Questões de Concursos Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Mental

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1Q1045948 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Mental, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A educação inclusiva baseia-se em princípios fundamentais que orientam as políticas e práticas pedagógicas. Nesse contexto, com o objetivo de aprimorar a aprendizagem e a participação de alunos com deficiência, o atendimento ao princípio da acessibilidade educacional implica a remoção de obstáculos:

I. Arquitetônicos.
II. Pedagógicos.
III. Comunicacionais.

Quais estão corretos?
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2Q1045951 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Mental, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre práticas pedagógicas voltadas para alunos com deficiência intelectual, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A utilização de recursos visuais, materiais concretos e ensino estruturado contribui significativamente para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual.
( ) A individualização do ensino para alunos com deficiência intelectual é opcional, pois os estudantes devem avançar em um mesmo ritmo para garantir a progressão da turma como um todo.
( ) A interação social e o aprendizado colaborativo são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos com deficiência intelectual, favorecendo sua inclusão e autonomia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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3Q1045952 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Mental, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre os desafios enfrentados para a efetivação da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ausência de formação continuada para professores pode comprometer a qualidade da educação inclusiva, dificultando a adoção de práticas pedagógicas adequadas.
( ) Os problemas relacionados às barreiras arquitetônicas e à falta de tecnologia assistiva, embora ainda estejam presentes em algumas escolas brasileiras, têm pouco impacto na permanência e na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual.
( ) A legislação brasileira prevê serviços de apoio especializado, como o AEE, para garantir suporte pedagógico e acessibilidade aos alunos com deficiência intelectual.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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4Q1045953 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Mental, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A deficiência intelectual é caracterizada por comprometimentos significativos em domínios fundamentais do desenvolvimento humano, afetando a autonomia e a adaptação do indivíduo à sociedade. De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-11), sua definição baseia-se na presença de limitações substanciais nos seguintes aspectos:
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5Q1045949 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Mental, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A avaliação e o acompanhamento de alunos com deficiência intelectual em escolas inclusivas são fundamentais para garantir uma educação de qualidade e adaptada às necessidades de cada aluno. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada teórico às suas contribuições para a prática educativa nesse contexto.

Coluna 1
1. Romeu Kazumi Sassaki.
2. Claudia Werneck.
3. Lev Vygotsky.
4. Daniel Munduruku.
5. Paulo Freire.

Coluna 2
( ) Defende a importância da formação continuada e da remoção de barreiras como pilares para a construção de uma sociedade inclusiva.
( ) Denuncia o capacitismo e defende o direito à diferença como princípio básico da inclusão educacional.
( ) Enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento e introduz o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
( ) Defende a importância da construção de um currículo inclusivo que respeite as diferenças culturais e sociais.
( ) Compreende a educação como um ato político e libertador, promovendo a criticidade e a autonomia do sujeito.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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6Q1045950 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Mental, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Decreto nº 10.502/2020 trouxe mudanças na Política Nacional de Educação Especial, propondo uma abordagem que reforça a possibilidade de escolarização em classes e escolas especializadas, não priorizando exclusivamente a inclusão em classes comuns.
( ) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que as adaptações curriculares para alunos com deficiência intelectual são opcionais, cabendo à escola decidir sua aplicação.
( ) A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil em 2008, possui força de norma constitucional e reforça o direito das pessoas com deficiência a uma educação inclusiva em todos os níveis de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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7Q1045947 | Psicologia, Psicopatologia, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Mental, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A deficiência intelectual é caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo. Sobre a identificação, caracterização e terminologias relacionadas a essa condição, assinale a alternativa INCORRETA.
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