Questões de Concursos Professor de Química

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1Q42641 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

Assinale a opção em que, feita a transposição de termos desse pensamento, o sentido original é modificado.
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2Q42627 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Após a descoberta do elétron, não seria possível ainda conceber um átomo como uma esfera rígida, indivisível, mas como uma esfera ou nuvem de carga positiva, na qual os elétrons estariam embebidos, uniformemente distribuídos.”
Esse conceito de átomo é atribuído a
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3Q593663 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

A siderurgia forma a base da estrutura econômica de uma nação juntamente com as indústrias do carvão e do cimento. Quase tudo em nossa vida depende da siderurgia, fornecedora da matéria?prima que movimenta praticamente todas as grandes indústrias: fabricação de ferramentas de trabalho, fabricação de máquinas e ferramentas agrícolas, construção naval, tecelagem, produtos químicos, material elétrico, material bélico etc. Dessa forma, o padrão de vida de um povo ou seu grau de progresso e riqueza pode ser avaliado pelo consumo de produtos siderúrgicos. O aço, principal produto da indústria siderúrgica, é uma das ligas metálicas mais usada atualmente. Possui inúmeras aplicações e serve de base para produção de outras ligas. Sobre o processo siderúrgico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ao mesmo tempo em que atua como fundente do minério, o dióxido de silício é responsável pela formação do principal subproduto do processo siderúrgico, a escória de alto?forno.

( ) O processo Bessemer remove o fósforo.

( ) No processo do conversor Bessemer, há a combinação do oxigênio com o ferro que, por sua vez, se combina com o silício, o manganês e o carbono.

( ) Após o processo de redução, o alto?forno libera o ferro?gusa. O ferro?gusa obtido contém um teor de carbono entre 2 e 5% em massa.

A sequência está correta em

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4Q42629 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Sobre os Fundamentos da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação é um verdadeiro mosaico de conhecimentos oriundos de diversas áreas que lhe fornecem as bases conceituais, os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos.
II. A educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes inéditos, oriundos do seu próprio campo de conhecimento.
III. A educação, como fenômeno social, não se esgota no estudo de uma única ciência e, como fenômeno múltiplo, requer a pluralidade de enfoques.

Está correto o que se afirma em
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5Q42643 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é algo desconhecido por todos, menos por Deus.” (Sócrates, no momento de sua morte)
As palavras de Sócrates denotam
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6Q591229 | Química, Reações, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

Existem na natureza milhões de substâncias orgânicas. A quantidade de reações químicas que podem ocorrer com estas substâncias é enorme. São de grande importância para processos industriais, laboratoriais e para o desenvolvimento técnico?científico. Acerca das reações orgânicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Na hidratação do propino forma?se propanona.

II. Na reação entre o ácido clorídrico e o 3?metilpent?2?eno, o produto formado será 3?metil?3?cloropentano.

III. Da reação de nitração com o metilbenzeno pode?se afirmar que o grupo metil é orto e metadirigente.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

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7Q42624 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Óleos essenciais são substâncias aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias, com aplicação na produção de alimentos, bebidas, cosméticos e medicamentos fitoterápicos. Assinale a opção que indica o método de separação que deverá ser utilizado para obtenção do óleo essencial eugenol a partir do cravo.
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8Q42617 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Um método experimental, para verificar se um material homogêneo é constituído por uma ou por duas ou mais substâncias diferentes, baseia-se no estudo da mudança de estado de agregação desse material em função do tempo.
Sendo assim, as mudanças de estado que implicam no aumento da desordem do sistema com absorção de calor são
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9Q594502 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Professor de Química, SEARH RN, IDECAN

O papel é produzido industrialmente a partir das fibras de celulose retiradas dos troncos das árvores (95% de toda produção mundial), de folhas (sisal), frutos (algodão) e rejeitos industriais (bagaço de cana, palha de arroz etc.). Para fins especiais podem ser utilizadas fibras de origem animal (lã), mineral (asbesto) ou sintética (poliéster, poliamida). As demais matérias?primas (ou insumos) são a água e outros produtos químicos, dependendo do processo de obtenção da celulose em questão. Sobre os processos utilizados na obtenção do papel, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A produção de folhas de papel envolve a adição de carga mineral à pasta de celulose que pode ser ou silicato de alumínio, ou carbonato de cálcio, ou dióxido de titânio.

( ) Os agentes branqueadores utilizados enquadram?se em dois tipos: redutores ou oxidantes. Os reagentes redutores podem ser Bissulfito de sódio, Ditionitos de zinco e sódio e Boro?hidreto de sódio.

( ) O licor branco usado no processo Kraft contém Na2CO3 e Na2S numa proporção típica de 5 : 2 com um pH de 13,5 a 14.

( ) O hipoclorito de sódio é o mais seletivo e eficaz no branqueamento, retirando as impurezas e corantes sem danificar a fibra.

A sequência está correta em

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10Q42636 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“O único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha morte é o mesmo que se sente quando o barco está em perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.” (Tolstói)

Assinale a opção que apresenta o segmento do texto em que o emprego do artigo definido é optativo. 
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11Q42639 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

A forma reduzida “em ver a morte à nossa frente” pode ser adequadamente desenvolvida pela seguinte oração:
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12Q42621 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

A presença do soluto não volátil pode modificar algumas propriedades físicas das soluções, em comparação às mesmas propriedades do solvente puro. Essas mudanças dependem fundamentalmente das quantidades relativas das partículas dissolvidas e do solvente.
Ao comparar as temperaturas de fusão e ebulição da água pura e de uma solução aquosa de NaCl, é possível esperar
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13Q42620 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Um técnico preparou em um balão volumétrico 250 mL de uma solução diluída de ácido clorídrico (a 20ºC), pipetando adequadamente 8,4 mL do ácido concentrado 37% m/m de densidade 1,19 g.cm-3 (a 20ºC).
A concentração da solução preparada, em mol.L-1 é de, aproximadamente,
Dados: Massas molares: H = 1g.mol-1 Cl = 35,5 g.mol–1
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14Q42638 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás.Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

O emprego da forma isto em “Nisto erramos” se justifica porque
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15Q42619 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Para a determinação da pureza do sal sulfato de potássio, 0,500 g de amostra foram tratadas com excesso de solução de cloreto de bário. O precipitado obtido foi lavado, seco e calcinado a 500ºC até peso constante. A massa final do precipitado foi 0,466 g.
A pureza da amostra em termos de sulfato de potássio é de, aproximadamente,
Dados: Massas molares (g.mol –1 ) K2SO4: 174; KCl: 74,5; BaSO4: 233
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16Q42634 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Kátia e Lúcia são professoras do 5º ano em duas escolas diferentes da rede estadual de Pernambuco. O planejamento anual de cada uma delas revela abordagens próprias sobre as relações entre as disciplinas.

Kátia planejou, para as aulas de Geografia, o estudo das Regiões do Brasil por meio de leituras do livro didático, pesquisas e uma prova final. O trabalho em Língua Portuguesa envolverá o estudo de tempos verbais, ortografia, produção de texto e leitura de livros de aventura.
Lúcia estudará com seus alunos o tema “Regiões Brasileiras” e planejou a leitura do livro didático, pesquisas em grupo e trabalhos individuais. Para o trabalho em Língua Portuguesa, selecionou livros que retratam as diferentes regiões brasileiras, além de propor o estudo sobre dialetos e regionalismos do Brasil, a fim de desenvolver a competência oral dos alunos. O planejamento de Língua Portuguesa também inclui o estudo de tempos verbais, ortografia e produção de texto, cujo tema será uma viagem imaginária pelas diferentes regiões do Brasil.


Sobre a abordagem das professoras a respeito das relações entre as disciplinas, assinale a afirmativa correta.
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17Q42631 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Uma professora comunicou à direção que sua aluna, de 12 anos, estava ausente da escola por duas semanas. A direção tentou entrar em contato com a família por várias vezes, sem sucesso. Passados mais quinze dias, continuando a aluna ausente e tendo se esgotado todos os recursos de contatar a família, o dirigente escolar deve
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18Q42625 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O ácido benzoico foi descoberto no século XVI e recebeu esse nome por ter sido extraído do benjoeiro.
Em 1875, Salkowski verificou que esse ácido atua como fungicida e, desde então, o ácido benzoico vem sendo usado como germicida na preservação de alimentos e como adjuvante farmacológico anti-fúngico, normalmente em concentrações que variam entre 0,05 a 0,15%. Trata-se de um composto de fórmula molecular C7H6O2 (massa molar = 122 g.mol -1 ) pouco solúvel em água.
Em uma solução aquosa, comporta-se como um ácido fraco, com pKa = 4.
Uma solução aquosa de ácido benzoico em concentração 0,12% (m/v) apresenta pH aproximadamente igual a
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19Q42618 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Na escolha de um material utilizado em uma indústria química avaliou-se uma propriedade organoléptica desse material.
A propriedade avaliada está relacionada com
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20Q42640 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

O pensamento de Sêneca mostra um conjunto de conectores de valores semânticos diferentes.
Assinale a opção que apresenta o conector que tem seu significado corretamente indicado.
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