Questões de Concursos Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q897669 | Geografia, Escalas, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Sobre o mapeamento terrestre em grande escala, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q897670 | Geografia, Noções Gerais de Urbanização, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

A definição de cidade pode variar de um país para outro, bem como de uma ciência para outra. Entretanto, legalmente há uma definição de cidade. Portanto, no Brasil, cidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q897666 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) O primeiro satélite colocado na órbita terrestre foi da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no contexto da Guerra Fria.


( ) Os dois satélites com alta resolução espacial, inferior a 1 metro, foram desenvolvidos pela Rússia.


( ) O Brasil não possui satélites de monitoramento terrestre e usa dados dos satélites da China.


( ) A série temporal mais antiga de imagens da superfície terrestre são do sistema de satélites Landsat.


Considerando as afirmativas de cima para abaixo, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q897665 | Geografia, Urbanização brasileira, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

A política de transporte em Minas Gerais nos permite afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q897671 | Geografia, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Sobre a geografia tradicional, associe os nomes dos geógrafos da primeira coluna de acordo com o enunciado na segunda coluna.


1. Alexander von Humboldt


2. Paul Vidal de La Blache


3. Friedrich Ratzel


4. Jean Jacques Elisée Reclus


( ) Cientista alemão, desenvolveu estudos sobre Geografia Física e Botânica.


( ) Anarquista francês, lutou contra a política colonialista do país.


( ) Desenvolveu a teoria possibilista, em oposição à determinística.


( ) Considerado o precursor da Geopolítica, desenvolveu a teoria do “espaço vital”.



A sequência CORRETA, considerando a segunda coluna de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q897668 | Geografia, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

O estado de Minas Gerais apresenta grande diversidade econômica, que pode ser regionalizada. Sobre as atividades econômicas praticadas nas regiões mineiras, associe a região (primeira coluna) à base econômica (segunda coluna).


1. Norte de Minas


2. Triângulo Mineiro


3. Sul de Minas


4. Região Central


( ) Bacia leiteira, com presença de tecnopolo.


( ) Pecuária extensiva e agricultura com baixa tecnologia.


( ) Diversidade industrial, com montadoras e siderúrgicas.


( ) Agronegócio pujante, com agroindústrias.


A sequência CORRETA, considerando a segunda coluna de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q897667 | Geografia, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Na obra “A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra”, Yves Lacoste denuncia a face oculta do conhecimento geográfico. Entre os temas abordados por esse geógrafo, pode-se citar:


I. A maior ênfase na geografia física, com foco na influência do relevo.


II. O uso estratégico do conhecimento geográfico.


III. O uso do conhecimento geográfico pelos americanos na guerra do Vietnã.


IV. A existência de duas geografias, uma “geografia dos professores” e outra dos “Estados- maiores”.


V. A geografia é definida “como saber pensar o espaço”.



Estão CORRETOS os temas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q897672 | Geografia, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

A geografia radical ou crítica, que provocou uma revolução na história da Geografia, surgiu no Brasil no final da década de 1960 e início da década de 1970. No Brasil, essa corrente se fortaleceu com o empenho de vários geógrafos que usaram essa nova corrente como protesto.
As principais críticas da geografia radical foram direcionadas à(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.