Questões de Concursos Professor em Atividade de Docência PAD

Resolva questões de Professor em Atividade de Docência PAD comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q900402 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Constitui atribuição docente, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q900403 | Pedagogia, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

De acordo com o Documento Curricular do Estado do Pará, a fundamentação de toda discussão acerca do currículo deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q900404 | Pedagogia, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

De acordo com o Documento Curricular do Estado do Pará, a etapa da educação infantil é organizada em Campos de Experiências, dentre os quais constam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q900405 | Pedagogia, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A parte diversificada do currículo, de acordo com o Documento Curricular do Estado do Pará, diz que

I. os currículos devem trazer conteúdos específicos e complementares a aspectos regionais e locais.
II. os conteúdos referentes à parte diversificada serão definidos pelas redes de ensino, instituições e sistemas.
III. a presença da parte diversificada no currículo é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e organização escolar.

A sequência correta está na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q900406 | Pedagogia, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A área de Ciências Humanas, no Documento Curricular do Estado do Pará, engloba os seguintes componentes curriculares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q900407 | Pedagogia, Educação Especial, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Constituem atribuições dos docentes no Atendimento Educacional Especializado (AEE):

I. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial.
II. Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
III. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q900408 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

No que se refere ao processo avaliativo do aluno, como uma das atribuições docentes na escola, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere a promoção da avaliação como um processo contínuo de monitoramento do progresso dos estudantes ao longo do tempo. Isso permite que os educadores identifiquem as necessidades individuais dos alunos e adaptem o ensino conforme essas necessidades. Esta perspectiva de avaliação se denomina
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q900409 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

“A escola possui uma missão cultural, tornando-se elemento-chave para a articulação de interesses, de gostos e de socialização de aspectos históricos, sociais e culturais, sendo os professores os seus catalizadores, acelerando ou retardando o processo” (CRUZ, Giselle Barreto, Revista Educar – UFPR, 2007). Partindo dessa premissa, a prática docente, no contexto da sala de aula na atualidade das reformas curriculares, deve ser encarada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q900410 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) redimensiona a prática docente, a partir da(s) seguinte(s) premissa(s):

I. Pelo fato de a BNCC definir, de forma clara, o que os alunos precisam aprender nas diferentes etapas da Educação Básica, ano a ano ou por blocos de anos, as diferenças nas aprendizagens dos alunos vindos de outras escolas ou redes serão minimizadas.
II. Os professores de todo Brasil deverão participar de formações continuadas para conhecer a Base, entender as mudanças propostas pelo documento e o seu papel no sistema educacional do País.
III. O trabalho docente se realizará por meio da determinação e especificação detalhada de metodologias ativas que circunscrevam modalidades e técnicas de ensino, as quais deverão ser seguidas pelos professores.

Está(ão) correta(s) a(s) premissa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q900411 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre a prática docente, no contexto da sala de aula frente às novas tecnologias, podemos afirmar que:

I. A tecnologia pode ser uma grande aliada no ensino, porém, o uso dessa ferramenta deve ser ponderado e fiscalizado, para evitar influência negativa e auxiliar no desenvolvimento sadio da criança.

II. A prática docente na atualidade não deve contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos quanto ao uso das tecnologias educacionais, pois é algo que já faz parte da realidade das crianças, ou seja, eles já trazem para a escola esse repertório.

III. A tecnologia pode ser um grande aliado no ensino das crianças, diferente do que muitos pensam, não havendo necessidade de ponderar e fiscalizar seu uso, já que não há possibilidade de trazer prejuízo ao avanço cognitivo das crianças.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q900412 | Pedagogia, Educação Especial, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Para atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), é demandada do professor a seguinte formação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q900413 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Para a abordagem cognitivista

I. a educação é um processo de desequilíbrios e reequilíbrios, no qual o aluno aprende, por si mesmo, a conquistar o conhecimento.
II. o aluno observa, experimenta, compara e levanta hipóteses.
III. o estudante é visto como uma “tábula rasa” e o conhecimento é repassado do professor para o estudante.

A sequência correta está na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q900414 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A concepção de uma proposta da Educação Inclusiva implica em

I. mudanças estruturais nos sistemas educacionais.
II. adoção de um novo paradigma educacional.
III. respeito à diferença.

A sequência correta está na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q900415 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre o ensino religioso como componente curricular, é correto afirmar que

I. deve ser organizado a partir de confissões religiosas.
II. é compreendido, em termos legais ou jurídicos, como área de conhecimento, a partir de pressupostos científicos.
III. permite estudar as religiões e os sem-religião, sem recair nos juízos de valores preconcebidos, que, muitas vezes, podem chegar à intolerância religiosa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.