Início Questões de Concursos Professor Educação Física Resolva questões de Professor Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q223406 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVÉ de fundamental importância que reconheçamos o corpo como algo alicerçado pela e na cultura. Entretanto, este parece ser um grande desafio, porque rompe de certa forma, com o olhar naturalista sob o qual o corpo é entendido. (GOELLNER, 2003. p. 28 – 29) Neste sentido, as alternativas a seguir corroboram coma ideia apresentada no fragmento, à exceção de uma. Assinale–a. ele se atribuem. ✂️ a) O corpo é uma construção na qual são conferidas diferentes marcas em diferentes tempos, espaços, conjunturas econômicas e grupos sociais. ✂️ b) O corpo é universal e não susceptível a inúmeras intervenções consoante o desenvolvimento científico e tecnológico de cada cultura, bem como suas leis e seus códigos morais. ✂️ c) Não são as semelhanças biológicas que o definem, mas, fundamentalmente, os significados culturais e sociais que a ✂️ d) O corpo é construído, também, pela linguagem, que tem o poder de nomeá–lo, classificá–lo, definir–lhe normalidades e anormalidades. ✂️ e) O corpo é provisório, mutável e mutante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q226779 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVLeia o fragmento a seguir."O brinquedo supõe uma relação com a criança e uma abertura, uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização". (Kishimoto, 2010). A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir. I. Ao contrário dos brinquedos, os jogos implicam, de modo explícito ou implícito, o desempenho de certas habilidades definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto e suas regras. II. Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário pré–existente criado pelos desenhos animados, pelo mundo da ficção científica e pelo mundo encantado dos contos de fada. III. O brinquedo propõe um mundo imaginário para a criança. Assinale: ✂️ a) se somente a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se somente a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q224347 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSobre as características do esporte moderno, segundo Stigger (2005), analise as afirmativas a seguir. I. No esporte moderno, o recorde é caracterizado por uma combinação do impulso para a quantificação com o desejo de vitória, ligado à ideia de comparação e progresso. II. O esporte moderno é realizado dentro de um sistema de organização (com hierarquia, funções, etc.) de competições unificadas e universais, que permitem disputas em diversos níveis (local, nacional e internacional). III. O esporte moderno caracteriza–se por transformar todas as façanhas atléticas em algo que pode ser quantificado e medido (número de pontos ou gols, medidas de tempo e distância). Assinale: ✂️ a) se somente a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se somente a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q226727 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJDe acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários: ✂️ a) da cooperação, do absenteísmo e da ludicidade ✂️ b) da competitividade ética, do companheirismo e do olimpismo ✂️ c) do fair play, da cooperação e da competitividade lúdica ✂️ d) da coletividade, do olimpismo e do treinamento tático ✂️ e) da participação, da co educação e da cooperação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q220831 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVO estímulo à prática da atividade física regular, seja na escola ou fora dela, tem sido reconhecido por seus efeitos benéficos, principalmente no controle da obesidade (PALMA, 2000). Esta, que é uma questão de saúde pública, pode ser monitorada pelo professor de Educação Física no âmbito da escola por meio do cálculo de um índice denominado IMC (Índice de Massa Corporal). Assinale a alternativa que indica a expressão que permite o cálculo do IMC. ✂️ a) IMC = massa corporal (kg) / altura (m2). ✂️ b) IMC = (idade (anos) x altura (m2)) / massa corporal (kg). ✂️ c) IMC = (massa corporal (kg) x altura (m2)) / idade (anos). ✂️ d) IMC = (idade (anos) x massa corporal (kg)) / altura (m). ✂️ e) IMC = altura (m2) / massa corporal (kg). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q222801 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVKishimoto (2010) discute que o jogo infantil carrega uma série de características que o distingue de outros comportamentos. Uma destas características é definida pelo predomínio da realidade interna sobre a externa, isto é, o sentido dado previamente pode ser substituído por um novo. Esta característica é definida pela autora como ✂️ a) não literalidade. ✂️ b) efeito positivo. ✂️ c) prioridade do processo de brincar. ✂️ d) livre escolha. ✂️ e) controle interno Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q227001 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJAlvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) declaram que a Educação Física foi introduzida na escola, basicamente, a partir de infl uências militares. Pode-se afi rmar que essa disciplina, há mais de cem anos, se assenta sobre uma concepção que sempre buscou a melhoria do desempenho físico, aliada a uma perspectiva compensatória e disciplinadora. A concepção de Educação Física descrita pelos autores corresponde à: ✂️ a) cultura corporal ✂️ b) cultura corporal de movimento ✂️ c) cultura física ✂️ d) aptidão física ✂️ e) psicomotricidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q222244 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVCom base nos princípios da diversidade e da inclusão, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa correta. ✂️ a) O professor deve ser capaz de detectar as características dos alunos e desenvolver atividades individualizadas, específicas para cada grupo. ✂️ b) O professor deve aplicar a mesma aula a todos os alunos, desconsiderando suas características específicas, de modo a não discriminar nenhum aluno. ✂️ c) O professor deve se capaz de aplicar uma aula que valorize as características particulares dos alunos, garantindo que todos tenham espaço nas atividades. ✂️ d) O professor não deve se preocupar com características pessoais e culturais dos alunos, pois o conteúdo da aula já está definido nos parâmetros curriculares. ✂️ e) O professor deve identificas alunos com diferentes níveis de habilidade que devem ser alocados em turmas específicas, de modo a não serem discriminados pelos outros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q221673 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJO professor de Educação Física que, ao oferecer aos alunos a possibilidade de coletivamente planejarem, organizarem e implementarem um campeonato de futsal na escola, dando-lhes a responsabilidade da elaboração do regulamento, das regras, das formas de premiação e da escolha dos times, estaria, segundo as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, estimulando nos alunos a: ✂️ a) prepotência ✂️ b) individualidade ✂️ c) autonomia ✂️ d) nacionalidade ✂️ e) vaidade Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q225537 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSobre as possíveis dificuldades para a inclusão do ensino de lutas na escola, analise as afirmativas a seguir. I. A falta de vivência em lutas por parte dos professores, tanto no cotidiano de vida como no âmbito acadêmico, impede a prática adequada de lutas. II. A falta de estrutura física e a falta de equipamentos nas escolas inviabilizam o treinamento adequado das diferentes vertentes da luta. III. A preocupação com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de luta, incompatibiliza a possibilidade de abordagem deste conteúdo na escola. Assinale: ✂️ a) se somente a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q224731 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVA respeito dos exercícios abdominais, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) São a principal forma de exercício para o indivíduo que deseja reduzir a gordura abdominal. ✂️ b) Devem ser executados de forma rápida, para potencializar o número de execuções no pouco tempo disponível. ✂️ c) Tem o objetivo de fortalecer a musculatura abdominal e não tem efeito sobre a gordura de forma localizada. ✂️ d) O exercício de rotação de tronco, realizado de pé com uma barra sobre os ombros, é uma excelente forma de exercício abdominal. ✂️ e) O exercício abdominal "canivete", em que ocorre flexão da coluna e do quadril simultaneamente, é recomendado para indivíduos com lombalgia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q225663 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSobre o drible nos desportos coletivos com bola, analise as afirmativas a seguir. I. No futebol, formas de drible de grande habilidade são realizadas com o objetivo de mostrar superioridade em relação ao adversário. II. O objetivo do drible é permitir que o atleta aproveite os espaços deixados pelo adversário para se aproximar da meta. III. Os objetivos do drible nos esportes coletivos com bola se diferenciam por usarem partes do corpo diferentes. Assinale: ✂️ a) se apenas a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se apenas a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q226218 | Matemática, Professor Educação Física, Polícia Militar MG, FCCUm exame de sangue realizado em 20 pacientes do sexofeminino detectou o seguinte número de leucócitos(glóbulos brancos) em N/mm³:5 800 7 100 3 100 6 800 5 9001 300 2 800 6 900 2 950 3 3004 000 5 900 5 700 3 900 4 7502 000 5 100 4 500 3 600 4 130O valor considerado normal (valor de referência) é entre5 000 e 10 000 N/mm³ inclusive. Está correto afirmar quea porcentagem de pacientes que está abaixo do valormínimo de referência é de ✂️ a) 12%. ✂️ b) 20%. ✂️ c) 40%. ✂️ d) 60%. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q221441 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVLeia o fragmento a seguir."O corpo humano, como qualquer outra realidade do mundo, é _____ concebido e a análise de sua representação _____ oferece uma via de acesso à estrutura de uma sociedade particular. Cada sociedade elege um certo número de atributos que configuram o que e como o homem deve ser, tanto do ponto de vista intelectual ou moral quanto do ponto de vista ______". (DAOLIO, 2007; p. 38 – 39) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. ✂️ a) biologicamente – biológica – social ✂️ b) socialmente – social – físico ✂️ c) sistemicamente – sistêmica – biológico ✂️ d) fisicamente – física – social ✂️ e) socialmente – física – orgânico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q221295 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSegundo Corsino (2010), "muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo". Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir. I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam aprender a ser tolerantes. II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações sociais autoritárias. III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e intelectuais. Assinale: ✂️ a) se todas as afirmativas estiverem corretas. ✂️ b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se somente a afirmativa III estiver correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q832879 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021Considerando-se que certo corretor de imóveis recebe um bônus de R$ 400,00 a cada 3 casas vendidas, ao todo, quantas casas ele precisará vender para receber um bônus de R$ 2.400,00? ✂️ a) 17 ✂️ b) 18 ✂️ c) 19 ✂️ d) 20 ✂️ e) 22 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q223221 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSegundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), "a iniciação e a vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as movimentações básicas da criança, como os movimentos fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o que é possível para crianças a partir de 2 anos". Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça, analise os itens a seguir. I. A falta de equipamentos e materiais específicos. II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas. III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las. Assinale: ✂️ a) se somente o item I estiver correto. ✂️ b) se somente o item II estiver correto. ✂️ c) se somente o item III estiver correto. ✂️ d) se somente os itens I e II estiverem corretos. ✂️ e) se somente os itens II e III estiverem corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q835020 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021Sabendo-se que 4 operários fazem a limpeza de certo terreno em 45 minutos, ao todo, quanto tempo 3 operários demorariam para fazer a limpeza desse mesmo terreno? ✂️ a) 30min ✂️ b) 40min ✂️ c) 50min ✂️ d) 1h ✂️ e) 1h10min Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q222417 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJAlvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) analisam que compreender a Educação Física a partir de uma concepção pautada na corporalidade remete a mudanças signifi cativas no plano curricular, tendo em vista a necessidade dos professores mediante os desafi os contemporâneos da sociedade presentes na prática docente. Muitos são os problemas que adentram os muros da escola e, geralmente, estão articulados à estrutura social, interferindo cotidianamente nas manifestações corporais de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Entre os elementos que interferem nas manifestações corporais e no plano curricular, é possível destacar: ✂️ a) os processos de inclusão manifestos na negação do acesso aos bens culturais ✂️ b) a erotização precoce explorada pela mídia, a violência e o consumo de drogas ✂️ c) os processos de inclusão social vigentes em nosso país ✂️ d) a democratização do acesso aos meios de comunicação e suas interfaces ✂️ e) o respeito às relações humanas e a negação de estereótipos corporais Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q226331 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJDaólio (2004) analisa que o grande mérito da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores, foi deslocar o centro de preocupação da área de Educação Física escolar de dentro para fora do indivíduo. Ou seja, um programa escolar de Educação Física que não tivesse como prioridade contemplar o desenvolvimento motor, cognitivo ou afetivo, mas a expressão corporal como linguagem. No entanto, o autor salienta que, ao enfatizar a dimensão social, tal abordagem deixa de considerar: ✂️ a) a cultura corporal enquanto linguagem ✂️ b) o indivíduo e sua objetividade ✂️ c) o indivíduo e sua subjetividade ✂️ d) a cultura corporal como objeto de estudo da Educação Física ✂️ e) um projeto político-pedagógico Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q223406 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVÉ de fundamental importância que reconheçamos o corpo como algo alicerçado pela e na cultura. Entretanto, este parece ser um grande desafio, porque rompe de certa forma, com o olhar naturalista sob o qual o corpo é entendido. (GOELLNER, 2003. p. 28 – 29) Neste sentido, as alternativas a seguir corroboram coma ideia apresentada no fragmento, à exceção de uma. Assinale–a. ele se atribuem. ✂️ a) O corpo é uma construção na qual são conferidas diferentes marcas em diferentes tempos, espaços, conjunturas econômicas e grupos sociais. ✂️ b) O corpo é universal e não susceptível a inúmeras intervenções consoante o desenvolvimento científico e tecnológico de cada cultura, bem como suas leis e seus códigos morais. ✂️ c) Não são as semelhanças biológicas que o definem, mas, fundamentalmente, os significados culturais e sociais que a ✂️ d) O corpo é construído, também, pela linguagem, que tem o poder de nomeá–lo, classificá–lo, definir–lhe normalidades e anormalidades. ✂️ e) O corpo é provisório, mutável e mutante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q226779 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVLeia o fragmento a seguir."O brinquedo supõe uma relação com a criança e uma abertura, uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização". (Kishimoto, 2010). A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir. I. Ao contrário dos brinquedos, os jogos implicam, de modo explícito ou implícito, o desempenho de certas habilidades definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto e suas regras. II. Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário pré–existente criado pelos desenhos animados, pelo mundo da ficção científica e pelo mundo encantado dos contos de fada. III. O brinquedo propõe um mundo imaginário para a criança. Assinale: ✂️ a) se somente a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se somente a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q224347 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSobre as características do esporte moderno, segundo Stigger (2005), analise as afirmativas a seguir. I. No esporte moderno, o recorde é caracterizado por uma combinação do impulso para a quantificação com o desejo de vitória, ligado à ideia de comparação e progresso. II. O esporte moderno é realizado dentro de um sistema de organização (com hierarquia, funções, etc.) de competições unificadas e universais, que permitem disputas em diversos níveis (local, nacional e internacional). III. O esporte moderno caracteriza–se por transformar todas as façanhas atléticas em algo que pode ser quantificado e medido (número de pontos ou gols, medidas de tempo e distância). Assinale: ✂️ a) se somente a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se somente a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q226727 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJDe acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários: ✂️ a) da cooperação, do absenteísmo e da ludicidade ✂️ b) da competitividade ética, do companheirismo e do olimpismo ✂️ c) do fair play, da cooperação e da competitividade lúdica ✂️ d) da coletividade, do olimpismo e do treinamento tático ✂️ e) da participação, da co educação e da cooperação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q220831 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVO estímulo à prática da atividade física regular, seja na escola ou fora dela, tem sido reconhecido por seus efeitos benéficos, principalmente no controle da obesidade (PALMA, 2000). Esta, que é uma questão de saúde pública, pode ser monitorada pelo professor de Educação Física no âmbito da escola por meio do cálculo de um índice denominado IMC (Índice de Massa Corporal). Assinale a alternativa que indica a expressão que permite o cálculo do IMC. ✂️ a) IMC = massa corporal (kg) / altura (m2). ✂️ b) IMC = (idade (anos) x altura (m2)) / massa corporal (kg). ✂️ c) IMC = (massa corporal (kg) x altura (m2)) / idade (anos). ✂️ d) IMC = (idade (anos) x massa corporal (kg)) / altura (m). ✂️ e) IMC = altura (m2) / massa corporal (kg). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q222801 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVKishimoto (2010) discute que o jogo infantil carrega uma série de características que o distingue de outros comportamentos. Uma destas características é definida pelo predomínio da realidade interna sobre a externa, isto é, o sentido dado previamente pode ser substituído por um novo. Esta característica é definida pela autora como ✂️ a) não literalidade. ✂️ b) efeito positivo. ✂️ c) prioridade do processo de brincar. ✂️ d) livre escolha. ✂️ e) controle interno Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q227001 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJAlvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) declaram que a Educação Física foi introduzida na escola, basicamente, a partir de infl uências militares. Pode-se afi rmar que essa disciplina, há mais de cem anos, se assenta sobre uma concepção que sempre buscou a melhoria do desempenho físico, aliada a uma perspectiva compensatória e disciplinadora. A concepção de Educação Física descrita pelos autores corresponde à: ✂️ a) cultura corporal ✂️ b) cultura corporal de movimento ✂️ c) cultura física ✂️ d) aptidão física ✂️ e) psicomotricidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q222244 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVCom base nos princípios da diversidade e da inclusão, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa correta. ✂️ a) O professor deve ser capaz de detectar as características dos alunos e desenvolver atividades individualizadas, específicas para cada grupo. ✂️ b) O professor deve aplicar a mesma aula a todos os alunos, desconsiderando suas características específicas, de modo a não discriminar nenhum aluno. ✂️ c) O professor deve se capaz de aplicar uma aula que valorize as características particulares dos alunos, garantindo que todos tenham espaço nas atividades. ✂️ d) O professor não deve se preocupar com características pessoais e culturais dos alunos, pois o conteúdo da aula já está definido nos parâmetros curriculares. ✂️ e) O professor deve identificas alunos com diferentes níveis de habilidade que devem ser alocados em turmas específicas, de modo a não serem discriminados pelos outros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q221673 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJO professor de Educação Física que, ao oferecer aos alunos a possibilidade de coletivamente planejarem, organizarem e implementarem um campeonato de futsal na escola, dando-lhes a responsabilidade da elaboração do regulamento, das regras, das formas de premiação e da escolha dos times, estaria, segundo as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, estimulando nos alunos a: ✂️ a) prepotência ✂️ b) individualidade ✂️ c) autonomia ✂️ d) nacionalidade ✂️ e) vaidade Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q225537 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSobre as possíveis dificuldades para a inclusão do ensino de lutas na escola, analise as afirmativas a seguir. I. A falta de vivência em lutas por parte dos professores, tanto no cotidiano de vida como no âmbito acadêmico, impede a prática adequada de lutas. II. A falta de estrutura física e a falta de equipamentos nas escolas inviabilizam o treinamento adequado das diferentes vertentes da luta. III. A preocupação com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de luta, incompatibiliza a possibilidade de abordagem deste conteúdo na escola. Assinale: ✂️ a) se somente a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q224731 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVA respeito dos exercícios abdominais, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) São a principal forma de exercício para o indivíduo que deseja reduzir a gordura abdominal. ✂️ b) Devem ser executados de forma rápida, para potencializar o número de execuções no pouco tempo disponível. ✂️ c) Tem o objetivo de fortalecer a musculatura abdominal e não tem efeito sobre a gordura de forma localizada. ✂️ d) O exercício de rotação de tronco, realizado de pé com uma barra sobre os ombros, é uma excelente forma de exercício abdominal. ✂️ e) O exercício abdominal "canivete", em que ocorre flexão da coluna e do quadril simultaneamente, é recomendado para indivíduos com lombalgia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q225663 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSobre o drible nos desportos coletivos com bola, analise as afirmativas a seguir. I. No futebol, formas de drible de grande habilidade são realizadas com o objetivo de mostrar superioridade em relação ao adversário. II. O objetivo do drible é permitir que o atleta aproveite os espaços deixados pelo adversário para se aproximar da meta. III. Os objetivos do drible nos esportes coletivos com bola se diferenciam por usarem partes do corpo diferentes. Assinale: ✂️ a) se apenas a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se apenas a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q226218 | Matemática, Professor Educação Física, Polícia Militar MG, FCCUm exame de sangue realizado em 20 pacientes do sexofeminino detectou o seguinte número de leucócitos(glóbulos brancos) em N/mm³:5 800 7 100 3 100 6 800 5 9001 300 2 800 6 900 2 950 3 3004 000 5 900 5 700 3 900 4 7502 000 5 100 4 500 3 600 4 130O valor considerado normal (valor de referência) é entre5 000 e 10 000 N/mm³ inclusive. Está correto afirmar quea porcentagem de pacientes que está abaixo do valormínimo de referência é de ✂️ a) 12%. ✂️ b) 20%. ✂️ c) 40%. ✂️ d) 60%. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q221441 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVLeia o fragmento a seguir."O corpo humano, como qualquer outra realidade do mundo, é _____ concebido e a análise de sua representação _____ oferece uma via de acesso à estrutura de uma sociedade particular. Cada sociedade elege um certo número de atributos que configuram o que e como o homem deve ser, tanto do ponto de vista intelectual ou moral quanto do ponto de vista ______". (DAOLIO, 2007; p. 38 – 39) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. ✂️ a) biologicamente – biológica – social ✂️ b) socialmente – social – físico ✂️ c) sistemicamente – sistêmica – biológico ✂️ d) fisicamente – física – social ✂️ e) socialmente – física – orgânico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q221295 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSegundo Corsino (2010), "muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo". Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir. I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam aprender a ser tolerantes. II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações sociais autoritárias. III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e intelectuais. Assinale: ✂️ a) se todas as afirmativas estiverem corretas. ✂️ b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se somente a afirmativa III estiver correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q832879 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021Considerando-se que certo corretor de imóveis recebe um bônus de R$ 400,00 a cada 3 casas vendidas, ao todo, quantas casas ele precisará vender para receber um bônus de R$ 2.400,00? ✂️ a) 17 ✂️ b) 18 ✂️ c) 19 ✂️ d) 20 ✂️ e) 22 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q223221 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSegundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), "a iniciação e a vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as movimentações básicas da criança, como os movimentos fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o que é possível para crianças a partir de 2 anos". Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça, analise os itens a seguir. I. A falta de equipamentos e materiais específicos. II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas. III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las. Assinale: ✂️ a) se somente o item I estiver correto. ✂️ b) se somente o item II estiver correto. ✂️ c) se somente o item III estiver correto. ✂️ d) se somente os itens I e II estiverem corretos. ✂️ e) se somente os itens II e III estiverem corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q835020 | Matemática, Aritmética e Problemas, Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021Sabendo-se que 4 operários fazem a limpeza de certo terreno em 45 minutos, ao todo, quanto tempo 3 operários demorariam para fazer a limpeza desse mesmo terreno? ✂️ a) 30min ✂️ b) 40min ✂️ c) 50min ✂️ d) 1h ✂️ e) 1h10min Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q222417 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJAlvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) analisam que compreender a Educação Física a partir de uma concepção pautada na corporalidade remete a mudanças signifi cativas no plano curricular, tendo em vista a necessidade dos professores mediante os desafi os contemporâneos da sociedade presentes na prática docente. Muitos são os problemas que adentram os muros da escola e, geralmente, estão articulados à estrutura social, interferindo cotidianamente nas manifestações corporais de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Entre os elementos que interferem nas manifestações corporais e no plano curricular, é possível destacar: ✂️ a) os processos de inclusão manifestos na negação do acesso aos bens culturais ✂️ b) a erotização precoce explorada pela mídia, a violência e o consumo de drogas ✂️ c) os processos de inclusão social vigentes em nosso país ✂️ d) a democratização do acesso aos meios de comunicação e suas interfaces ✂️ e) o respeito às relações humanas e a negação de estereótipos corporais Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q226331 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJDaólio (2004) analisa que o grande mérito da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores, foi deslocar o centro de preocupação da área de Educação Física escolar de dentro para fora do indivíduo. Ou seja, um programa escolar de Educação Física que não tivesse como prioridade contemplar o desenvolvimento motor, cognitivo ou afetivo, mas a expressão corporal como linguagem. No entanto, o autor salienta que, ao enfatizar a dimensão social, tal abordagem deixa de considerar: ✂️ a) a cultura corporal enquanto linguagem ✂️ b) o indivíduo e sua objetividade ✂️ c) o indivíduo e sua subjetividade ✂️ d) a cultura corporal como objeto de estudo da Educação Física ✂️ e) um projeto político-pedagógico Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro