Em conformidade com o ensino da Libras e da Língua
Portuguesa (LP), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou
erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Aos poucos, a língua de sinais vem adquirindo
notoriedade e superando o estereótipo que lhe fora
concedido. A escrita responde a uma demanda
comunicativa alfabética, enquanto a língua de sinais
atende a uma demanda específica visual e espacial.
Enquanto isso, na língua oral (tanto para a fala quanto
para a escrita) há a emissão de um som/palavra após o
outro (linearidade); na língua sinalizada, a simultaneidade
é característica recorrente devido ao uso, concomitante,
da expressão, da configuração de mão e de outros itens
lexicais.
( ) O acesso tardio à Libras ocorre ainda pelo
desconhecimento da língua sinalizada por parte da
família, pela resistência da equipe médica que orienta a
família ou da própria família em entender a surdez e sua
consequência linguística. Reitera-se assim que a defesa
pela normalização do sujeito surdo, de modo a enquadrálo ao uso da LP falada, fez com que se disseminasse uma
visão deturpada da língua sinalizada, mesmo ela ainda
não podendo ser considerada como uma língua.
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