Início Questões de Concursos Professor de Pedagogia Resolva questões de Professor de Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Pedagogia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q319792 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoDe acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado de: ✂️ a) Estágios. ✂️ b) Desequilíbrio. ✂️ c) Mudanças. ✂️ d) Escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q321934 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoA ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho, focalizando sua energia, assegurando que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliando e adequando sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança é o: ✂️ a) Plano de Desenvolvimento da Escola. ✂️ b) Projeto Político Pedagógico. ✂️ c) Projeto de Trabalho. ✂️ d) Regimento Escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q320411 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoO estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto: ✂️ a) É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. ✂️ b) Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês"). ✂️ c) Não deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos. ✂️ d) Possui percepção global sem discriminar detalhes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q818534 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo“Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.” Este Artigo consta na: ✂️ a) Constituição Federal. ✂️ b) Lei Nº 8.069/1990 sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. ✂️ c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9394/96. ✂️ d) Lei Nº 8.068/1990 sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q320496 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoO projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto: ✂️ a) conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios. ✂️ b) conteúdos procedimentais que expressam um saber fazer, realizar ações. ✂️ c) conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes. ✂️ d) conteúdos conceituais, que expressam um saber fazer, realizar ações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q819448 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoOs Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens, exceto: ✂️ a) culturais. ✂️ b) religiosos. ✂️ c) sociais. ✂️ d) econômicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q328519 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoA concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído: ✂️ a) pelo aluno. ✂️ b) pelo professor. ✂️ c) pelo docente. ✂️ d) pela escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q319068 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoPaulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de “educação bancária”, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. A educação problematizadora de Paulo Freire rompe com a polarização entre professor e alunos, dominante na educação bancária, propondo em seu lugar o par educador-educandos. Segundo o autor, num tema gerador deve predominar: ✂️ a) O diálogo entre educador e educandos envolvidos num processo que deve propiciar a construção de um diálogo inteligente com o mundo, problematizando o conteúdo que os mediatiza. ✂️ b) Execução das tarefas indicadas pelo professor. ✂️ c) A realização das atividades pelos alunos sem questionamento. ✂️ d) O estudo de assuntos que priorizam a classe dominante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q324860 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoUm grau de interação entre disciplinas próximas sempre acontece, porém a forma e a intensidade desse processo podem variar. Segundo Piaget, as relações entre as disciplinas podem se dar em três níveis, exceto: ✂️ a) Multidisciplinaridade. ✂️ b) Interdisciplinaridade. ✂️ c) Disciplinaridade. ✂️ d) Transdisciplinaridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q324547 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoInteligências Linguísticas: característica dos poetas; Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo; Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart; Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo; Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas; Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. As sete inteligências acima foram teorizadas por: ✂️ a) Philippe Perrenoud. ✂️ b) Carl Rogers. ✂️ c) Howard Gardner. ✂️ d) Wilson Garcia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q319792 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoDe acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado de: ✂️ a) Estágios. ✂️ b) Desequilíbrio. ✂️ c) Mudanças. ✂️ d) Escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q321934 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoA ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho, focalizando sua energia, assegurando que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliando e adequando sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança é o: ✂️ a) Plano de Desenvolvimento da Escola. ✂️ b) Projeto Político Pedagógico. ✂️ c) Projeto de Trabalho. ✂️ d) Regimento Escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q320411 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoO estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto: ✂️ a) É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. ✂️ b) Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês"). ✂️ c) Não deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos. ✂️ d) Possui percepção global sem discriminar detalhes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q818534 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo“Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.” Este Artigo consta na: ✂️ a) Constituição Federal. ✂️ b) Lei Nº 8.069/1990 sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. ✂️ c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9394/96. ✂️ d) Lei Nº 8.068/1990 sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q320496 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoO projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto: ✂️ a) conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios. ✂️ b) conteúdos procedimentais que expressam um saber fazer, realizar ações. ✂️ c) conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes. ✂️ d) conteúdos conceituais, que expressam um saber fazer, realizar ações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q819448 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoOs Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens, exceto: ✂️ a) culturais. ✂️ b) religiosos. ✂️ c) sociais. ✂️ d) econômicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q328519 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoA concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído: ✂️ a) pelo aluno. ✂️ b) pelo professor. ✂️ c) pelo docente. ✂️ d) pela escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q319068 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoPaulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de “educação bancária”, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. A educação problematizadora de Paulo Freire rompe com a polarização entre professor e alunos, dominante na educação bancária, propondo em seu lugar o par educador-educandos. Segundo o autor, num tema gerador deve predominar: ✂️ a) O diálogo entre educador e educandos envolvidos num processo que deve propiciar a construção de um diálogo inteligente com o mundo, problematizando o conteúdo que os mediatiza. ✂️ b) Execução das tarefas indicadas pelo professor. ✂️ c) A realização das atividades pelos alunos sem questionamento. ✂️ d) O estudo de assuntos que priorizam a classe dominante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q324860 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoUm grau de interação entre disciplinas próximas sempre acontece, porém a forma e a intensidade desse processo podem variar. Segundo Piaget, as relações entre as disciplinas podem se dar em três níveis, exceto: ✂️ a) Multidisciplinaridade. ✂️ b) Interdisciplinaridade. ✂️ c) Disciplinaridade. ✂️ d) Transdisciplinaridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q324547 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoInteligências Linguísticas: característica dos poetas; Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo; Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart; Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo; Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas; Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. As sete inteligências acima foram teorizadas por: ✂️ a) Philippe Perrenoud. ✂️ b) Carl Rogers. ✂️ c) Howard Gardner. ✂️ d) Wilson Garcia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro