Início Questões de Concursos Professor de Português e Inglês Resolva questões de Professor de Português e Inglês comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Português e Inglês Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q988614 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação das Relações Étnico-Raciais é um tema crucial no contexto da Educação Básica, uma vez que visa promover a valorização da diversidade cultural e o combate ao racismo e à discriminação. Deste modo, considere as afirmações sobre o papel da educação nas relações étnico-raciais, assinalando (V) verdadeira e (F) falsa. ( ) A educação é uma ferramenta fundamental para a promoção da equidade; ( ) O ensino sobre cultura negra e indígena é opcional nas escolas; ( ) A diversidade cultural deve ser abordada de forma integrada no currículo; ( ) O preconceito pode ser combatido por meio da educação. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V, V, F, V ✂️ b) F, V, V, F ✂️ c) V, F, V, V ✂️ d) F, F, V, V ✂️ e) F, V, F, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q988613 | Português, Gêneros Textuais, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Os gêneros discursivos como os contos folclóricos, desempenham um papel crucial na formação e na transmissão da cultura de um povo. Esses contos, que frequentemente reúnem elementos de tradição oral, refletem valores, crenças e identidades culturais, além de ensinar lições de moral e sabedoria popular. Considerando a importância dos contos folclóricos, analise o caso abaixo e complemente a afirmativa. Durante uma aula sobre contos folclóricos, a professora pede que os alunos identifiquem os elementos culturais presentes na narrativa. Essa atividade é importante porque: ✂️ a) promove a memorização de personagens e eventos limitando a interpretação. ✂️ b) desenvolve a compreensão de como a cultura influencia a linguagem e a narrativa. ✂️ c) foca apenas na gramática do texto. ✂️ d) limita a interpretação no contexto escolar. ✂️ e) incentiva a cópia de textos de outros autores, mas não influencia a narrativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q988618 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A integração de tecnologias na educação tem transformado as práticas pedagógicas e proporcionado novas formas de ensino e aprendizagem. Analise a narrativa abaixo e responda à pergunta. Em uma aula de Português, o professor decidiu utilizar uma plataforma de videoconferência para realizar uma discussão sobre obras literárias. Qual é a principal vantagem de usar esta tecnologia? ✂️ a) Reduzir o tempo de aula para facilitar a compreensão dos alunos. ✂️ b) Diminuir o número de alunos presentes aumentando dessa forma a qualidade da aula. ✂️ c) Facilitar a correção de provas. ✂️ d) Aumentar o uso de materiais impressos. ✂️ e) Proporcionar um ambiente de aprendizagem mais interativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q988609 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A compreensão auditiva é fundamental no processo de aprendizagem de línguas, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a comunicação eficaz e a leitura em voz alta é uma prática aliada a esse processo. Qual dos seguintes benefícios dessa prática é mais relevante para o desenvolvimento da compreensão oral e leitura? ✂️ a) A leitura em voz alta melhora a fluência, a pronúncia e a entonação, além de facilitar a compreensão auditiva e a interação com o texto. ✂️ b) A leitura em voz alta promove a memorização de palavras não sendo necessária a contextualização. ✂️ c) A leitura em voz alta não tem impacto na compreensão, pois se concentra apenas na articulação das palavras. ✂️ d) A leitura em voz alta é uma prática que deve ser evitada, pois pode causar desconforto nos alunos e não tem impacto na compreensão. ✂️ e) A leitura em voz alta é útil apenas para alunos que já têm um alto nível de proficiência na língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q988616 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A implementação da interdisciplinaridade requer planejamento cuidadoso por parte dos educadores, que devem colaborar e dialogar para criar experiências de aprendizagem que transcendam os limites tradicionais das disciplinas. Com base nessa perspectiva, analise a proposta pedagógica a seguir e responda à pergunta que se segue: Em um projeto interdisciplinar, os alunos são incentivados a criar uma peça de teatro que integre temas de diferentes áreas, como história e literatura. Qual habilidade principal essa atividade promove? ✂️ a) Foco exclusivo na leitura gramatical com aprendizado técnico. ✂️ b) Integração de conhecimentos e desenvolvimento de