Início Questões de Concursos Professor de Libras Resolva questões de Professor de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q905197 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024Considerando a complexidade do cotidiano escolar e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, a abordagem de Henri Wallon sobre a integração entre os aspectos afetivos, cognitivos e motores surge como um referencial teórico importante. Com base nessa perspectiva, avalie as afirmativas a seguir no contexto de uma escola que promove atividades lúdicas integradas ao currículo, assinalando a CORRETA. ✂️ a) O envolvimento emocional dos estudantes durante atividades lúdicas não influencia significativamente seu engajamento ou desempenho acadêmico, sendo um aspecto secundário no processo educacional. ✂️ b) As atividades lúdicas, ao focarem principalmente no aspecto motor, têm impacto limitado no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, contribuindo apenas para a melhoria da coordenação física. ✂️ c) Atividades lúdicas que integram desafios cognitivos, interações sociais e expressão de emoções promovem uma educação holística, alinhando-se com a teoria walloniana de desenvolvimento integrado. ✂️ d) A valorização das atividades lúdicas no ambiente escolar, embora possa enriquecer a experiência educacional, desvia o foco dos objetivos curriculares essenciais, limitando o desenvolvimento acadêmico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1013248 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019Numere a coluna B pela coluna A observando a concepção de língua nas principais abordagens e métodos utilizados no ensino e aprendizagem de uma língua. COLUNA A I. Abordagem estruturalista. II. Abordagem funcionalista. III. Abordagem interacionista. COLUNA B ( ) A língua é concebida como um instrumento para a criação e manutenção das relações sociais. ( ) A língua é concebida como um sistema de elementos relacionados estruturalmente, usados para a codificação e decodificação do significado. ( ) A língua implica não somente os princípios organizacionais, mas inclui também as regras pragmáticas e sociais da língua. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. ✂️ a) II – I – III. ✂️ b) III – I – II. ✂️ c) III – II – I. ✂️ d) II – III – I. ✂️ e) I – III – II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q905198 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída em janeiro de 2008, marca um avanço significativo nas diretrizes para a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve os princípios fundamentais dessa política? ✂️ a) Promove a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em classes comuns do sistema regular de ensino, com apoio da educação especial. ✂️ b) Determina que a educação de alunos com deficiência deve ocorrer separadamente do sistema regular de ensino, através de centros de atendimento especializado. ✂️ c) Estabelece a educação inclusiva exclusivamente para alunos com altas habilidades/superdotação, mantendo os alunos com deficiência em ambientes educacionais segregados. ✂️ d) Prioriza a matrícula de alunos com deficiência em classes e escolas especiais, garantindo ambientes educacionais adaptados às suas necessidades específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q905196 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024A abordagem sócio-histórica de Vygotsky enfatiza o papel da linguagem e da interação social no desenvolvimento cognitivo. Considerando a especificidade dos processos de ensino e aprendizagem em contextos de educação bilíngue para surdos, onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa coexistem, analise as afirmativas abaixo sobre como essa teoria se aplica. ✂️ a) O desenvolvimento cognitivo de crianças surdas é potencializado pelo uso da Libras, pois a interação social e a mediação são facilitadas, promovendo a construção de significados e a aquisição de conhecimento. ✂️ b) A internalização de conceitos e o desenvolvimento cognitivo em crianças surdas ocorrem primariamente através da exposição direta e sistemática à Língua Portuguesa, independentemente de sua proficiência em Libras. ✂️ c) A aquisição da Libras como primeira língua (L1) por crianças surdas não influencia diretamente o desenvolvimento cognitivo, sendo apenas um meio de comunicação alternativo. ✂️ d) A Libras, enquanto segunda língua (L2) para crianças surdas, desempenha um papel secundário no desenvolvimento cognitivo, sendo menos significativa do que o domínio da língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q992028 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022O professor que trabalha com alunos surdos precisa acreditar e participar efetivamente do processo de inclusão. Sobre o papel do professor em relação à inclusão, marque a alternativa correta. ✂️ a) O professor deve retirar alguns conteúdos para facilitar a aprendizagem do aluno surdo ✂️ b) Deve-se responsabilizar o intérprete de Libras pelo aluno surdo, afinal ele é o profissional que trabalha diretamente com o aluno surdo ✂️ c) O professor é o único responsável pela educação do aluno surdo ✂️ d) A formação de docentes para o ensino de Libras nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngue ✂️ e) O professor deve adaptar seu processo de ensino-aprendizagem, corroborando