Questões de Concursos Professor Educação Especial

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1Q1045544 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor Educação Especial, Prefeitura de Santo Hipólito MG, COTEC, 2024

Sobre o planejamento da prática docente na perspectiva de uma escola crítica, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O planejamento deve ser rigidamente estruturado, sem espaço para adaptações ou intervenções dos alunos.
( ) A prática docente deve incluir a reflexão crítica sobre os conteúdos e a realidade social dos alunos.
( ) O foco deve ser exclusivamente na transmissão de conteúdos, sem considerar as experiências prévias dos alunos.
( ) A avaliação deve ser utilizada como ferramenta para promover a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem.
( ) O planejamento deve desconsiderar a diversidade cultural e social da turma, mantendo uma abordagem homogênea.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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2Q1045918 | Direito da Criança e do Adolescente, Lei N 13 431 de 2017, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Conforme a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017 que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera a Lei nº 8.069, de 13dejulhode 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), em seu art. 7º escuta especializada é:
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3Q1045919 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Segundo a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), em seu Art. 27, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis eaprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades _______, ______, _____e _______, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima:
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4Q1045920 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

De acordo com as Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular de ensino de Santa Catarina (2021), os três principais componentes das funções executivas são inibição, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Em relação a flexibilidade cognitiva é correto afirmar:
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5Q1045921 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um Tratado Internacional sobre Direitos Humanos que foi construído pelas pessoas com deficiência de todo o mundo ao longo de vários anos. Tem o objetivo de garantir a igualdade de oportunidades, combate à discriminação e a eliminação das barreiras sociais, tanto arquitetônicas como de atitude. Porque só assim haverá o pleno exercício dos direitos, autonomia e respeito à dignidade inerente a todas as pessoas. Nesse tratado, também se decidiu sobre a nomenclatura correta a ser usada para designar-se a essas pessoas. Assinale a alternativa correta:
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6Q1045922 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

De acordo com as Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular de ensino de Santa Catarina (2021, p. 146), a expressão _________ traz em sua bagagem uma importante contribuição ao ensino para estudantes com _______: aprendizagem com pouco ou nenhum erro. Mediante essa estratégia de ensino, o foco está em garantir, a partir de práticas específicas, o sucesso em todas as tarefas propostas. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto:
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7Q1045923 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Considerada uma das mais recorrentes formas de preconceito contra pessoas com deficiência, o capacitismo é a discriminação ocorrida por meio de determinados tratamentos, formas de comunicação, práticas, barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o pleno exercício da cidadania dessas pessoas. Ele é caracterizado, principalmente, quando se pressupõe que alguém é incapaz apenas pelo fato de possuir alguma deficiência. Analise as expressões:

I. “Fingir demência”.

II. “Não temos braço para fazer tudo isso”.

III. “Mais perdido que cego em tiroteio”.

IV. “Para de ser retardado”.

V. “Nem parece que você é uma pessoa com deficiência”.

VI. “A gente só recebe o fardo que consegue carregar”.

VII. “Mas como você faz as coisas tendo essa deficiência?”.

Considerando as afirmativas acima, são consideradas expressões capacitistas:

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8Q1045924 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

São contributivos, do mesmo modo, os estudos que discorrem sobre assimilação, acomodação e equilibração. Piaget redefiniu as perguntas de investigação a respeito dos processos psicológicos do desenvolvimento, trazendo novos esquemas conceituais. O conhecimento surge não do mundo do sujeito, ou do objeto, mas da interação existente entre eles. A via é uma autorregulação, eoorganismo humano é um sistema aberto, ativo e autorregulador. A inteligência é uma adaptação a novos conhecimentos e uma organização desses novos conhecimentos. Em relação ao conceito de assimilação analise as afirmativas:

I. No conceito de assimilação, o indivíduo, em contato com o meio, retira o repertório de informações que será incorporado à sua estrutura cognitiva.

II. Na assimilação, a organização mental do indivíduo amolda-se para conhecer o objeto, através de uma abordagem seletiva e com condicionamentos específicos.

III. A assimilação depende da linguagem de comunicação social, em sua essência e abstração.

IV. A assimilação trata-se de uma abordagem neurológica da aprendizagem, em uma visão psiconeurológica.

Assinale a alternativa correta:

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9Q1045925 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto a seguir: O conceito de__________introduzido por Samuel Kirk em 1963 não é ainda hoje consensual, quer em termos de elegibilidade quer de identificação. Toda a condição de ____________ é amplamente reconhecida como um problema que tende a provocar sérias dificuldade de adaptação à escola, e frequentemente projeta-se ao longo da vida adulta.
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10Q1045926 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Analisem as afirmativas que completam a redação do At. Art. 9º, da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo coma finalidade de:

I. Proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

II. Atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.

III. Disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas.

IV. Disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque.

V. Acesso a informações e disponibilização de recursos de comunicação acessíveis.

De acordo com as afirmativas acima, é correto o que se afirma em:

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11Q1045435 | Português, Interpretação de Textos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A 'epidemia' de miopia que atinge 1 em 3 crianças no mundo (mas ainda não é tão comum no Brasil)


A visão das crianças parece ter piorado nos últimos anos. Uma em cada três tem miopia ou é incapaz de ver claramente coisas à distância, sugere um levantamento global.


Os autores do trabalho avaliam que o isolamento relacionado à pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo na visão, pois as crianças passaram mais tempo em telas — e menos tempo ao ar livre.


A miopia é uma preocupação global crescente de saúde, e deve afetar milhões de crianças até 2050, alerta o estudo.


As taxas mais altas da condição estão concentradas na Ásia — 85% das crianças no Japão e 73% na Coreia do Sul são míopes, com mais de 40% afetadas na China.


Paraguai e Uganda, com cerca de 1% de miopia entre o público infantil, tiveram alguns dos níveis mais baixos encontrados na pesquisa.


O Brasil também apresenta uma baixa frequência do quadro: 3% das crianças do país são míopes.


Vale ponderar que esse dado brasileiro vem de um único estudo, feito em 2013 na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, que avaliou 1.590 indivíduos de 10 a 15 anos na cidade de Gurupi, no Tocantins.


O levantamento internacional, publicado no British Journal of Ophthalmology, analisou pesquisas que envolveram mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 50 países em todos os continentes.


Os cálculos revelaram que os casos de miopia triplicaram entre 1990 e 2023.


E o aumento foi "particularmente notável" após a pandemia da COVID-19, segundo os autores.


A miopia geralmente começa durante os anos do Ensino Fundamental e tende a piorar até que o olho pare de crescer, por volta dos 20 anos de idade.


Existem fatores que aumentam o risco de desenvolver a condição — viver no Leste Asiático é um deles.


O quadro também está relacionado à genética e certas mutações que as crianças herdam de seus pais, mas há outros fatores que podem influenciar, como a idade muito jovem, por volta dos dois anos, em que as crianças vão para a escola em países como Singapura e Hong Kong.


Isso significa que esses jovens focam os olhos por mais tempo em livros e telas durante os primeiros anos de vida, o que tensiona os músculos oculares e pode levar à miopia, sugere a pesquisa.


Na África, onde a educação formal começa na idade deseis a oito anos, a incidência de miopia é cerca de um sétimo do que a verificada na Ásia.


Durante os momentos de lockdowns e isolamento da pandemia da COVID-19, quando milhões de pessoas tiveram que ficar em ambientes fechados por longos períodos, a visão de crianças e adolescentes foi prejudicada.


"Evidências recentes sugerem uma associação potencial entre a pandemia e a deterioração acelerada da visão entre jovens adultos", escrevem os pesquisadores.


Até 2050, a miopia pode afetar mais da metade dos adolescentes em todo o mundo, preveem os autores.


Ainda de acordo com o trabalho recém-publicado, meninas e mulheres jovens provavelmente terão taxas mais altas da condição do que indivíduos do sexo masculino porque tendem a passar menos tempo em atividades ao ar livre na escola e em casa à medida que crescem.


Além disso, o desenvolvimento das meninas, incluindo o período da puberdade, se inicia mais cedo, o que significa que elas tendem a ter miopia em uma idade mais precoce.


Embora a Ásia deva ter os índices mais altos da condição em comparação com todos os outros continentes até 2050, os países em desenvolvimento também podem chegar a 40% da população afetada pela miopia no futuro, estimam os pesquisadores.


Como posso proteger a visão do meu filho?


Para reduzir o risco de miopia, as crianças — especialmente aquelas que têm entre sete e nove anos — devem passar pelo menos duas horas ao ar livre todos os dias, sugerem especialistas em oftalmologia do Reino Unido.


A ciência ainda não descobriu se o fator mais preponderante aqui é a presença de luz solar natural, o exercício feito ao ar livre ou o fato de os olhos das crianças precisarem focar em objetos mais distantes durante essas atividades.


"Há algo em estar ao ar livre que traz um benefício real para as crianças", pontua o médico Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do Colégio de Optometristas do Reino Unido.


Ele também recomenda que os pais levem os filhos para um exame oftalmológico entre os sete e os 10 anos, mesmo que a visão da criança tenha sido verificada em anos anteriores.


Os pais também devem ser avaliados, uma vez que a miopia é hereditária. Caso um dos progenitores seja míope, os filhos têm três vezes mais probabilidade de também desenvolver o quadro.


A miopia não tem cura, mas pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato.


Além disso, lentes especiais podem retardar o desenvolvimento da miopia em crianças pequenas, ao estimular o olho a crescer de forma adequada. Noentanto, elas costumam ser caras.


Na Ásia, onde essas lentes especiais já são muito populares, salas de aula feitas de vidro, que mimetizam o aprendizado ao ar livre, também viraram uma das soluções para o problema.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c33vzkknmmno


De acordo com as informações do texto é INCORRETO afirmar que:
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12Q1045436 | Português, Interpretação de Textos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A 'epidemia' de miopia que atinge 1 em 3 crianças no mundo (mas ainda não é tão comum no Brasil)


A visão das crianças parece ter piorado nos últimos anos. Uma em cada três tem miopia ou é incapaz de ver claramente coisas à distância, sugere um levantamento global.


Os autores do trabalho avaliam que o isolamento relacionado à pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo na visão, pois as crianças passaram mais tempo em telas — e menos tempo ao ar livre.


A miopia é uma preocupação global crescente de saúde, e deve afetar milhões de crianças até 2050, alerta o estudo.


As taxas mais altas da condição estão concentradas na Ásia — 85% das crianças no Japão e 73% na Coreia do Sul são míopes, com mais de 40% afetadas na China.


Paraguai e Uganda, com cerca de 1% de miopia entre o público infantil, tiveram alguns dos níveis mais baixos encontrados na pesquisa.


O Brasil também apresenta uma baixa frequência do quadro: 3% das crianças do país são míopes.


Vale ponderar que esse dado brasileiro vem de um único estudo, feito em 2013 na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, que avaliou 1.590 indivíduos de 10 a 15 anos na cidade de Gurupi, no Tocantins.


O levantamento internacional, publicado no British Journal of Ophthalmology, analisou pesquisas que envolveram mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 50 países em todos os continentes.


Os cálculos revelaram que os casos de miopia triplicaram entre 1990 e 2023.


E o aumento foi "particularmente notável" após a pandemia da COVID-19, segundo os autores.


A miopia geralmente começa durante os anos do Ensino Fundamental e tende a piorar até que o olho pare de crescer, por volta dos 20 anos de idade.


Existem fatores que aumentam o risco de desenvolver a condição — viver no Leste Asiático é um deles.


O quadro também está relacionado à genética e certas mutações que as crianças herdam de seus pais, mas há outros fatores que podem influenciar, como a idade muito jovem, por volta dos dois anos, em que as crianças vão para a escola em países como Singapura e Hong Kong.


Isso significa que esses jovens focam os olhos por mais tempo em livros e telas durante os primeiros anos de vida, o que tensiona os músculos oculares e pode levar à miopia, sugere a pesquisa.


Na África, onde a educação formal começa na idade deseis a oito anos, a incidência de miopia é cerca de um sétimo do que a verificada na Ásia.


Durante os momentos de lockdowns e isolamento da pandemia da COVID-19, quando milhões de pessoas tiveram que ficar em ambientes fechados por longos períodos, a visão de crianças e adolescentes foi prejudicada.


"Evidências recentes sugerem uma associação potencial entre a pandemia e a deterioração acelerada da visão entre jovens adultos", escrevem os pesquisadores.


Até 2050, a miopia pode afetar mais da metade dos adolescentes em todo o mundo, preveem os autores.


Ainda de acordo com o trabalho recém-publicado, meninas e mulheres jovens provavelmente terão taxas mais altas da condição do que indivíduos do sexo masculino porque tendem a passar menos tempo em atividades ao ar livre na escola e em casa à medida que crescem.


Além disso, o desenvolvimento das meninas, incluindo o período da puberdade, se inicia mais cedo, o que significa que elas tendem a ter miopia em uma idade mais precoce.


Embora a Ásia deva ter os índices mais altos da condição em comparação com todos os outros continentes até 2050, os países em desenvolvimento também podem chegar a 40% da população afetada pela miopia no futuro, estimam os pesquisadores.


Como posso proteger a visão do meu filho?


Para reduzir o risco de miopia, as crianças — especialmente aquelas que têm entre sete e nove anos — devem passar pelo menos duas horas ao ar livre todos os dias, sugerem especialistas em oftalmologia do Reino Unido.


A ciência ainda não descobriu se o fator mais preponderante aqui é a presença de luz solar natural, o exercício feito ao ar livre ou o fato de os olhos das crianças precisarem focar em objetos mais distantes durante essas atividades.


"Há algo em estar ao ar livre que traz um benefício real para as crianças", pontua o médico Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do Colégio de Optometristas do Reino Unido.


Ele também recomenda que os pais levem os filhos para um exame oftalmológico entre os sete e os 10 anos, mesmo que a visão da criança tenha sido verificada em anos anteriores.


Os pais também devem ser avaliados, uma vez que a miopia é hereditária. Caso um dos progenitores seja míope, os filhos têm três vezes mais probabilidade de também desenvolver o quadro.


A miopia não tem cura, mas pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato.


Além disso, lentes especiais podem retardar o desenvolvimento da miopia em crianças pequenas, ao estimular o olho a crescer de forma adequada. Noentanto, elas costumam ser caras.


Na Ásia, onde essas lentes especiais já são muito populares, salas de aula feitas de vidro, que mimetizam o aprendizado ao ar livre, também viraram uma das soluções para o problema.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c33vzkknmmno


De acordo com o texto, são fatores que aumentam o risco de desenvolver a miopia, EXCETO:
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13Q1045437 | Português, Interpretação de Textos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A 'epidemia' de miopia que atinge 1 em 3 crianças no mundo (mas ainda não é tão comum no Brasil)


A visão das crianças parece ter piorado nos últimos anos. Uma em cada três tem miopia ou é incapaz de ver claramente coisas à distância, sugere um levantamento global.


Os autores do trabalho avaliam que o isolamento relacionado à pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo na visão, pois as crianças passaram mais tempo em telas — e menos tempo ao ar livre.


A miopia é uma preocupação global crescente de saúde, e deve afetar milhões de crianças até 2050, alerta o estudo.


As taxas mais altas da condição estão concentradas na Ásia — 85% das crianças no Japão e 73% na Coreia do Sul são míopes, com mais de 40% afetadas na China.


Paraguai e Uganda, com cerca de 1% de miopia entre o público infantil, tiveram alguns dos níveis mais baixos encontrados na pesquisa.


O Brasil também apresenta uma baixa frequência do quadro: 3% das crianças do país são míopes.


Vale ponderar que esse dado brasileiro vem de um único estudo, feito em 2013 na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, que avaliou 1.590 indivíduos de 10 a 15 anos na cidade de Gurupi, no Tocantins.


O levantamento internacional, publicado no British Journal of Ophthalmology, analisou pesquisas que envolveram mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 50 países em todos os continentes.


Os cálculos revelaram que os casos de miopia triplicaram entre 1990 e 2023.


E o aumento foi "particularmente notável" após a pandemia da COVID-19, segundo os autores.


A miopia geralmente começa durante os anos do Ensino Fundamental e tende a piorar até que o olho pare de crescer, por volta dos 20 anos de idade.


Existem fatores que aumentam o risco de desenvolver a condição — viver no Leste Asiático é um deles.


O quadro também está relacionado à genética e certas mutações que as crianças herdam de seus pais, mas há outros fatores que podem influenciar, como a idade muito jovem, por volta dos dois anos, em que as crianças vão para a escola em países como Singapura e Hong Kong.


Isso significa que esses jovens focam os olhos por mais tempo em livros e telas durante os primeiros anos de vida, o que tensiona os músculos oculares e pode levar à miopia, sugere a pesquisa.


Na África, onde a educação formal começa na idade deseis a oito anos, a incidência de miopia é cerca de um sétimo do que a verificada na Ásia.


Durante os momentos de lockdowns e isolamento da pandemia da COVID-19, quando milhões de pessoas tiveram que ficar em ambientes fechados por longos períodos, a visão de crianças e adolescentes foi prejudicada.


"Evidências recentes sugerem uma associação potencial entre a pandemia e a deterioração acelerada da visão entre jovens adultos", escrevem os pesquisadores.


Até 2050, a miopia pode afetar mais da metade dos adolescentes em todo o mundo, preveem os autores.


Ainda de acordo com o trabalho recém-publicado, meninas e mulheres jovens provavelmente terão taxas mais altas da condição do que indivíduos do sexo masculino porque tendem a passar menos tempo em atividades ao ar livre na escola e em casa à medida que crescem.


Além disso, o desenvolvimento das meninas, incluindo o período da puberdade, se inicia mais cedo, o que significa que elas tendem a ter miopia em uma idade mais precoce.


Embora a Ásia deva ter os índices mais altos da condição em comparação com todos os outros continentes até 2050, os países em desenvolvimento também podem chegar a 40% da população afetada pela miopia no futuro, estimam os pesquisadores.


Como posso proteger a visão do meu filho?


Para reduzir o risco de miopia, as crianças — especialmente aquelas que têm entre sete e nove anos — devem passar pelo menos duas horas ao ar livre todos os dias, sugerem especialistas em oftalmologia do Reino Unido.


A ciência ainda não descobriu se o fator mais preponderante aqui é a presença de luz solar natural, o exercício feito ao ar livre ou o fato de os olhos das crianças precisarem focar em objetos mais distantes durante essas atividades.


"Há algo em estar ao ar livre que traz um benefício real para as crianças", pontua o médico Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do Colégio de Optometristas do Reino Unido.


Ele também recomenda que os pais levem os filhos para um exame oftalmológico entre os sete e os 10 anos, mesmo que a visão da criança tenha sido verificada em anos anteriores.


Os pais também devem ser avaliados, uma vez que a miopia é hereditária. Caso um dos progenitores seja míope, os filhos têm três vezes mais probabilidade de também desenvolver o quadro.


A miopia não tem cura, mas pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato.


Além disso, lentes especiais podem retardar o desenvolvimento da miopia em crianças pequenas, ao estimular o olho a crescer de forma adequada. Noentanto, elas costumam ser caras.


Na Ásia, onde essas lentes especiais já são muito populares, salas de aula feitas de vidro, que mimetizam o aprendizado ao ar livre, também viraram uma das soluções para o problema.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c33vzkknmmno


A afirmação de que "há algo em estar ao ar livre que trazum benefício real para as crianças" sugere que:
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14Q1045438 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Marejada é uma festa popular de Itajaí marcada pela apresentação de produtos do mar através da culinária, das exposições e do folclore português.

Marque a alternativa que estabelece o significado do nome Marejada.

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15Q1045439 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Atualmente, o estado de Santa Catarina é formado por 14 regiões metropolitanas que se formaram pelo crescimento urbano horizontal e vertical. O encontro dos centros urbanos é denominado de:
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16Q1045440 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Gisele, uma aluna com deficiência auditiva, utiliza um aparelho auditivo e está matriculada em uma escola regular que oferece intérprete de Libras. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) A presença de um intérprete de Libras é uma medida de inclusão prevista na legislação brasileira para garantir que todos os alunos tenham as mesmas condições de aprendizado.

(__) A escola deve garantir que todos os materiais didáticos estejam disponíveis em Libras promovendo, assim, a inclusão de todos os alunos em suas aulas.

(__) A inclusão de Gisele na escola regular é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, que assegura o atendimento educacional especializado para quem necessita.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

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17Q1045441 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva enfatiza a importância da acessibilidade e da participação de todos os alunos no ambiente escolar. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) O sucesso da inclusão depende unicamente do bom preparo da escola e professores para recepção dos alunos.

(__) A política nada cita referente à participação dos alunos com necessidades educacionais especiais nas atividades extracurriculares, cabendo cada escola optar como abordar o tema.

(__) A acessibilidade física e pedagógica são dois "mas não somente" dos pilares da política de inclusão.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

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18Q1045442 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Lei nº 12.796/2013 alterou a Lei nº 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), trazendo mudanças significativas em relação à educação infantil. Sobre as disposições atuais da LDB referentes à educação infantil, analise as afirmações abaixo:

I. A educação infantil passa a ser obrigatória a partir dos 4 anos de idade, garantindo-se a matrícula gratuita na escola pública próxima à residência da criança.

II. A avaliação na educação infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

III. A carga horária mínima anual da educação infantil é de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.

Quais afirmações estão corretas de acordo com a LDB e suas alterações?

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19Q1045443 | Direito da Criança e do Adolescente, Lei N 13 257 de 2016, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Uma das importantes alterações ao Estatuto da Criança e do Adolescente ocorreu com a promulgação da Lei nº13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância. Sobre as disposições introduzidas por essa lei, assinale a alternativa correta:
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