autoria criativa. ✂️ c) Isolamento dos conteúdos por disciplina com apreensão crítica. ✂️ d) Aprendizado mecânico de textos teatrais integrados e diversos. ✂️ e) Memorização de fatos históricos isolados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q988615 | Pedagogia, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) enfatiza a importância de um ensino que valorize a diversidade cultural e linguística, além de promover a formação integral dos alunos. Em relação ao ensino de línguas, qual das alternativas abaixo está mais alinhada com as diretrizes propostas na referida documentação? ✂️ a) O ensino de línguas deve focar exclusivamente na gramática e no vocabulário, garantindo que os alunos dominem as regras linguísticas. ✂️ b) A aprendizagem das línguas deve ser realizada de maneira isolada, sem relação com as outras disciplinas do currículo, para evitar confusões. ✂️ c) A valorização de uma única cultura deve ser priorizada no ensino de línguas, a fim de garantir a padronização dos conteúdos. ✂️ d) O ensino de línguas deve incentivar a prática da comunicação oral e escrita, promovendo a interação dos alunos em contextos reais e significativos. ✂️ e) O uso de tecnologia deve ser minimizado no ensino de línguas, uma vez que o foco deve ser no contato direto entre alunos e professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q988620 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O ensino de línguas estrangeiras no Brasil tem evoluído ao longo dos anos, refletindo mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Sobre as metodologias de ensino de línguas, considere as afirmativas abaixo: I. A abordagem comunicativa enfatiza o desenvolvimento de habilidades de comunicação em contextos reais; II. O método gramatical-tradutório prioriza a tradução e a memorização de regras gramaticais; III. O método áudio-lingual busca a prática auditiva e oral repetitiva; IV. A abordagem lexical trabalha somente vocabulário técnico. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas I, II e III. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas I, III E IV. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas I e IV. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas II e IV. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q988621 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em atividades de produção oral no ensino de línguas, uma das dificuldades enfrentadas é o medo de cometer erros. Qual estratégia pedagógica é mais adequada para estimular a produção oral dos alunos, especialmente em línguas estrangeiras? ✂️ a) Corrigir todos os erros imediatamente, para que o aluno desenvolva fluência perfeita, pois dessa forma o foco fica na pronúncia. ✂️ b) Incentivar a autoexpressão e criar um ambiente de aprendizado seguro, onde o erro seja visto como parte do processo de aprendizagem. ✂️ c) Focar apenas na pronúncia correta, sem estimular o desenvolvimento de ideias próprias. ✂️ d) Insistir que os alunos leiam textos prontos, para evitar erros na fala. ✂️ e) Desconsiderar as tentativas orais dos alunos e focar exclusivamente na escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q994907 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As metodologias e abordagens pedagógicas adotadas nas salas de aula desempenham um papel crucial na formação de estudantes proficientes e capazes de interagir em um mundo globalizado e o ensino de língua estrangeira no Brasil é frequentemente influenciado por abordagens construtivistas. Qual das características abaixo é mais representativa dessa filosofia educacional? ✂️ a) A aprendizagem é vista como um processo passivo, em que o aluno recebe informações do professor desenvolvendo capacidade para resolver problemas. ✂️ b) O aluno é considerado o protagonista do seu aprendizado, construindo conhecimento através da interação e da experiência. ✂️ c) O foco está exclusivamente em conteúdo teórico, construindo memorização com aprendizagem mais ampla. ✂️ d) O professor atua como um transmissor de conhecimento, promovendo a reflexão crítica. ✂️ e) As avaliações são estritamente baseadas em testes de múltipla escolha, desconsiderando o contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q988612 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024No contexto da educação de idosos, é essencial compreender os desafios específicos dessa faixa etária. Qual alternativa descreve uma prática pedagógica que considera as necessidades de aprendizagem desse grupo? ✂️ a) Encorajar a aprendizagem cooperativa e respeitar o ritmo individual de cada aluno. ✂️ b) Utilizar estratégias baseadas na velocidade e memorização rápida dos conteúdos. ✂️ c) Focar em tecnologias complexas e conteúdo técnico, sem pausas para discussão. ✂️ d) Manter um ambiente competitivo para motivar a superação individual. ✂️ e) Ignorar as experiências de vida dos idosos, considerando apenas os conteúdos novos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q994908 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024No ensino de línguas, a abordagem sociocultural enfatiza a língua como uma ferramenta de interação social. Qual das afirmativas abaixo melhor representa essa abordagem? ✂️ a) O foco deve ser no aprendizado de vocabulário e regras gramaticais e sociais. ✂️ b) A aprendizagem da língua deve incluir a análise das relações sociais e culturais que influenciam a comunicação. ✂️ c) O ensino deve se concentrar em textos literários, pois as ações devem ocorrer sem qualquer influência mútua ou troca entre indivíduos. ✂️ d) A língua é vista como um objeto a ser estudado com suas conexões sem contato ou impacto entre elas. ✂️ e) O uso da língua não se relaciona com a identidade e a cultura dos falantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q988619 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em uma atividade de compreensão auditiva, um professor propõe que os alunos ouçam uma conversa entre dois falantes nativos e respondam a perguntas de compreensão. Qual das alternativas abaixo representa uma estratégia eficaz para melhorar a compreensão auditiva dos alunos? ✂️ a) Aumentar a velocidade da fala na gravação para estimular a concentração. ✂️ b) Focar apenas na pronúncia correta, sem considerar o contexto da conversa. ✂️ c) Ensinar os alunos a identificar palavras-chave e pistas contextuais durante a escuta. ✂️ d) Reduzir o nível de complexidade do vocabulário para que compreendam rapidamente. ✂️ e) Insistir que os alunos traduzam mentalmente todas as frases para seu idioma nativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q988617 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Durante uma oficina de interpretação de textos, a professora apresenta um poema que aborda temas contemporâneos e complexos, pedindo que os alunos interpretem as possíveis metáforas e subentendidos. Qual objetivo educacional essa atividade atende? ✂️ a) Enfatizar a compreensão literal do texto e focar na retenção dos versos. ✂️ b) Desenvolver a capacidade de análise crítica e interpretação figurada. ✂️ c) Analisar as rimas e métrica do poema. ✂️ d) Focar na memorização do vocabulário do poema. ✂️ e) Explorar apenas os aspectos históricos do texto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q988623 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação das relações étnico-raciais se torna fundamental para promover o respeito à diversidade cultural, a valorização das identidades étnicas e o enfrentamento das desigualdades raciais historicamente enraizadas, nesse contexto responda à questão abaixo: Ao selecionar textos para as aulas de inglês e português, como o professor pode utilizar o material didático para valorizar a diversidade étnico-racial? ✂️ a) Priorizando exclusivamente textos de autores do cânone literário europeu e americano, para manter um padrão de qualidade. ✂️ b) Escolhendo textos que incluam narrativas e perspectivas de diferentes culturas, para valorizar vozes de autores de diversas etnias e origens. ✂️ c) Evitando temas de diversidade étnica para focar apenas em questões de estrutura e gramática. ✂️ d) Selecionando textos contemporâneos, independentemente de sua representatividade cultural e social, pois isso não é significativo. ✂️ e) Excluindo quaisquer textos que abordem questões culturais e sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q994904 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O avanço das mídias e das tecnologias digitais transformou profundamente o cenário educacional, apresentando novas oportunidades e desafios para a prática pedagógica. Deste modo, como o uso das redes sociais pode ser integrado de forma pedagógica ao ensino de línguas, promovendo uma abordagem crítica entre os alunos? ✂️ a) Incentivando os alunos a seguirem somente páginas de entretenimento. ✂️ b) Limitando o uso das redes sociais a atividades extracurriculares. ✂️ c) Estimulando a criação de conteúdos sem focar na importância da linguagem e do público-alvo. ✂️ d) Evitando qualquer uso de redes sociais, para que os alunos se concentrem apenas nos livros didáticos estimulando a leitura. ✂️ e) Orientando os alunos a analisarem criticamente o conteúdo publicado nas redes sociais, identificando mensagens subliminares, Fake News e variações linguísticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q994906 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em um mundo em constante mudança, onde as questões sociais, ambientais e culturais se entrelaçam, a educação precisa ir além da fragmentação disciplinar, estimulando a reflexão crítica e a aplicação prática dos saberes, sendo assim como a interdisciplinaridade pode ser usada para incentivar a aprendizagem significativa no ensino de línguas na Educação Básica? ✂️ a) Ensinar gramática e estrutura sem contextualização para melhor apreensão do conteúdo. ✂️ b) Evitando qualquer interação com outras disciplinas, para que os alunos se concentrem apenas na língua, pois conceitos de outra disciplina não complementam o aprendizado. ✂️ c) Desenvolvendo projetos que integrem conhecimentos de ciência e língua, como a análise de textos científicos em português e inglês, relacionando linguagem e conteúdos científicos. ✂️ d) Utilizando textos e temas apenas de literatura clássica para desenvolvimento do pensamento crítico. ✂️ e) Realizando atividades isoladas, sem explorar relações entre diferentes áreas favorecendo dessa forma o desenvolvimento do pensamento crítico, que geralmente desativam várias perspectivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q988610 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As concepções de linguagem, alfabetização e letramento são fundamentais para a prática docente e influenciam diretamente o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. Compreender a relação entre esses conceitos e suas implicações para a educação é essencial para que os professores possam criar estratégias pedagógicas que favoreçam uma formação integral dos alunos. Considerando as práticas de letramento, avalie as afirmativas assinalando (V) verdadeira e (F) falsa. ( ) O letramento implica apenas na capacidade de ler e escrever palavras; ( ) O letramento crítico leva o aluno a refletir sobre o uso da linguagem em contextos sociais; ( ) O processo de letramento está relacionado ao desenvolvimento da interpretação textual; ( ) Alfabetização e letramento são termos intercambiáveis e significam o mesmo. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) F, V, V, F ✂️ b) V, F, F, V ✂️ c) F, F, V, V ✂️ d) V, V, F, F ✂️ e) F, F, F, V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q988611 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em contextos interculturais, o conceito de “competência comunicativa” envolve vários aspectos da interação, além da gramática. Qual das alternativas descreve a competência comunicativa mais completa para garantir uma interação eficaz? ✂️ a) Conhecimento gramatical e vocabulário técnico específico. ✂️ b) Habilidade de traduzir as próprias ideias para o interlocutor, independentemente de contexto. ✂️ c) Uso correto das estruturas linguísticas sem a necessidade de considerar a cultura do interlocutor. ✂️ d) Capacidade de interpretar e responder de forma apropriada dentro do contexto cultural e social. ✂️ e) Habilidade de utilizar expressões idiomáticas no idioma do interlocutor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q994905 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A interdisciplinaridade é um princípio importante na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), sendo assim, qual das seguintes práticas melhor promove a interdisciplinaridade nas aulas de português e inglês? ✂️ a) Realizar atividades voltadas para a gramática e sintaxe. ✂️ b) Focar na leitura e interpretação de textos. ✂️ c) Limitar-se ao conteúdo estritamente curricular de português e inglês favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico. ✂️ d) Desenvolver projetos que integrem temas e conhecimentos de outras disciplinas, aplicando-os nas atividades de língua. ✂️ e) Ensinar as línguas de forma isolada, sem buscar conexões com outros temas para que os alunos tenham capacidade de resolver problemas reais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q988622 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Ao trabalhar com práticas de letramento, o professor busca expandir o uso da leitura e da escrita para além das normas gramaticais, promovendo o uso funcional da língua. Qual das alternativas exemplifica uma atividade que promove o letramento dos alunos? ✂️ a) Solicitar que os alunos analisem criticamente propagandas, identificando a linguagem persuasiva e o impacto social das mensagens. ✂️ b) Focar exclusivamente na memorização de regras ortográficas e gramaticais. ✂️ c) Realizar atividades de cópia de textos longos, sem espaço para análise ou interpretação. ✂️ d) Limitar o ensino à leitura técnica de manuais, sem incluir outros tipos de textos, restringir o desenvolvimento das habilidades. ✂️ e) Pedir que os alunos recitem poemas decorados, sem entender seu significado, desconsiderando outros tipos de textos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q988614 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação das Relações Étnico-Raciais é um tema crucial no contexto da Educação Básica, uma vez que visa promover a valorização da diversidade cultural e o combate ao racismo e à discriminação. Deste modo, considere as afirmações sobre o papel da educação nas relações étnico-raciais, assinalando (V) verdadeira e (F) falsa. ( ) A educação é uma ferramenta fundamental para a promoção da equidade; ( ) O ensino sobre cultura negra e indígena é opcional nas escolas; ( ) A diversidade cultural deve ser abordada de forma integrada no currículo; ( ) O preconceito pode ser combatido por meio da educação. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V, V, F, V ✂️ b) F, V, V, F ✂️ c) V, F, V, V ✂️ d) F, F, V, V ✂️ e) F, V, F, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q988613 | Português, Gêneros Textuais, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Os gêneros discursivos como os contos folclóricos, desempenham um papel crucial na formação e na transmissão da cultura de um povo. Esses contos, que frequentemente reúnem elementos de tradição oral, refletem valores, crenças e identidades culturais, além de ensinar lições de moral e sabedoria popular. Considerando a importância dos contos folclóricos, analise o caso abaixo e complemente a afirmativa. Durante uma aula sobre contos folclóricos, a professora pede que os alunos identifiquem os elementos culturais presentes na narrativa. Essa atividade é importante porque: ✂️ a) promove a memorização de personagens e eventos limitando a interpretação. ✂️ b) desenvolve a compreensão de como a cultura influencia a linguagem e a narrativa. ✂️ c) foca apenas na gramática do texto. ✂️ d) limita a interpretação no contexto escolar. ✂️ e) incentiva a cópia de textos de outros autores, mas não influencia a narrativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q988618 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A integração de tecnologias na educação tem transformado as práticas pedagógicas e proporcionado novas formas de ensino e aprendizagem. Analise a narrativa abaixo e responda à pergunta. Em uma aula de Português, o professor decidiu utilizar uma plataforma de videoconferência para realizar uma discussão sobre obras literárias. Qual é a principal vantagem de usar esta tecnologia? ✂️ a) Reduzir o tempo de aula para facilitar a compreensão dos alunos. ✂️ b) Diminuir o número de alunos presentes aumentando dessa forma a qualidade da aula. ✂️ c) Facilitar a correção de provas. ✂️ d) Aumentar o uso de materiais impressos. ✂️ e) Proporcionar um ambiente de aprendizagem mais interativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q988609 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A compreensão auditiva é fundamental no processo de aprendizagem de línguas, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a comunicação eficaz e a leitura em voz alta é uma prática aliada a esse processo. Qual dos seguintes benefícios dessa prática é mais relevante para o desenvolvimento da compreensão oral e leitura? ✂️ a) A leitura em voz alta melhora a fluência, a pronúncia e a entonação, além de facilitar a compreensão auditiva e a interação com o texto. ✂️ b) A leitura em voz alta promove a memorização de palavras não sendo necessária a contextualização. ✂️ c) A leitura em voz alta não tem impacto na compreensão, pois se concentra apenas na articulação das palavras. ✂️ d) A leitura em voz alta é uma prática que deve ser evitada, pois pode causar desconforto nos alunos e não tem impacto na compreensão. ✂️ e) A leitura em voz alta é útil apenas para alunos que já têm um alto nível de proficiência na língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q988616 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A implementação da interdisciplinaridade requer planejamento cuidadoso por parte dos educadores, que devem colaborar e dialogar para criar experiências de aprendizagem que transcendam os limites tradicionais das disciplinas. Com base nessa perspectiva, analise a proposta pedagógica a seguir e responda à pergunta que se segue: Em um projeto interdisciplinar, os alunos são incentivados a criar uma peça de teatro que integre temas de diferentes áreas, como história e literatura. Qual habilidade principal essa atividade promove? ✂️ a) Foco exclusivo na leitura gramatical com aprendizado técnico. ✂️ b) Integração de conhecimentos e desenvolvimento de autoria criativa. ✂️ c) Isolamento dos conteúdos por disciplina com apreensão crítica. ✂️ d) Aprendizado mecânico de textos teatrais integrados e diversos. ✂️ e) Memorização de fatos históricos isolados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q988615 | Pedagogia, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) enfatiza a importância de um ensino que valorize a diversidade cultural e linguística, além de promover a formação integral dos alunos. Em relação ao ensino de línguas, qual das alternativas abaixo está mais alinhada com as diretrizes propostas na referida documentação? ✂️ a) O ensino de línguas deve focar exclusivamente na gramática e no vocabulário, garantindo que os alunos dominem as regras linguísticas. ✂️ b) A aprendizagem das línguas deve ser realizada de maneira isolada, sem relação com as outras disciplinas do currículo, para evitar confusões. ✂️ c) A valorização de uma única cultura deve ser priorizada no ensino de línguas, a fim de garantir a padronização dos conteúdos. ✂️ d) O ensino de línguas deve incentivar a prática da comunicação oral e escrita, promovendo a interação dos alunos em contextos reais e significativos. ✂️ e) O uso de tecnologia deve ser minimizado no ensino de línguas, uma vez que o foco deve ser no contato direto entre alunos e professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q988620 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O ensino de línguas estrangeiras no Brasil tem evoluído ao longo dos anos, refletindo mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Sobre as metodologias de ensino de línguas, considere as afirmativas abaixo: I. A abordagem comunicativa enfatiza o desenvolvimento de habilidades de comunicação em contextos reais; II. O método gramatical-tradutório prioriza a tradução e a memorização de regras gramaticais; III. O método áudio-lingual busca a prática auditiva e oral repetitiva; IV. A abordagem lexical trabalha somente vocabulário técnico. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas I, II e III. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas I, III E IV. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas I e IV. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas II e IV. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q988621 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em atividades de produção oral no ensino de línguas, uma das dificuldades enfrentadas é o medo de cometer erros. Qual estratégia pedagógica é mais adequada para estimular a produção oral dos alunos, especialmente em línguas estrangeiras? ✂️ a) Corrigir todos os erros imediatamente, para que o aluno desenvolva fluência perfeita, pois dessa forma o foco fica na pronúncia. ✂️ b) Incentivar a autoexpressão e criar um ambiente de aprendizado seguro, onde o erro seja visto como parte do processo de aprendizagem. ✂️ c) Focar apenas na pronúncia correta, sem estimular o desenvolvimento de ideias próprias. ✂️ d) Insistir que os alunos leiam textos prontos, para evitar erros na fala. ✂️ e) Desconsiderar as tentativas orais dos alunos e focar exclusivamente na escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q994907 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As metodologias e abordagens pedagógicas adotadas nas salas de aula desempenham um papel crucial na formação de estudantes proficientes e capazes de interagir em um mundo globalizado e o ensino de língua estrangeira no Brasil é frequentemente influenciado por abordagens construtivistas. Qual das características abaixo é mais representativa dessa filosofia educacional? ✂️ a) A aprendizagem é vista como um processo passivo, em que o aluno recebe informações do professor desenvolvendo capacidade para resolver problemas. ✂️ b) O aluno é considerado o protagonista do seu aprendizado, construindo conhecimento através da interação e da experiência. ✂️ c) O foco está exclusivamente em conteúdo teórico, construindo memorização com aprendizagem mais ampla. ✂️ d) O professor atua como um transmissor de conhecimento, promovendo a reflexão crítica. ✂️ e) As avaliações são estritamente baseadas em testes de múltipla escolha, desconsiderando o contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q988612 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024No contexto da educação de idosos, é essencial compreender os desafios específicos dessa faixa etária. Qual alternativa descreve uma prática pedagógica que considera as necessidades de aprendizagem desse grupo? ✂️ a) Encorajar a aprendizagem cooperativa e respeitar o ritmo individual de cada aluno. ✂️ b) Utilizar estratégias baseadas na velocidade e memorização rápida dos conteúdos. ✂️ c) Focar em tecnologias complexas e conteúdo técnico, sem pausas para discussão. ✂️ d) Manter um ambiente competitivo para motivar a superação individual. ✂️ e) Ignorar as experiências de vida dos idosos, considerando apenas os conteúdos novos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q994908 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024No ensino de línguas, a abordagem sociocultural enfatiza a língua como uma ferramenta de interação social. Qual das afirmativas abaixo melhor representa essa abordagem? ✂️ a) O foco deve ser no aprendizado de vocabulário e regras gramaticais e sociais. ✂️ b) A aprendizagem da língua deve incluir a análise das relações sociais e culturais que influenciam a comunicação. ✂️ c) O ensino deve se concentrar em textos literários, pois as ações devem ocorrer sem qualquer influência mútua ou troca entre indivíduos. ✂️ d) A língua é vista como um objeto a ser estudado com suas conexões sem contato ou impacto entre elas. ✂️ e) O uso da língua não se relaciona com a identidade e a cultura dos falantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q988619 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em uma atividade de compreensão auditiva, um professor propõe que os alunos ouçam uma conversa entre dois falantes nativos e respondam a perguntas de compreensão. Qual das alternativas abaixo representa uma estratégia eficaz para melhorar a compreensão auditiva dos alunos? ✂️ a) Aumentar a velocidade da fala na gravação para estimular a concentração. ✂️ b) Focar apenas na pronúncia correta, sem considerar o contexto da conversa. ✂️ c) Ensinar os alunos a identificar palavras-chave e pistas contextuais durante a escuta. ✂️ d) Reduzir o nível de complexidade do vocabulário para que compreendam rapidamente. ✂️ e) Insistir que os alunos traduzam mentalmente todas as frases para seu idioma nativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q988617 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Durante uma oficina de interpretação de textos, a professora apresenta um poema que aborda temas contemporâneos e complexos, pedindo que os alunos interpretem as possíveis metáforas e subentendidos. Qual objetivo educacional essa atividade atende? ✂️ a) Enfatizar a compreensão literal do texto e focar na retenção dos versos. ✂️ b) Desenvolver a capacidade de análise crítica e interpretação figurada. ✂️ c) Analisar as rimas e métrica do poema. ✂️ d) Focar na memorização do vocabulário do poema. ✂️ e) Explorar apenas os aspectos históricos do texto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q988623 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação das relações étnico-raciais se torna fundamental para promover o respeito à diversidade cultural, a valorização das identidades étnicas e o enfrentamento das desigualdades raciais historicamente enraizadas, nesse contexto responda à questão abaixo: Ao selecionar textos para as aulas de inglês e português, como o professor pode utilizar o material didático para valorizar a diversidade étnico-racial? ✂️ a) Priorizando exclusivamente textos de autores do cânone literário europeu e americano, para manter um padrão de qualidade. ✂️ b) Escolhendo textos que incluam narrativas e perspectivas de diferentes culturas, para valorizar vozes de autores de diversas etnias e origens. ✂️ c) Evitando temas de diversidade étnica para focar apenas em questões de estrutura e gramática. ✂️ d) Selecionando textos contemporâneos, independentemente de sua representatividade cultural e social, pois isso não é significativo. ✂️ e) Excluindo quaisquer textos que abordem questões culturais e sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q994904 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O avanço das mídias e das tecnologias digitais transformou profundamente o cenário educacional, apresentando novas oportunidades e desafios para a prática pedagógica. Deste modo, como o uso das redes sociais pode ser integrado de forma pedagógica ao ensino de línguas, promovendo uma abordagem crítica entre os alunos? ✂️ a) Incentivando os alunos a seguirem somente páginas de entretenimento. ✂️ b) Limitando o uso das redes sociais a atividades extracurriculares. ✂️ c) Estimulando a criação de conteúdos sem focar na importância da linguagem e do público-alvo. ✂️ d) Evitando qualquer uso de redes sociais, para que os alunos se concentrem apenas nos livros didáticos estimulando a leitura. ✂️ e) Orientando os alunos a analisarem criticamente o conteúdo publicado nas redes sociais, identificando mensagens subliminares, Fake News e variações linguísticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q994906 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em um mundo em constante mudança, onde as questões sociais, ambientais e culturais se entrelaçam, a educação precisa ir além da fragmentação disciplinar, estimulando a reflexão crítica e a aplicação prática dos saberes, sendo assim como a interdisciplinaridade pode ser usada para incentivar a aprendizagem significativa no ensino de línguas na Educação Básica? ✂️ a) Ensinar gramática e estrutura sem contextualização para melhor apreensão do conteúdo. ✂️ b) Evitando qualquer interação com outras disciplinas, para que os alunos se concentrem apenas na língua, pois conceitos de outra disciplina não complementam o aprendizado. ✂️ c) Desenvolvendo projetos que integrem conhecimentos de ciência e língua, como a análise de textos científicos em português e inglês, relacionando linguagem e conteúdos científicos. ✂️ d) Utilizando textos e temas apenas de literatura clássica para desenvolvimento do pensamento crítico. ✂️ e) Realizando atividades isoladas, sem explorar relações entre diferentes áreas favorecendo dessa forma o desenvolvimento do pensamento crítico, que geralmente desativam várias perspectivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q988610 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As concepções de linguagem, alfabetização e letramento são fundamentais para a prática docente e influenciam diretamente o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. Compreender a relação entre esses conceitos e suas implicações para a educação é essencial para que os professores possam criar estratégias pedagógicas que favoreçam uma formação integral dos alunos. Considerando as práticas de letramento, avalie as afirmativas assinalando (V) verdadeira e (F) falsa. ( ) O letramento implica apenas na capacidade de ler e escrever palavras; ( ) O letramento crítico leva o aluno a refletir sobre o uso da linguagem em contextos sociais; ( ) O processo de letramento está relacionado ao desenvolvimento da interpretação textual; ( ) Alfabetização e letramento são termos intercambiáveis e significam o mesmo. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) F, V, V, F ✂️ b) V, F, F, V ✂️ c) F, F, V, V ✂️ d) V, V, F, F ✂️ e) F, F, F, V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q988611 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em contextos interculturais, o conceito de “competência comunicativa” envolve vários aspectos da interação, além da gramática. Qual das alternativas descreve a competência comunicativa mais completa para garantir uma interação eficaz? ✂️ a) Conhecimento gramatical e vocabulário técnico específico. ✂️ b) Habilidade de traduzir as próprias ideias para o interlocutor, independentemente de contexto. ✂️ c) Uso correto das estruturas linguísticas sem a necessidade de considerar a cultura do interlocutor. ✂️ d) Capacidade de interpretar e responder de forma apropriada dentro do contexto cultural e social. ✂️ e) Habilidade de utilizar expressões idiomáticas no idioma do interlocutor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q994905 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A interdisciplinaridade é um princípio importante na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), sendo assim, qual das seguintes práticas melhor promove a interdisciplinaridade nas aulas de português e inglês? ✂️ a) Realizar atividades voltadas para a gramática e sintaxe. ✂️ b) Focar na leitura e interpretação de textos. ✂️ c) Limitar-se ao conteúdo estritamente curricular de português e inglês favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico. ✂️ d) Desenvolver projetos que integrem temas e conhecimentos de outras disciplinas, aplicando-os nas atividades de língua. ✂️ e) Ensinar as línguas de forma isolada, sem buscar conexões com outros temas para que os alunos tenham capacidade de resolver problemas reais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q988622 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Ao trabalhar com práticas de letramento, o professor busca expandir o uso da leitura e da escrita para além das normas gramaticais, promovendo o uso funcional da língua. Qual das alternativas exemplifica uma atividade que promove o letramento dos alunos? ✂️ a) Solicitar que os alunos analisem criticamente propagandas, identificando a linguagem persuasiva e o impacto social das mensagens. ✂️ b) Focar exclusivamente na memorização de regras ortográficas e gramaticais. ✂️ c) Realizar atividades de cópia de textos longos, sem espaço para análise ou interpretação. ✂️ d) Limitar o ensino à leitura técnica de manuais, sem incluir outros tipos de textos, restringir o desenvolvimento das habilidades. ✂️ e) Pedir que os alunos recitem poemas decorados, sem entender seu significado, desconsiderando outros tipos de textos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro