“A escola possui uma missão cultural, tornando-se elemento-chave para a articulação de
interesses, de gostos e de socialização de aspectos históricos, sociais e culturais, sendo os
professores os seus catalizadores, acelerando ou retardando o processo” (CRUZ, Giselle Barreto,
Revista Educar – UFPR, 2007). Partindo dessa premissa, a prática docente, no contexto da sala de
aula na atualidade das reformas curriculares, deve ser encarada como
✂️ a) um exercício meramente técnico, marcado pelo atendimento às prescrições curriculares
desenvolvidas por outrem. ✂️ b) um trabalho de mediação, em que o professor, mais do que um técnico, representa um tradutor
e um difusor do conhecimento. ✂️ c) o domínio de orientações teóricas, assumindo para a docência a responsabilidade de apontar
princípios orientadores para a prática, transformando-a em uma atividade acadêmica e
preferencialmente instrucional. ✂️ d) o desenvolvimento de uma listagem de conteúdos a serem desenvolvidos por meio de um plano
racional, em que matérias e métodos são concebidos como instrumentos para inculcar nos alunos
saberes previamente elaborados.