com o processo de inclusão de acordo com a proposta curricular do ensino regular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1014183 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024Julgue o item que se segue. O professor intérprete, principalmente na Educação Infantil, precisa proporcionar a melhor prática de ensino ao seu aluno, tornando a prática individualizada, e sempre subestimando o melhor desse aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q988110 | Libras, Aspectos Fonológicos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Na década de 1960, William Stokoe começou a estudar a estrutura linguística da American Sign Language (ASL), a língua de sinais utilizada pela comunidade surda nos Estados Unidos. Ao analisar os sinais em ASL, Stokoe percebeu que eles compartilhavam características fonológicas com as línguas faladas. Essas características foram categorizadas como parâmetros primários, que são: ✂️ a) configuração de mão, ponto de articulação e movimento; ✂️ b) ponto de contato, movimento, orientação; ✂️ c) localização, expressões faciais, tempo; ✂️ d) articulação, direcionalidade, ritmo; ✂️ e) expressões não manuais, orientação, dinâmica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1014181 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024Julgue o item que se segue. O professor intérprete não deve apenas fazer a transmissão dos conteúdos ao aluno surdo em sala de aula, ele também precisa estimulá-lo a participar das atividades diárias da turma e ajudá-lo a desenvolver um posicionamento crítico, seja com palavras ou ações, para que o aluno se torne um cidadão ativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q988112 | Libras, História da Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Na história da educação dos surdos, várias metodologias foram utilizadas, cada uma com diferentes abordagens para o ensino e a comunicação. Qual é uma metodologia específica enfatizava o ensino da fala e da leitura labial? ✂️ a) método silábico; ✂️ b) método fonético; ✂️ c) comunicação total; ✂️ d) método naturalista; ✂️ e) oralismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1014626 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Em relação à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assinalar a alternativa CORRETA. ✂️ a) É uma língua visual-espacial articulada por meio das mãos, das expressões faciais, não utilizando o corpo. É uma língua usada por parte da comunidade surda brasileira. ✂️ b) Reconhecida desde 2002 (Lei nº 10.436, de 24 de abril) como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas, no Brasil, mas por pertencer a uma comunidade fechada, não pode ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação. ✂️ c) Apresenta todos os componentes das línguas orais, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos. Preenche, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguístico. ✂️ d) É uma língua de sinais utilizada e compreendida universalmente. As línguas de sinais praticadas em diversos países não diferem uma das outras e, apenas, existem dialetos ou variações regionais dos sinais, como nas línguas orais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q990174 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE Leis e seus objetivos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Qual é uma das características do Plano Nacional de Educação (PNE)? ✂️ a) Estabelecer metas de curto prazo para serem alcançadas; ✂️ b) Ser exclusivamente focado no ensino superior; ✂️ c) Ser um documento estático e imutável; ✂️ d) Ser um instrumento de planejamento com horizonte de 10 anos; ✂️ e) Ser aplicável apenas nas regiões mais carentes do país. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1014566 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025O professor de Libras enfrenta desafios específicos ao ensinar alunos ouvintes em cursos de formação. Dentre os principais desafios, destaca-se: ✂️ a) A obrigatoriedade de ensinar a Libras utilizando exclusivamente a escrita do português. ✂️ b) A necessidade de adaptar a metodologia de ensino para alunos que não têm experiência prévia com uma língua visual-espacial. ✂️ c) A imposição de que os alunos falem em voz alta os sinais enquanto os executam. ✂️ d) A exigência de que todas as aulas sejam ministradas com apoio de legendagem simultânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1014562 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025De acordo com as diretrizes da educação bilíngue para surdos, estabelecidas pelo Decreto nº 5.626/2005 e reforçadas por políticas educacionais recentes, a Libras deve ser: ✂️ a) Língua complementar no processo de alfabetização dos estudantes surdos. ✂️ b) Exclusivamente um recurso didático para reforço escolar. ✂️ c) Utilizada apenas quando houver intérpretes em sala de aula. ✂️ d) Primeira língua de instrução para estudantes surdos, com o português como segunda língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q990167 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024A pesquisa na área de LIBRAS e educação inclusiva está em constante evolução. Novos estudos e inovações tecnológicas estão sendo desenvolvidos para melhorar o ensino e aprendizado da língua de sinais, bem como para promover a inclusão de alunos surdos em diferentes contextos educacionais. A esse respeito, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. (_) Embora a implementação de práticas inclusivas possa exigir investimentos iniciais, os benefícios a longo prazo superam os custos. (_) Apesar da tecnologia desempenhar um papel importante na acessibilidade, especialmente em ambientes virtuais, os intérpretes de LIBRAS continuam sendo fundamentais para facilitar a comunicação. (_) A promoção da inclusão de alunos surdos é muito simples e envolve apenas a capacitação de professores e a sensibilização da comunidade escolar. ✂️ a) C - C - E; ✂️ b) E - E - C; ✂️ c) C - E - E; ✂️ d) E - C - C; ✂️ e) C - E - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q988121 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Com o domínio de técnicas da didática em LIBRAS, os professores podem criar um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, que promova o desenvolvimento linguístico, cognitivo e socioemocional dos alunos surdos. A esse respeito, é CORRETO afirmar: ✂️ a) ensinar LIBRAS é uma questão de traduzir o português para sinais; ✂️ b) todos os surdos aprendem da mesma maneira, assim como em qualquer grupo de aprendizes; ✂️ c) a didática em LIBRAS é apenas para professores de surdos, não sendo tão relevante para todos os educadores; ✂️ d) a aprendizagem de LIBRAS é sempre mais viável e valiosa para crianças do que para adultos; ✂️ e) a utilização de recursos tecnológicos e digitais podem enriquecer o ensino e a aprendizagem de LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q992015 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022Assinale a alternativa que corresponda a um dos princípios que o ensino deverá ter como base para ser ministrado, conforme prevê o Art. 3º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional. ✂️ a) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando ✂️ b) Educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade ✂️ c) Valorização do profissional da educação escolar ✂️ d) Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria ✂️ e) Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1013242 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019Leia a afirmativa a seguir. O ________ é uma categoria gramatical que não existe na Libras. Marque a opção que completa corretamente a lacuna. ✂️ a) verbo ✂️ b) pronome ✂️ c) artigo ✂️ d) advérbio ✂️ e) adjetivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1014564 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025Ao interpretar discursos complexos de português para Libras, um desafio central enfrentado é: ✂️ a) A falta de sinais específicos na Libras para termos técnicos. ✂️ b) A obrigatoriedade de traduzir palavra por palavra, respeitando a gramática do português. ✂️ c) A ausência de expressões faciais na comunicação em Libras. ✂️ d) As diferenças estruturais entre as línguas, que exigem reestruturação do discurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1015815 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024Em relação aos aspectos gramaticais da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), qual das alternativas a seguir identifica corretamente uma particularidade de cada língua e sua relevância para o ensino de ambas? ✂️ a) A estrutura gramatical da Língua Portuguesa é baseada em uma ordem fixa de sujeito-verboobjeto (SVO), enquanto a Libras não possui uma ordem específica, sendo totalmente livre, o que deve ser destacado no ensino. ✂️ b) Na Língua Portuguesa, a utilização de preposições é fundamental para a coesão do texto, enquanto na Libras, as preposições são substituídas por modificadores espaciais, e sua compreensão é essencial no processo de ensino. ✂️ c) A concordância nominal e verbal em Libras é marcada por flexões manuais e expressões faciais, enquanto na Língua Portuguesa, essas concordâncias dependem exclusivamente de desinências verbais e nominais, o que implica abordagens de ensino distintas. ✂️ d) A Libras não utiliza pronomes possessivos, diferentemente da Língua Portuguesa, onde pronomes possessivos são essenciais para indicar posse, sendo um ponto crucial para a aplicação pedagógica. ✂️ e) A ordem das palavras em Libras segue sempre a sequência temporal dos eventos, ao contrário da Língua Portuguesa, onde a ordem é determinada por regras sintáticas rígidas, devendo essa diferença ser enfatizada no ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q990170 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Qual é a obrigação do Estado brasileiro de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) em relação ao atendimento educacional especializado? ✂️ a) o atendimento educacional especializado é opcional e pode ser cobrado dos alunos com necessidades especiais; ✂️ b) o atendimento educacional especializado deve ser oferecido apenas em instituições privadas especializadas; ✂️ c) o atendimento educacional especializado é gratuito e deve ser disponibilizado apenas em escolas exclusivas para alunos com necessidades especiais; ✂️ d) o atendimento educacional especializado é gratuito e transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, preferencialmente na rede regular de ensino; ✂️ e) o atendimento educacional especializado é exclusivo para alunos com altas habilidades ou superdotação e não se aplica a estudantes com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q905197 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024Considerando a complexidade do cotidiano escolar e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, a abordagem de Henri Wallon sobre a integração entre os aspectos afetivos, cognitivos e motores surge como um referencial teórico importante. Com base nessa perspectiva, avalie as afirmativas a seguir no contexto de uma escola que promove atividades lúdicas integradas ao currículo, assinalando a CORRETA. ✂️ a) O envolvimento emocional dos estudantes durante atividades lúdicas não influencia significativamente seu engajamento ou desempenho acadêmico, sendo um aspecto secundário no processo educacional. ✂️ b) As atividades lúdicas, ao focarem principalmente no aspecto motor, têm impacto limitado no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, contribuindo apenas para a melhoria da coordenação física. ✂️ c) Atividades lúdicas que integram desafios cognitivos, interações sociais e expressão de emoções promovem uma educação holística, alinhando-se com a teoria walloniana de desenvolvimento integrado. ✂️ d) A valorização das atividades lúdicas no ambiente escolar, embora possa enriquecer a experiência educacional, desvia o foco dos objetivos curriculares essenciais, limitando o desenvolvimento acadêmico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1013248 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019Numere a coluna B pela coluna A observando a concepção de língua nas principais abordagens e métodos utilizados no ensino e aprendizagem de uma língua. COLUNA A I. Abordagem estruturalista. II. Abordagem funcionalista. III. Abordagem interacionista. COLUNA B ( ) A língua é concebida como um instrumento para a criação e manutenção das relações sociais. ( ) A língua é concebida como um sistema de elementos relacionados estruturalmente, usados para a codificação e decodificação do significado. ( ) A língua implica não somente os princípios organizacionais, mas inclui também as regras pragmáticas e sociais da língua. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. ✂️ a) II – I – III. ✂️ b) III – I – II. ✂️ c) III – II – I. ✂️ d) II – III – I. ✂️ e) I – III – II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q905198 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída em janeiro de 2008, marca um avanço significativo nas diretrizes para a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve os princípios fundamentais dessa política? ✂️ a) Promove a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em classes comuns do sistema regular de ensino, com apoio da educação especial. ✂️ b) Determina que a educação de alunos com deficiência deve ocorrer separadamente do sistema regular de ensino, através de centros de atendimento especializado. ✂️ c) Estabelece a educação inclusiva exclusivamente para alunos com altas habilidades/superdotação, mantendo os alunos com deficiência em ambientes educacionais segregados. ✂️ d) Prioriza a matrícula de alunos com deficiência em classes e escolas especiais, garantindo ambientes educacionais adaptados às suas necessidades específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q905196 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024A abordagem sócio-histórica de Vygotsky enfatiza o papel da linguagem e da interação social no desenvolvimento cognitivo. Considerando a especificidade dos processos de ensino e aprendizagem em contextos de educação bilíngue para surdos, onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa coexistem, analise as afirmativas abaixo sobre como essa teoria se aplica. ✂️ a) O desenvolvimento cognitivo de crianças surdas é potencializado pelo uso da Libras, pois a interação social e a mediação são facilitadas, promovendo a construção de significados e a aquisição de conhecimento. ✂️ b) A internalização de conceitos e o desenvolvimento cognitivo em crianças surdas ocorrem primariamente através da exposição direta e sistemática à Língua Portuguesa, independentemente de sua proficiência em Libras. ✂️ c) A aquisição da Libras como primeira língua (L1) por crianças surdas não influencia diretamente o desenvolvimento cognitivo, sendo apenas um meio de comunicação alternativo. ✂️ d) A Libras, enquanto segunda língua (L2) para crianças surdas, desempenha um papel secundário no desenvolvimento cognitivo, sendo menos significativa do que o domínio da língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q992028 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022O professor que trabalha com alunos surdos precisa acreditar e participar efetivamente do processo de inclusão. Sobre o papel do professor em relação à inclusão, marque a alternativa correta. ✂️ a) O professor deve retirar alguns conteúdos para facilitar a aprendizagem do aluno surdo ✂️ b) Deve-se responsabilizar o intérprete de Libras pelo aluno surdo, afinal ele é o profissional que trabalha diretamente com o aluno surdo ✂️ c) O professor é o único responsável pela educação do aluno surdo ✂️ d) A formação de docentes para o ensino de Libras nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngue ✂️ e) O professor deve adaptar seu processo de ensino-aprendizagem, corroborando com o processo de inclusão de acordo com a proposta curricular do ensino regular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1014183 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024Julgue o item que se segue. O professor intérprete, principalmente na Educação Infantil, precisa proporcionar a melhor prática de ensino ao seu aluno, tornando a prática individualizada, e sempre subestimando o melhor desse aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q988110 | Libras, Aspectos Fonológicos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Na década de 1960, William Stokoe começou a estudar a estrutura linguística da American Sign Language (ASL), a língua de sinais utilizada pela comunidade surda nos Estados Unidos. Ao analisar os sinais em ASL, Stokoe percebeu que eles compartilhavam características fonológicas com as línguas faladas. Essas características foram categorizadas como parâmetros primários, que são: ✂️ a) configuração de mão, ponto de articulação e movimento; ✂️ b) ponto de contato, movimento, orientação; ✂️ c) localização, expressões faciais, tempo; ✂️ d) articulação, direcionalidade, ritmo; ✂️ e) expressões não manuais, orientação, dinâmica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1014181 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024Julgue o item que se segue. O professor intérprete não deve apenas fazer a transmissão dos conteúdos ao aluno surdo em sala de aula, ele também precisa estimulá-lo a participar das atividades diárias da turma e ajudá-lo a desenvolver um posicionamento crítico, seja com palavras ou ações, para que o aluno se torne um cidadão ativo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q988112 | Libras, História da Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Na história da educação dos surdos, várias metodologias foram utilizadas, cada uma com diferentes abordagens para o ensino e a comunicação. Qual é uma metodologia específica enfatizava o ensino da fala e da leitura labial? ✂️ a) método silábico; ✂️ b) método fonético; ✂️ c) comunicação total; ✂️ d) método naturalista; ✂️ e) oralismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1014626 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Em relação à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assinalar a alternativa CORRETA. ✂️ a) É uma língua visual-espacial articulada por meio das mãos, das expressões faciais, não utilizando o corpo. É uma língua usada por parte da comunidade surda brasileira. ✂️ b) Reconhecida desde 2002 (Lei nº 10.436, de 24 de abril) como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas, no Brasil, mas por pertencer a uma comunidade fechada, não pode ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação. ✂️ c) Apresenta todos os componentes das línguas orais, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos. Preenche, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguístico. ✂️ d) É uma língua de sinais utilizada e compreendida universalmente. As línguas de sinais praticadas em diversos países não diferem uma das outras e, apenas, existem dialetos ou variações regionais dos sinais, como nas línguas orais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q990174 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE Leis e seus objetivos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Qual é uma das características do Plano Nacional de Educação (PNE)? ✂️ a) Estabelecer metas de curto prazo para serem alcançadas; ✂️ b) Ser exclusivamente focado no ensino superior; ✂️ c) Ser um documento estático e imutável; ✂️ d) Ser um instrumento de planejamento com horizonte de 10 anos; ✂️ e) Ser aplicável apenas nas regiões mais carentes do país. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1014566 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025O professor de Libras enfrenta desafios específicos ao ensinar alunos ouvintes em cursos de formação. Dentre os principais desafios, destaca-se: ✂️ a) A obrigatoriedade de ensinar a Libras utilizando exclusivamente a escrita do português. ✂️ b) A necessidade de adaptar a metodologia de ensino para alunos que não têm experiência prévia com uma língua visual-espacial. ✂️ c) A imposição de que os alunos falem em voz alta os sinais enquanto os executam. ✂️ d) A exigência de que todas as aulas sejam ministradas com apoio de legendagem simultânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1014562 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025De acordo com as diretrizes da educação bilíngue para surdos, estabelecidas pelo Decreto nº 5.626/2005 e reforçadas por políticas educacionais recentes, a Libras deve ser: ✂️ a) Língua complementar no processo de alfabetização dos estudantes surdos. ✂️ b) Exclusivamente um recurso didático para reforço escolar. ✂️ c) Utilizada apenas quando houver intérpretes em sala de aula. ✂️ d) Primeira língua de instrução para estudantes surdos, com o português como segunda língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q990167 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024A pesquisa na área de LIBRAS e educação inclusiva está em constante evolução. Novos estudos e inovações tecnológicas estão sendo desenvolvidos para melhorar o ensino e aprendizado da língua de sinais, bem como para promover a inclusão de alunos surdos em diferentes contextos educacionais. A esse