes sociais ou repositórios de mídias do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q897824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Associe os conceitos de informática listados abaixo com sua correta definição. Coluna 1 Conceitos 1. Hipertexto 2. Cookies 3. Ransomware Coluna 2 Definições ( ) Conjunto de informações (texto, sons, imagens) em um formato que permite uma leitura não linear. ( ) Forma de malware que bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos por meio de criptografia. ( ) São informações, em arquivo texto, que um site armazena no nosso computador. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) 1 • 2 • 3 ✂️ b) 1 • 3 • 2 ✂️ c) 2 • 1 • 3 ✂️ d) 2 • 3 • 1 ✂️ e) 3 • 2 • 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q897816 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro pilares do pensamento computacional. ✂️ a) Identificar o problema, elencar alternativas, validar alternativas e identificar melhor solução. ✂️ b) Decomposição, solução de cada parte, composição das soluções e algoritmos. ✂️ c) Decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e construção de algoritmos. ✂️ d) Decomposição, solução de cada parte, reconhecimento de padrões e algoritmos. ✂️ e) Descrição do problema, divisão do problema, solução de cada parte e montagem da solução final. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q897827 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Trata-se de uma ferramenta para acesso a conhecimento geral, aberto como uma comunidade, composta de artigos ou histórias curtas, fotografias, links relevantes para outros sites, listas de recomendações, vídeos, gravações de áudio ou uma combinação deles e que proporciona a interação por meio de comentários nas postagens. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à ferramenta descrita. ✂️ a) wiki ✂️ b) podcast ✂️ c) sala virtual interativa ✂️ d) hipermídia ✂️ e) blog Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q897818 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), buscando subsidiar a discussão sobre ensino da computação na educação básica, construiu uma proposta de referenciais curriculares que detalha os conhecimentos considerados importantes para a formação dos estudantes. Assinale a alternativa que indica corretamente os três eixos nos quais esses referenciais estão organizados. ✂️ a) Pensamento computacional, mundo digital e cultura digital. ✂️ b) Mundo digital, computação desplugada e inovação educacional. ✂️ c) Ambientes virtuais, linguagens de programação e cultura digital. ✂️ d) Ambientes híbridos, computação desplugada e fabricação digital. ✂️ e) Tecnologias digitais, universo digital e multiletramento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q897814 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa que apresenta corretamente o papel do professor, considerando as práticas pedagógicas da Educação Maker. ✂️ a) Transmissor do conteúdo teórico de forma expositiva e facilitador das atividades práticas. ✂️ b) Antagonista do processo de aprendizado do aluno, coordenando projetos práticos. ✂️ c) Reprodutor de processos e tutoriais padronizados de aprendizagem. ✂️ d) Organizador do ambiente virtual de aprendizagem, por meio da elaboração e disponibilização de aulas, atividades e exercícios online. ✂️ e) Facilitador da trajetória de aprendizado dos alunos, transformando-se em um orientador criativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q897823 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Os recursos educacionais digitais (REDs) são conteúdos, ferramentas, plataformas e equipamentos de tecnologia digital com finalidade pedagógica, que potencializam a aprendizagem. Assinale a alternativa que indica corretamente um exemplo de REDs. ✂️ a) livros ilustrados e robótica ✂️ b) gamificação e aula invertida ✂️ c) questionário online e mesa interativa ✂️ d) computação desplugada e fabricação digital ✂️ e) jogos do tipo RPG (role-playing game) e videoaulas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q897819 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024As competências gerais para a Educação Básica são descritas em diferentes dimensões que caracterizam a computação e as tecnologias digitais. Assinale a alternativa que descreve corretamente aprendizagens relativas à cultura digital. ✂️ a) Envolve o uso da tecnologia digital para expressão de soluções e manifestações culturais de forma contextualizada e crítica. ✂️ b) Envolve a compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea. ✂️ c) Envolve as aprendizagens relativas às formas de processar, transmitir e distribuir a informação de maneira segura e confiável em diferentes artefatos digitais. ✂️ d) Envolve aprendizagens voltadas a uma participação mais consciente e democrática por meio das tecnologias digitais. ✂️ e) Envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q897817 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Segundo a BNCC, o desenvolvimento do pensamento computacional envolve a capacidade de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções em contextos diversos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente dois elementos de grande importância, neste desenvolvimento, utilizados para representar a solução de problemas. ✂️ a) Variáveis e funções. ✂️ b) Programas e drivers. ✂️ c) Software e hardware. ✂️ d) Algoritmo e fluxograma. ✂️ e) Conceitos e procedimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q897815 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de modelos de atividades relacionadas à Educação Maker. ✂️ a) Debates, estudos de caso e simulações. ✂️ b) Sala de aula invertida, aula expositiva e debates. ✂️ c) Sala de aula virtual, resolução de problemas e trabalho em equipe. ✂️ d) Observação de soluções de problemas, simulações e leitura em voz alta. ✂️ e) Observação de realidade virtual aumentada, sala de dúvidas e lousa interativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q897828 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Segundo a BNCC, nos anos iniciais da educação infantil, pretende-se que as crianças desenvolvam atitudes de respeito e acolhimento pelas diferenças individuais, tanto no que diz respeito à diversidade étnico-cultural quanto em relação à inclusão de alunos da educação: ✂️ a) maker. ✂️ b) especial. ✂️ c) pedagógica. ✂️ d) montessoriana. ✂️ e) de jovens e adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q897825 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A gamificação pressupõe a utilização de elementos dos jogos aplicados com a intenção de promover a motivação e o envolvimento na realização de tarefas não relacionadas com jogos. Neste sentido, quando se gamifica uma disciplina, o feedback deve ser continuamente trabalhado, o que torna mais adequado o processo de: ✂️ a) avaliação. ✂️ b) conquistas. ✂️ c) cooperação. ✂️ d) competição. ✂️ e) recompensa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q897829 | Pedagogia, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Segundo Elkonin, existem vários estágios de desenvolvimento humano pelos quais os sujeitos passam. Dentre eles, podemos citar: comunicação emocional do bebê, atividade objetal manipulatória, jogo de papéis, atividade de estudo, entre outros. Assinale a alternativa que descreve corretamente o estágio jogo de papéis. ✂️ a) Assimilação dos procedimentos, socialmente elaborados, de ação com os objetos. ✂️ b) Descoberta das funções simbólicas da linguagem como meio de comunicação. ✂️ c) Estabelecimento de tarefas a executar, sendo recompensado quando as executa corretamente. ✂️ d) Formação de ações sensório-motoras de manipulação, tais como sorriso e choro. ✂️ e) Reprodução das ações realizadas pelos adultos com objetos concretos do mundo humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q897822 | Programação, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A programação em blocos é uma maneira lúdica de se aprender programação porque elimina muitos dos desafios que vêm com a codificação tradicional. São elementos da programação em blocos: 1. listas 2. vetores 3. variáveis e operadores 4. estruturas de decisão e de repetição Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. ✂️ e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q897826 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Existem diversas ferramentas síncronas e assíncronas disponíveis aos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Associe os exemplos de ferramentas do AVA abaixo com sua definição. Coluna 1 Ferramentas AVA 1. Chat 2. Fórum 3. Enquete 4. Lista de discussão Coluna 2 Definições ( ) Instrumento utilizado para coletar opiniões acerca de um assunto referente a disciplina, módulo, tema. ( ) Ferramenta assíncrona que permite discussões online através de mensagens que são postadas durante um determinado período de tempo. ( ) Ferramenta assíncrona que pode ser utilizada para promover conversas individuais ou em grupos, sendo bastante útil para transmitir respostas de avaliações. ( ) Serviço de comunicação síncrona que permite a troca de mensagens escritas entre duas ou mais pessoas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) 2 • 3 • 1 • 4 ✂️ b) 2 • 4 • 1 • 3 ✂️ c) 3 • 2 • 4 • 1 ✂️ d) 3 • 4 • 1 • 2 ✂️ e) 4 • 3 • 2 • 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q897821 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A utilização de robótica na educação é um recurso tecnológico de aprendizagem que dá aos estudantes a oportunidade de montar robôs, em colaboração com os colegas e sob orientação do professor. Além de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico, esta prática também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) caso sejam habilidades desenvolvidas na utilização da robótica na educação. ( ) Trabalho em equipe ( ) Criatividade ( ) Liderança ( ) Competitividade Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V • V • V • V ✂️ b) V • V • F • F ✂️ c) V • F • V • V ✂️ d) V • F • V • F ✂️ e) F • V • F • V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro