Questões de Concursos Professor Educação Infantil

Resolva questões de Professor Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q327734 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

35 As práticas de Artes Visuais na Educação Infantil nem sempre atentam para as contribuições mais recentes dos estudiosos sobre o assunto que enfatizam

I. a manifestação espontânea e auto-expressiva da criança na perspectiva de desenvolvimento do seu potencial criador, sem nenhuma intervenção do professor.

 II. a necessidade de proporcionar inicialmente à criança, com o auxílio do professor, a vivência de experiências com materiais alusivos à construção de desenhos e pinturas por meio da exploração sensorial e de sua utilização em diversas brincadeiras .

III. o uso dos trabalhos infantis para ilustrar e enfeitar a escola em datas comemorativas, com a intervenção e auxílio do professor, como proposta de desenvolvimento artístico das crianças.

É CORRETO o que se diz apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q325684 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Na Educação Infantil o planejamento ainda é alvo de inúmeras pesquisas.

 Sob a ótica de pesquisas mais recentes sobre o tema, analise as seguintes afirmativas:

1. É importante que o professor seja aberto a fazer mudanças em seu planejamento quando surgirem outros interesses das crianças.

2. O planejamento na Educação Infantil deve ser inflexível, ou seja, não pode sofrer alterações na sua execução, sob pena de o professor não conseguir finalizar suas propostas pedagógicas.

3. Ao planejar, o professor aprende a observar o grupo de crianças de um modo que consegue perceber suas necessidades, os problemas e, consequentemente, buscar as causas que as originam.

4. O planejamento permite ao professor prever as necessidades das crianças, o que requer que ele tenha um olhar atento à realidade das mesmas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q321689 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O professor dificilmente poderá prever com antecedência o que acontecerá na sala de aula, considerando a complexidade da prática educativa, entretanto, não pode utilizar-se da improvisação. É preciso planejar sua ação docente na escola, tendo como principal elemento norteador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q482341 | Geografia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Considerando-se a paisagem geográfica, como a parte visível do espaço, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q322241 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Os atuais estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem da matemática permitiram reorientar a prática docente no sentido de buscar novos caminhos no trabalho com a criança na educação infantil, dentro do entendimento de que aprender é construir significados e atribuir sentidos. À luz dessa nova concepção de trabalho com a matemática, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q380860 | Biologia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Um animal apresenta as seguintes características: 

* simetria bilateral, protostômios, triblásticos e celomados. 

* presença de órgãos respiratórios especializados chamados brânquias. 

* sistema circulatório fechado.

Esse animal pode ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q324550 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O professor, ao considerar que os conteúdos de ensino são apenas informações, princípios científicos e leis, estabelecidas e ordenadas numa seqüência lógica e psicológica, revela que os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam a sua prática estão baseados na tendência pedagógica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q324644 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.

Elas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q328074 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O Projeto Político Pedagógico consolida-se num documento que detalha os objetivos e propósitos da escola, é a concretização da sua identidade. Segundo Gadotti, são pressupostos do Projeto Político Pedagógico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q320045 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Em relação ao conhecimento do mundo natural e social, as novas discussões levam a concluir que, no campo da educação infantil, os melhores procedimentos didáticos em termos de favorecer a construção desse conhecimento são aqueles que

I. transformam a curiosidade e as perguntas trazidas pelas crianças em conhecimentos a serem explorados.

II. ampliam a compreensão das crianças sobre a vida em sociedade, graduando sempre os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.

III. priorizam um trabalho materialmente acessível, concreto e próximo da criança.

Sobre o contido nos itens, pode-se afirmar que apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q380794 | Biologia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A goiaba, a manga, o girassol, o milho e o feijão são, respectivamente, exemplos de frutos do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q559023 | Informática, Internet Explorer, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

“Usando o Internet Explorer 6, para definir a página atualmente aberta como a sua página inicial, clique em _______________ no menu _____________ e, em seguida, clique em _________________”.

Assinale a alternativa cujas expressões completam respectivamente e adequadamente o parágrafo acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q326687 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

As crianças de 0 a 1 ano, com seus ritmos próprios, necessitam de espaços para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), devem compor este ambiente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q321987 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Cuidar e Educar constituem-se as funções da Educação Infantil. Considerando-se essas funções, analise os itens a seguir.

I. A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especialmente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

II. As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhes oferece.

 III. É tarefa exclusiva da creche e da pré-escola, promover o desenvolvimento integral da criança.

Pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q389304 | História, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

As sucessivas oligarquias que, a partir do século XIX, dominavam a sociedade maranhense, a despeito das disputas entre elas, podem ser designadas pelas seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q326578 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Com relação às teorias de aprendizagem, indique qual dos autores listados abaixo defende o pressuposto de que “toda função mental superior foi externa porque foi social antes de tornar-se interna, uma função estritamente mental; ela foi primeiramente uma relação social de duas pessoas”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q329085 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

A função de cuidar/educar como indissociável na Educação Infantil tem sido objeto de discussão em vários estudos. Embora seja um tema bastante debatido, algumas instituições ainda apresentam muitas dificuldades para assumir efetivamente esta função.

Deste modo, podemos considerar como indissociável o cuidar e educar quando:

1. ajudamos uma criança a tomar banho, vestir- -se, alimentar-se estabelecendo com ela uma boa relação afetiva. Estamos desenvolvendo aí um ato educativo que irá promover o seu pleno desenvolvimento como pessoa.

2. desenvolvemos a operacionalização de ações voltadas às satisfações mecânicas das necessidades básicas de alimentação, repouso e higiene da criança.

3. a rotina proporciona momentos para estreitar o contato interativo com a criança, nas conversas, nas brincadeiras, acolhendo-a nos braços, tocando seu corpo, embalando-a.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q328916 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Segundo alguns autores, três são as modalidades de avaliação presentes no processo de ensino e aprendizagem e o critério que as distingue é o lugar que elas ocupam em relação à ação docente. Assinale a alternativa que contempla uma função da avaliação somativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q320403 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

“(...) ela colocou os pratos e as colher na mesa (...)”

 “(...) eu vou comprar umas telha para conserta o telhado (...)”

Os trechos acima, extraídos de uma redação de aluno da 4ª série do Ensino Fundamental, apresentam casos que fogem ao que prescreve a Gramática Normativa, no que concerne à concordância nominal de número. No entanto, o aluno contempla plenamente a idéia de pluralidade no nível:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q820268 | Legislação Federal, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

1. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

2. Impossibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

3. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante decisão do gestor escolar.

 4. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.