Questões de Concursos Professor Especialista em Deficiência Intelectual

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1Q1045760 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Especialista em Deficiência Intelectual, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Após constantes mudanças ao longo dos anos na política de integração, da pessoa com deficiência, a Educação Especial passou a ser definida como uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino, devendo o Atendimento Educacional Especializado ser:
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2Q1045761 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Especialista em Deficiência Intelectual, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

A partir da Declaração de Salamanca, podemos afirmar que o paradigma atual da Educação Especial é o da Inclusão. E, para que a inclusão da pessoa com deficiência ocorra, é fundamental:
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3Q1045762 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Especialista em Deficiência Intelectual, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Os alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA), e também alunos com altas habilidades/superdotação, são público-alvo de Atendimento Educacional Especializado, que contempla:

I. A eliminação de barreiras que possam obstruir o processo de escolarização dos estudantes.

II. O atendimento substitutivo no mesmo período em que o aluno estuda na classe comum.

III. A identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos.

IV. A utilização da sala de recursos multifuncionais da escola no contraturno.

Estão corretas apenas:

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4Q1045763 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Especialista em Deficiência Intelectual, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

A Educação Inclusiva não é tarefa fácil, o professor precisa garantir o aprendizado do aluno deficiente intelectual, através de adaptações curriculares. Para que a aprendizagem do aluno deficiente intelectual seja significativa, é necessário adaptações curriculares, como:

I. Dividir o conteúdo em partes menores.

II. Utilizar situações concretas.

III. Introduzir objetos e conteúdos específicos complementares.

IV. Estabelecer critérios específicos de avaliação.

V. Definir uma proposta comercial comum a todos.

Estão corretas apenas:

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5Q1045764 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor Especialista em Deficiência Intelectual, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Pesquisas recentes avaliaram a eficácia de ferramentas de inteligência artificial (IA) focadas no aluno, contrastando-as com a atuação de professores em ambiente de sala de aula com vários estudantes, e com a atuação de tutores qualificados em sessões individuais. Os resultados mostram que, em termos de avanços na aprendizagem, as ferramentas de IA superam o desempenho de professores que lecionam para turmas inteiras, embora apresentem resultados ligeiramente inferiores aos alcançados por tutores qualificados em cenários de ensino individualizado.

Os resultados dos estudos mencionados acima indicam:

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