Questões de Concursos Professor Educação Física

Resolva questões de Professor Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q224512 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

A participação dos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social. (BRASIL, 1998; p. 56).
Nesse sentido, é importante que o professor de Educação Física adote os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q833547 | Direito Constitucional, Direitos Individuais e Garantias, Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

De acordo com a Constituição Federal, sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes, entre outros:
I. É garantido o direito de propriedade. II. A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse pessoal, mediante ulterior indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição. III. No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização prévia.
Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q228367 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre o diabetes tipo 2, analise as afirmativas a seguir. I. A atividade física se apresenta como um eficiente e seguro coadjuvante no tratamento e controle do diabetes tipo 2.
II. Está associado à obesidade e ao sedentarismo e caracteriza–se pela resistência à ação da insulina.
III. A atividade física mimetiza a ação da insulina no transporte da glicose para o interior das células.
Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q226328 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

"A encenação, utilizando o termo por empréstimo do teatro, enquadra–se bem no mundo dos esportes. No teatro, a encenação significa pôr–se de forma sempre renovada em cena. No esporte também é assim, ou seja, há papéis predeterminados, regras a serem seguidas, o desempenho dos papéis depende de um texto, ou de um livro–texto, em que a abordagem e as ações são rigidamente estabelecidas, especialmente quando se trata de apresentações oficiais."
(Kunz, 2010)
Considerando as finalidades pedagógicas da Educação Física, as encenações do esporte poderiam auxiliar nos aspectos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q226331 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Daólio (2004) analisa que o grande mérito da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores, foi deslocar o centro de preocupação da área de Educação Física escolar de dentro para fora do indivíduo. Ou seja, um programa escolar de Educação Física que não tivesse como prioridade contemplar o desenvolvimento motor, cognitivo ou afetivo, mas a expressão corporal como linguagem. No entanto, o autor salienta que, ao enfatizar a dimensão social, tal abordagem deixa de considerar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q227611 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

Uma questão polêmica na educação física escolar é a avaliação. Tal problema é detectado ainda na formação de professores dentro das universidades, como afi rma a pesquisa de Paiva e Souza (in Monteiro e Cupollilo, 2011), em que aponta que o ensino sobre a avaliação ainda possui características conservadoras e limitadas. Portanto, a hipótese da pesquisa demonstra que professores avaliam de acordo com a forma denominada "tendência clássica de avaliação". Tal tendência expressa uma avaliação centrada nos seguintes fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q222244 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Com base nos princípios da diversidade e da inclusão, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q833828 | Português, Crase, Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

Sobre o uso ou não da crase, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Não vamos à festas no clube. ( ) Passou a acreditar em sorte. ( ) Preservamos a natureza à medida que nos conscientizamos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q223015 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

O desenvolvimento do esporte não se deu sem resistências e confl itos. A luta pelo acesso e pela prática do esporte moveu algumas frações da burguesia em busca da sua exclusividade em detrimento dos setores trabalhadores da sociedade. Segundo Assis de Oliveira (2001), esta disputa diz respeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q226866 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

O esporte, enquanto manifestação histórico-cultural moderna, só pode ser pensado e analisado como um elemento constitutivo da sociedade capitalista. Essa afirmação corrobora a ideia de ruptura entre o esporte e as práticas corporais das sociedades précapitalistas. Segundo Bracht (in Assis de Oliveira, 2001), diferente de hoje, nas sociedades tradicionais as práticas corporais estavam necessariamente associadas a instituições de caráter:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q222266 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modifi cando ao longo dos anos. E todas essas tendências, de algum modo, ainda hoje infl uenciam a formação do profi ssional e suas práticas pedagógicas. Darido e Souza Jr. (2007) afi rmam que durante o governo militar a Educação Física foi apoiada objetivando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q222527 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

"Se a atividade não for de livre escolha e seu desenvolvimento não depender da própria criança, não se terá jogo, mas trabalho". (KISHIMOTO, 2010)
A partir do fragmento, sobre as características dos jogos infantis, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q225605 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Pode-se observar, analisar e investigar o esporte e o movimento sob várias perspectivas. O professor os observa questionando sob a perspectiva do que podem contribuir para a Educação. De acordo com Hildebrandt-Stramann (2003), o pedagogo do esporte se ocupa com esporte e movimento, sob a perspectiva de um desenvolvimento razoável de crianças e jovens. Corresponde à análise do autor a seguinte afi rmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q227655 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

É na fase escolar que jovens vivenciam um conjunto signifi cativo de mudanças, principalmente na questão corporal, em que as influências culturais e sociais em relação à padronização do corpo produzem prejuízos na formação desses jovens. Nesse aspecto, a educação física pode tanto aprofundar tais crises quanto pode auxiliar em sua superação. Nesse sentido, Chaves (in Pereira e Souza, 2011) analisa a importância da educação física como promotora da superação a partir de ações como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q228174 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

O professor Nando trabalhou Jogos Populares com os alunos do 7º ano. Ao fi nal de seis semanas, quando concluiu o que havia planejado, elaborou um instrumento capaz de avaliar o final desse processo de aquisição de conteúdo por parte dos alunos. De acordo com os PCNs, essa fase da avaliação contínua denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q222801 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Kishimoto (2010) discute que o jogo infantil carrega uma série de características que o distingue de outros comportamentos.
Uma destas características é definida pelo predomínio da realidade interna sobre a externa, isto é, o sentido dado previamente pode ser substituído por um novo.
Esta característica é definida pela autora como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q224347 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre as características do esporte moderno, segundo Stigger (2005), analise as afirmativas a seguir.
I. No esporte moderno, o recorde é caracterizado por uma combinação do impulso para a quantificação com o desejo de vitória, ligado à ideia de comparação e progresso.
II. O esporte moderno é realizado dentro de um sistema de organização (com hierarquia, funções, etc.) de competições unificadas e universais, que permitem disputas em diversos níveis (local, nacional e internacional).
III. O esporte moderno caracteriza–se por transformar todas as façanhas atléticas em algo que pode ser quantificado e medido (número de pontos ou gols, medidas de tempo e distância).
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q224873 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Com relação à importância da dança no âmbito escolar, analise o fragmento a seguir.
"Linguagem artística não _____, patrimônio de todos os seres _____, na qual se manifesta a visão _____, sensível, estética e emocional de si mesmo, da sociedade e do mundo em que estão inseridos, utilizando como fonte e instrumento de _____ e comunicação de seu próprio corpo, segundo as possibilidades deste." (STOKOE apud LOMAKINE, 2007; p. 42. Adaptado).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q835187 | Português, Ortografia, Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

Ônibus antigos viram banheiros femininos confortáveis e seguros na Índia 

    Como muitas mulheres na Índia, a estudante Suvarna Dongare enfrenta diariamente a dificuldade de encontrar um banheiro público confortável e seguro, um serviço precário e __________ neste país do sul da Ásia.

    Por isso, ficou agradavelmente surpresa ao descobrir, em um parque da cidade de Pune, oeste da Índia, um ônibus velho pintado de rosa transformado em um banheiro móvel para mulheres por uma dupla de empresários, que estaciona o veículo em diversos lugares. “Fui ao parque e precisava urgentemente ir ao banheiro. Esses banheiros são muito confortáveis e dão uma sensação de segurança”, relatou a jovem de 18 anos, em conversa com a AFP.

    Pela modesta soma de cinco rúpias (cerca de 5 centavos de dólar), qualquer mulher pode embarcar para usar os banheiros, amamentar seus filhos ou até comprar fraldas e absorventes.

    Iniciado em 2016 pelos empreendedores Ulka Sadalkar e Rajeev Kher, o projeto “Banheiros para elas” oferece 12 serviços sobre rodas, cada um deles usado, em média, por mais de 200 mulheres por dia.

    “Acreditamos que as mulheres merecem ter __________ a banheiros limpos e seguros. É um direito fundamental para elas”, disse à AFP Ulka Sadalkar, cofundadora do projeto.

    Os dois empresários planejam inaugurar mil banheiros móveis na Índia nos próximos cinco anos. “Demos muita atenção à estética na conversão desses ônibus e oferecemos banheiros limpos, com telas de TV, monitores de temperatura e um assistente do outro lado da porta”, descreve.

    Manisha Adhav, de 40, que dirige um desses “pipimóveis”, sente-se “orgulhosa” de seu trabalho. “Porque fazemos algo pelas mulheres”, explica.

    Por iniciativa do primeiro-ministro Narendra Modi, este país de 1,3 bilhão de habitantes construiu, nos últimos anos, milhões de banheiros públicos no âmbito do programa “Índia Limpa”. Diante da falta de manutenção, de água e de eletricidade, muitos deles acabam não sendo utilizados, segundo os especialistas.

https://istoe.com.br... - adaptado.

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q225910 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre os conteúdos relacionados à prática do Atletismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Saltos e corridas são atividades naturais presentes no cotidiano das crianças e adolescentes que, naturalmente, competem entre si como forma de mensurar seu desempenho frente aos seus pares.
II. O Atletismo demonstra rica possibilidade de trabalho dos conteúdos de outras disciplinas, especialmente da Física, em que questões como velocidade, atrito e trajetória estão vivamente presentes.
III. A competição inerente a uma corrida, em que vários alunos disputam, individual e simultaneamente, o primeiro lugar oferece rica oportunidade para discussão de questões relacionadas à competição como o respeito ao próximo e a ética.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.