Início

Questões de Concursos Professor Educação Física

Resolva questões de Professor Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q223406 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

É de fundamental importância que reconheçamos o corpo como algo alicerçado pela e na cultura. Entretanto, este parece ser um grande desafio, porque rompe de certa forma, com o olhar naturalista sob o qual o corpo é entendido.
(GOELLNER, 2003. p. 28 – 29)
Neste sentido, as alternativas a seguir corroboram coma ideia apresentada no fragmento, à exceção de uma. Assinale–a. ele se atribuem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q226779 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Leia o fragmento a seguir.
"O brinquedo supõe uma relação com a criança e uma abertura, uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização".
(Kishimoto, 2010). A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário dos brinquedos, os jogos implicam, de modo explícito ou implícito, o desempenho de certas habilidades definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto e suas regras.
II. Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário pré–existente criado pelos desenhos animados, pelo mundo da ficção científica e pelo mundo encantado dos contos de fada.
III. O brinquedo propõe um mundo imaginário para a criança.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q224347 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre as características do esporte moderno, segundo Stigger (2005), analise as afirmativas a seguir.
I. No esporte moderno, o recorde é caracterizado por uma combinação do impulso para a quantificação com o desejo de vitória, ligado à ideia de comparação e progresso.
II. O esporte moderno é realizado dentro de um sistema de organização (com hierarquia, funções, etc.) de competições unificadas e universais, que permitem disputas em diversos níveis (local, nacional e internacional).
III. O esporte moderno caracteriza–se por transformar todas as façanhas atléticas em algo que pode ser quantificado e medido (número de pontos ou gols, medidas de tempo e distância).
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q226727 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q220831 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

O estímulo à prática da atividade física regular, seja na escola ou fora dela, tem sido reconhecido por seus efeitos benéficos, principalmente no controle da obesidade (PALMA, 2000). Esta, que é uma questão de saúde pública, pode ser monitorada pelo professor de Educação Física no âmbito da escola por meio do cálculo de um índice denominado IMC (Índice de Massa Corporal).
Assinale a alternativa que indica a expressão que permite o cálculo do IMC.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q222801 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Kishimoto (2010) discute que o jogo infantil carrega uma série de características que o distingue de outros comportamentos.
Uma destas características é definida pelo predomínio da realidade interna sobre a externa, isto é, o sentido dado previamente pode ser substituído por um novo.
Esta característica é definida pela autora como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q227001 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) declaram que a Educação Física foi introduzida na escola, basicamente, a partir de infl uências militares. Pode-se afi rmar que essa disciplina, há mais de cem anos, se assenta sobre uma concepção que sempre buscou a melhoria do desempenho físico, aliada a uma perspectiva compensatória e disciplinadora. A concepção de Educação Física descrita pelos autores corresponde à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q222244 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Com base nos princípios da diversidade e da inclusão, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q221673 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

O professor de Educação Física que, ao oferecer aos alunos a possibilidade de coletivamente planejarem, organizarem e implementarem um campeonato de futsal na escola, dando-lhes a responsabilidade da elaboração do regulamento, das regras, das formas de premiação e da escolha dos times, estaria, segundo as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, estimulando nos alunos a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q225537 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre as possíveis dificuldades para a inclusão do ensino de lutas na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. A falta de vivência em lutas por parte dos professores, tanto no cotidiano de vida como no âmbito acadêmico, impede a prática adequada de lutas.
II. A falta de estrutura física e a falta de equipamentos nas escolas inviabilizam o treinamento adequado das diferentes vertentes da luta.
III. A preocupação com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de luta, incompatibiliza a possibilidade de abordagem deste conteúdo na escola.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q224731 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

A respeito dos exercícios abdominais, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q225663 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre o drible nos desportos coletivos com bola, analise as afirmativas a seguir.
I. No futebol, formas de drible de grande habilidade são realizadas com o objetivo de mostrar superioridade em relação ao adversário.
II. O objetivo do drible é permitir que o atleta aproveite os espaços deixados pelo adversário para se aproximar da meta.
III. Os objetivos do drible nos esportes coletivos com bola se diferenciam por usarem partes do corpo diferentes.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q226218 | Matemática, Professor Educação Física, Polícia Militar MG, FCC

Um exame de sangue realizado em 20 pacientes do sexo

feminino detectou o seguinte número de leucócitos

(glóbulos brancos) em N/mm³:

5 800 7 100 3 100 6 800 5 900

1 300 2 800 6 900 2 950 3 300

4 000 5 900 5 700 3 900 4 750

2 000 5 100 4 500 3 600 4 130

O valor considerado normal (valor de referência) é entre

5 000 e 10 000 N/mm³ inclusive. Está correto afirmar que

a porcentagem de pacientes que está abaixo do valor

mínimo de referência é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q221441 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Leia o fragmento a seguir.
"O corpo humano, como qualquer outra realidade do mundo, é _____ concebido e a análise de sua representação _____ oferece uma via de acesso à estrutura de uma sociedade particular. Cada sociedade elege um certo número de atributos que configuram o que e como o homem deve ser, tanto do ponto de vista intelectual ou moral quanto do ponto de vista ______". (DAOLIO, 2007; p. 38 – 39)
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q221295 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Segundo Corsino (2010), "muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo".
Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam aprender a ser tolerantes.
II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações sociais autoritárias.
III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e intelectuais.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q832879 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

Considerando-se que certo corretor de imóveis recebe um bônus de R$ 400,00 a cada 3 casas vendidas, ao todo, quantas casas ele precisará vender para receber um bônus de R$ 2.400,00?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q223221 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Segundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), "a iniciação e a vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as movimentações básicas da criança, como os movimentos fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o que é possível para crianças a partir de 2 anos".
Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça, analise os itens a seguir.
I. A falta de equipamentos e materiais específicos.
II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas.
III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q835020 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

Sabendo-se que 4 operários fazem a limpeza de certo terreno em 45 minutos, ao todo, quanto tempo 3 operários demorariam para fazer a limpeza desse mesmo terreno?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q222417 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) analisam que compreender a Educação Física a partir de uma concepção pautada na corporalidade remete a mudanças signifi cativas no plano curricular, tendo em vista a necessidade dos professores mediante os desafi os contemporâneos da sociedade presentes na prática docente. Muitos são os problemas que adentram os muros da escola e, geralmente, estão articulados à estrutura social, interferindo cotidianamente nas manifestações corporais de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Entre os elementos que interferem nas manifestações corporais e no plano curricular, é possível destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q226331 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Daólio (2004) analisa que o grande mérito da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores, foi deslocar o centro de preocupação da área de Educação Física escolar de dentro para fora do indivíduo. Ou seja, um programa escolar de Educação Física que não tivesse como prioridade contemplar o desenvolvimento motor, cognitivo ou afetivo, mas a expressão corporal como linguagem. No entanto, o autor salienta que, ao enfatizar a dimensão social, tal abordagem deixa de considerar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.