Questões de Concursos Professor de Língua Portuguesa

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1Q1031569 | Matemática, Probabilidade, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A probabilidade de que Marina seja aprovada, cada vez que presta concurso público, é de 2 para 3.
Se ela prestar dois concursos diferentes, a probabilidade de que seja aprovada em pelo menos um deles, é
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2Q1079252 | Noções de Informática, Software, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Os programas de computador ou softwares podem ser classificados como básicos ou aplicativos. Enquanto um software básico oferece uma base para que outros programas possam funcionar corretamente, um software aplicativo é feito para facilitar tarefas específicas para o usuário final.

Com base na distinção entre software básico e aplicativo, avalie as seguintes afirmações:
I. O sistema operacional do computador é um software básico. II. O Microsoft Word é considerado um software básico. III. O navegador Microsoft Edge é um exemplo de software aplicativo. IV. O pacote de software livre LibreOffice contém softwares básicos.
Assinale a alternativa que contenha APENAS as afirmações corretas.
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3Q5671 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
O principal propósito comunicativo do texto é:
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4Q5669 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.

texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce

No trecho “Se existe um professor que pode ser substituído por uma máquina, é porque ele realmente merece ser substituído” (linhas 1-2), o indiano Sugata Mitra:

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5Q28915 | Português, Figuras de Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

Cidade Maravilhosa?

      Os camelôs são pais de famílias bem pobres, e, então, merecem nossa simpatia e nosso carinho; logo eles se multiplicam por 1000. Aqui em frente à minha casa, na Praça General Osório, existe há muito tempo a feira hippie. Artistas e artesãos expõem ali aos domingos e vendem suas coisas. Uma feira um tanto organizada demais: sempre os mesmos artistas mostrando coisas quase sempre sem interesse. Sempre achei que deveria haver um canto em que qualquer artista pudesse vender um quadro; qualquer artista ou mesmo qualquer pessoa, sem alvarás nem licenças. Enfim, o fato é que a feira funcionava, muita gente comprava coisas – tudo bem. Pois de repente, de um lado e outro, na Rua Visconde de Pirajá, apareceram barracas atravancando as calçadas, vendendo de tudo - roupas, louças, frutas, miudezas, brinquedos, objetos usados, ampolas de óleo de bronzear, passarinhos, pipocas, aspirinas, sorvetes, canivetes. E as praias foram invadidas por 1000 vendedores. Na rua e na areia, uma orgia de cães. Nunca vi tantos cães no Rio, e presumo que muita gente anda com eles para se defender de assaltantes. O resultado é uma sujeira múltipla, que exige cuidado do pedestre para não pisar naquelas coisas. E aquelas coisas secam, viram poeira, unem-se a cascas de frutas podres e dejetos de toda ordem, e restos de peixes da feira das terças, e folhas, e cusparadas, e jornais velhos; uma poeira dos três reinos da natureza e de todas as servidões humanas.
      Ah, se venta um pouco o noroeste, logo ela vai-se elevar, essa poeira, girando no ar, entrar em nosso pulmão numa lufada de ar quente. Antigamente a gente fugia para a praia, para o mar. Agora há gente demais, a praia está excessivamente cheia. Está bem, está bem, o mar, o mar é do povo, como a praça é do condor – mas podia haver menos cães e bolas e pranchas e barcos e camelôs e ratos de praia e assaltantes que trabalham até dentro d’água, com um canivete na barriga alheia, e sujeitos que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes e, quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma. Cada dia inventam um golpe novo: a juventude é muito criativa, e os assaltantes são quase sempre muito jovens.

Rubem Braga 

Em relação a esse texto, é CORRETO afirmar: 
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6Q373879 | Português, Literatura, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

Com relação ao parnasianismo brasileiro, avalie as afirmações abaixo.

I. É na convergência de ideais antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo.

II. A primeira corrente do Parnasianismo se amparava, sobretudo, na pesquisa lírica de intenção psicológica; procurava a beleza na expressão de estados inefáveis, por meio de tonalidades raras ou delicadas.

