Questões de Concursos Professor de Libras

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1Q1014561 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

A Lei nº 10.436/2002 foi um marco legal para a comunidade surda no Brasil, garantindo o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Entretanto, foi o Decreto nº 5.626/2005 que estabeleceu diretrizes fundamentais para sua implementação em instituições de ensino e órgãos públicos. Sobre esse decreto, analise as afirmativas:

I. Determina a obrigatoriedade do ensino de Libras nos cursos de formação de professores.

II. Regulamenta a atuação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa.

III. Garante a Libras como disciplina obrigatória na educação infantil e ensino fundamental.

Marque a alternativa correta:

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2Q1014562 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

De acordo com as diretrizes da educação bilíngue para surdos, estabelecidas pelo Decreto nº 5.626/2005 e reforçadas por políticas educacionais recentes, a Libras deve ser:
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3Q1014563 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

A estrutura linguística da Libras difere significativamente da língua portuguesa, principalmente em relação à:
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4Q1014564 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Ao interpretar discursos complexos de português para Libras, um desafio central enfrentado é:
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5Q1014565 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Dentre as tecnologias assistivas utilizadas na educação de surdos, qual delas possibilita a **tradução automática** de falas para a Libras em tempo real?
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6Q1014566 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

O professor de Libras enfrenta desafios específicos ao ensinar alunos ouvintes em cursos de formação. Dentre os principais desafios, destaca-se:
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7Q1014567 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Sobre os desafios da tradução e interpretação entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa, analise as afirmativas:

I. O intérprete de Libras deve considerar não apenas a tradução literal das palavras, mas também os aspectos culturais e contextuais da comunicação.

II. A interpretação simultânea entre Libras e Português exige reestruturação sintática e adaptação semântica devido às diferenças estruturais entre as línguas.

III. A tradução de expressões idiomáticas do português para a Libras é direta e segue uma correspondência palavra por palavra.

Estão corretas as afirmativas:

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8Q1014568 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Sobre a prática pedagógica do professor de Libras no contexto da educação bilíngue para surdos, analise as afirmativas:

I. A Libras deve ser utilizada como língua de instrução no ensino de conteúdos curriculares para alunos surdos.

II. O uso de narrativas visuais e contação de histórias em Libras contribui para o desenvolvimento cognitivo e a aquisição da linguagem pelos alunos surdos.

III. A metodologia de ensino de Libras para alunos surdos deve ser idêntica à aplicada para alunos ouvintes em cursos de formação.

Estão corretas as afirmativas:

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9Q1014620 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação às variações linguísticas, à iconicidade e à arbitrariedade da Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
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10Q1014621 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com o ensino da Libras e da Língua Portuguesa (LP), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Aos poucos, a língua de sinais vem adquirindo notoriedade e superando o estereótipo que lhe fora concedido. A escrita responde a uma demanda comunicativa alfabética, enquanto a língua de sinais atende a uma demanda específica visual e espacial. Enquanto isso, na língua oral (tanto para a fala quanto para a escrita) há a emissão de um som/palavra após o outro (linearidade); na língua sinalizada, a simultaneidade é característica recorrente devido ao uso, concomitante, da expressão, da configuração de mão e de outros itens lexicais.

( ) O acesso tardio à Libras ocorre ainda pelo desconhecimento da língua sinalizada por parte da família, pela resistência da equipe médica que orienta a família ou da própria família em entender a surdez e sua consequência linguística. Reitera-se assim que a defesa pela normalização do sujeito surdo, de modo a enquadrálo ao uso da LP falada, fez com que se disseminasse uma visão deturpada da língua sinalizada, mesmo ela ainda não podendo ser considerada como uma língua.
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11Q1014622 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se os tipos de frases em Libras, analisar os itens.

I. Na forma afirmativa, a expressão facial é neutra.

II. Na forma exclamativa, as sobrancelhas são franzidas e há um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima.

III. Na forma interrogativa, as sobrancelhas são levantadas e há um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo. Pode, ainda, vir também com um intensificador representado pela boca fechada com um movimento para baixo.

Está CORRETO o que se afirma:

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12Q1014623 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

De acordo com a gramática da Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
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13Q1014624 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a estrutura sintática da Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
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14Q1014625 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

De acordo com os verbos em Libras, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Verbos direcionais são verbos que possuem marca de concordância. A direção do movimento marca no ponto inicial o sujeito e, no final, o objeto. Exemplo: COMERMAÇÃ. TOMAR-CAFÉ.

( ) Verbos não direcionais são verbos que não possuem marca de concordância. Exemplo de ancorados no corpo: pensar, entender, gostar, duvidar, odiar, saber.

( ) Nos verbos não direcionais, quando se faz uma frase, é como se eles ficassem no infinitivo.

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15Q1014626 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assinalar a alternativa CORRETA.
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16Q1016245 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Na prática pedagógica do professor de Libras, um dos desafios ao trabalhar com alunos surdos que possuem múltiplas deficiências é:
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17Q1016246 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Em relação à avaliação da aprendizagem no ensino de Libras para alunos ouvintes, qual é um dos critérios fundamentais para medir a proficiência linguística?
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18Q1016247 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Sobre a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa correta:
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19Q1016248 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Os professores de Libras devem considerar aspectos culturais da comunidade surda em sua prática pedagógica. Sobre esse tema, analise as afirmativas:

I. A cultura surda possui valores e normas próprias, distintos da cultura ouvinte.

II. A valorização da identidade surda fortalece a aprendizagem e o engajamento dos alunos na escola.

III. A adaptação dos currículos deve excluir aspectos culturais para garantir neutralidade pedagógica.

Estão corretas as afirmativas:

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20Q1016249 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Sobre a psicologia da aprendizagem e o desenvolvimento do estudante surdo, qual aspecto deve ser considerado na prática pedagógica do professor de Libras?
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