Início Questões de Concursos Professor de Nível II Resolva questões de Professor de Nível II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Nível II Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q351551 | Artes, Artes Plásticas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Se um aluno apresenta um resultado deficiente após a aplicação de uma técnica plástica, é necessária a intervenção do professor, que deve cobrar resultados com perfeição. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q351745 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere à linguagem teatral, julgue os itens seguintes. As técnicas para o desenvolvimento da linguagem gestual na escola devem ser aplicadas de forma que os alunos atinjam a perfeição. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q352266 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere à linguagem teatral, julgue os itens seguintes. A dança, os ensaios e as apresentações em sala de aula podem alcançar resultados expressivos e estéticos muito bons, desde que os alunos tenham a oportunidade de criar livremente e a técnica coreográfica proposta não ultrapasse os limites da estrutura corporal desses alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q351530 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Quando o professor não impõe tarefas, e cria na sala de aula um clima de liberdade, a criança pode atuar, por meio do desenho, com mais espontaneidade, expressando, dessa forma, o que sente e deseja. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q351511 | Artes, Artes Plásticas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. O professor deve procurar aprimorar o produto final do trabalho de criação desenvolvido pelo aluno, interferindo sempre que possível. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q352355 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAs atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. A dança é um excelente meio de expressão, que não pode deixar de figurar entre as atividades escolares oferecidas aos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q351954 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere à linguagem teatral, julgue os itens seguintes. A liderança nas atividades de expressão deve ser exercida sempre por aqueles alunos que se relacionam bem com todos os integrantes do grupo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q351555 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Como todas as atividades de expressão desenvolvidas com crianças, a atividade plástica inicia-se a partir de criações que utilizam técnicas de grande complexidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q351603 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA improvisação é considerada uma forma de expressão dramática praticada pelos atores da commedia dell’arte, na Itália. Entre as técnicas dramáticas criadas ao longo da trajetória do teatro, a improvisação é considerada um estímulo para desenvolver a espontaneidade da criança e do adolescente. Acerca do ensino dessa técnica dramática a crianças e adolescentes, julgue os próximos itens. Nas improvisações iniciais, as cenas devem ser longas, com roteiros bem detalhados, para se avaliar a atuação do aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q351644 | Artes, Artes Plásticas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. No desenvolvimento de uma técnica plástica, o prazer da criança está relacionado com o produto final, e não, com o processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q352213 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere à linguagem teatral, julgue os itens seguintes. O aluno libera suas potencialidades afetivas, intelectuais e físicas quando realiza uma ação imposta pelo professor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q352294 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. O professor pode aprender as técnicas plásticas necessárias para auxiliar a criança no desenvolvimento de um trabalho ao mesmo tempo em que ensina essas técnicas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q351777 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. É fundamental, para a aprendizagem de atividades plásticas, o binômio espontaneidade/técnica, associado a um diálogo constante entre o aluno e o professor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q352188 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere à linguagem teatral, julgue os itens seguintes. Nas atividades de expressão, atuar, observar e criticar são ações fundamentais para a formação do aluno, que adquire, ao mesmo tempo, domínio da linguagem gestual e verbal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q352198 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAs atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. Para despertar o entusiasmo e a vontade de agir do aluno, o professor deve colocá-lo em contato com fatos e situações variados, como, por exemplo, a participação em festas populares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q351477 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAs atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. Considere a seguinte situação hipotética. Durante atividade de expressão em sala de aula, o professor sugeriu que os alunos contassem, sem fazer uso da palavra, uma situação vivida no cotidiano. Nessa situação, a atividade desenvolvida pelo professor é um exercício de iniciação: a mímica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q351709 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAs atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. O objetivo da atividade de expressão deve ser proposto pelo professor mediante o uso de termos técnicos, para que os alunos se familiarizem com a linguagem teatral. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q352180 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Em uma atividade plástica global coletiva, o professor pode orientar os alunos de forma a integrar as diferentes criações individuais com o objetivo de obter um resultado único. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q351912 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA improvisação é considerada uma forma de expressão dramática praticada pelos atores da commedia dell’arte, na Itália. Entre as técnicas dramáticas criadas ao longo da trajetória do teatro, a improvisação é considerada um estímulo para desenvolver a espontaneidade da criança e do adolescente. Acerca do ensino dessa técnica dramática a crianças e adolescentes, julgue os próximos itens. Nas improvisações espontâneas iniciais, os alunos devem usar somente linguagem gestual e procurar desenvolver seus recursos corporais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q351876 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAs atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. A música, que naturalmente integra a dança, deve ser imposta pelo professor, proporcionando aos alunos a oportunidade de ouvir os mais diversos tipos de ritmo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q351551 | Artes, Artes Plásticas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Se um aluno apresenta um resultado deficiente após a aplicação de uma técnica plástica, é necessária a intervenção do professor, que deve cobrar resultados com perfeição. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q351745 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere à linguagem teatral, julgue os itens seguintes. As técnicas para o desenvolvimento da linguagem gestual na escola devem ser aplicadas de forma que os alunos atinjam a perfeição. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q352266 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere à linguagem teatral, julgue os itens seguintes. A dança, os ensaios e as apresentações em sala de aula podem alcançar resultados expressivos e estéticos muito bons, desde que os alunos tenham a oportunidade de criar livremente e a técnica coreográfica proposta não ultrapasse os limites da estrutura corporal desses alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q351530 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Quando o professor não impõe tarefas, e cria na sala de aula um clima de liberdade, a criança pode atuar, por meio do desenho, com mais espontaneidade, expressando, dessa forma, o que sente e deseja. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q351511 | Artes, Artes Plásticas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. O professor deve procurar aprimorar o produto final do trabalho de criação desenvolvido pelo aluno, interferindo sempre que possível. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q352355 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAs atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. A dança é um excelente meio de expressão, que não pode deixar de figurar entre as atividades escolares oferecidas aos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q351954 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere à linguagem teatral, julgue os itens seguintes. A liderança nas atividades de expressão deve ser exercida sempre por aqueles alunos que se relacionam bem com todos os integrantes do grupo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q351555 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Como todas as atividades de expressão desenvolvidas com crianças, a atividade plástica inicia-se a partir de criações que utilizam técnicas de grande complexidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q351603 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA improvisação é considerada uma forma de expressão dramática praticada pelos atores da commedia dell’arte, na Itália. Entre as técnicas dramáticas criadas ao longo da trajetória do teatro, a improvisação é considerada um estímulo para desenvolver a espontaneidade da criança e do adolescente. Acerca do ensino dessa técnica dramática a crianças e adolescentes, julgue os próximos itens. Nas improvisações iniciais, as cenas devem ser longas, com roteiros bem detalhados, para se avaliar a atuação do aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q351644 | Artes, Artes Plásticas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. No desenvolvimento de uma técnica plástica, o prazer da criança está relacionado com o produto final, e não, com o processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q352213 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere à linguagem teatral, julgue os itens seguintes. O aluno libera suas potencialidades afetivas, intelectuais e físicas quando realiza uma ação imposta pelo professor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q352294 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. O professor pode aprender as técnicas plásticas necessárias para auxiliar a criança no desenvolvimento de um trabalho ao mesmo tempo em que ensina essas técnicas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q351777 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. É fundamental, para a aprendizagem de atividades plásticas, o binômio espontaneidade/técnica, associado a um diálogo constante entre o aluno e o professor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q352188 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere à linguagem teatral, julgue os itens seguintes. Nas atividades de expressão, atuar, observar e criticar são ações fundamentais para a formação do aluno, que adquire, ao mesmo tempo, domínio da linguagem gestual e verbal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q352198 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAs atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. Para despertar o entusiasmo e a vontade de agir do aluno, o professor deve colocá-lo em contato com fatos e situações variados, como, por exemplo, a participação em festas populares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q351477 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAs atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. Considere a seguinte situação hipotética. Durante atividade de expressão em sala de aula, o professor sugeriu que os alunos contassem, sem fazer uso da palavra, uma situação vivida no cotidiano. Nessa situação, a atividade desenvolvida pelo professor é um exercício de iniciação: a mímica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q351709 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAs atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. O objetivo da atividade de expressão deve ser proposto pelo professor mediante o uso de termos técnicos, para que os alunos se familiarizem com a linguagem teatral. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q352180 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPENo que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Em uma atividade plástica global coletiva, o professor pode orientar os alunos de forma a integrar as diferentes criações individuais com o objetivo de obter um resultado único. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q351912 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA improvisação é considerada uma forma de expressão dramática praticada pelos atores da commedia dell’arte, na Itália. Entre as técnicas dramáticas criadas ao longo da trajetória do teatro, a improvisação é considerada um estímulo para desenvolver a espontaneidade da criança e do adolescente. Acerca do ensino dessa técnica dramática a crianças e adolescentes, julgue os próximos itens. Nas improvisações espontâneas iniciais, os alunos devem usar somente linguagem gestual e procurar desenvolver seus recursos corporais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q351876 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEAs atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. A música, que naturalmente integra a dança, deve ser imposta pelo professor, proporcionando aos alunos a oportunidade de ouvir os mais diversos tipos de ritmo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro