Questões de Concursos: Professor Economia e Gestão Rural

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1 Q222215 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A concepção de avaliação que um professor tem determina a escolha dos instrumentos e procedimentos utilizados no processo avaliativo. Uma avaliação de caráter democrático se caracteriza por atividades e estratégias de ensino que respeita a participação do estudante, sua cultura e a realidade sociocultural. Uma estratégia de ensino relacionada a esse perfil pode ser assim descrita:

2 Q225176 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Leia atentamente o relato de uma professora que leciona, na modalidade profissionalizante de Educação de Jovens e Adultos, em um determinado IF. " Em sala de aula converse com o estudante, estabeleça uma relação de diálogo e de reconhecimento ao seu saber, pois o estudante tem muito a nos ensinar em sala de aula. Troque idéias sobre quem são vocês e as coisas que fazem no grupo social ao qual pertence. Discuta sobre temas de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, ao respeito ao bem comum e a democracia. Selecione a partir da realidade cultural e social os conteúdos a serem trabalhados, pesquise, explore e problematize juntos os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, e assim é possível pensar em ações de intervenção na realidade. Explore temas que os alunos ainda não conheçam. Ah! Há um universo de temas para conhecer e o estudante adulto tem garra e quer aprender." Considerando o relato descrito acima, é possível relacionar estas ações com a seguinte concepção:

3 Q226883 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A institucionalização do ensino médio integrado a educação profissional rompe com a dualidade histórica que separou os estudos preparatórios para a educação superior da formação profissional no Brasil, contribuindo com a melhoria da qualidade nessa etapa da educação básica. Uma escola de ensino médio com perfil democrático e de caráter emancipador apresenta-se como perfil didático-pedagógico:

4 Q221787 | Pedagogia, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A educação tem uma função social muito importante na sociedade, especialmente no que se refere ao mundo do trabalho e ao universo da tecnologia. Nesta perspectiva, conforme a concepção crítico-social, a educação deve ter como objetivo:

5 Q227196 | Direito Constitucional, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Sobre as finalidades da educação superior, nos termos da Lei no 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação. , todas as afirmações seguintes são corretas, exceto:

6 Q227350 | Direito Constitucional, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A República Federativa do Brasil, conforme a Constituição Federal, rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios, exceto:

7 Q226661 | Direito Constitucional, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Nos termos da Constituição da República do Brasil, assinale a resposta incorreta:

8 Q227021 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) preconiza a valorização dos profissionais da educação. O texto da lei determina a valorização do profissional da educação, assegurando-lhe, inclusive nos termos dos estatutos e dos Planos de Carreira do Magistério Público alguns direitos (Art.67.)

Entre os direitos previstos na lei, não se destaca:

9 Q224303 | Direito Constitucional, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Considerando os direitos e deveres individuais e coletivos previsto na Constituição Federal do Brasil, todas as opções estão corretas, exceto:

10 Q225649 | Direito Constitucional, Administração pública, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Assinale a opção incorreta, nos termos da Constituição Federal do Brasil:

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