Início Questões de Concursos Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais Resolva questões de Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q988589 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direito à Educação, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 13.146/2015, atenta para a promoção de algumas adaptações por parte das instituições de ensino. Essas adaptações devem ser: ✂️ a) apenas adaptações físicas. ✂️ b) adaptações pedagógicas, físicas e de comunicação. ✂️ c) adaptações que não consideram as necessidades dos alunos. ✂️ d) exclusivamente recursos tecnológicos. ✂️ e) mudanças que não interferem no currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q994893 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Acessibilidade pode ser definida como: ✂️ a) apenas a adaptação de edifícios públicos incluindo as pessoas com deficiência intelectual. ✂️ b) a eliminação de qualquer forma de assistência a pessoas com deficiência física. ✂️ c) uso de rampas improvisadas ou sinalizações temporárias que não seguem normas específicas. ✂️ d) a capacidade de todas as pessoas, incluindo as com deficiência, de acessar espaços físicos, informações e serviços. ✂️ e) o uso exclusivo de tecnologias assistivas e o acesso apenas a informações digitais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q994899 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, foi alterada pela Lei 10.639/03. A partir desta Legislação se tornou obrigatório no currículo da educação básica: ✂️ a) o ensino exclusivo da história indígena. ✂️ b) a inclusão de cursos sobre racismo em todas as disciplinas. ✂️ c) a criação de turmas separadas para alunos afrodescendentes. ✂️ d) o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira. ✂️ e) a contratação obrigatória de professores negros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q994901 | Libras, Iconicidade e Arbitrariedade nas Línguas de Sinais, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Podemos afirmar que a variação linguística na Libras é caracterizada por ter: ✂️ a) a uniformidade dos sinais em todo o Brasil. ✂️ b) a existência de diferentes sinais e variantes regionais. ✂️ c) a falta de sinalização em diferentes contextos. ✂️ d) a imutabilidade dos sinais ao longo do tempo. ✂️ e) a exclusividade do uso de sinais por grupos específicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q988584 | Pedagogia, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de 2016 considera eixos e conceitos constitutivos da Área De Ciências Da Natureza. Dentre os citados abaixo, quais fazem parte da proposta? I Ambiente e Sustentabilidade; II O Planeta Terra e o Universo; III Biodiversidade; IV Saúde e Bem-Estar; V Materiais, Substâncias e Processos. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) É correta apenas a afirmativa I. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas I, II e V. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas II e III. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas II, III e IV. ✂️ e) Todas as afirmativas são corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q988588 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Qual das seguintes metodologias é considerada eficaz no ensino de Libras como parte da Educação Bilíngue? ✂️ a) Método áudio-lingual. ✂️ b) Método da gramática-tradução. ✂️ c) Ensino contextualizado e interativo. ✂️ d) Método de repetição sem explicação. ✂️ e) Abordagem exclusivamente baseada na língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q988586 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Quando relacionamos a Política Nacional de Educação Especial com a Lei Brasileira de Inclusão, podemos afirmar que: ✂️ a) a Lei Brasileira de Inclusão não é relevante para a Política Nacional. ✂️ b) ambas são políticas independentes, sem conexão e segregadoras. ✂️ c) a Política Nacional é uma implementação prática das diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão. ✂️ d) a Política Nacional foi criada antes da Lei Brasileira de Inclusão. ✂️ e) a Lei Brasileira de Inclusão prioriza o ensino em instituições segregadas e públicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q994902 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em relação ao uso e difusão da Libras e da língua portuguesa, o Decreto 5626/05 apresenta formas de garantir Atendimento Educacional Especializado. De acordo com a referida Lei para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso previsto as instituições federais de ensino devem: ( ) desenvolver e adotar mecanismos alternativos para a avaliação de conhecimentos expressos em Libras, desde que devidamente registrados em vídeo ou em outros meios eletrônicos e tecnológicos; ( ) prover as escolas com professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos ouvintes; ( ) apoiar, na comunidade escolar, o uso e a difusão de Libras entre professores, alunos, funcionários, direção da escola e familiares, inclusive por meio da oferta de cursos; ( ) promover cursos de formação de professores para o ensino e uso da Libras. Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F). Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V – F – V – V ✂️ b) F – F – V – V ✂️ c) F – V – F – V ✂️ d) F – F – F – V ✂️ e) V – V – V – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q994898 | Pedagogia, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Dentre os objetivos elencados na Portaria nº 122/2016 da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis podemos considerar como principal objetivo: ✂️ a) promover a educação segregada em escolas especiais. ✂️ b) implementar a educação inclusiva, garantindo o acesso ao ensino regular para todos os alunos com deficiência. ✂️ c) oferecer ensino domiciliar para alunos com necessidades especiais e com superdotação. ✂️ d) criar turmas separadas para alunos com transtornos globais do desenvolvimento e com superdotação. ✂️ e) priorizar o atendimento a alunos com superdotação em escolas privadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q994891 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei 10436/02 foi o primeiro documento a reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como: ✂️ a) segunda língua oficial do Brasil. ✂️ b) meio legal de comunicação e expressão no Brasil. ✂️ c) primeira língua dos surdos brasileiros. ✂️ d) meio de comunicação que substitui a língua portuguesa escrita. ✂️ e) sistema linguístico limitado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q994895 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O decreto 5626/05 regulamenta a Lei de Libras. Sobre o Capítulo II, da Inclusão da Libras como disciplina Curricular, analise as afirmativas marcando (V) VERDADEIRA e (F) FALSA. ( ) A Libras deve ser inserida como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores em ambos os níveis: médio e superior; ( ) Nos cursos de Fonoaudiologia, é obrigatória a inclusão de Libras como disciplina curricular; ( ) Apenas instituições públicas do sistema federal de ensino estão obrigadas a inserir Libras como disciplina curricular obrigatória; ( ) A Libras constituir-se-á em disciplina curricular obrigatória em todos os cursos de educação superior e na educação profissional. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V – V – F - F ✂️ b) V – F – V - F ✂️ c) F – V – F - V ✂️ d) V – F – V – F ✂️ e) F – F – V – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q994900 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Ao compararmos as diferenças de comportamento de acordo com a idade, podemos afirmar que o processo educacional na adolescência tem como fator de alta relevância: ✂️ a) a dependência total dos adultos para tomar decisões. ✂️ b) o desenvolvimento da autonomia e o pensamento crítico. ✂️ c) o foco em conteúdos abstratos sem relação com a realidade. ✂️ d) o incentivo à memorização sem reflexão crítica. ✂️ e) a formação voltada apenas para o mercado de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q988590 | Libras, Aspectos Sintáticos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo Quadros e Karnopp (2004), autores influentes na teoria da linguagem de sinais no Brasil, consideram que a ordem sintática mais básica nas frases em Língua Brasileira de Sinais – Libras é sujeito-verbo-objeto (SVO), sendo derivadas dela: ✂️ a) OSV e SOV. ✂️ b) VOS e OSV. ✂️ c) SOV e VOS. ✂️ d) VOS e VS. ✂️ e) VS E OV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q994896 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Brasil, 2008), tem como objetivo principal: ✂️ a) promover a segregação das pessoas com deficiência. ✂️ b) garantir a igualdade de direitos e a dignidade das pessoas com deficiência. ✂️ c) limitar o acesso das pessoas com deficiência a serviços de saúde. ✂️ d) excluir as pessoas com deficiência do mercado de trabalho. ✂️ e) ignorar as necessidades específicas das pessoas com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q994892 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEI (2008), para a inclusão dos alunos surdos, nas escolas comuns, a educação bilíngue - Língua Portuguesa/LIBRAS - desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita. A política também considera: ✂️ a) o ensino da Libras para os demais alunos da escola. ✂️ b) o ensino da Libras exclusivamente para os surdos. ✂️ c) o ensino de Libras como língua estrangeira. ✂️ d) o ensino de gestos combinados. ✂️ e) o ensino da Libras na modalidade escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q988585 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Com base na alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei 14191/21, a Educação Bilíngue de Surdos passa a ser entendida como: ✂️ a) modalidade de educação escolar. ✂️ b) educação especial inclusiva. ✂️ c) educação inclusiva. ✂️ d) atendimento educacional especializado. ✂️ e) ensino de sinais metódicos e combinados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q988587 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As línguas envolvidas na Educação Bilíngue de Surdos são a Língua Brasileira de Sinais – Libras e a Língua portuguesa línguas e modalidades diferentes. No espaço educacional, enquanto a Libras é a primeira língua e é a língua de instrução: ✂️ a) a modalidade escrita da Libras é a segunda língua. ✂️ b) a língua portuguesa oral é o alvo na educação escolar. ✂️ c) a língua portuguesa tem a mesma função que a Libras. ✂️ d) a língua portuguesa escrita é a segunda língua. ✂️ e) a língua portuguesa é a língua fonte e a Libras é a língua alvo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q994894 | Libras, Aspectos Fonológicos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com Quadros e Karnopp (2004), que são autores brasileiros conhecidos por suas contribuições nos estudos sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, o ensino dos parâmetros da Libras está diretamente ligado ao reconhecimento: ✂️ a) pragmático. ✂️ b) semântico. ✂️ c) fonológico. ✂️ d) sintático. ✂️ e) morfológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q994897 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015) reafirma o direito à educação para pessoas com deficiência, visando garantir: ✂️ a) o direito à educação somente em escolas regulares e particulares. ✂️ b) a educação especial apenas no ensino fundamental e superior. ✂️ c) o ensino domiciliar para pessoas com deficiência. ✂️ d) a segregação em ambientes especializados para melhor atendimento. ✂️ e) o acesso e a permanência de todos os alunos no ambiente escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q994903 | Pedagogia, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Para assegurar o direito à educação de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças ou de suas especificidades, a Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, por meio da portaria 122/2016 objetiva: ✂️ a) excluir alunos com deficiência do sistema educacional público e privado. ✂️ b) garantir a inclusão e o atendimento educacional especializado a todos os alunos com deficiência. ✂️ c) padronizar o ensino em todas as escolas de forma visual e linguística. ✂️ d) limitar o acesso à educação apenas para crianças de 6 a 14 anos. ✂️ e) restringir a diversidade de metodologias de ensino nas escolas públicas e privadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q988589 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direito à Educação, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 13.146/2015, atenta para a promoção de algumas adaptações por parte das instituições de ensino. Essas adaptações devem ser: ✂️ a) apenas adaptações físicas. ✂️ b) adaptações pedagógicas, físicas e de comunicação. ✂️ c) adaptações que não consideram as necessidades dos alunos. ✂️ d) exclusivamente recursos tecnológicos. ✂️ e) mudanças que não interferem no currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q994893 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Acessibilidade pode ser definida como: ✂️ a) apenas a adaptação de edifícios públicos incluindo as pessoas com deficiência intelectual. ✂️ b) a eliminação de qualquer forma de assistência a pessoas com deficiência física. ✂️ c) uso de rampas improvisadas ou sinalizações temporárias que não seguem normas específicas. ✂️ d) a capacidade de todas as pessoas, incluindo as com deficiência, de acessar espaços físicos, informações e serviços. ✂️ e) o uso exclusivo de tecnologias assistivas e o acesso apenas a informações digitais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q994899 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, foi alterada pela Lei 10.639/03. A partir desta Legislação se tornou obrigatório no currículo da educação básica: ✂️ a) o ensino exclusivo da história indígena. ✂️ b) a inclusão de cursos sobre racismo em todas as disciplinas. ✂️ c) a criação de turmas separadas para alunos afrodescendentes. ✂️ d) o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira. ✂️ e) a contratação obrigatória de professores negros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q994901 | Libras, Iconicidade e Arbitrariedade nas Línguas de Sinais, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Podemos afirmar que a variação linguística na Libras é caracterizada por ter: ✂️ a) a uniformidade dos sinais em todo o Brasil. ✂️ b) a existência de diferentes sinais e variantes regionais. ✂️ c) a falta de sinalização em diferentes contextos. ✂️ d) a imutabilidade dos sinais ao longo do tempo. ✂️ e) a exclusividade do uso de sinais por grupos específicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q988584 | Pedagogia, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de 2016 considera eixos e conceitos constitutivos da Área De Ciências Da Natureza. Dentre os citados abaixo, quais fazem parte da proposta? I Ambiente e Sustentabilidade; II O Planeta Terra e o Universo; III Biodiversidade; IV Saúde e Bem-Estar; V Materiais, Substâncias e Processos. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) É correta apenas a afirmativa I. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas I, II e V. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas II e III. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas II, III e IV. ✂️ e) Todas as afirmativas são corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q988588 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Qual das seguintes metodologias é considerada eficaz no ensino de Libras como parte da Educação Bilíngue? ✂️ a) Método áudio-lingual. ✂️ b) Método da gramática-tradução. ✂️ c) Ensino contextualizado e interativo. ✂️ d) Método de repetição sem explicação. ✂️ e) Abordagem exclusivamente baseada na língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q988586 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Quando relacionamos a Política Nacional de Educação Especial com a Lei Brasileira de Inclusão, podemos afirmar que: ✂️ a) a Lei Brasileira de Inclusão não é relevante para a Política Nacional. ✂️ b) ambas são políticas independentes, sem conexão e segregadoras. ✂️ c) a Política Nacional é uma implementação prática das diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão. ✂️ d) a Política Nacional foi criada antes da Lei Brasileira de Inclusão. ✂️ e) a Lei Brasileira de Inclusão prioriza o ensino em instituições segregadas e públicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q994902 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em relação ao uso e difusão da Libras e da língua portuguesa, o Decreto 5626/05 apresenta formas de garantir Atendimento Educacional Especializado. De acordo com a referida Lei para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso previsto as instituições federais de ensino devem: ( ) desenvolver e adotar mecanismos alternativos para a avaliação de conhecimentos expressos em Libras, desde que devidamente registrados em vídeo ou em outros meios eletrônicos e tecnológicos; ( ) prover as escolas com professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos ouvintes; ( ) apoiar, na comunidade escolar, o uso e a difusão de Libras entre professores, alunos, funcionários, direção da escola e familiares, inclusive por meio da oferta de cursos; ( ) promover cursos de formação de professores para o ensino e uso da Libras. Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F). Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V – F – V – V ✂️ b) F – F – V – V ✂️ c) F – V – F – V ✂️ d) F – F – F – V ✂️ e) V – V – V – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q994898 | Pedagogia, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Dentre os objetivos elencados na Portaria nº 122/2016 da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis podemos considerar como principal objetivo: ✂️ a) promover a educação segregada em escolas especiais. ✂️ b) implementar a educação inclusiva, garantindo o acesso ao ensino regular para todos os alunos com deficiência. ✂️ c) oferecer ensino domiciliar para alunos com necessidades especiais e com superdotação. ✂️ d) criar turmas separadas para alunos com transtornos globais do desenvolvimento e com superdotação. ✂️ e) priorizar o atendimento a alunos com superdotação em escolas privadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q994891 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei 10436/02 foi o primeiro documento a reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como: ✂️ a) segunda língua oficial do Brasil. ✂️ b) meio legal de comunicação e expressão no Brasil. ✂️ c) primeira língua dos surdos brasileiros. ✂️ d) meio de comunicação que substitui a língua portuguesa escrita. ✂️ e) sistema linguístico limitado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q994895 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O decreto 5626/05 regulamenta a Lei de Libras. Sobre o Capítulo II, da Inclusão da Libras como disciplina Curricular, analise as afirmativas marcando (V) VERDADEIRA e (F) FALSA. ( ) A Libras deve ser inserida como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores em ambos os níveis: médio e superior; ( ) Nos cursos de Fonoaudiologia, é obrigatória a inclusão de Libras como disciplina curricular; ( ) Apenas instituições públicas do sistema federal de ensino estão obrigadas a inserir Libras como disciplina curricular obrigatória; ( ) A Libras constituir-se-á em disciplina curricular obrigatória em todos os cursos de educação superior e na educação profissional. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V – V – F - F ✂️ b) V – F – V - F ✂️ c) F – V – F - V ✂️ d) V – F – V – F ✂️ e) F – F – V – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q994900 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Ao compararmos as diferenças de comportamento de acordo com a idade, podemos afirmar que o processo educacional na adolescência tem como fator de alta relevância: ✂️ a) a dependência total dos adultos para tomar decisões. ✂️ b) o desenvolvimento da autonomia e o pensamento crítico. ✂️ c) o foco em conteúdos abstratos sem relação com a realidade. ✂️ d) o incentivo à memorização sem reflexão crítica. ✂️ e) a formação voltada apenas para o mercado de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q988590 | Libras, Aspectos Sintáticos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo Quadros e Karnopp (2004), autores influentes na teoria da linguagem de sinais no Brasil, consideram que a ordem sintática mais básica nas frases em Língua Brasileira de Sinais – Libras é sujeito-verbo-objeto (SVO), sendo derivadas dela: ✂️ a) OSV e SOV. ✂️ b) VOS e OSV. ✂️ c) SOV e VOS. ✂️ d) VOS e VS. ✂️ e) VS E OV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q994896 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Brasil, 2008), tem como objetivo principal: ✂️ a) promover a segregação das pessoas com deficiência. ✂️ b) garantir a igualdade de direitos e a dignidade das pessoas com deficiência. ✂️ c) limitar o acesso das pessoas com deficiência a serviços de saúde. ✂️ d) excluir as pessoas com deficiência do mercado de trabalho. ✂️ e) ignorar as necessidades específicas das pessoas com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q994892 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEI (2008), para a inclusão dos alunos surdos, nas escolas comuns, a educação bilíngue - Língua Portuguesa/LIBRAS - desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita. A política também considera: ✂️ a) o ensino da Libras para os demais alunos da escola. ✂️ b) o ensino da Libras exclusivamente para os surdos. ✂️ c) o ensino de Libras como língua estrangeira. ✂️ d) o ensino de gestos combinados. ✂️ e) o ensino da Libras na modalidade escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q988585 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Com base na alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei 14191/21, a Educação Bilíngue de Surdos passa a ser entendida como: ✂️ a) modalidade de educação escolar. ✂️ b) educação especial inclusiva. ✂️ c) educação inclusiva. ✂️ d) atendimento educacional especializado. ✂️ e) ensino de sinais metódicos e combinados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q988587 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As línguas envolvidas na Educação Bilíngue de Surdos são a Língua Brasileira de Sinais – Libras e a Língua portuguesa línguas e modalidades diferentes. No espaço educacional, enquanto a Libras é a primeira língua e é a língua de instrução: ✂️ a) a modalidade escrita da Libras é a segunda língua. ✂️ b) a língua portuguesa oral é o alvo na educação escolar. ✂️ c) a língua portuguesa tem a mesma função que a Libras. ✂️ d) a língua portuguesa escrita é a segunda língua. ✂️ e) a língua portuguesa é a língua fonte e a Libras é a língua alvo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q994894 | Libras, Aspectos Fonológicos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com Quadros e Karnopp (2004), que são autores brasileiros conhecidos por suas contribuições nos estudos sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, o ensino dos parâmetros da Libras está diretamente ligado ao reconhecimento: ✂️ a) pragmático. ✂️ b) semântico. ✂️ c) fonológico. ✂️ d) sintático. ✂️ e) morfológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q994897 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015) reafirma o direito à educação para pessoas com deficiência, visando garantir: ✂️ a) o direito à educação somente em escolas regulares e particulares. ✂️ b) a educação especial apenas no ensino fundamental e superior. ✂️ c) o ensino domiciliar para pessoas com deficiência. ✂️ d) a segregação em ambientes especializados para melhor atendimento. ✂️ e) o acesso e a permanência de todos os alunos no ambiente escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q994903 | Pedagogia, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Para assegurar o direito à educação de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças ou de suas especificidades, a Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, por meio da portaria 122/2016 objetiva: ✂️ a) excluir alunos com deficiência do sistema educacional público e privado. ✂️ b) garantir a inclusão e o atendimento educacional especializado a todos os alunos com deficiência. ✂️ c) padronizar o ensino em todas as escolas de forma visual e linguística. ✂️ d) limitar o acesso à educação apenas para crianças de 6 a 14 anos. ✂️ e) restringir a diversidade de metodologias de ensino nas escolas públicas e privadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro