Questões de Concursos Professor de Sala de Informática Pedagógica

Resolva questões de Professor de Sala de Informática Pedagógica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q833527 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Sobre as mídias no contexto escolas, verifique as assertivas e assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q831746 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Responda à questão assinalando a alternativa correta em relação a Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q834357 | Português, Pontuação, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica

Da Maré para o mundo. É assim que Marllon Araújo, de 23 anos, e Luyd de Souza Carvalho, 22, pretendem dar seus passos. E num futuro não muito distante.
Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., escola de Bruxelas, Bélgica, reconhecida mundialmente como referência no ensino de dança contemporânea.
Entre 1.196 candidatos, a dupla ocupará duas das 45 vagas a partir de outubro.
Para Marllon, a conquista vai muito além de uma boa oportunidade de aprender novas técnicas.

(Mateus Almeida. Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica. G1 – Portal de Notícias. 2019). 
Acerca dos recursos morfossintáticos de construção de sentidos, no trecho Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., as vírgulas isolam o aposto. Nesse caso, o aposto possui valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q834408 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

A Conferência Internacional “Educando para as mídias e para a era digital”, realizada pela UNESCO em Viena, em 1999, iniciou um novo marco internacional na trajetória da mídia-educação. Nesse sentido, foi reafirmada a convicção de que a mídia-educação e a participação das crianças e adolescentes são caminhos necessários e simultâneos para a realização efetiva da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, especialmente os direitos relacionados à liberdade de expressão (artigo 13), à informação (artigo 17) e à participação em decisões sobre assuntos que lhes dizem respeito (artigo 12). Sobre essa temática, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q832549 | Informática, Microsoft Word, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Sobre o programa Microsoft Word, verifique as assertivas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q832175 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica

Da Maré para o mundo. É assim que Marllon Araújo, de 23 anos, e Luyd de Souza Carvalho, 22, pretendem dar seus passos. E num futuro não muito distante.
Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., escola de Bruxelas, Bélgica, reconhecida mundialmente como referência no ensino de dança contemporânea.
Entre 1.196 candidatos, a dupla ocupará duas das 45 vagas a partir de outubro.
Para Marllon, a conquista vai muito além de uma boa oportunidade de aprender novas técnicas.

(Mateus Almeida. Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica. G1 – Portal de Notícias. 2019). 
Considerando o gênero textual, a finalidade do texto acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q833538 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

No que diz respeito às tendências para o Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q833159 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Sobre a temática fluência digital, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q833040 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q834871 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Analise as informações abaixo relacionadas a Política Nacional de Educação – Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 no que diz respeito ao Ensino Fundamental e identifique a sequência correta:
O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I. O desenvolvimento da capacidade de ensinar, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e da escrita. II. A compreensão do ambiente natural e esportivo, do sistema jurídico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q832811 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. No que diz respeito ao assunto “Sustentabilidade” analise as questões abaixo e identifique a sequência correta:
I. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. II. O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades empresariais. III. Um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras. IV. Como exemplo de sustentabilidade temos: economia de água, garantia de alimentação em longo prazo e controle da urbanização e integração entre campo e cidades maiores.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q832022 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere as finalidades do Projeto Político Pedagógico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q832664 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta em relação a Interdisciplinaridade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q832181 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Sobre as abordagens do ensino de informática nas escolas, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Modelo instrucionista: o computador, ao ensinar o estudante, assume o papel de máquina de ensinar e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem suas raízes nos métodos de instrução programada tradicionais, porém, no lugar do papel ou do livro, é usado o computador. II. São exemplos do modelo instrucionista: tutoriais e programas de exercício-e-prática. III. Modelo construcionista: nessa abordagem o computador pode dar uma grande contribuição para a formação integral do indivíduo. Nesta perspectiva, ele é utilizado para enriquecer ambientes de aprendizagem. É empregado como uma ferramenta educacional, permitindo aos alunos resolverem problemas de uma forma significativa. Neste caso propicia, ao aluno a construção do conhecimento a partir de suas próprias ações. IV. São exemplos do modelo construcionista: atividades com ambientes de aprendizagem ativa, onde o educando testa as suas próprias teorias e hipóteses. O erro permite uma reformulação reflexiva do processo e depuração, promovendo aprendizagem e desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q833156 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.

As estrelas dirão — “Ai! nada somos,
Pois ela se morreu silente e fria...”
E pondo os olhos nela como pomos,
Hão de chorar a irmã que lhes sorria.

A lua, que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la
Entre lírios e pétalas de rosa.

Os meus sonhos de amor serão defuntos...
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,
Pensando em mim: — "Por que não vieram juntos?"

(Alphonsus de Guimaraens. Hão de chorar por ela os cinamomos.). 
Assinale a alternativa que apresenta o tema principal abordado no poema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q833397 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Leia o texto abaixo:
O envelhecimento da população é um fato demográfico insuperável. Sabemos que existe uma possibilidade de aumento da solidão na terceira idade por motivos variados, inclusive pela dificuldade de estabelecer novos laços significativos e até por questões neuroquímicas. Porém, não é um destino: a sociabilidade pode ser explorada, e jovens também podem sentir solidão aguda.
(Leandro Karnal. Adaptado. G1 – Portal de Notícias. 2018).
Considerando que o fragmento acima foi retirado de uma entrevista do historiador Leandro Karnal, pode-se afirmar que as marcas linguísticas empregadas indicam uma linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q833068 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Utilizando os meios de comunicação como ferramentas pedagógicas na complementaridade do ensino, a escola dará ao aluno a oportunidade de se expressar de forma mais viva e completa. Com isso, as escolas concentrarão a atenção dos alunos o que estimulará, entre outras coisas, o senso crítico e o raciocínio. II. Deve haver disposição docente para despertar não só o fascínio pelos meios de comunicação, mas também uma racionalidade crítica. III. A escola precisa estar sempre atenta aos seus alunos e renovar seu processo pedagógico, trazendo para o campo educacional a criatividade. IV. A meta última da educação é recolocar a dimensão racional e a dimensão imaginativa, ambas, como elementos centrais, integradores de um processo global de construção de conhecimento que faça de cada indivíduo uma pessoa mais bem equipada para compreender a realidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q833384 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Leia o apresentado abaixo e identifique a sequência correta:
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Assim:
I. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os professores desenvolvam ao longo da escolaridade básica. II. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. III. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. IV. Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos e professores têm direito.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q833899 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Os conteúdos curriculares da educação básica observarão certas diretrizes. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às diretrizes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q834119 | Informática, Internet, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Sobre a navegação na internet, verifique as assertivas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.