Questões de Concursos Professor de Nível I

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1Q319212 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon:

I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento;

II – Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa; 

III – A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional;

IV – Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam.

Está INCORRETA a alternativa:

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2Q379632 | Biologia, Parasitologia, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A comunidade biológica é um complexo sistema de partilha e distribuição de energia solar entre as diversas formas de vida. Um dos modos pelos quais os organismos conseguem sua porção de energia solar é denominado parasitismo. A malária é a mais antiga, a mais distribuída e a mais conhecida das doenças produzidas por parasitas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O ser humano é um dos hospedeiros do parasita da malária.

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3Q324617 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

De 1986 aos dias atuais, nossa Educação se transformou: a universalização do ensino foi praticamente garantida, os investimentos aumentaram e a formação docente evoluiu. No entanto, há muito a fazer para garantir um bom ensino. Agora, é a vez de alcançar a qualidade. Analise as alternativas abaixo:

I - No ambiente educativo, o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, a disciplina, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres são práticas que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos;

II - A escola possui uma proposta pedagógica escrita, os professores participaram ativamente da elaboração, todos os que trabalham na escola, pais e alunos conhecem a proposta que é atualizada periodicamente;

III - Os professores planejam regularmente suas aulas. Trocam idéias entre si para planejar. Procuram saber o que os alunos aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo. Ouvem e consideram opiniões e sugestões dos alunos para planejar suas aulas. O cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado pela direção da escola;

IV - As aulas são organizadas de maneira que todos os alunos possam fazer perguntas, conversar sobre os assuntos apresentados, defender suas idéias e mudar de opinião;

V - No dia-a-dia da sala de aula, respeita-se o fato de que cada aluno precisa de um tempo diferente para aprender.

Assinale a alternativa onde as afirmativas citadas estão de acordo com a busca pela qualidade.

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4Q322051 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens.  A parceria escola-família existe, mas todas as decisões devem ficar a cargo dos gestores da escola.
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6Q381045 | Biologia, Parasitologia, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A comunidade biológica é um complexo sistema de partilha e distribuição de energia solar entre as diversas formas de vida. Um dos modos pelos quais os organismos conseguem sua porção de energia solar é denominado parasitismo. A malária é a mais antiga, a mais distribuída e a mais conhecida das doenças produzidas por parasitas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A incidência de doenças parasitárias não é considerada indicador das condições de vida das populações.
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7Q332329 | Matemática, Porcentagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O edital que regulamenta o presente concurso fixa em R$ 804,73 a remuneração de um professor de nível II por 100 horas mensais de trabalho e em R$ 536,48 a remuneração de um professor de nível I, por igual quantidade de horas de trabalho mensal. Com referência a essas informações, julgue os próximos itens. Considere que, desde janeiro de 2006, um professor de nível II vem conseguindo economizar, em cada mês, um valor correspondente a 30% de sua remuneração. Considere também que, em cada mês, o valor economizado é aplicado à taxa de juros simples de 5% ao mês, e não é feita nenhuma retirada. Nessa situação, ao final do sétimo mês de economia — julho de 2006 —, o montante correspondente a essas aplicações será superior a 200% de sua remuneração mensal.
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8Q338703 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considere duas folhas retangulares de papelão, designadas por F1 e F2, medindo cada uma 24 cm × 36 cm. Da folha F1, retira-se, em cada vértice, um quadrado medindo 6 cm × 6 cm, obtendo-se uma figura designada por Q1. Da folha F2, retira-se, também de cada vértice, um quadrado medindo 9 cm × 9 cm, obtendo-se a figura designada por Q2. Dobrando-se para um mesmo lado as abas de Q1 e de Q2, formam-se duas caixas sem tampa na forma de paralelepípedo, designados por P1 e P2, respectivamente. Acerca dessas figuras, julgue os itens seguintes. A área de Q2 é igual a 75 centésimos da área de Q1.
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9Q321794 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Professor e alunos refletirem e conversarem sobre as atividades aprendidas faz parte das relações dialógicas em sala de aula. Essas conversas podem desenvolver o vocabulário dos alunos e ajudá-los a desenvolver seu senso da auto-avaliação. Acerca dos instrumentos utilizados para avaliação na educação infantil, julgue os itens que se seguem. É aceitável, do ponto de vista ético, utilizar avaliações pautadas nas características individuais e pessoais das crianças, com o objetivo de aumentar o controle sobre alunos indisciplinados.
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11Q806694 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O MEC formulou o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), propondo os parâmetros curriculares da educação infantil após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Acerca do RCNEI, julgue os itens a seguir. O documento trata de questões relativas unicamente a crianças com idade entre 4 e 6 anos.
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12Q325438 | Pedagogia, Educação em Saúde, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A relação entre o ambiente e o padrão de saúde de uma população define um campo de conhecimento denominado Saúde Ambiental ou Saúde e Ambiente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa relação incorpora todos os elementos e fatores que, potencialmente, afetam a saúde, incluindo-se, entre outros, aqueles relacionados com aspectos negativos do desenvolvimento social e econômico dos países. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Como prática pedagógica, a educação em saúde deve promover o desenvolvimento de estratégias que contribuam para a construção do processo de cidadania e para a melhoria da qualidade de vida da população.
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13Q320042 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. A parceria deve ser de todos os funcionários da escola com os pais e parentes da criança.
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14Q321575 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Professor e alunos refletirem e conversarem sobre as atividades aprendidas faz parte das relações dialógicas em sala de aula. Essas conversas podem desenvolver o vocabulário dos alunos e ajudá-los a desenvolver seu senso da auto-avaliação. Acerca dos instrumentos utilizados para avaliação na educação infantil, julgue os itens que se seguem. Devem existir observações e registros do professor sobre os avanços no desenvolvimento dos alunos.
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15Q323602 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A respeito das várias tendências pedagógicas na educação infantil, julgue os próximos itens. A tendência crítica entende a criança nos seus aspectos culturais e sociais, tendo o trabalho coletivo como sua principal característica.
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16Q331637 | Matemática, Porcentagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O edital que regulamenta o presente concurso fixa em R$ 804,73 a remuneração de um professor de nível II por 100 horas mensais de trabalho e em R$ 536,48 a remuneração de um professor de nível I, por igual quantidade de horas de trabalho mensal. Com referência a essas informações, julgue os próximos itens. Por 100 horas mensais de trabalho, o valor da parte da remuneração de um professor de nível II que ultrapassa a remuneração de um professor de nível I corresponde a mais de 55% da remuneração deste último.
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17Q816962 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Julgue as afirmativas sobre a LDB:

I - A legislação anterior já falava em recuperação. A Lei 5.692 de 1971, que alterou a LDB de 1961, menciona que as escolas devem proporcioná-la para "alunos de aproveitamento insuficiente". Mas apenas a versão de 1996 explicita a preferência pela realização paralela ao período de aulas (artigo 24), combatendo o costume corrente da recuperação no fim do ano letivo ou a cada semestre;

II - A Lei 11.274 de 2006 alterou a LDB, ampliando de oito para nove anos o Ensino Fundamental (artigo 32). Mas a questão referente à idade mínima para a matrícula só terminou com uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2010, que estipulou que alunos do 1º ano deveriam ter 6 anos completos até 31 de março;

III - Em seu artigo 32, a LDB coloca a progressão continuada como uma possibilidade, e não como uma obrigação. O mesmo vale para a aceleração de alunos, citada no artigo 24 como uma alternativa para alunos com atraso escolar;

IV - Contemplada pela LDB de 1996 (artigo 24), a idéia de uma avaliação cumulativa e qualitativa (que se baseia na aferição do processo deAprendizagem em diversos momentos do ano letivo e por diferentes instrumentos, não apenas em exames finais) já aparece na Lei 5.692, de 1971;

V- Com os PCNs, a União cumpre o artigo 9º da LDB, estabelecendo competências e habilidades para nortear os currículos - que devem ser definidos posteriormente por estados, municípios e pelas próprias escolas. A opção visou preservar a autonomia de redes e instituições de ensino; VI - A LDB também fala em participação no planejamento (mas não em adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais) e no estabelecimento de estratégias de recuperação (mas não menciona a necessidade de aprovação do Conselho Escolar).

Estão corretos os itens:

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19Q810114 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O MEC formulou o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), propondo os parâmetros curriculares da educação infantil após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Acerca do RCNEI, julgue os itens a seguir. O RCNEI desconsidera atividades tais como brincar e movimentar-se.
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20Q334760 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Considere duas folhas retangulares de papelão, designadas por F1 e F2, medindo cada uma 24 cm × 36 cm. Da folha F1, retira-se, em cada vértice, um quadrado medindo 6 cm × 6 cm, obtendo-se uma figura designada por Q1. Da folha F2, retira-se, também de cada vértice, um quadrado medindo 9 cm × 9 cm, obtendo-se a figura designada por Q2. Dobrando-se para um mesmo lado as abas de Q1 e de Q2, formam-se duas caixas sem tampa na forma de paralelepípedo, designados por P1 e P2, respectivamente. Acerca dessas figuras, julgue os itens seguintes. O perímetro de F1 é superior ao perímetro de Q1.
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