Questões de Concursos Professor de Matemática Educação Básica II

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1Q976783 | Pedagogia, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Considerando as diretrizes curriculares nacionais para o ensino de matemática no Ensino Médio, a prática pedagógica que demonstra a mais robusta e abrangente articulação com os princípios fundamentais que orientam o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais nessa etapa de ensino é
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3Q976785 | Matemática, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em uma pesquisa sobre a preferência por tipos de filmes, cada participante escolheu apenas um entre Ação, Comédia, Drama e Terror. Os resultados foram:

• 30% preferem filmes de Ação.


• 25% preferem filmes de Comédia.

• O número de pessoas que preferem filmes de Terror representa 1/3 do número de escolhas de filmes de Drama.

Sabendo que todos os participantes escolheram um único tipo de filme, o percentual de escolhas para filmes de Drama foi de

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4Q976786 | Matemática, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Uma escola adquiriu materiais de expediente para distribuir entre seus professores: 144 pincéis, 150 apagadores e 108 blocos de notas adesivas. Para otimizar a distribuição, a escola decidiu criar kits, cada um contendo apenas um tipo de material, mas todos com a mesma quantidade de itens. Sabendo que todos os materiais serão utilizados e que cada kit terá a maior quantidade possível de itens, o número total de kits que a escola conseguirá formar é de
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6Q976788 | Matemática, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Uma indústria tinha 800 funcionários, atingindo uma produção de 16.000 baterias por dia, com uma jornada de trabalho diária dos funcionários de 8 horas. Contudo, com a chegada dos carros eletrificados, a procura por baterias cresceu consideravelmente, elevando a necessidade diária para 26.000 baterias. Visando suprir essa nova necessidade, a empresa expandiu o número de funcionários para 1.200. Mesmo assim, a duração do trabalho precisa ser modificada. O tempo extra na nova jornada de trabalho diária dos funcionários, comparado à jornada diária de trabalho anterior, para que a empresa consiga satisfazer a demanda é de
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7Q976789 | Matemática, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Um cone reto possui uma altura H e um raio da base R, ambos estritamente positivos. Um único plano paralelo à base secciona o cone a uma distância h do vértice, com 0 < h < H, dividindo-o em dois sólidos: um cone menor e um tronco de cone. Se o volume do cone menor resultante da seção é exatamente um oitavo do volume do cone original, o valor numérico da razão h/Hé igual a

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8Q976790 | Matemática Financeira, Conceitos fundamentais de Matemática Financeira, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Maria comprou uma fritadeira elétrica. O preço à vista da fritadeira será financiado com juros simples de 5% ao mês, calculados sobre o preço à vista inicial durante um período total de 3 meses. O pagamento desse financiamento será realizado em duas parcelas: R$ 230,00 pagos exatamente 1 mês após a compra e R$ 460,00 pagos exatamente 3 meses após a compra. Considerando que o valor total pago corresponde ao preço à vista acrescido dos juros totais acumulados ao final do período de 3 meses, o preço à vista da fritadeira elétrica foi de

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9Q976791 | Matemática, Matemática Financeira, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Uma loja de eletrônicos decide aplicar um aumento de 40% no preço de um determinado modelo de smartphone antes de lançar uma promoção. O percentual máximo de desconto que a loja poderá oferecer sobre o novo preço do smartphone para que o preço final seja o mais próximo possível do preço original antes do aumento é de aproximadamente

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10Q976792 | Matemática, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A diferença entre um número de dois algarismos e o número formado pelos mesmos algarismos em ordem inversa é 27. Se o produto dos algarismos desse número é 54, a soma dos cubos desses algarismos é igual a

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11Q976793 | Matemática, Álgebra, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Uma empresa produz dois tipos de ligas metálicas: Alfa e Beta. A liga Alfa é composta por 60% de metal X e 40% de metal Y, enquanto a liga Beta é composta por 30% de metal X e 70% de metal Y. Para uma produção específica, a empresa utilizou um total de 120 kg de metal X e 140 kg de metal Y, esgotando seus estoques desses materiais.

