Questões de Concursos Professor de Libras

Resolva questões de Professor de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1016251 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

No planejamento de aulas para ensino de Libras como L2 (segunda língua) para alunos ouvintes, um aspecto essencial a ser considerado pelo professor de Libras é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1016250 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

O professor de Libras que atua na educação infantil deve considerar estratégias diferenciadas para o ensino da língua de sinais. Qual é uma abordagem recomendada para esse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1016249 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Sobre a psicologia da aprendizagem e o desenvolvimento do estudante surdo, qual aspecto deve ser considerado na prática pedagógica do professor de Libras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1016248 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Os professores de Libras devem considerar aspectos culturais da comunidade surda em sua prática pedagógica. Sobre esse tema, analise as afirmativas:

I. A cultura surda possui valores e normas próprias, distintos da cultura ouvinte.

II. A valorização da identidade surda fortalece a aprendizagem e o engajamento dos alunos na escola.

III. A adaptação dos currículos deve excluir aspectos culturais para garantir neutralidade pedagógica.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1016247 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Sobre a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1016246 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Em relação à avaliação da aprendizagem no ensino de Libras para alunos ouvintes, qual é um dos critérios fundamentais para medir a proficiência linguística?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1016245 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Na prática pedagógica do professor de Libras, um dos desafios ao trabalhar com alunos surdos que possuem múltiplas deficiências é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1016196 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise o enunciado abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“No singular, o sinal para todas as pessoas é o mesmo, o que difere uma das outras é a _______________________ : o sinal para "eu" é um apontar para o peito do emissor (a pessoa que está falando), o sinal para "você" é um apontar para o receptor (a pessoa com quem se fala) e o sinal para "ele/ela" é um apontar para uma pessoa que não está na conversa ou para um lugar convencionado para uma terceira pessoa que está sendo mencionada”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1016194 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Em relação aos parâmetros da Libras, analise as afirmativas abaixo, marque, na sequência, a alternativa que possui uma informação incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1016193 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise cada enunciado abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao modelo socioantropológico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1016192 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise as afirmativas abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - Apesar do reconhecimento da Libras como língua, o que remete a status, ainda assim ela possui carência de corpus (palavras que compõem o vocabulário de um idioma).

II - No caso das língua de sinais, existe a problemática da falta ou existência mínima de corpus para algumas áreas específicas (química, física, mecatrônica, metrologia industrial, entre outras). Devido a isso, um dos objetivos que a comunidade surda brasileira tem atualmente é a criação de corpus que torne a Libras mais acessível a diferentes contextos comunicacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1016191 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Em relação ao exercício da profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete, observa-se que ela é privativa, seguindo alguns critérios, tais como: “diplomado em outras áreas de conhecimento, desde que possua diploma de cursos de extensão, de formação continuada ou de especialização, com carga horária mínima [...]”.

Destaque a alternativa que completa corretamente o critério anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1016190 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

De acordo com os parâmetros definidos pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais – Libras [...]. Destaque a alternativa que complete corretamente o enunciado anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1016189 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Complete o excerto abaixo, extraído da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, com o termo correspondente.

“Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação ________________ e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1016188 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Conforme a Lei 12.319, de 1º de setembro de 2010, “a atividade profissional de tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras – Língua Portuguesa” é realizada em quais tipos de contextos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1016187 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Qual é o ramo da linguística que tem como intuito a identificação da estrutura e da organização dos constituintes fonológicos, propondo descrições e explicações?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1016138 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O artigo 60-A da lei nº 14.191/2021, apresenta as definições de como deve ser a educação bilíngue de surdos. Qual alternativa corresponde ao texto CORRETO apresentado na referida lei?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1016137 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

A Lei 14.191/2021, reestrutura a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB). Nesse sentido, dispõe que será ofertado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1016136 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O art. 78-Ada Lei Nº 14.191, de 3 de Agosto de 2021, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos, profere que os sistemas de ensino, em regime de colaboração, desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, com os seguintes objetivos:

I- proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura.

II- garantir aos surdos o acesso às informações e conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades surdas e não surdas.

III- proporcionar espaços educacionais que garante o bimodalismo ou português sinalizado, como modalidade de comunicação em escolas e salas bilíngues de surdos.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.