Início Questões de Concursos Professor de Letras e Literatura 40 Horas Resolva questões de Professor de Letras e Literatura 40 Horas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Letras e Literatura 40 Horas Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q986257 | Português, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025De acordo com as regras de acentuação gráfica firmadas pelo Acordo Ortográfico de 2008, marque a alternativa onde todos os vocábulos estejam não só acentuados, como também justificados corretamente. ✂️ a) Pé Justificativa: acentua-se monossílabo átono terminado em “e”; Seríe Justificativa: acentua-se a paroxítona terminada em hiato. ✂️ b) CadáveresJustificativa: todas as proparoxítonas são acentuadas;BáuJustificativa: acentua-se a palavra que contém vogal átona e forma hiato com a sílaba posterior. ✂️ c) ReleemJustificativa: não se acentua, pois o hiato “ee” do verbo ler e seus derivados não recebem mais acento;EnjôoJustificativa: acentua-se o primeiro “o” do hiato “oo”. ✂️ d) TémJustificativa: verbo ter no plural continua sendo acentuado com acento agudo;FeiuraJustificativa: não recebe mais acento o “u” átono em paroxítonas quando precedidas de hiato. ✂️ e) VêmJustificativa: verbo “vir” tem acento circunflexo na 3ª pessoa do plural;VeemJustificativa: verbo “ver” perdeu o acento no primeiro “e” do hiato “ee” na 3ª pessoa do plural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q986252 | Literatura, Teoria Literária, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025Sobre os elementos do texto literário e a distinção entre ficção e não-ficção, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Textos de ficção não apresentam estrutura narrativa nem personagens construídos. ✂️ b) A não-ficção exclui qualquer possibilidade de construção estética ou subjetiva. ✂️ c) A ficção lida apenas com fatos reais, enquanto a não-ficção trabalha com invenção. ✂️ d) A ficção constrói universos imaginários, ainda que verossímeis, com liberdade criativa. ✂️ e) A não-ficção utiliza linguagem figurada e simbólica para distorcer os acontecimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q986255 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025Sobre o romance urbano na literatura brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. ✂️ a) O romance urbano retrata o cotidiano das cidades e as relações sociais modernas. ✂️ b) O romance urbano é centrado em paisagens naturais e na vida no campo. ✂️ c) O romance urbano se desenvolveu apenas durante o Modernismo de 1922. ✂️ d) O romance urbano rejeita temas sociais e questões das grandes metrópoles. ✂️ e) O romance urbano prioriza o regionalismo e a linguagem oral dos sertões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q986253 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025No processo de construção da identidade literária brasileira, os temas do índio e do negro assumiram diferentes funções simbólicas e sociais. Sobre o tema analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apenas o negro foi idealizado no Romantismo como herói nacional, sendo o índio retratado como vilão bárbaro e cruel. ✂️ b) O índio foi usado no Romantismo como símbolo da nação, enquanto o negro foi geralmente retratado de forma secundária ou estereotipada. ✂️ c) Os escritores do Realismo negaram o papel do negro e do índio na literatura, focando exclusivamente em personagens europeus. ✂️ d) Tanto o índio quanto o negro eram evitados nas obras do Romantismo, que priorizava cenários urbanos e personagens aristocráticos. ✂️ e) No Modernismo, autores rejeitaram a abordagem de temas sociais e não consideraram o negro e o índio como parte da identidade cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q986259 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025Qual das seguintes alternativas descreve melhor um ambiente de aprendizagem eficaz que integra recursos instrucionais de forma significativa? ✂️ a) Uma sala de aula tradicional com carteiras enfileiradas, onde o professor utiliza principalmente o livro didático e o quadro negro para transmitir o conteúdo, garantindo a padronização do aprendizado. ✂️ b) Um laboratório de informática com computadores individuais conectados à internet, nos quais os alunos realizam pesquisas e atividades online seguindo roteiros predefinidos pelo professor. ✂️ c) Um espaço flexível com diferentes áreas de trabalho, como mesas para grupos, cantos de leitura e estações multimídia, onde os alunos utilizam uma variedade de recursos para explorar temas e colaborar em projetos. ✂️ d) Uma plataforma virtual de aprendizagem com videoaulas gravadas e fóruns de discussão, onde os alunos acessam o conteúdo de forma individualizada e interagem com o professor e colegas por meio de mensagens escritas. ✂️ e) Um auditório com cadeiras fixas, onde um palestrante especialista apresenta um tema utilizando slides e recursos audiovisuais, e os alunos assistem passivamente, tomando notas individualmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q986254 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025Em relação à construção histórico-literária do período colonial brasileiro, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. ✂️ a) A literatura do período colonial no Brasil foi marcada pela predominância de textos científicos e filosóficos influenciados pelo iluminismo francês. ✂️ b) A produção literária do período colonial no Brasil era totalmente desvinculada da religião e voltada apenas à crítica social. ✂️ c) A escrita dos jesuítas, como a de Padre Anchieta, foi fundamental no uso da literatura como instrumento de catequese e dominação cultural. ✂️ d) A poesia lírica do período colonial era voltada à defesa da autonomia política brasileira e à valorização da cultura indígena. ✂️ e) A literatura do período colonial foi marcada pela linguagem coloquial e pela oralidade, sem interferência de modelos literários europeus. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q986256 | Português, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025Leia o texto e marque a alternativa correta quanto aos comentários. No Meio do Caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida de minhas retinas tão fatigadas Nunca me esquecerei que no meio do caminho Tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra (Carlos Drummond de Andrade) I. Pedra tem sentido conotativo e a metade do caminho é no sentido literal; II. A palavra “fatigadas” tem valor semântico de violentadas; III. No texto, o eu-lírico está na primeira pessoa do singular; IV. A pedra tem sentido denotativo e caminho sentido conotativo; V. Pedra tem sentido conotativo e caminho também. ✂️ a) Estão corretas as afirmativas III e V. ✂️ b) Estão incorretas as afirmativas II, IV e V. ✂️ c) Está correta a afirmativa I e errada a alternativa III. ✂️ d) Estão incorretas as afirmativas III e IV. ✂️ e) Estão corretas as afirmativas III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q986258 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025De acordo com o Art. 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assinale a alternativa que corresponde a uma das diretrizes obrigatórias para a composição dos conteúdos curriculares da educação básica. ✂️ a) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais. ✂️ b) Manutenção de currículo fixo, sem adaptações regionais ou atualizações. ✂️ c) Priorização de conteúdos que cobrados no ENEM e em avaliações externas. ✂️ d) Eliminação das disciplinas de artes e educação física para aumentar carga horária de português e matemática. ✂️ e) Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q986257 | Português, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025De acordo com as regras de acentuação gráfica firmadas pelo Acordo Ortográfico de 2008, marque a alternativa onde todos os vocábulos estejam não só acentuados, como também justificados corretamente. ✂️ a) Pé Justificativa: acentua-se monossílabo átono terminado em “e”; Seríe Justificativa: acentua-se a paroxítona terminada em hiato. ✂️ b) CadáveresJustificativa: todas as proparoxítonas são acentuadas;BáuJustificativa: acentua-se a palavra que contém vogal átona e forma hiato com a sílaba posterior. ✂️ c) ReleemJustificativa: não se acentua, pois o hiato “ee” do verbo ler e seus derivados não recebem mais acento;EnjôoJustificativa: acentua-se o primeiro “o” do hiato “oo”. ✂️ d) TémJustificativa: verbo ter no plural continua sendo acentuado com acento agudo;FeiuraJustificativa: não recebe mais acento o “u” átono em paroxítonas quando precedidas de hiato. ✂️ e) VêmJustificativa: verbo “vir” tem acento circunflexo na 3ª pessoa do plural;VeemJustificativa: verbo “ver” perdeu o acento no primeiro “e” do hiato “ee” na 3ª pessoa do plural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q986252 | Literatura, Teoria Literária, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025Sobre os elementos do texto literário e a distinção entre ficção e não-ficção, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Textos de ficção não apresentam estrutura narrativa nem personagens construídos. ✂️ b) A não-ficção exclui qualquer possibilidade de construção estética ou subjetiva. ✂️ c) A ficção lida apenas com fatos reais, enquanto a não-ficção trabalha com invenção. ✂️ d) A ficção constrói universos imaginários, ainda que verossímeis, com liberdade criativa. ✂️ e) A não-ficção utiliza linguagem figurada e simbólica para distorcer os acontecimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q986255 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025Sobre o romance urbano na literatura brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. ✂️ a) O romance urbano retrata o cotidiano das cidades e as relações sociais modernas. ✂️ b) O romance urbano é centrado em paisagens naturais e na vida no campo. ✂️ c) O romance urbano se desenvolveu apenas durante o Modernismo de 1922. ✂️ d) O romance urbano rejeita temas sociais e questões das grandes metrópoles. ✂️ e) O romance urbano prioriza o regionalismo e a linguagem oral dos sertões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q986253 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025No processo de construção da identidade literária brasileira, os temas do índio e do negro assumiram diferentes funções simbólicas e sociais. Sobre o tema analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Apenas o negro foi idealizado no Romantismo como herói nacional, sendo o índio retratado como vilão bárbaro e cruel. ✂️ b) O índio foi usado no Romantismo como símbolo da nação, enquanto o negro foi geralmente retratado de forma secundária ou estereotipada. ✂️ c) Os escritores do Realismo negaram o papel do negro e do índio na literatura, focando exclusivamente em personagens europeus. ✂️ d) Tanto o índio quanto o negro eram evitados nas obras do Romantismo, que priorizava cenários urbanos e personagens aristocráticos. ✂️ e) No Modernismo, autores rejeitaram a abordagem de temas sociais e não consideraram o negro e o índio como parte da identidade cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q986259 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025Qual das seguintes alternativas descreve melhor um ambiente de aprendizagem eficaz que integra recursos instrucionais de forma significativa? ✂️ a) Uma sala de aula tradicional com carteiras enfileiradas, onde o professor utiliza principalmente o livro didático e o quadro negro para transmitir o conteúdo, garantindo a padronização do aprendizado. ✂️ b) Um laboratório de informática com computadores individuais conectados à internet, nos quais os alunos realizam pesquisas e atividades online seguindo roteiros predefinidos pelo professor. ✂️ c) Um espaço flexível com diferentes áreas de trabalho, como mesas para grupos, cantos de leitura e estações multimídia, onde os alunos utilizam uma variedade de recursos para explorar temas e colaborar em projetos. ✂️ d) Uma plataforma virtual de aprendizagem com videoaulas gravadas e fóruns de discussão, onde os alunos acessam o conteúdo de forma individualizada e interagem com o professor e colegas por meio de mensagens escritas. ✂️ e) Um auditório com cadeiras fixas, onde um palestrante especialista apresenta um tema utilizando slides e recursos audiovisuais, e os alunos assistem passivamente, tomando notas individualmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q986254 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025Em relação à construção histórico-literária do período colonial brasileiro, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. ✂️ a) A literatura do período colonial no Brasil foi marcada pela predominância de textos científicos e filosóficos influenciados pelo iluminismo francês. ✂️ b) A produção literária do período colonial no Brasil era totalmente desvinculada da religião e voltada apenas à crítica social. ✂️ c) A escrita dos jesuítas, como a de Padre Anchieta, foi fundamental no uso da literatura como instrumento de catequese e dominação cultural. ✂️ d) A poesia lírica do período colonial era voltada à defesa da autonomia política brasileira e à valorização da cultura indígena. ✂️ e) A literatura do período colonial foi marcada pela linguagem coloquial e pela oralidade, sem interferência de modelos literários europeus. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q986256 | Português, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025Leia o texto e marque a alternativa correta quanto aos comentários. No Meio do Caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida de minhas retinas tão fatigadas Nunca me esquecerei que no meio do caminho Tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra (Carlos Drummond de Andrade) I. Pedra tem sentido conotativo e a metade do caminho é no sentido literal; II. A palavra “fatigadas” tem valor semântico de violentadas; III. No texto, o eu-lírico está na primeira pessoa do singular; IV. A pedra tem sentido denotativo e caminho sentido conotativo; V. Pedra tem sentido conotativo e caminho também. ✂️ a) Estão corretas as afirmativas III e V. ✂️ b) Estão incorretas as afirmativas II, IV e V. ✂️ c) Está correta a afirmativa I e errada a alternativa III. ✂️ d) Estão incorretas as afirmativas III e IV. ✂️ e) Estão corretas as afirmativas III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q986258 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025De acordo com o Art. 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assinale a alternativa que corresponde a uma das diretrizes obrigatórias para a composição dos conteúdos curriculares da educação básica. ✂️ a) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais. ✂️ b) Manutenção de currículo fixo, sem adaptações regionais ou atualizações. ✂️ c) Priorização de conteúdos que cobrados no ENEM e em avaliações externas. ✂️ d) Eliminação das disciplinas de artes e educação física para aumentar carga horária de português e matemática. ✂️ e) Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro