Questões de Concursos Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais

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1Q994898 | Pedagogia, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Dentre os objetivos elencados na Portaria nº 122/2016 da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis podemos considerar como principal objetivo:
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2Q994899 | Pedagogia, Lei n 10639 de 2003, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, foi alterada pela Lei 10.639/03. A partir desta Legislação se tornou obrigatório no currículo da educação básica:
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3Q988584 | Pedagogia, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de 2016 considera eixos e conceitos constitutivos da Área De Ciências Da Natureza. Dentre os citados abaixo, quais fazem parte da proposta?
I Ambiente e Sustentabilidade; II O Planeta Terra e o Universo; III Biodiversidade; IV Saúde e Bem-Estar; V Materiais, Substâncias e Processos.

Assinale a alternativa correta.
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4Q988589 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direito à Educação, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 13.146/2015, atenta para a promoção de algumas adaptações por parte das instituições de ensino. Essas adaptações devem ser:
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5Q994891 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Lei 10436/02 foi o primeiro documento a reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como:
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6Q988586 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Quando relacionamos a Política Nacional de Educação Especial com a Lei Brasileira de Inclusão, podemos afirmar que:
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7Q994893 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Acessibilidade pode ser definida como:
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8Q988588 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Qual das seguintes metodologias é considerada eficaz no ensino de Libras como parte da Educação Bilíngue?
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9Q988590 | Libras, Aspectos Sintáticos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo Quadros e Karnopp (2004), autores influentes na teoria da linguagem de sinais no Brasil, consideram que a ordem sintática mais básica nas frases em Língua Brasileira de Sinais – Libras é sujeito-verbo-objeto (SVO), sendo derivadas dela:
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10Q994895 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O decreto 5626/05 regulamenta a Lei de Libras. Sobre o Capítulo II, da Inclusão da Libras como disciplina Curricular, analise as afirmativas marcando (V) VERDADEIRA e (F) FALSA.
( ) A Libras deve ser inserida como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores em ambos os níveis: médio e superior;
( ) Nos cursos de Fonoaudiologia, é obrigatória a inclusão de Libras como disciplina curricular;
( ) Apenas instituições públicas do sistema federal de ensino estão obrigadas a inserir Libras como disciplina curricular obrigatória;
( ) A Libras constituir-se-á em disciplina curricular obrigatória em todos os cursos de educação superior e na educação profissional.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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