Questões de Concursos Professor de Matemática 40 Horas

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1Q986276 | Matemática, Progressões, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Um artigo educacional sobre segurança digital informa que um vírus pode se multiplicar exponencialmente, dobrando de quantidade a cada hora.

Se um dispositivo infectado inicialmente contém 1.000 arquivos corrompidos, qual será o número de arquivos após 6 horas, assumindo crescimento contínuo e sem intervenção?
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2Q986277 | Matemática, Progressões, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Um programa de inclusão digital em escolas públicas entrega tablets educacionais progressivamente a cada mês. No primeiro mês, foram entregues 50 tablets. A cada mês seguinte, são entregues 20 tablets a mais do que no mês anterior.

Quantos tablets terão sido entregues pelo programa ao final de 3 anos, considerando essa progressão?
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3Q986278 | Matemática, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Uma empresa de reciclagem analisou o custo diário de produção em função do número de toneladas recicladas, modelando-o por:

C(x) = x2 − 10x+ 30

onde x é o número de toneladas processadas por dia. Qual o número de toneladas que minimiza o custo e qual é esse custo mínimo?
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4Q986279 | Matemática, Geometria Analítica, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Durante uma atividade de mapeamento urbano com drones, uma equipe técnica marcou dois pontos de referência para instalação de sensores ambientais:

• O ponto A, que representa uma estação meteorológica, com coordenadas A (3,7);
• O ponto B, que indica uma câmera de monitoramento de poluição, com coordenadas B (9,4).

Esses dois dispositivos serão interligados por um cabo aéreo. Sabendo que o custo de instalação do cabo é de R$200,00 por metro, qual será o custo total da instalação, considerando a menor distância entre os pontos (trajeto em linha reta)?
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5Q986280 | Matemática, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em um estudo sobre redes elétricas inteligentes, uma equipe de engenheiros usou o número complexo z = 3+ 4.i , para representar a impedância de um circuito.
Considerando a necessidade de inverter o sentido de análise do sistema, foi solicitado o cálculo do inverso multiplicativo desse número complexo, na forma a+b.i.

Qual é o valor correto de 1/z ?
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6Q986281 | Matemática, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em um projeto de requalificação de vias urbanas, duas avenidas serão construídas de forma que uma delas passe pelos pontos A (2,3) e B (6,7).

Qual é a equação da reta que representa a trajetória dessa avenida, na forma reduzida y = mx + ny?
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7Q986282 | Matemática, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em um centro de inovação educacional, três dispositivos são conectados a um sistema inteligente. A probabilidade de falha de cada um deles, independentemente, é de 10%. O sistema opera normalmente se pelo menos dois dispositivos funcionarem.

Qual é a probabilidade de o sistema operar normalmente?
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8Q986283 | Matemática, Geometria Plana, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em um projeto de acessibilidade, uma rampa de acesso será construída com inclinação de 12° em relação ao solo, conforme os critérios de ergonomia para edificações sustentáveis. A altura a ser alcançada pela rampa é de 2,4 metros. Deseja-se calcular o comprimento da rampa, que corresponde à hipotenusa de um triângulo retângulo.
Considere os seguintes valores trigonométricos:

• sen(12°) = 0,2079
• cos(12°) = 0,9744
• tg(12°) = 0,2135

Qual deve ser o comprimento aproximado da rampa, em metros?
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9Q986284 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

De acordo com o Art. 74 da Lei Brasileira de Inclusão, é garantido à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e:
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10Q986285 | Pedagogia, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre o ensino de Matemática no Ensino Fundamental, analise as afirmações a seguir relacionadas aos objetivos da disciplina, à seleção de conteúdos e ao uso de recursos no processo de ensino-aprendizagem e assinale a alternativa correta.
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11Q986286 | Pedagogia, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O conceito de aprendizagem significativa, implica, necessariamente, o trabalho simbólico de “significar” a parcela da realidade que se conhece. As aprendizagens que os alunos realizam na escola serão significativas à medida que conseguirem estabelecer relações substantivas e não-arbitrárias entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por eles, num processo de articulação de novos significados.

Essa compreensão, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais é central a qual perspectiva teórica?
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12Q986287 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Para que se possa discutir uma prática escolar que realmente atinja seus objetivos, os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam questões de tratamento didático por área e por ciclo, procurando garantir coerência entre os pressupostos teóricos, os objetivos e os conteúdos, mediante:
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13Q986288 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Matemática 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Uma escola planeja um projeto sobre sustentabilidade hídrica que terá articulação de conhecimentos, habilidades e realidade local. O desenvolvimento das atividades será da seguinte forma: a disciplina de Língua Portuguesa produzirá textos instrucionais sobre economia de água, matemática calculará o consumo médio per capita na comunidade escolar, Ciências analisará amostras de água de diferentes fontes e Geografia fará mapeamento dos corpos hídricos do município.

Esse projeto diz respeito a qual abordagem pedagógica?
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