Questões de Concursos Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1030515 | Redes de Computadores, Equipamentos de Redes, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

A professora Clara está organizando uma aula prática para os alunos do ensino médio sobre redes de computadores. Ela planeja utilizar um diagrama que mostra como diferentes dispositivos em uma rede doméstica (computador, impressora, smartphone e roteador) estão conectados. Durante a aula, Clara pergunta aos alunos qual é a importância de um roteador nessa configuração e como ele contribui para o funcionamento da rede.

Com base nos conceitos básicos de redes de computadores, a principal função do roteador em uma rede doméstica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q1030518 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Estrutura de Dados, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

Em uma aula para o ensino médio, o professor Lucas solicitou que os alunos organizassem uma lista de tarefas em uma ordem específica, utilizando fichas de papel. Ele explicou que o processo simula a organização de dados em uma estrutura chamada “fila”, onde a primeira tarefa a entrar é a primeira a ser realizada. Os alunos discutiram outras formas de organizar as tarefas e notaram que algumas são mais eficientes dependendo do contexto.

Com base no conceito de filas em estruturas de dados, a principal característica desse tipo de organização é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q1030519 | Redes de Computadores, Arquitetura Tcp Ip, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

A professora Mariana desenvolveu uma atividade onde os alunos simulam o envio de uma mensagem digital. Ela explicou que, durante o envio, a mensagem é dividida em pequenos pacotes de dados que são transmitidos pela rede até chegarem ao destino, onde são reorganizados. O objetivo é que os alunos entendam como funciona a comunicação em redes baseadas no modelo TCP/IP.

A principal vantagem de utilizar o modelo TCP/IP para transmissão de dados em redes é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4 Q1030520 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

A professora Gabriela, em um curso de formação continuada para professores de informática, utilizou um exemplo prático de desenvolvimento de um aplicativo educacional para explicar as etapas de um modelo de processo de software. Durante a aula, ela destacou a importância da análise de requisitos para evitar problemas no futuro, como a criação de funcionalidades desnecessárias ou incompatíveis com o público-alvo.

Com base nos fundamentos da Engenharia de Software, o principal objetivo da análise de requisitos em um projeto de software educacional é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5 Q1030521 | Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

Em uma aula sobre Sistemas Operacionais, o professor Paulo explicou que esse software atua como um mediador entre o hardware e os aplicativos. Ele utilizou o exemplo de um laboratório de informática escolar, onde vários alunos utilizam computadores simultaneamente, e destacou como o sistema operacional gerencia os recursos para evitar conflitos e garantir o funcionamento eficiente dos programas.

Uma das funções principais de um sistema operacional em um laboratório de informática escolar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q1030516 | Programação, Programação Orientada a Objetos, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

Durante uma formação continuada para professores de informática, o formador propôs uma dinâmica para que os docentes discutissem o conceito de aulas e objetos na programação orientada a objetos. Ele usou o exemplo de um jogo educacional onde os alunos criariam aulas como Aluno, Professor e Escola. Cada classe deveria conter atributos e métodos que descrevem o comportamento e as características desses elementos.

No contexto da programação orientada a objetos, o benefício pedagógico de ensinar conceitos, como aulas e objetos, por meio de exemplos relacionados ao cotidiano escolar, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7 Q1030517 | Noções de Informática, Hardware, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

Em um curso de formação para professores, a formadora explicou que, em um computador, a Unidade Central de Processamento (CPU) é composta por três partes principais: a unidade de controle, a unidade lógica e aritmética (ULA) e os registradores. Para facilitar a compreensão, ela comparou o funcionamento da CPU ao de uma sala de aula: a unidade de controle seria o professor, a ULA seria os alunos resolvendo problemas matemáticos, e os registradores específicos dos cadernos onde as informações são rapidamente anotadas.

Com base nessa analogia, a principal função dos registradores dentro de uma CPU é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8 Q1030522 | Programação, Css Cascading Style Sheets, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

Durante uma reunião pedagógica, a professora Ana sugeriu a criação de um site para divulgar os projetos realizados pelos alunos na escola. Ela explicou que a estrutura de uma página web básica inclui HTML para o conteúdo, CSS para estilização e JavaScript para funcionalidades interativas. Alguns professores questionaram a importância de cada uma dessas tecnologias.

No contexto da criação de um site escolar, a principal função do CSS é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q1030523 | Banco de Dados, Banco de Dados Relacionais, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

A diretora de uma escola propôs a criação de um sistema digital para armazenar e organizar os dados de matrículas, notas e frequências dos alunos. O professor Ricardo explicou que, para isso, é necessário utilizar um banco de dados, destacando a importância de organizar as informações em tabelas relacionadas para facilitar consultas e atualizações.

O principal benefício de utilizar um banco de dados relacionado para gerenciar as informações de uma escola é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10 Q1030524 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

O professor Rafael estava explicando para seus colegas pedagogos como uma programação avançada pode ser aplicada na criação de sistemas inteligentes para educação. Ele deu um exemplo de um algoritmo que analisa o desempenho dos alunos em avaliações online e sugere conteúdos personalizados para cada um, com base em suas dificuldades.

O principal objetivo de utilizar algoritmos avançados em sistemas educacionais é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.