Início Questões de Concursos Professor de Nível Superior Resolva questões de Professor de Nível Superior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Nível Superior Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q325716 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito da relação entre professor, aluno e conhecimento, assinale a opção correta. ✂️ a) O professor deve evitar envolver-se afetivamente com os alunos, para que estes efetivamente exerçam a autonomia no processo de aprendizagem. ✂️ b) Quanto mais os alunos se comportem e pensem como o professor, mais positivo e harmônico será o relacionamento entre eles em sala de aula. ✂️ c) O professor que valoriza os erros do aluno para corrigi-los em uma próxima ocasião adota uma prática pedagógica progressista, que aproxima o aluno e o professor. ✂️ d) Atividades pedagógicas voltadas para as habilidades de classificação, comparação ou dedução são incapazes de despertar interesse no estudante do ensino fundamental. ✂️ e) Nos anos iniciais do ensino fundamental, a relação entre professor e aluno torna-se positiva à medida que este se reconhece como independente daquele para a construção do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q327451 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta. ✂️ a) A função da avaliação formativa é checar se os objetivos das políticas públicas foram atendidos. ✂️ b) A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno. ✂️ c) A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar. ✂️ d) A avaliação diagnóstica é utilizada quando se pretende encaminhar o aluno para a avaliação do psicopedagogo. ✂️ e) A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q321249 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta. ✂️ a) A avaliação da aprendizagem contribui para o planejamento do ensino, cujo foco é a avaliação dos alunos, e para o replanejamento do ensino, cujo foco é a avaliação do trabalho do professor. ✂️ b) A avaliação do ensino consiste em os alunos atribuírem notas e conceitos ao desempenho dos professores. ✂️ c) A avaliação da aprendizagem aplicada a um aluno jamais deve ser usada para informar os professores da escola como é o desempenho escolar dele. ✂️ d) A avaliação da aprendizagem não pode interferir no modo como o professor planeja sua prática pedagógica, pois seu foco é o desempenho do aluno, e não o do professor. ✂️ e) Os efeitos da avaliação da aprendizagem não se direcionam ao planejamento pedagógico do ano letivo de sua aplicação, mas ao ano letivo posterior. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q326391 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores. ✂️ a) Demandar ao professor da disciplina de ciências a elaboração de panfletos com orientações acerca da separação e do reaproveitamento de materiais, uma vez que esse assunto é específico dessa disciplina. ✂️ b) Incitar os alunos a organizar manifestações para exigir dos governantes investimentos na coleta seletiva de lixo, pois todos os problemas em relação ao lixo devem-se à falta de investimento público em saneamento básico. ✂️ c) Mobilizar os alunos a investigar os problemas de saneamento da comunidade, em busca de soluções, bem como orientá-los para que recomendações sobre a correta separação do lixo e o reaproveitamento de materiais sejam divulgadas à comunidade. ✂️ d) Condicionar os alunos a estudar somente o conteúdo curricular, pois o conhecimento técnico basta para que eles estejam bem preparados para o vestibular. ✂️ e) Solicitar aos alunos que pesquisem soluções para os problemas do lixo na escola, porém com a recomendação de que tais práticas não sejam adotadas em casa, por se tratar simplesmente de atividades lúdicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q627927 | Informática, Protocolos de Segurança, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017O HTTP é um protocolo de transferência usado pela World Wide Web. Para tal, são especificadas mensagens de requisição a servidores e resposta. No HTTP são aceitas operações, também conhecidas como métodos. Sobre os métodos HTTP, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O método POST é comumente usado para solicitar a consulta a opções. ✂️ b) O método TRACE é comumente usado para solicitar o rastreio dos servidores por onde a solicitação é enviada. ✂️ c) O método GET é comumente usado para solicitar a leitura de um recurso. ✂️ d) O método PUT é comumente usado para solicitar a leitura de cabeçalho de uma página. ✂️ e) O método DELETE é comumente usado para solicitar a remoção da conexão com o servidor. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q326627 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O planejamento das atividades didáticas é uma ação do professor que envolve a previsão das atividades a ser realizadas em sala de aula com os alunos. O ponto de partida na elaboração desse planejamento é a ✂️ a) definição dos objetivos que se pretende alcançar. ✂️ b) identificação do perfil da turma. ✂️ c) seleção do conteúdo. ✂️ d) definição dos critérios de avaliação. ✂️ e) definição dos procedimentos e dos recursos a serem empregados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q323044 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor ✂️ a) incentivar os estudantes a competirem entre si para alcançarem maiores notas nas avaliações. ✂️ b) investir na aprendizagem dos estudantes que apresentem déficit de aprendizagem em detrimento dos alunos com altas habilidades, pois estes, ao contrário daqueles, conseguem aprender sozinhos. ✂️ c) ter nível de conhecimento restrito aos conteúdos que ensina. ✂️ d) empregar uma linguagem escorreita na comunicação com os alunos, proibindo-os de utilizar gírias e formas vocabulares coloquiais em sala de aula. ✂️ e) aproximar-se dos estudantes, construir relações respeitosas com eles e considerar suas diferenças individuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q326517 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O planejamento de uma ação de modo a clarificar ideias e propósitos a partir da compreensão de determinada situação para, em seguida, tomar as decisões é processo fundamentado ✂️ a) em unidades didáticas. ✂️ b) em conteúdos procedimentais. ✂️ c) na metodologia de projetos. ✂️ d) no plano de disciplina. ✂️ e) em recursos didáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q323232 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017De acordo com a teoria do comportamento de Skinner, a recompensa após uma resposta adequada a determinado estímulo é denominada ✂️ a) modelagem. ✂️ b) extinção. ✂️ c) contingência. ✂️ d) reforço. ✂️ e) punição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q319811 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O sucesso e a qualidade da aprendizagem no processo pedagógico dependem, entre outros fatores, de o professor ✂️ a) priorizar atividades de memorização, a fim de promover o pleno desenvolvimento cognitivo dos alunos. ✂️ b) delegar à família dos alunos a responsabilidade pela qualidade do desempenho deles em atividades extraclasse. ✂️ c) proteger e prestar assistência financeira à família dos alunos de baixa renda. ✂️ d) valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles. ✂️ e) disciplinar e subordinar os alunos a rigorosas regras de conduta que limitem a criatividade deles. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q321960 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O processo de modificação do comportamento dos seres humanos, assim como o de outros animais, denomina-se ✂️ a) interação. ✂️ b) aprendizagem. ✂️ c) mutação. ✂️ d) evolução. ✂️ e) maturação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q328090 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O instrumento que reúne os detalhes da aula, as estratégias de ensino e avaliação denomina-se ✂️ a) estudo dirigido. ✂️ b) tempestade cerebral. ✂️ c) mapa conceitual. ✂️ d) método individualizado. ✂️ e) plano de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q319486 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Na função de mediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno, o professor deve ✂️ a) manter uma prática pedagógica conservadora para com os estudantes menos dedicados, uma vez que é inútil planejar novas metodologias em função de alunos desinteressados. ✂️ b) separar os estudantes que apresentam níveis de aprendizagem mais desenvolvidos dos que se encontram defasados, para não prejudicar os que sejam mais dedicados. ✂️ c) exigir menos empenho dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem que do restante da turma. ✂️ d) buscar manter-se motivado, voltando sua atenção totalmente aos estudantes que apresentam maior interesse em aprender. ✂️ e) empenhar-se em realizar um trabalho que contribua para o sucesso da aprendizagem da turma. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q321950 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para a promoção da aprendizagem conhecida como ✂️ a) expectativa. ✂️ b) retribuição. ✂️ c) compensação. ✂️ d) premiação. ✂️ e) motivação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q319380 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Para que uma proposta pedagógica seja considerada interdisciplinar, é necessário que ela ✂️ a) assegure a racionalização técnica e elimine a divisão entre as áreas de conhecimento. ✂️ b) contemple conteúdos e estratégias de mais de uma área do conhecimento para promover uma aprendizagem significativa. ✂️ c) integre, no mínimo, quatro áreas de conhecimento. ✂️ d) seja desenvolvida em outros espaços da escola que não a sala de aula, como na sala de leitura, no pátio, na quadra de esportes etc. ✂️ e) disponha de instrumentos próprios para o acompanhamento objetivo e imparcial da aprendizagem dos estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q631104 | Informática, Sistemas Operacionais, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017A gerência de recursos computacionais é um dos objetivos de um Sistema Operacional (SO). Levando em consideração esse fato, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Geralmente, um computador possui menos recursos do que as tarefas em execução demandam, de modo que o SO deve resolver eventuais disputas e conflitos. ✂️ b) A gerência de recursos efetuada pelo SO é definida em tempo de execução através de um módulo em lote, disponível para toda a máquina. ✂️ c) Quando um SO precisa gerenciar os processadores da máquina, é dada prioridade a aplicações mais demoradas, para que possam terminar primeiro. ✂️ d) Ao disponibilizar acesso à impressora, o SO deve permitir que as tarefas que demandam esse recurso possam acessá-lo simultaneamente, garantindo justiça. ✂️ e) O SO deve monitorar usuários que monopolizam recursos por muito tempo, de forma que esse monopólio seja permitido somente a tarefas com maior prioridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q646753 | Informática, Criptografia, Professor de Nível Superior, Usina Hidroelétrica de Itaipu, NC UFPR, 2017O desenvolvimento da criptografia de chave pública caracterizou uma revolução, permitindo a alteração do modelo de distribuição de chaves utilizado pela criptografia simétrica. A respeito de criptografia de chave pública, considere as seguintes afirmativas: 1. Tornou a criptografia simétrica obsoleta. 2. É mais resistente à criptoanálise em comparação à criptografia simétrica. 3. Por definição, a chave privada é a utilizada para descriptografar os dados. 4. Permite o uso de novos modelos de distribuição de chaves quando comparada à criptografia simétrica. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. ✂️ b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. ✂️ d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. ✂️ e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q721880 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito das questões de gênero na sociedade brasileira atual, assinale a opção correta. ✂️ a) As discussões sobre gênero visam diminuir as desigualdades entre homens e mulheres heterossexuais, por isso, não contemplam homossexuais e transexuais. ✂️ b) Há consenso na sociedade brasileira de que as questões relativas a gênero devem ser discutidas entre professores e alunos, nas escolas. ✂️ c) A significativa participação das mulheres no mercado de trabalho comprova que o Brasil já atingiu índices satisfatórios de igualdade de gênero. ✂️ d) As mulheres, especialmente aquelas com menor poder aquisitivo, são as únicas vítimas da desigualdade de gênero. ✂️ e) A Lei Maria da Penha ampliou os recursos da legislação brasileira para diminuir a desigualdade de gênero e a violência doméstica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q722462 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Nos anos de 2014 e 2016, o Brasil sediou dois grandes eventos esportivos internacionais: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. A esse respeito, assinale a opção correta. ✂️ a) As intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro, por serem temporárias, não foram usufruídas pela comunidade local. ✂️ b) O Brasil recebeu duras críticas da comunidade internacional a respeito de sua capacidade para sediar eventos dessa magnitude que foram, ao final, confirmadas. ✂️ c) Os referidos eventos projetaram a imagem do Brasil no exterior, ainda que sustentada em mitos a respeito da cultura e da sociedade, como, por exemplo, a harmonia social e racial. ✂️ d) Os impactos positivos dos investimentos externos na economia das cidades onde esses eventos ocorreram foram duradouros. ✂️ e) Entre as consequências dos eventos está a depreciação de zonas urbanas para a construção de estádios e alojamentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q324359 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito da atuação do professor no atendimento das propostas de escolas inclusivas, assinale a opção correta. ✂️ a) O professor deverá planejar suas aulas independentemente do planejamento da escola, já que conhece as particularidades das necessidades educacionais de cada um dos seus alunos. ✂️ b) Para atender alunos com necessidades educacionais especiais, o professor deverá contar com o apoio de profissionais especializados. ✂️ c) Para não prejudicar o desenvolvimento dos alunos da educação regular, o professor não deve modificar a sua ação pedagógica para atender alunos com necessidades educacionais especiais. ✂️ d) Para atender as necessidades dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, o professor deve realizar avaliações classificatórias do processo educativo e valorizar o esforço individual de cada um. ✂️ e) O professor deverá evidenciar as necessidades educacionais especiais de seus alunos para que estes sejam atendidos prioritariamente em relação aos demais alunos da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q325716 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito da relação entre professor, aluno e conhecimento, assinale a opção correta. ✂️ a) O professor deve evitar envolver-se afetivamente com os alunos, para que estes efetivamente exerçam a autonomia no processo de aprendizagem. ✂️ b) Quanto mais os alunos se comportem e pensem como o professor, mais positivo e harmônico será o relacionamento entre eles em sala de aula. ✂️ c) O professor que valoriza os erros do aluno para corrigi-los em uma próxima ocasião adota uma prática pedagógica progressista, que aproxima o aluno e o professor. ✂️ d) Atividades pedagógicas voltadas para as habilidades de classificação, comparação ou dedução são incapazes de despertar interesse no estudante do ensino fundamental. ✂️ e) Nos anos iniciais do ensino fundamental, a relação entre professor e aluno torna-se positiva à medida que este se reconhece como independente daquele para a construção do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q327451 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta. ✂️ a) A função da avaliação formativa é checar se os objetivos das políticas públicas foram atendidos. ✂️ b) A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno. ✂️ c) A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar. ✂️ d) A avaliação diagnóstica é utilizada quando se pretende encaminhar o aluno para a avaliação do psicopedagogo. ✂️ e) A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q321249 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta. ✂️ a) A avaliação da aprendizagem contribui para o planejamento do ensino, cujo foco é a avaliação dos alunos, e para o replanejamento do ensino, cujo foco é a avaliação do trabalho do professor. ✂️ b) A avaliação do ensino consiste em os alunos atribuírem notas e conceitos ao desempenho dos professores. ✂️ c) A avaliação da aprendizagem aplicada a um aluno jamais deve ser usada para informar os professores da escola como é o desempenho escolar dele. ✂️ d) A avaliação da aprendizagem não pode interferir no modo como o professor planeja sua prática pedagógica, pois seu foco é o desempenho do aluno, e não o do professor. ✂️ e) Os efeitos da avaliação da aprendizagem não se direcionam ao planejamento pedagógico do ano letivo de sua aplicação, mas ao ano letivo posterior. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q326391 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores. ✂️ a) Demandar ao professor da disciplina de ciências a elaboração de panfletos com orientações acerca da separação e do reaproveitamento de materiais, uma vez que esse assunto é específico dessa disciplina. ✂️ b) Incitar os alunos a organizar manifestações para exigir dos governantes investimentos na coleta seletiva de lixo, pois todos os problemas em relação ao lixo devem-se à falta de investimento público em saneamento básico. ✂️ c) Mobilizar os alunos a investigar os problemas de saneamento da comunidade, em busca de soluções, bem como orientá-los para que recomendações sobre a correta separação do lixo e o reaproveitamento de materiais sejam divulgadas à comunidade. ✂️ d) Condicionar os alunos a estudar somente o conteúdo curricular, pois o conhecimento técnico basta para que eles estejam bem preparados para o vestibular. ✂️ e) Solicitar aos alunos que pesquisem soluções para os problemas do lixo na escola, porém com a recomendação de que tais práticas não sejam adotadas em casa, por se tratar simplesmente de atividades lúdicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q627927 | Informática, Protocolos de Segurança, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017O HTTP é um protocolo de transferência usado pela World Wide Web. Para tal, são especificadas mensagens de requisição a servidores e resposta. No HTTP são aceitas operações, também conhecidas como métodos. Sobre os métodos HTTP, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O método POST é comumente usado para solicitar a consulta a opções. ✂️ b) O método TRACE é comumente usado para solicitar o rastreio dos servidores por onde a solicitação é enviada. ✂️ c) O método GET é comumente usado para solicitar a leitura de um recurso. ✂️ d) O método PUT é comumente usado para solicitar a leitura de cabeçalho de uma página. ✂️ e) O método DELETE é comumente usado para solicitar a remoção da conexão com o servidor. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q326627 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O planejamento das atividades didáticas é uma ação do professor que envolve a previsão das atividades a ser realizadas em sala de aula com os alunos. O ponto de partida na elaboração desse planejamento é a ✂️ a) definição dos objetivos que se pretende alcançar. ✂️ b) identificação do perfil da turma. ✂️ c) seleção do conteúdo. ✂️ d) definição dos critérios de avaliação. ✂️ e) definição dos procedimentos e dos recursos a serem empregados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q323044 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor ✂️ a) incentivar os estudantes a competirem entre si para alcançarem maiores notas nas avaliações. ✂️ b) investir na aprendizagem dos estudantes que apresentem déficit de aprendizagem em detrimento dos alunos com altas habilidades, pois estes, ao contrário daqueles, conseguem aprender sozinhos. ✂️ c) ter nível de conhecimento restrito aos conteúdos que ensina. ✂️ d) empregar uma linguagem escorreita na comunicação com os alunos, proibindo-os de utilizar gírias e formas vocabulares coloquiais em sala de aula. ✂️ e) aproximar-se dos estudantes, construir relações respeitosas com eles e considerar suas diferenças individuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q326517 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O planejamento de uma ação de modo a clarificar ideias e propósitos a partir da compreensão de determinada situação para, em seguida, tomar as decisões é processo fundamentado ✂️ a) em unidades didáticas. ✂️ b) em conteúdos procedimentais. ✂️ c) na metodologia de projetos. ✂️ d) no plano de disciplina. ✂️ e) em recursos didáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q323232 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017De acordo com a teoria do comportamento de Skinner, a recompensa após uma resposta adequada a determinado estímulo é denominada ✂️ a) modelagem. ✂️ b) extinção. ✂️ c) contingência. ✂️ d) reforço. ✂️ e) punição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q319811 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O sucesso e a qualidade da aprendizagem no processo pedagógico dependem, entre outros fatores, de o professor ✂️ a) priorizar atividades de memorização, a fim de promover o pleno desenvolvimento cognitivo dos alunos. ✂️ b) delegar à família dos alunos a responsabilidade pela qualidade do desempenho deles em atividades extraclasse. ✂️ c) proteger e prestar assistência financeira à família dos alunos de baixa renda. ✂️ d) valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles. ✂️ e) disciplinar e subordinar os alunos a rigorosas regras de conduta que limitem a criatividade deles. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q321960 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O processo de modificação do comportamento dos seres humanos, assim como o de outros animais, denomina-se ✂️ a) interação. ✂️ b) aprendizagem. ✂️ c) mutação. ✂️ d) evolução. ✂️ e) maturação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q328090 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O instrumento que reúne os detalhes da aula, as estratégias de ensino e avaliação denomina-se ✂️ a) estudo dirigido. ✂️ b) tempestade cerebral. ✂️ c) mapa conceitual. ✂️ d) método individualizado. ✂️ e) plano de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q319486 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Na função de mediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno, o professor deve ✂️ a) manter uma prática pedagógica conservadora para com os estudantes menos dedicados, uma vez que é inútil planejar novas metodologias em função de alunos desinteressados. ✂️ b) separar os estudantes que apresentam níveis de aprendizagem mais desenvolvidos dos que se encontram defasados, para não prejudicar os que sejam mais dedicados. ✂️ c) exigir menos empenho dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem que do restante da turma. ✂️ d) buscar manter-se motivado, voltando sua atenção totalmente aos estudantes que apresentam maior interesse em aprender. ✂️ e) empenhar-se em realizar um trabalho que contribua para o sucesso da aprendizagem da turma. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q321950 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para a promoção da aprendizagem conhecida como ✂️ a) expectativa. ✂️ b) retribuição. ✂️ c) compensação. ✂️ d) premiação. ✂️ e) motivação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q319380 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Para que uma proposta pedagógica seja considerada interdisciplinar, é necessário que ela ✂️ a) assegure a racionalização técnica e elimine a divisão entre as áreas de conhecimento. ✂️ b) contemple conteúdos e estratégias de mais de uma área do conhecimento para promover uma aprendizagem significativa. ✂️ c) integre, no mínimo, quatro áreas de conhecimento. ✂️ d) seja desenvolvida em outros espaços da escola que não a sala de aula, como na sala de leitura, no pátio, na quadra de esportes etc. ✂️ e) disponha de instrumentos próprios para o acompanhamento objetivo e imparcial da aprendizagem dos estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q631104 | Informática, Sistemas Operacionais, Professor de Nível Superior, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017A gerência de recursos computacionais é um dos objetivos de um Sistema Operacional (SO). Levando em consideração esse fato, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Geralmente, um computador possui menos recursos do que as tarefas em execução demandam, de modo que o SO deve resolver eventuais disputas e conflitos. ✂️ b) A gerência de recursos efetuada pelo SO é definida em tempo de execução através de um módulo em lote, disponível para toda a máquina. ✂️ c) Quando um SO precisa gerenciar os processadores da máquina, é dada prioridade a aplicações mais demoradas, para que possam terminar primeiro. ✂️ d) Ao disponibilizar acesso à impressora, o SO deve permitir que as tarefas que demandam esse recurso possam acessá-lo simultaneamente, garantindo justiça. ✂️ e) O SO deve monitorar usuários que monopolizam recursos por muito tempo, de forma que esse monopólio seja permitido somente a tarefas com maior prioridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q646753 | Informática, Criptografia, Professor de Nível Superior, Usina Hidroelétrica de Itaipu, NC UFPR, 2017O desenvolvimento da criptografia de chave pública caracterizou uma revolução, permitindo a alteração do modelo de distribuição de chaves utilizado pela criptografia simétrica. A respeito de criptografia de chave pública, considere as seguintes afirmativas: 1. Tornou a criptografia simétrica obsoleta. 2. É mais resistente à criptoanálise em comparação à criptografia simétrica. 3. Por definição, a chave privada é a utilizada para descriptografar os dados. 4. Permite o uso de novos modelos de distribuição de chaves quando comparada à criptografia simétrica. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. ✂️ b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. ✂️ c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. ✂️ d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. ✂️ e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q721880 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito das questões de gênero na sociedade brasileira atual, assinale a opção correta. ✂️ a) As discussões sobre gênero visam diminuir as desigualdades entre homens e mulheres heterossexuais, por isso, não contemplam homossexuais e transexuais. ✂️ b) Há consenso na sociedade brasileira de que as questões relativas a gênero devem ser discutidas entre professores e alunos, nas escolas. ✂️ c) A significativa participação das mulheres no mercado de trabalho comprova que o Brasil já atingiu índices satisfatórios de igualdade de gênero. ✂️ d) As mulheres, especialmente aquelas com menor poder aquisitivo, são as únicas vítimas da desigualdade de gênero. ✂️ e) A Lei Maria da Penha ampliou os recursos da legislação brasileira para diminuir a desigualdade de gênero e a violência doméstica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q722462 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Nos anos de 2014 e 2016, o Brasil sediou dois grandes eventos esportivos internacionais: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. A esse respeito, assinale a opção correta. ✂️ a) As intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro, por serem temporárias, não foram usufruídas pela comunidade local. ✂️ b) O Brasil recebeu duras críticas da comunidade internacional a respeito de sua capacidade para sediar eventos dessa magnitude que foram, ao final, confirmadas. ✂️ c) Os referidos eventos projetaram a imagem do Brasil no exterior, ainda que sustentada em mitos a respeito da cultura e da sociedade, como, por exemplo, a harmonia social e racial. ✂️ d) Os impactos positivos dos investimentos externos na economia das cidades onde esses eventos ocorreram foram duradouros. ✂️ e) Entre as consequências dos eventos está a depreciação de zonas urbanas para a construção de estádios e alojamentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q324359 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito da atuação do professor no atendimento das propostas de escolas inclusivas, assinale a opção correta. ✂️ a) O professor deverá planejar suas aulas independentemente do planejamento da escola, já que conhece as particularidades das necessidades educacionais de cada um dos seus alunos. ✂️ b) Para atender alunos com necessidades educacionais especiais, o professor deverá contar com o apoio de profissionais especializados. ✂️ c) Para não prejudicar o desenvolvimento dos alunos da educação regular, o professor não deve modificar a sua ação pedagógica para atender alunos com necessidades educacionais especiais. ✂️ d) Para atender as necessidades dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, o professor deve realizar avaliações classificatórias do processo educativo e valorizar o esforço individual de cada um. ✂️ e) O professor deverá evidenciar as necessidades educacionais especiais de seus alunos para que estes sejam atendidos prioritariamente em relação aos demais alunos da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro