Questões de Concursos Professor de Português

Resolva questões de Professor de Português comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q853236 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Português, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em números decimais, a fração 6/9 corresponde a um número maior que 0,57 e menor que 0,83.
II. Quatro objetos de metal pesam, respectivamente: 6 kg, 8 kg, 5 kg e 13 kg. Assim, é correto afirmar que o peso médio desses objetos é maior que 7,5 kg e menor que 9,9 kg.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q854899 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Português, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em uma cidade, sabe-se que 17% das famílias têm casa própria e 22% têm pelo menos um automóvel. O número total de famílias que têm, ao mesmo tempo, uma casa própria e um automóvel corresponde a 8%. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o percentual das famílias que não têm casa própria nem automóvel é superior a 59,5% e inferior a 65,4%.

II. Para satisfazer adequadamente a seguinte equação de 1º grau: 57X + 188 = 2.069, o valor da incógnita “X” deve ser um número ímpar, maior que 30 e menor que 37.

III. A razão entre a quantia que Maria gasta e a quantia que ela recebe de salário por mês é de 4/5. O que resta ao final do mês, Maria investe em uma aplicação financeira. Sabe-se que neste mês o salário dela foi de R$ 1.200. Assim, considerando exclusivamente os dados apresentados, é correto afirmar que a quantia investida na aplicação financeira é superior a R$ 218 e inferior a R$ 275.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q855708 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Português, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O produto A apresenta os seguintes preços em cinco lojas pesquisadas: R$ 14,85; R$ 10,05; R$ 10,95; R$ 10,72; e R$ 13,55. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o preço médio do produto A, nas lojas pesquisadas, é superior a R$ 12,47 e inferior a R$ 12,98.

II. Ana e Carlos são os pais de Bia. A família quer viajar nas férias de julho. Carlos conseguiu tirar suas férias da fábrica entre os dias 2 e 28 de julho. Ana obteve licença do escritório no período de 5 a 30 do referido mês. As férias escolares de Bia, por sua vez, estão previstas para ocorrer entre os dias 1 e 25 de julho. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a família poderá viajar por, no máximo, 22 dias consecutivos.

III. Sobre o valor total de um salário de R$ 5.788, incidem 3 descontos, a saber: 11% referente ao INSS; 8% referente ao FGTS; e 17% relativo ao IRPF. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor líquido desse salário, após os descontos, será superior a R$ 3.615 e inferior a R$ 3.725.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q856253 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Português, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Uma empresa possui 2 produtos: A e B. Sabe-se que 15 clientes compraram pelo menos um dos produtos A ou B. Destes, 10 clientes não compraram o produto B e 2 não compraram o produto A. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o número de clientes que compraram os produtos A e B é maior que 4 e menor que 9.

II. Em uma sala há cinco adolescentes e um adulto. Os adolescentes pesam, respectivamente: 68 kg, 67 kg, 70 kg, 76 kg e 83 kg. O adulto pesa 82 kg. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o peso do adulto é mais de 17% superior à média de peso dos adolescentes.

III. Em uma sacola havia 220 confeitos, os quais foram igualmente divididos em quatro caixas. Os confeitos de duas dessas caixas foram repartidos entre 10 crianças. O conteúdo das outras duas caixas restantes, por sua vez, foram repartidos entre 11 adolescentes. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a quantidade de confeitos recebida por cada adolescente equivale a um número maior que 3 e menor que 9.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q854250 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Português, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em um lote de 176 unidades do produto X, há itens fora do prazo de validade que correspondem a 3/16 do lote. Assim, é correto afirmar que há mais de 27 e menos de 31 unidades fora do prazo de validade.

II. A área total da superfície de um cubo de aresta igual a 15 cm é maior que 1.210 cm² e menor que 1.420 cm².

III. São números primos menores de 251, entre outros, os seguintes: 53, 75 e 241.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q853233 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Português, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Um auditório possui 20 filas com 28 assentos, cada. Há, ainda, uma fila extra com 20 assentos. Sabe-se que já foram vendidos 360 ingressos para um espetáculo nesse auditório. Então, é correto afirmar que o número total de ingressos que ainda faltam ser vendidos para completar a lotação do espaço é superior a 204 e inferior a 231.

II. Uma companhia de distribuição de gás está construindo uma tubulação que parte da cidade A até a cidade B, em quatro meses. No primeiro mês, foram construídos 40 km de tubulação. No segundo mês, foram construídos 10% a mais que no primeiro mês. No terceiro mês, foi construída a mesma quantidade de tubulação que o segundo mês. No quarto mês, a companhia teve um progresso idêntico ao terceiro mês. Assim, considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que, ao longo dos quatro meses, foram construídos mais de 147 km e menos de 161 km de tubulação.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q854856 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Português, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. São exemplos de números primos, entre outros, os seguintes: 457 e 490.

II. O valor da incógnita “X” que satisfaz adequadamente a seguinte equação de 1º grau: 21X - 9 = 33, é um número maior que 1 e menor que 6.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q856943 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor de Português, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Ana recebeu um pagamento de R$ 840. Desse valor, ela gastou 1/4 com roupas; 2/5 com combustível; e 3/10 com alimentos. Nessas condições, o valor que ainda lhe restou, após as despesas descritas, foi superior a R$ 37,50 e inferior a R$ 56,10.

II. Em uma sala estão 20 crianças e 110 adolescentes. Assim, é correto afirmar que é necessário que mais de 39 adolescentes saiam da sala para que o total de crianças presentes represente 20% do total de indivíduos na sala.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q855067 | Matemática, Álgebra, Professor de Português, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para pagar por um produto cujo preço é de R$ 25, um comprador utilizou exclusivamente moedas de 5 centavos. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o total de moedas utilizadas para a compra foi superior a 560 e inferior a 670.

II. Considere 2 retângulos: A e B. O retângulo “A” possui 8m de largura e 15m de comprimento. O retângulo “B” possui 13m de largura e 22m de comprimento. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a área do retângulo “B” é mais de 131% maior que a área do retângulo “A”.

Marque a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q906792 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Procedimentos e estratégias metacognitivas estão relacionados com a estruturação da ação para a formação de leitores e autores de seus próprios textos que sejam efetivamente proficientes nessas atividades. Alguns exemplos dessas atividades foram descritos abaixo. No entanto, uma dessas alternativas foi mal elaborada, assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q898961 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O método sociolinguístico é uma abordagem de alfabetização socioconstrutivista que reinventa os princípios de Paulo Freire, ao incorporar aspectos sociológicos e linguísticos em cada etapa do processo de alfabetização. Ao relacionar as atividades de escrita nos níveis pré-silábico, silábico e alfabético, conforme os estudos da Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, o método assume um caráter sociolinguístico ao promover o desenvolvimento da consciência social, silábica e alfabética.
O Método Sociolinguístico tem por objetivo principal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q906787 | Português, Formação das Palavras Composição, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 à 6.

Em versão olfativa do teste do espelho, cobras parecem reconhecer próprio cheiro

Existe uma coisa nos estudos sobre cognição chamada “teste do espelho”. Ele é bem intuitivo: você põe animais na frente de um espelho e vê se eles admiram o próprio reflexo ou pensam se tratar de outro bicho. Para nós, humanos, é óbvio que aquela imagem refletida é nossa — bebês a partir de 18 meses já sabem disso. Mas essa capacidade não é universal.

O teste geralmente envolve colocar alguma coisa estranha na cara do bicho. Pode ser um pingo de tinta colorida no pelo, um adesivo, um pedaço de pano. É importante que essa anomalia esteja fora do campo de visão do animal — na testa, por exemplo —, de modo que ele só consiga percebê-la quando estiver de frente para o espelho. Se o animal nota e investiga a marca quando vê seu reflexo, isso pode indicar autoconsciência — a habilidade de se tornar o objeto de sua própria atenção.

Quando um animal pode identificar sua própria imagem no espelho, existe a possibilidade de que ele consiga diferenciar outros seres de si próprio, reconhecer que seus colegas também têm intenções e até se colocar no lugar de outros indivíduos.

Um grupo de pesquisadores queria conduzir o teste do espelho com espécies de cobras. Porém, como esses répteis não tem lá a melhor das visões, os cientistas tiveram que adaptar a execução do experimento para o sentido predominante dessas pegajosas: o olfato.

A descrição do estudo foi publicada em um artigo no periódico especializado Proceedings of the Royal Society B. Nele, o trio de pesquisadores conta como pegou amostras de cheiro das cobras, modificou essas amostras e então observou se elas se reconheceriam e sentiram curiosidade com a mudança.

O teste foi aplicado em 36 indivíduos da espécie cobra-liga oriental (Thamnophis sirtalis sirtalis) e 18 indivíduos de piton-real (Python regius). A primeira é considerada mais social e a segunda, mais solitária.

Eles coletaram Óleo corporal das cobras esfregando pedaços de algodão pela sua pele. Então, eles deixaram cada cobra sozinha com um entre cinco aromas: o seu próprio, o seu com um pouco de azeite adicionado, apenas azeite, um de outra cobra da mesma espécie e um de outra cobra com um pouco de azeite.

Os cientistas prestaram atenção no tempo que as cobras passavam agitando a língua. Esse é o principal indicador do interesse de um indivíduo por um cheiro. As cobras-liga orientais exibiam movimentos de língua muito mais longos quando eram expostas ao próprio cheiro com azeite, em comparação com as outras quatro possibilidades. “Elas só fazem movimentos longos com a língua quando estão interessadas ou investigando algo”, diz Noam Miller, um dos pesquisadores do estudo. Isso sugere que as cobras-liga podem reconhecer quando há algo diferente em si mesmas. “Eles podem estar pensando: “Isso é estranho, eu não deveria cheirar assim”?.

Por outro lado, as pítons-reais respondiam de forma parecida a todos os cinco cheiros. Os pesquisadores supõem que espécies mais sociais, o caso das cobras-liga orientais, sejam mais propensas a ter autoconsciência.

Alguns pesquisadores ainda não compraram a ideia de que as cobras seriam capazes de se autorreconhecer. Já outros biólogos consideram as descobertas significativas — e argumentam que esse experimento é mais realista do que o teste do espelho. Afinal, uma superfície reflexiva não é nada comum na natureza. Contudo, encontrar e compreender a importância dos sinais químicos deixados por você e por seus parentes no ambiente é, provavelmente, um aspecto muito importante da interação rotineira entre esses animais.

Revista Superinteressante. Adaptado. Disponível em

<https://super.abril.com.br/ciencia/em-versao-olfativa-do-teste-do-espelho-cobras-parecem-reconhecer-proprio-cheiro>

As palavras “cobra-liga” e “píton-real”, que ocorrem no texto, são formadas pelo mesmo processo, denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q898968 | Pedagogia, Ética Profissional, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O compromisso ético, social e político do professor exige criatividade e inovação, utilizando recursos que favoreçam o alcance dos objetivos educacionais pelos alunos.
Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:

I.Todos os recursos são valiosos, desde que incentivem o professor a ensinar e o aluno a aprender. A prática docente deve sempre considerar a realidade social, política, econômica e cultural dos envolvidos.
II.O uso de diversos recursos visa capacitar o aluno para a cidadania, mas o uso inadequado ou sem planejamento pode prejudicar o ensino.
III.O professor deve saber integrar diferentes recursos e, para isso, o planejamento cuidadoso é essencial para garantir a eficácia na execução das aulas.


Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q906788 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

De acordo com Marcuschi (2001), “as atividades de transformação, que constituem a retextualização em sentido estrito, dizem respeito a operações que vão além da simples regularização linguística, pois envolvem procedimentos de substituição, reordenação, ampliação/redução e mudanças de estilo [...]”. Posteriormente, o referido autor analisa alguns estudo de caso, um deles é sobre a geração de narrativas escritas com a estrutura monológica pelos suecos Jonsson e Linell. O referido estudo apontou seis achados de pesquisa principais. A seguir, foram elencados alguns desses achados, no entanto um está incorreto, assinale-o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q898969 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Segundo Paulo Freire, o diálogo é essencial na formação dos sujeitos e um poderoso instrumento educativo. No entanto, ele afirma que uma prática dialógica só é possível se os educadores acreditarem no diálogo como um fenômeno humano que promove reflexão e ação.

Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O diálogo é uma necessidade fundamental, pois representa o encontro em que reflexão e ação se unem para transformar e humanizar o mundo. Não deve ser um ato de impor ideias nem uma simples troca de pensamentos para consumo mútuo.

DESSA FORMA,

II.Quanto mais o professor adota o diálogo como postura essencial em suas aulas, mais consegue engajar os alunos, despertando sua curiosidade e incentivando-os a transformar a realidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q906793 | Pedagogia, A Complexidade do Conhecimento, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Complete o excerto abaixo, extraido dos Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio).

A centralidade do conhecimento nos processos de produção e organização da vida social rompe com o paradigma segundo o qual a educação seria um instrumento de _________________ do futuro profissional ao mundo do trabalho. Disciplina, obediência, respeito restrito às regras estabelecidas, condições até então necessárias para a inclusão social, via profissionalização, perdem a relevância, face às novas exigências colocadas pelo desenvolvimento tecnológico e social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q898965 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Lei nº 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024. Esseplano estabelece metas e diretrizes para melhorar a qualidade e o acesso à educação no Brasil. O PNE define 20 metas, incluindo a universalização da educação básica, a ampliação do acesso ao ensino superior, a valorização dos profissionais da educação e o aumento do investimento público na educação.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a Meta 10:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q898967 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O Colégio Estadual "Cultura e Cidadania" iniciou um projeto pedagógico voltado para a valorização da cultura nacional e o incentivo ao senso crítico dos alunos por meio do cinema. Para isso, a coordenação pedagógica, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), decidiu incorporar a exibição de filmes de produção dentro de uma periodicidade mínima estabelecida em lei, integrando o projeto à proposta pedagógica da escola.

De acordo com a LDB, a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória, por, no mínimo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q898962 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O método da Palavra Geradora é uma abordagem de alfabetização que se baseia na escolha de palavras significativas para a vida dos aprendizes, especialmente para adultos e jovens em contextos de alfabetização popular, e utiliza essas palavras como ponto de partida para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A ideia central é que a alfabetização deve estar conectada ao contexto social e cultural do aluno, promovendo não só a aprendizagem técnica da escrita e leitura, mas também uma consciência crítica sobre a realidade.
Esse importante método foi desenvolvida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q898963 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A literatura passou por muitas transformações ao longo da história, sendo, por isso, organizada em movimentos literários que correspondem a diferentes épocas. Cada movimento apresenta características próprias, refletindo as particularidades dos contextos históricos em que se desenvolveu.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um afirmação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.