Questões de Concursos Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte

Resolva questões de Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1089482 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece dez Competências Gerais que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica. Analise as afirmativas que descrevem algumas dessas competências e sua relação com o componente curricular de Arte.

I.A Competência Geral 3, "Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural", está diretamente relacionada aos objetivos do ensino de Arte.

II.A Competência Geral 4, "Utilizar diferentes linguagens − verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital − para se expressar e partilhar informações", dialoga com o trabalho em Arte, que explora múltiplas linguagens.

III.A Competência Geral 9, "Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação", não possui qualquer relação com o componente de Arte, pois este se foca apenas no desenvolvimento individual e técnico do aluno.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1089483 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A inserção da Arte no currículo escolar, conforme defendem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes, indo além da mera aquisição de habilidades técnicas. Qual das seguintes afirmações melhor sintetiza a contribuição da Arte para a formação humana, segundo essa perspectiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1089484 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei 9.394/96) estabelece os princípios e as normas gerais da educação brasileira. Sobre o ensino de Arte na Educação Básica, conforme a LDB, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A LDB define a Arte como componente curricular obrigatório da Educação Básica, abrangendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

(__)A lei determina que o ensino da Arte deve valorizar especialmente as expressões culturais regionais do Brasil.

(__)A LDB estabelece que as linguagens artísticas a serem obrigatoriamente trabalhadas são Artes Visuais, Dança, Música e Teatro em todas as etapas da Educação Básica.

(__)A lei indica que a formação dos professores para atuar na Educação Básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1089485 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, tornou-se uma referência importante para o ensino de Arte no Brasil. Qual o principal objetivo dessa proposta metodológica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1089486 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza o componente curricular de Arte no Ensino Fundamental em torno de unidades temáticas. Quais são essas unidades temáticas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1089487 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O Plano Nacional de Educação (PNE - Lei nº 13.005/14) estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira no decênio 2014-2024. Qual das alternativas apresenta uma meta do PNE diretamente relacionada à valorização dos profissionais da educação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1089488 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A arte é frequentemente compreendida como uma forma de expressão simbólica. O que significa dizer que a arte funciona como um símbolo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1089489 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A Estética, como campo filosófico, investiga a natureza do belo e da arte. Qual alternativa define corretamente o objeto de estudo da Estética?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1089490 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A avaliação em Arte deve ser coerente com os objetivos do componente curricular e com uma concepção de aprendizagem processual. Sobre a avaliação em Arte no Ensino Fundamental, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A avaliação deve priorizar o acompanhamento do processo de criação e expressão do aluno, valorizando suas pesquisas, experimentações e a evolução de seu trabalho ao longo do tempo, em vez de focar apenas no produto final.

(__)O uso de instrumentos como portfólios, diários de bordo e pautas de observação são adequados para registrar o percurso do aluno, suas hipóteses e descobertas, subsidiando uma avaliação formativa.

(__)A avaliação em Arte deve se basear exclusivamente em critérios técnicos de perfeição e semelhança com modelos pré-estabelecidos, atribuindo notas que classifiquem os alunos entre "talentosos" e "sem talento".

(__)A autoavaliação e a avaliação entre pares podem ser estratégias interessantes para envolver os alunos no processo avaliativo, desenvolvendo sua capacidade crítica e a reflexão sobre o próprio trabalho e o dos colegas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1089491 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

As linguagens artísticas se estruturam a partir de elementos básicos que são combinados para gerar significado e expressão. Analise as afirmativas que relacionam corretamente elementos constitutivos às suas respectivas linguagens.

I.Na Música, o ritmo (organização dos sons no tempo), a melodia (sucessão de sons com diferentes alturas) e a harmonia (combinação de sons simultâneos) são elementos fundamentais para a sua estruturação.

II.Nas Artes Visuais, a linha (traço contínuo), a forma (configuração externa dos objetos), a cor (percepção visual da luz) e a textura (qualidade tátil ou visual da superfície) são elementos essenciais da composição.

III.Na Dança, o movimento corporal é o elemento central, organizado em relação ao espaço (direção, nível, amplitude) e ao tempo (velocidade, ritmo), sendo a palavra falada o seu principal recurso expressivo.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1089492 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A arte medieval europeia reflete a forte influência da religiosidade cristã. Sobre as características dos estilos Românico e Gótico, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A arquitetura Românica, predominante entre os séculos XI e XII, caracteriza-se por construções maciças, com paredes espessas, poucas aberturas (janelas pequenas) e uso do arco pleno (semicircular), transmitindo uma sensação de solidez e recolhimento.

(__)A escultura Gótica, diferentemente da Românica, busca maior naturalismo na representação da figura humana, com expressões mais individualizadas e corpos com mais volume e movimento, embora ainda vinculada à temática religiosa.

(__)Os vitrais coloridos são um elemento característico da arquitetura Românica, utilizados para iluminar o interior escuro das igrejas e narrar histórias bíblicas de forma simples e direta.

(__)A arquitetura Gótica, que floresceu a partir do século XII, diferencia-se pela verticalidade, pelo uso do arco ogival (apontado), das abóbadas de nervuras e dos arcobotantes, que permitiram a construção de edifícios mais altos e com grandes janelas (vitrais).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1089493 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O Renascimento e o Barroco foram dois importantesmovimentos artísticos europeus com características distintas. Qual alternativa descreve corretamente uma diferença fundamental entre a estética renascentista e a barroca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.