respeito, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. (_) Embora a implementação de práticas inclusivas possa exigir investimentos iniciais, os benefícios a longo prazo superam os custos. (_) Apesar da tecnologia desempenhar um papel importante na acessibilidade, especialmente em ambientes virtuais, os intérpretes de LIBRAS continuam sendo fundamentais para facilitar a comunicação. (_) A promoção da inclusão de alunos surdos é muito simples e envolve apenas a capacitação de professores e a sensibilização da comunidade escolar. ✂️ a) C - C - E; ✂️ b) E - E - C; ✂️ c) C - E - E; ✂️ d) E - C - C; ✂️ e) C - E - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q988121 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Com o domínio de técnicas da didática em LIBRAS, os professores podem criar um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, que promova o desenvolvimento linguístico, cognitivo e socioemocional dos alunos surdos. A esse respeito, é CORRETO afirmar: ✂️ a) ensinar LIBRAS é uma questão de traduzir o português para sinais; ✂️ b) todos os surdos aprendem da mesma maneira, assim como em qualquer grupo de aprendizes; ✂️ c) a didática em LIBRAS é apenas para professores de surdos, não sendo tão relevante para todos os educadores; ✂️ d) a aprendizagem de LIBRAS é sempre mais viável e valiosa para crianças do que para adultos; ✂️ e) a utilização de recursos tecnológicos e digitais podem enriquecer o ensino e a aprendizagem de LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q992015 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022Assinale a alternativa que corresponda a um dos princípios que o ensino deverá ter como base para ser ministrado, conforme prevê o Art. 3º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional. ✂️ a) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando ✂️ b) Educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade ✂️ c) Valorização do profissional da educação escolar ✂️ d) Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria ✂️ e) Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1013242 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019Leia a afirmativa a seguir. O ________ é uma categoria gramatical que não existe na Libras. Marque a opção que completa corretamente a lacuna. ✂️ a) verbo ✂️ b) pronome ✂️ c) artigo ✂️ d) advérbio ✂️ e) adjetivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1014564 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025Ao interpretar discursos complexos de português para Libras, um desafio central enfrentado é: ✂️ a) A falta de sinais específicos na Libras para termos técnicos. ✂️ b) A obrigatoriedade de traduzir palavra por palavra, respeitando a gramática do português. ✂️ c) A ausência de expressões faciais na comunicação em Libras. ✂️ d) As diferenças estruturais entre as línguas, que exigem reestruturação do discurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1015815 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024Em relação aos aspectos gramaticais da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), qual das alternativas a seguir identifica corretamente uma particularidade de cada língua e sua relevância para o ensino de ambas? ✂️ a) A estrutura gramatical da Língua Portuguesa é baseada em uma ordem fixa de sujeito-verboobjeto (SVO), enquanto a Libras não possui uma ordem específica, sendo totalmente livre, o que deve ser destacado no ensino. ✂️ b) Na Língua Portuguesa, a utilização de preposições é fundamental para a coesão do texto, enquanto na Libras, as preposições são substituídas por modificadores espaciais, e sua compreensão é essencial no processo de ensino. ✂️ c) A concordância nominal e verbal em Libras é marcada por flexões manuais e expressões faciais, enquanto na Língua Portuguesa, essas concordâncias dependem exclusivamente de desinências verbais e nominais, o que implica abordagens de ensino distintas. ✂️ d) A Libras não utiliza pronomes possessivos, diferentemente da Língua Portuguesa, onde pronomes possessivos são essenciais para indicar posse, sendo um ponto crucial para a aplicação pedagógica. ✂️ e) A ordem das palavras em Libras segue sempre a sequência temporal dos eventos, ao contrário da Língua Portuguesa, onde a ordem é determinada por regras sintáticas rígidas, devendo essa diferença ser enfatizada no ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q990170 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Qual é a obrigação do Estado brasileiro de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) em relação ao atendimento educacional especializado? ✂️ a) o atendimento educacional especializado é opcional e pode ser cobrado dos alunos com necessidades especiais; ✂️ b) o atendimento educacional especializado deve ser oferecido apenas em instituições privadas especializadas; ✂️ c) o atendimento educacional especializado é gratuito e deve ser disponibilizado apenas em escolas exclusivas para alunos com necessidades especiais; ✂️ d) o atendimento educacional especializado é gratuito e transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, preferencialmente na rede regular de ensino; ✂️ e) o atendimento educacional especializado é exclusivo para alunos com altas habilidades ou superdotação e não se aplica a estudantes com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro