Questões de Concursos Professor Educação Física

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1Q980896 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O Handebol é uma modalidade esportiva que requer movimentos específicos mediante a habilidades motoras, as quais precisam ser desenvolvidas durante as partidas juntamente com as ações táticas. Essas ações podem ser realizadas defensivamente e ofensivamente, ambas importantes para a dinâmica do jogo e que devem ser bem executadas. Assinale a alternativa correta sobre sistemas táticos defensivos utilizados:
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2Q980897 | Pedagogia, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Os métodos de ensino-aprendizagem dos esportes apresentam uma profunda interação com os processos de iniciação esportiva nas escolas e clubes conforme evidenciado em propostas presentes na literatura nacional e internacional. Todo processo de ensino-aprendizado-treinamento se constitui das interações que se estabelecem entre professor-aluno no ato de aprender-educar. Portanto, quando se ensina o esporte, ensina-se muito mais do que uma modalidade esportiva, desenvolve-se cidadania, humanidade, personalidade. Das diferentes abordagens teóricas do ensino dos esportes a literatura apresenta a abordagem intencional, nesta destaca-se como mais empregada o “Teaching Games for Understanding” –TGFU- traduzido livremente do inglês como “Modelo de Ensino dos Jogos pela Compreensão”. Assim, a respeito desta abordagem metodológica de ensino dos esportes analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. O TGFU tem por objetivo a promoção de um processo de aprendizagem social, uma vez que para se praticar um esporte é necessário desenvolver o senso crítico do aluno, particularmente em relação aos aspectos táticos do jogo.
II. No TGFU o aluno estará apto a resolver os problemas inerentes ao jogo, em decorrência da compreensão da lógica do jogo.
III. No TGFU as habilidades técnicas são introduzidas no momento em que o aluno entende “o quando”, e “o que fazer”.
IV. No TGFU a sua essência propõe-se um início do processo de aprendizado das modalidades a partir da compreensão técnica dos esportes, em um segundo momento do desenvolvimento da competência tática.
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3Q980898 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A estruturação e planejamento do processo de ensino-aprendizagem inicia-se com a reflexão sobre as diferentes manifestações e vivências que as crianças tem na infância e adolescência. Portanto, ao planejar é necessário identificar os diferentes momentos históricos e sociais nos quais o processo pedagógico se insere considerando não somente a transformação da sociedade ao longo das décadas; bem como é importante projetar a evolução tático-técnica das modalidades no futuro. O ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes deve caracterizar-se por almejar o desenvolvimento da personalidade dos alunos, facilitar e propiciar a aquisição e crescimento cultural, sendo o conhecimento da área dos esportes sempre colocado em interação com uma consciência crítica sobre saúde, qualidade de vida, conscientização de valores. Os Jogos de inteligência e criatividade tática – JICT – é uma abordagem metodológica para o ensino dos esportes, a respeito desta abordagem analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. No JICT é necessário na prática se desenvolver a compreensão tática do jogo, se conhecer quais são os parâmetros constitutivos da compreensão (tática) dos esportes.
II. No JICT solicitam os processos cognitivos de atenção, antecipação, percepção, memória/conhecimento, pensamento, tomada de decisão e inteligência.
III. No JICT o ensino do jogo é realizado em partes distintas, sendo primeiramente realizado a aquisição de habilidades técnicas esportivas de forma isolada e que posteriormente em um segundo plano será somado ao desenvolvimento do jogo como um todo, junto com componentes táticos.
IV. No JICT é necessário a captação da informação relativa a particularidade da situação, para a concretude da tomada de decisão.
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4Q980899 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Atividades físicas são essenciais para a manutenção da saúde, e devem ser praticadas desde os primeiros anos da vida. Os hábitos de atividade física e comportamento sedentário são adquiridos nos primeiros anos de vida, especialmente entre os 0 e 5 anos de idade. Estes hábitos tendem a permanecer ao longo da idade adulta, dificultando mudanças posteriores. Entre os benefícios de começar a atividade física nos primeiros anos de vida, destacam-se o condicionamento físico e a saúde cardiorespiratória, uma vez que estes se traduzem em benefícios na saúde da vida adulta, principalmente na proteção a riscos cardiovasculares. Os benefícios da atividade física na infância vão muito além de um momento de diversão para a criança ou adolescente, criando um hábito de vida saudável e com grandes chances de permanência e representando benefícios para além do curto prazo, se estendendo ao longo da vida adulta. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta com relação a prática de atividade física em crianças indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

I. Segundo a OMS crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica.
II. Segundo a OMS atividades aeróbicas de moderada a vigorosa intensidade, assim como aquelas que fortalecem os músculos e ossos devem ser incorporadas em pelo menos 3 dias na semana.
III. Segundo a OMS crianças que realizam exercícios de alta intensidade 5 dias da semana estão mais protegidas de doenças metabólicas e cognitivas.
IV. Segundo a OMS é importante fornecer a todas as crianças e adolescentes oportunidades seguras e equitativas e encorajar para participar de atividades físicas que sejam agradáveis/ divertidas, ofertar variedade, e que sejam adequadas para sua idade e habilidade.
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5Q980900 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A atividade física é boa para o coração, o corpo e a mente. A atividade física regular pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. A atividade física também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade e melhorar o pensamento, a aprendizagem e o bem-estar geral. Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais, melhor. Para saúde e bem-estar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade semanal em minutos para a saúde. Assim, assinale a alternativa que aponta corretamente as recomendações da OMS em minutos de atividade física semanal para a saúde.
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6Q980901 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O tornozelo é uma articulação complexa e essencial para a mobilidade humana, sendo responsável pela ligação entre a perna e o pé. Sua estrutura envolve três ossos principais: a tíbia, a fíbula e o tálus. Além dos ossos, o tornozelo conta com um complexo sistema de ligamentos, que têm a função de estabilizar a articulação e prevenir lesões. As lesões no tornozelo normalmente acontecem devido a movimentos bruscos, como torções, quedas ou impactos diretos, que ultrapassam os limites naturais da articulação. O mecanismo mais comum é a inversão, quando o pé gira para dentro de maneira abrupta, sobrecarregando os ligamentos laterais, principalmente o talofibular anterior, o que pode resultar em entorses ou até rupturas. Os sinais e sintomas de uma lesão musculoesquelética, como uma entorse no tornozelo, geralmente incluem dor localizada, inchaço, hematomas e dificuldade para movimentar a área afetada. A entorse do tornozelo é uma das lesões musculoesqueléticas mais comuns, principalmente entre atletas e praticantes de atividades físicas. Assim, analise as afirmativas a respeito do manejo para a prevenção da entorse de tornozelo.

I. Os exercícios de fortalecimento muscular podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.
II. Os exercícios de alongamento muscular podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.
III. Os exercícios de mobilidade articular podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.
IV. Os exercícios proprioceptivos podem contribuir para redução dos riscos de uma lesão de entorse do tornozelo.
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7Q980902 | Educação Física, Atividade Física para Idosos, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A sarcopenia é uma doença progressiva e generalizada do músculo esquelético que envolve a perda acelerada de massa e função muscular, associada a um aumento de desfechos adversos, incluindo quedas, declínio funcional, fragilidade e mortalidade. Ela ocorre comumente como um processo relacionado à idade em pessoas mais velhas, influenciada não apenas por fatores de risco contemporâneos, mas também por fatores genéticos e de estilo de vida que atuam ao longo da vida. Também pode ocorrer na meia-idade em associação com uma série de condições. A sarcopenia, portanto, requer uma abordagem de manejo multimodal que combine uma estratégia nutricional focada na qualidade e ingestão de nutrientes, exercícios e medicamentos anti-inflamatórios e anabólicos. A respeito de exercício físico para a pessoa com sarcopenia assinale a alternativa correta.
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8Q980903 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A osteoporose é uma doença-chave do envelhecimento musculoesquelético que está aumentando em prevalência, decorrente do envelhecimento progressivo da população em todo o mundo. Essas condições são, portanto, particularmente comuns em "idosos mais velhos", e há complexidades em seu manejo no contexto de multimorbidade extensa, deficiência física e mental e polifarmácia, cujas taxas são altas nessa população. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea.
II. A osteoporose pode tornar os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.
III. A deficiência de magnésio e vitamina K no organismo pode contribuir para o aparecimento da osteoporose.
IV. O diagnóstico da osteoporose é feito por meio de exames de imagem, como a densitometria óssea, que mede a densidade mineral óssea.
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9Q980904 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Os princípios do treinamento desportivo são as diretrizes fundamentais que norteiam a organização, planejamento e avaliação do treinamento de atletas. Eles garantem que o treinamento seja eficaz, seguro e adaptado às necessidades individuais. Um dos princípios do treinamento desportivo aponta que cada indivíduo responde de forma única ao treinamento, devido à sua genética e características individuais. O treinamento então deve ser personalizado para cada pessoa. Com base no que foi exposto no enunciado assinale a alternativa que aponta corretamente qual princípio do treinamento desportivo apresenta as informações citadas.
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10Q980905 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O metabolismo energético é o processo pelo qual as células obtêm e utilizam energia para sustentar a vida. Isso envolve a quebra de nutrientes e a conversão deles em formas utilizáveis de energia, principalmente trifosfato de adenosina (ATP). A respeito do metabolismo energético utilizado para produção de energia em nosso corpo analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. O metabolismo aeróbico se refere aos processos de geração de energia que ocorrem na presença de oxigênio.
II. O metabolismo anaeróbico se refere aos processos de geração de energia que ocorrem sem a presença de oxigênio.
III. O metabolismo aeróbico alático é um tipo de metabolismo aeróbico que não produz ácido láctico.
IV. O metabolismo anaeróbico alático é um tipo de metabolismo anaeróbico que não produz ácido láctico.
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11Q980906 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O treinamento físico pode provocar adaptações físicas, funcionais e morfológicas. Para promover adaptações ao treinamento é necessário que o corpo seja submetido a um estímulo maior do que aquele ao qual está acostumado. A sobrecarga deve ser gradual e progressiva para evitar lesões. Com base no que foi exposto no enunciado assinale a alternativa que aponta corretamente qual princípio do treinamento desportivo está relacionado com o aumento da carga de treinamento.
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12Q980907 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática regular de atividade física e/ou exercício físico apresenta-se como fator primordial para a manutenção e melhoria da independência, autonomia e capacidade funcional do idoso, ao realizar as atividades da vida diária. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta com relação a prática de atividade física para idosos indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

I. Segundo a OMS idosos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade.
II. Como parte da atividade física semanal, idosos devem realizar atividades físicas multicomponentes que enfatizem o equilíbrio funcional e o treinamento de força com moderada intensidade ou maior, em 3 ou mais dias da semana, para aumentar a capacidade funcional e prevenir quedas.
III. Segundo a OMS todos os idosos devem realizar atividades de fortalecimento muscular com intensidade maior que 90% de 1 RM que envolvam os principais grupos musculares em dois ou mais dias da semana.
IV. Segundo a OMS idosos devem realizar pelo 15 a 35 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividades físicas de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.
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13Q980908 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A técnica individual no futsal é definida como todos os gestos esportivos que são realizados pelo atleta que lhe permitem dar continuidade e desenvolvimento ao jogo. A técnica é tudo aquilo que o atleta faz individualmente dentro da quadra de jogo. Assim, dificilmente uma equipe conseguirá resultados táticos positivos se os fundamentos técnicos não forem bem executados. Assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente fundamentos técnicos do futsal.
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14Q980909 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O VO2máx, ou consumo máximo de oxigênio, mede a capacidade do organismo de utilizar oxigênio durante exercícios intensos. É essencialmente a quantidade de oxigênio que o corpo consegue absorver, transportar e utilizar enquanto trabalha intensamente. Um VO2máx mais alto indica melhor aptidão cardiorrespiratória e a capacidade de realizar mais trabalho. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta a respeito do VO2máx.

I. O VO2máx é um indicador fundamental da capacidade aeróbica, ou seja, o quão bem o corpo consegue fornecer dióxido de carbono aos músculos para atividades.
II. O VO2máx é um forte preditor da saúde geral. É um indicador fundamental da aptidão cardiorrespiratória e pode ser usado para avaliar o nível de condicionamento físico de um indivíduo e seu potencial para desempenho.
III. Um VO2máx alto sugere um sistema cardiovascular forte e a capacidade de fornecer oxigênio aos músculos em atividade com eficiência.
IV. O VO2máx é medido durante testes de exercícios constantes, como correr em uma esteira, onde a intensidade se mantém constante durante o teste até a fadiga do avaliado.
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15Q980910 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

No futebol a tática pode ser entendida como um resultado das ações individuais e coletivas dos atletas de uma equipe, a qual está organizada de uma forma racional e sistemática, levando em consideração, por um lado, às características dos atletas e, por outro, as qualidades dos jogadores adversários. Os sistemas de jogo definem as posições em que os jogadores se encontram dentro de campo, podendo variar de acordo com o jogo, as condições do gramado e o clima ou o tempo. A tática ou sistema de jogo vem sofrendo alterações e evoluindo ao longo dos anos. Assim, assinale a alternativa que aponta corretamente sistemas táticos que são utilizados no futebol.
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16Q980911 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O basquetebol caracteriza-se pela coletividade, pela oposição e a cooperação. Composto por habilidades específicas, quer sejam contínuas ou intermitentes, onde companheiros de equipe, adversários, limites de tempo e espaço determinam uma imprevisibilidade, tornando-o um esporte dinâmico. Assim, verifica-se que o componente tático também tem grande importância na prática do jogo. A tática aplicada ao Basquetebol significa a utilização de recursos para definir situações durante um jogo, englobando os sistemas de jogo (defensivos e ofensivos), situações em grupo e individuais. Assim, assinale a alternativa que aponta corretamente sistemas táticos utilizados no basquetebol.
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17Q980912 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O crescimento refere-se ao aumento no tamanho do corpo causado pela multiplicação ou pelo aumento do número de células. Por definição, corresponde às alterações do corpo como um todo ou de partes específicas, em relação ao fator tempo. Assim, o crescimento pode ser definido como sendo um aumento do número e/ou do tamanho das células que compõem os diversos tecidos do organismo. Machado (2007) afirma que o crescimento diz respeito às mudanças na quantidade de substância viva do organismo, assim como a um aspecto quantitativo medido em unidades de tempo (cm/ano, g/dia) que enfatiza as mudanças normais de dimensão e que podem resultar em aumento ou diminuição de tamanho, aspectos que podem variar em forma e/ou proporção. Para Malina e Bouchard (2002), o crescimento é resultado de um complexo mecanismo celular que envolve alguns fenômenos. Assim, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta a respeito dos fenômenos do crescimento citados por Malina e Bouchard.

I. Para Malina e Bouchard a hiperplasia é um fenômeno que resulta em aumento do número de células a partir da divisão celular.
II. Para Malina e Bouchard a hipertrofia é um fenômeno que resulta no aumento do tamanho das células a partir de suas elevações funcionais, particularmente com relação às proteínas e seus substratos.
III. Para Malina e Bouchard a agregação é um fenômeno que resulta no aumento da capacidade das substâncias intercelulares de agrupar as células.
IV. Para Malina e Bouchard a degradação é um fenômeno que resulta na perca das capacidades e funcionalidades.
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18Q980913 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O desenvolvimento motor refere-se ao desenvolvimento progressivo das habilidades motoras, partindo de movimentos básicos e progredindo para habilidades mais complexas e especializadas, necessárias ao desempenho esportivo. Esse desenvolvimento envolve o refinamento das habilidades motoras finas e amplas por meio da prática, experiência e aquisição de habilidades. O desenvolvimento motor é um processo contínuo de refinamento e adaptação de padrões e habilidades de movimento, influenciado tanto por fatores biológicos como a maturação, quanto por fatores ambientais como a prática, experiência. Com base em uma perspectiva ecológica, com ênfase em três fatores, como as características individuais, o ambiente e a tarefa e tendo uma compreensão precisa dos movimentos e estágios de desenvolvimento, o autor Gallahue (1998) comparou o processo de desenvolvimento motor a uma ampulheta, apresentando quatro fases. Assim, assinale a alternativa que aponta corretamente quais são as 4 fases dos desenvolvimentos propostos por Gallahue.
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19Q980914 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Ao longo dos anos a Educação Física no Brasil teve diferentes correntes de tendências. Neste cenário tivemos as correntes Educação Física higienista, militarista, pedagogicista, competitivista, entre outras. Cada uma delas apresenta características específicas e reflexões sobre o papel da Educação Física na sociedade e no desenvolvimento individual. Assim, a respeito destas tendências citadas analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. A Educação Física higienista teve como foco principal a higiene corporal, saúde e prevenção de doenças. Sua pratica era pautada em atividades como ginástica, jogos e atividades físicas com objetivos de higiene e bem-estar.
II. A Educação Física militarista teve como foco principal a disciplina, ordem e formação militar. Sua prática era pautada em atividades como ginástica militar, marcha e outras atividades com objetivos militares.
III. A Educação Física pedagogicista teve como foco principal o desenvolvimento do indivíduo, a valorização da aprendizagem e a formação do professor. Sua prática era pautada em atividades com o uso de métodos pedagógicos, desenvolvimento de habilidades motoras e a valorização do professor.
IV. A Educação Física competitivista teve como foco principal o desempenho esportivo, competição e busca por resultados. Sua prática era pautada em atividades esportivas, treinamento técnico e a busca por resultados em competições.
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20Q980915 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Os jogadores no voleibol desde cedo são divididos à priori em duas categorias: atacantes e levantadores. Os atacantes além de atacar, também realizam fundamentos gerais, como defesa, passe e bloqueio durante a partida. Os levantadores são responsáveis por organizar e armar a jogada de forma a aliar a velocidade com a capacidade tática e mental. De forma a potencializar ainda mais as funções dos jogadores, são criados sistemas táticos de jogo, que podem utilizar maiores ou menores especificações de funções por jogador. Assim, assinale a alternativa que aponta corretamente sistemas táticos que são utilizados no voleibol.
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