Sabendo que cada quilograma de liga Alfa gera um lucro de R$ 50 e cada quilograma de liga Beta gera um lucro de R$ 40, a quantidade de liga Alfa produzida, a quantidade de liga Beta produzida e o lucro total obtido com essa produção são, respectivamente:

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12Q976794 | Matemática, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em uma competição de arremesso de dardos, um jogador analisou seu desempenho recente em relação a três resultados possíveis ao lançar um dardo: acertar o centro do alvo (C), acertar uma região intermediária (I) ou errar o alvo (E). Ele observou que a chance de acertar a região intermediária (I) é o dobro da chance de errar o alvo (E), e que a chance de acertar o centro do alvo (C) é um terço da chance de acertar a região intermediária (I).

Considerando que em cada lançamento só há essas três possibilidades, a probabilidade desse jogador acertar o centro do alvo (C) em um lançamento é de

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13Q976795 | Matemática, Probabilidade, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em uma caixa há 4 selos de R$ 0,50 e 6 selos de R$ 0,20. Uma pessoa retira simultaneamente 3 selos da caixa. A probabilidade de que o valor total dos selos retirados seja exatamente R$ 1,20 é igual a

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14Q976796 | Matemática, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

As idades de Caio, Francisco e Alice estão em progressão aritmética de razão 24. Se daqui a 12 anos, a idade da mais velha será o triplo da idade da mais jovem, nessa época futura, a soma das três idades será igual a

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15Q976797 | Matemática, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Um lote de 124 azulejos decorativos será distribuído entre três aprendizes de níveis distintos. O número de azulejos recebidos por cada aprendiz forma uma progressão geométrica crescente, correspondendo à ordem de seus níveis (iniciante, intermediário, avançado). Se o aprendiz de nível iniciante recebeu exatamente 4 azulejos, o número de azulejos recebidos pelo aprendiz de nível intermediário foi de

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16Q976798 | Matemática, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Uma loja de presentes está montando cestas contendo exatamente 7 itens, que podem ser exclusivamente chocolates, biscoitos ou balas. Cada cesta deve conter, obrigatoriamente, pelo menos um chocolate, pelo menos um biscoito e pelo menos uma bala. A ordem dos itens dentro da cesta não importa para definir um modelo distinto. Dadas essas condições, o número total de modelos distintos de cestas que essa loja poderá produzir é igual a

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17Q976799 | Matemática, Probabilidade, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em uma gincana escolar, uma das tarefas é sortear brindes de uma urna que contém bolas coloridas. Para ganhar um prêmio especial, o participante precisa retirar exatamente 4 bolas da urna de uma só vez, seguindo uma combinação específica de cores. A urna contém um total de 11 bolas, distribuídas da seguinte forma: 5 bolas brancas, 3 bolas vermelhas e 3 bolas pretas.

A probabilidade de um participante sortear exatamente 2 bolas brancas, 1 bola vermelha e 1 bola preta, ao retirar as 4 bolas da urna simultaneamente, é igual a

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18Q976800 | Matemática, Progressões, Professor de Matemática Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em um experimento científico controlado, uma cultura de bactérias geneticamente modificadas dobra de tamanho exatamente a cada hora. O experimento começou com uma única bactéria (representada por 2º ) em um recipiente selado. Após um período total em que a cultura atingiu um total de 816 bactérias, o experimento foi encerrado. Os cientistas estão interessados em determinar a quantidade de momentos distintos (contados em horas inteiras decorridas desde o início do experimento) nos quais o número total de bactérias presentes na cultura atendia a duas condições simultaneamente: ser um múltiplo inteiro de 32 e não ser um número que possa ser expresso como o cubo de um número inteiro. A quantidade desses momentos distintos que ocorreram durante todo o experimento foi

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