III. O parnasiano típico acaba por se deleitar na nomeação de alfaias, vasos e leques chineses, flautas gregas, taças de coral, ídolos de gesso em túmulos de mármore... e exaurindo-se na sensação de um detalhe ou na memória de um fragmento narrativo.

IV. Ao contrário do Naturalismo, que trouxe um vigoroso impulso de análise social, o Parnasianismo pouco trouxe de essencial sobre o tema.

Está correto sobre a poética parnasiana o que se afirma APENAS em

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7Q27214 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJ

O século XVIII é político-pedagógico por excelência. É nesse século que se realiza a passagem do controle da Educação da Igreja para o Estado. Dentre os grandes pensadores da época, chamados “iluministas” ou “ilustrados”, que lutavam em defesa da racionalidade, das liberdades individuais e contra o desmedido poder da Igreja e dos governantes, podem- se citar Rousseau, Kant e os pedagogos Pestalozzi, Herbart e Froebel.

De acordo com Gadotti, o iluminismo educacional representou o fundamento da pedagogia burguesa que, ainda nos dias atuais, insiste predominantemente na:
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8Q28919 | Português, Funções da Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

Tendo em vista que os gêneros textuais são classificados tipologicamente em razão da predominância, relacione a 2ª coluna de acordo com as capacidades de linguagem apresentadas na 1ª coluna: 

1ª COLUNA 

(1) NARRAR 
(2) ARGUMENTAR 
(3) EXPOR 
(4) DESCREVER

2ª COLUNA 

( ) Carta do leitor
( ) Conto parodiado
( ) Conferência
( ) Debate regrado
( ) Instruções de montagem
( ) Tomada de notas 

A sequência numérica que classifica CORRETAMENTE os gêneros textuais, de cima para baixo, é:
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9Q29097 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Levando em consideração a língua padrão escrita, assinale a frase CORRETA:
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10Q28921 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

“Parece haver cada vez mais, nos dias de hoje, uma forte tendência a lutar contra as mais variadas formas de preconceito, a mostrar que elas não têm nenhum fundamento racional, nenhuma justificativa, e que são apenas o resultado da ignorância, da intolerância ou da manipulação ideológica. Infelizmente, porém, essa tendência não tem atingido um tipo de preconceito muito comum na sociedade brasileira: o preconceito linguístico. Muito pelo contrário, o que vemos é esse preconceito ser alimentado diariamente em programas de televisão e de rádio, em colunas de jornal e revista, em livros e manuais que pretendem ensinar o que é ‘certo’ e o que é ‘errado’, sem falar, é claro, nos instrumentos tradicionais de ensino da língua: a gramática normativa e os livros didáticos. O preconceito linguístico fica bastante claro numa série de afirmações que já fazem parte da imagem (negativa) que o brasileiro tem de si mesmo e da língua falada por aqui. Outras afirmações são até bem-intencionadas, mas mesmo assim compõem uma espécie de ‘preconceito positivo’, que também se afasta da realidade.”

(BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2003.) 

Tendo em vista as ideias de Marcos Bagno e os preceitos da Sociolinguística, só NÃO se constitui mito sobre a língua a ideia presente em:
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11Q5683 | Raciocínio Lógico, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

A quantidade de rodas de ciranda que podemos formar com 4 casais, de modo que cada homem fique ao lado de sua mulher é:
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12Q373901 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

Segundo FIORIN, em Polifonia Textual e Discursiva (1999), ?a intertextualidade é o processo de incorporação de um texto em outro, seja para reproduzir o sentido incorporado, seja para transformá-lo. Há de haver três processos de intertextualidade: a citação, a alusão e a estilização. [...] A estilização é a reprodução dos procedimentos do ?discurso de outrem?, isto é, do estilo de outrem?, em geral, com ?função polêmica?.

Considere o contexto de produção dos enunciados a seguir para identificar aquele em que ocorre o processo de estilização.

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13Q5682 | Raciocínio Lógico, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Em um grupo de 6 mulheres e 3 homens, de quantas maneiras podemos escolher 5 pessoas, incluindo pelo menos 2 homens.
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14Q5672 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
Da leitura do último parágrafo, é correto afirmar que:
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15Q28920 | Português, Funções da Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

Observe as figuras e os recursos de linguagem utilizados nos versos: 

I. "A tarde descia, pensativa e doce, com nuvenzinhas cor de rosa" (Eça de Queirós)
II. "Que a alma que pode falar com os olhos também pode beijar com a face." (Antônio Machado)
III. “Fogem fluidas, fluindo à fina flor dos fenos...” (Eugénio de Castro)
IV. “ ... a gente chama Aquele que a salvar o mundo veio” (L. Camões)

Quanto às figuras e aos recursos de linguagem utilizados em sua construção, a classificação desses versos está CORRETAMENTE indicada em:
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16Q5681 | Raciocínio Lógico, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Cinco pessoas participaram de um sorteio de três números. A primeira pessoa apostou os números 9, 16 e 38, a segunda pessoa apostou os números 10, 17 e 40, a terceira pessoa apostou os números 10, 17 e 38, a quarta pessoa apostou os números 9, 17 e 38 e a quinta pessoa apostou os números 9, 16 e 40. Sabendo que cada pessoa acertou pelo menos um número e que apenas uma das pessoas acertou os três números, então quem acertou os três números foi:
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17Q28918 | Português, Funções da Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

“Nos últimos anos, o ensino de Língua Portuguesa vem passando por reformulações teóricas e metodológicas. Dentre elas, muito se tem enfatizado, em propostas curriculares, políticas de avaliação do ensino, de formação do professor, de análise de materiais didáticos, dentre outras, a necessidade de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em diferentes tipos de situação de uso da linguagem, com o objetivo de ampliar suas possibilidades de participação na vida em sociedade. Grande parte dessas reformulações é fundamentada por uma visão discursiva da linguagem. ”

Levando em consideração as suas reformulações teóricas e metodológicas, o ensino atual de Língua Portuguesa propõe o, EXCETO:
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18Q28917 | Português, Figuras de Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

“Na verdade, como costumo dizer, o que habitualmente chamamos de português, é um grande ‘balaio de gatos’, onde há gatos dos mais diversos tipos...”

                  BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo:
                                                                                                                   Loyola, 1999.
Para expressar seu ponto de vista, Bagno, nessa frase, lança mão de um(a)
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19Q5678 | Português, Professor de Língua Portuguesa, SEDUC CE, CCV UFC

Texto associado.
texto prova professor de lingua portuguesa seduc ce
A forma grifada em “Elas dizem para si mesmas que são capazes de fazer o que as outras crianças fazem” (linha 19) tem a mesma função que a forma destacada em:
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20Q29100 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Numa reunião de conselho de classe, algumas professoras teceram comentários sobre os aspectos cognitivos da leitura:

I. A professora A disse que sempre leva em consideração o conhecimento prévio do aluno, ou seja, na compreensão de um texto ela privilegia o que o leitor já sabe e o conhecimento que ele adquiriu ao longo de sua vida, além de ativar o conhecimento linguístico e o conhecimento textual durante a leitura.
II. A professora B admitiu reconhecer que vários níveis de conhecimento entram em jogo durante a leitura e, por isso, permite que seus alunos, quando leem, façam inferências por si, razão pela qual ela procura não interferir nas suas conclusões.
III. A professora C comentou que valoriza mais o conhecimento linguístico, o conhecimento textual, e em menor escala, o conhecimento de mundo do aluno, porque eles é que precisam ser ativados durante a leitura, para que o leitor chegue ao momento da compreensão do que lê.

De acordo com as concepções de Ângela Kleiman sobre as relações entre texto e leitor, está CORRETO o que se afirma em:
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