Questões de Concursos Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração

Resolva questões de Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q1030512 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

O plano de negócios é uma ferramenta estratégica que guia o empreendedor na estruturação de seu empreendimento, abrangendo desde a definição dos objetivos até a descrição detalhada das etapas necessárias para alcançá-los.

Sabendo disso, analise as assertivas a seguir.

I. Resumo Executivo: Apresenta uma visão geral do negócio, incluindo missão, visão e público-alvo.
II. Plano operacional: Inclui projeções de receita, custos, investimentos e análise de viabilidade econômica.
III. Análise de Mercado: Define a hierarquia, funções e responsabilidades dos membros da equipe.

Correspondem a elementos do plano de negócios, com suas respectivas definições o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1030513 | Conhecimentos Gerais, Meio Ambiente, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

As discussões sobre o aquecimento global e os possíveis impactos para as futuras gerações têm reforçado a relevância do conceito de sustentabilidade. Contudo, esse conceito transcende a esfera ecológica, englobando múltiplas dimensões em sua aplicação e abordagem.

Com base nisso, analise as assertivas a seguir.

I. Dimensão Social: Envolve a promoção da equidade, do acesso universal a direitos básicos e do respeito à diversidade humana.
II. Dimensão Econômica: Envolve a criação e aplicação de tecnologias inovadoras que minimizem impactos ambientais, promovam eficiência energética e melhorem a qualidade de vida.
III. Dimensão Política: Trata da valorização, preservação e transmissão de tradições, saberes e costumes, assegurando que diferentes culturas sejam respeitadas e preservadas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1030502 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Uma organização está revisando sua cultura organizacional e, durante o diagnóstico, a consultoria identificou três aspectos importantes:

1. Os escritórios são projetados com espaços abertos e decorados com os valores da empresa em destaque nas paredes.
2. Os colaboradores utilizam um código de vestimenta informal, refletindo a abertura e descontração do ambiente.
3. A empresa realiza happy hours mensais para reconhecer as conquistas das equipes e promover integração entre os colaboradores.

Com base nos níveis de cultura organizacional, é correto afirmar que esses elementos se classificam como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1030511 | Análise de Balanços, Análise por Índices, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Uma empresa do setor de varejo está analisando sua saúde financeira com foco em avaliar sua capacidade de honrar compromissos de curto prazo. Durante a análise, a diretoria definiu que seria utilizado o Indicador de Liquidez Seca para a análise, que deveria ser de pelo menos 1,5 para garantir segurança financeira.

A empresa apresenta os seguintes dados:

• Ativo Circulante: R$ 1.200.000
• Passivo Circulante: R$ 800.000
• Estoques: R$ 400.000
• Ativo Imobilizado: R$ 500.000
• Contas a Receber: R$ 300.000

Com base nesses valores, determine o Indicador de Liquidez Seca e avalie se a empresa atingiu o objetivo estabelecido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1030500 | Gerência de Projetos, Pmbok e Processos de Gerenciamento de Projetos, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Durante discussões preliminares sobre a implementação de um novo projeto, o gestor responsável enfatizou para a equipe a importância de acompanhar, de forma contínua, os custos de mudança e os riscos associados em todas as etapas, visando prevenir surpresas inesperadas e garantir maior controle sobre o progresso do projeto.

Com base no contexto apresentado, assinale a opção que melhor descreve a relação entre o custo de mudança, os riscos e a curva de custo ao longo do ciclo de vida do projeto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1030496 | Administração Geral, Teoria da Contingência, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Avalie as assertivas a seguir, utilizando como base as teorias da administração desenvolvidas ao longo da história.

I. Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores.
II. Os indivíduos alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com que interagem.
III. Os operários devem se especializar nas tarefas para aumentar a eficiência produtiva.

Está condizente com a teoria das relações humanas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1030501 | Administração Geral, Organizações, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Uma empresa está passando por uma reestruturação organizacional para alinhar suas operações ao planejamento estratégico. Durante as discussões, foram analisados diferentes tipos de estruturas organizacionais, cada um com vantagens e desafios específicos que podem impactar o desempenho e a comunicação interna.

Com base nos tipos de estruturas organizacionais, assinale a opção que descreve corretamente as características desses modelos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1030503 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Dentre as teorias de liderança mais reconhecidas, a liderança transformacional e a liderança transacional oferecem abordagens distintas para gerenciar e influenciar equipes.

Com base nessas teorias, a principal diferença entre esses dois estilos de liderança é que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1030506 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

As rápidas transformações no ambiente profissional e o ritmo acelerado das mudanças levaram as organizações à adoção de programas de educação corporativa. Esses programas têm como objetivo capacitar e desenvolver os colaboradores, alinhando suas aptidões às necessidades da empresa, de modo a garantir o alcance dos objetivos organizacionais e a adaptação aos desafios do mercado.

Com base nesse contexto, avalie as assertivas a seguir.

I. Assiduidade
II. Perpetuidade
III. Morosidade

Representam princípios da educação corporativa o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1030507 | Administração Geral, Atribuições das Áreas de Gestão, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Analise as assertivas a seguir, acerca do processo de segmentação de clientes, prática comumente utilizada no marketing para identificar grupos específicos no mercado.

I. Segmentação psicográfica, que leva em conta valores, estilo de vida, personalidade e interesses dos consumidores.
II. Segmentação demográfica, que considera fatores como idade, gênero, renda, e nível educacional.
III. Segmentação firmográfica, que classifica os consumidores de acordo com as vantagens específicas que eles procuram em um produto ou serviço.

Estão correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.