Questões de Concursos Professor Economia e Gestão Rural

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1Q222215 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A concepção de avaliação que um professor tem determina a escolha dos instrumentos e procedimentos utilizados no processo avaliativo. Uma avaliação de caráter democrático se caracteriza por atividades e estratégias de ensino que respeita a participação do estudante, sua cultura e a realidade sociocultural. Uma estratégia de ensino relacionada a esse perfil pode ser assim descrita:

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2Q226883 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A institucionalização do ensino médio integrado a educação profissional rompe com a dualidade histórica que separou os estudos preparatórios para a educação superior da formação profissional no Brasil, contribuindo com a melhoria da qualidade nessa etapa da educação básica. Uma escola de ensino médio com perfil democrático e de caráter emancipador apresenta-se como perfil didático-pedagógico:

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3Q225176 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Leia atentamente o relato de uma professora que leciona, na modalidade profissionalizante de Educação de Jovens e Adultos, em um determinado IF. " Em sala de aula converse com o estudante, estabeleça uma relação de diálogo e de reconhecimento ao seu saber, pois o estudante tem muito a nos ensinar em sala de aula. Troque idéias sobre quem são vocês e as coisas que fazem no grupo social ao qual pertence. Discuta sobre temas de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, ao respeito ao bem comum e a democracia. Selecione a partir da realidade cultural e social os conteúdos a serem trabalhados, pesquise, explore e problematize juntos os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, e assim é possível pensar em ações de intervenção na realidade. Explore temas que os alunos ainda não conheçam. Ah! Há um universo de temas para conhecer e o estudante adulto tem garra e quer aprender." Considerando o relato descrito acima, é possível relacionar estas ações com a seguinte concepção:

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4Q227196 | Direito Constitucional, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Sobre as finalidades da educação superior, nos termos da Lei no 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação. , todas as afirmações seguintes são corretas, exceto:

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5Q221787 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A educação tem uma função social muito importante na sociedade, especialmente no que se refere ao mundo do trabalho e ao universo da tecnologia. Nesta perspectiva, conforme a concepção crítico-social, a educação deve ter como objetivo:

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6Q227350 | Direito Constitucional, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A República Federativa do Brasil, conforme a Constituição Federal, rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios, exceto:

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7Q227021 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) preconiza a valorização dos profissionais da educação. O texto da lei determina a valorização do profissional da educação, assegurando-lhe, inclusive nos termos dos estatutos e dos Planos de Carreira do Magistério Público alguns direitos (Art.67.)

Entre os direitos previstos na lei, não se destaca:

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8Q226661 | Direito Constitucional, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Nos termos da Constituição da República do Brasil, assinale a resposta incorreta:

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9Q224303 | Direito Constitucional, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Considerando os direitos e deveres individuais e coletivos previsto na Constituição Federal do Brasil, todas as opções estão corretas, exceto:

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10Q225649 | Direito Constitucional, Administração pública, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Assinale a opção incorreta, nos termos da Constituição Federal do Brasil:

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11Q228025 | Direito Constitucional, Organização do Estado, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Conforme a Constituição Federal do Brasil, considere as seguintes opções:

I. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei estadual, sem o que não poderão ser instaladas.
II. Incumbe ao Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
III. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
IV. São disponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

Marque a alternativa correta:

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12Q223524 | Direito Administrativo, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Considerando o disposto na Lei no8.112/90, responda a opção correta:

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13Q222968 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

O domínio e ampliação das habilidades de leitura e escrita é muito importante na Educação básica. Os professores precisam desenvolver metodologias de ensino que auxiliem o pleno domínio e desenvolvimento dessas habilidades pelo estudante. Ao remetermos as funções sociais da escrita e da leitura, estão principalmente envolvidas idéias referentes à:

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14Q223442 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/ 96) , os conteúdos e metodologias e formas de avaliação no ensino médio organizar-se-ão de maneira que o estudante demonstre:

I. Domínio de princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.
II. Conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
III. Domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.
IV. Capacidade de intercambiar áreas de conhecimento de maneira recíproca, gerando exegese dos conhecimentos e

enriquecimento pessoal.

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15Q222134 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

O processo de avaliação consiste necessariamente em diagnosticar em que medida os objetivos propostos pela proposta pedagógica estão sendo realmente alcançados. A forma de compreender a avaliação reflete uma postura filosófica e epistemológica diante da educação. Indique a alternativa que demonstre as características da avaliação de caráter democrático.

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16Q228599 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A Lei de Diretrizes e Base da Educação no Brasil (9394/96. representa um marco na construção da identidade do ensino médio. O ensino médio, segundo os termos da lei (Art. 35. , tem diferentes finalidades. Entre as finalidades do ensino médio não se destaca:

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17Q221880 | Direito Administrativo, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Nos termos da Lei no 8.112/90, são formas de provimento de cargo público: I. Redistribuição; III. Readaptação;
II. Promoção; IV. Aproveitamento;

Estão certos os itens:

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18Q220636 | Direito Constitucional, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Nos termos da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação. , assinale a única opção incorreta:

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19Q223459 | Direito Administrativo, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Considerando a Lei 8.112/90, a demissão será aplicada nos casos a seguir expostos, exceto:

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