Questões de Concursos: Professor I e II Educação Física

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1 Q977024 | Educação Física, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A efetivação da inclusão nas aulas de Educação Física exige do professor o domínio de estratégias específicas para adaptar as práticas pedagógicas às características individuais dos alunos, respeitando suas potencialidades e limites. A avaliação contínua, o conhecimento do perfil dos estudantes e a adaptação das atividades são pilares centrais desse processo. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A avaliação contínua deve considerar as potencialidades e progressões individuais de cada aluno, permitindo intervenções pedagógicas adequadas e respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem.
(__)A adaptação das atividades deve ser usada apenas em casos de deficiências motoras severas, já que os demais alunos podem ser incluídos por meio de estratégias gerais de ensino.
(__)O conhecimento do perfil dos alunos deve basear-se em testes padronizados, que asseguram critérios objetivos para determinar quais alunos devem ser incluídos em atividades adaptadas.
(__)A adaptação dos materiais e regras deve ter como foco garantir a participação efetiva dos alunos nas atividades, e não apenas permitir sua presença física no espaço escolar.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

2 Q977026 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

No voleibol, o conhecimento técnico sobre regras, rotação, funções especializadas e zonas da quadra é indispensável para o planejamento didático e o desempenho tático. Essas normas influenciam diretamente a dinâmica do jogo e a organização das equipes em contextos escolares e competitivos. Considerando esse cenário, assinale a alternativa correta sobre os aspectos funcionais e normativos da modalidade.

3 Q977028 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A trajetória da educação no Brasil acompanha as transformações sociais, políticas e econômicas do país, desde a atuação dos jesuítas na colonização até os debates contemporâneos sobre legislação, inclusão e qualidade do ensino. Cada período foi marcado por mudanças nas finalidades, métodos e estrutura da educação formal. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta sobre um dos marcos históricos da educação brasileira.

4 Q977029 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A promoção de um ambiente escolar seguro requer o reconhecimento das distintas formas de agressão que podem ocorrer no cotidiano educacional. Compreender as diferenças conceituais entre manifestações como bullying, cyberbullying e violência escolar é fundamental para a construção de estratégias de prevenção e intervenção efetivas. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.

Coluna A (termos):
1.Bullying.
2.Cyberbullying.
3.Violência escolar.

Coluna B (descrições):
(__)Forma ampla de agressão que pode incluir desde vandalismo, agressões entre alunos e professores, até práticas discriminatórias, afetando o clima escolar como um todo.
(__)Comportamento intencional, repetitivo e sistemático entre pares, marcado por desequilíbrio de poder, que pode se manifestar de forma verbal, física, psicológica, social ou material.
(__)Prática ofensiva mediada por tecnologias digitais, caracterizada por anonimato, ampla disseminação do conteúdo e dissociação espaço-temporal entre agressor e vítima.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:

5 Q977032 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Constituição Federal de 1988, nos artigos 205 a 214, estabelece os fundamentos e princípios que norteiam o direito à educação no Brasil. Entre esses dispositivos, destacam-se os princípios constitucionais do ensino, que orientam as políticas públicas educacionais e garantem a qualidade e a equidade na oferta educacional. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.

Coluna A (termos):
1.Gratuidade do ensino público.
2.Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
3.Valorização dos profissionais da educação.

Coluna B (descrições):
(__)Princípio que assegura a oferta educacional sem cobrança de taxas ou mensalidades nos estabelecimentos oficiais mantidos pelo poder público.
(__)Princípio que estabelece a valorização do magistério público, com ingresso por concurso, piso salarial e planos de carreira definidos em Lei.
(__)Princípio que garante a todos os cidadãos o direito de entrar e permanecer no sistema educacional, independentemente de sua origem, condição social ou outros fatores excludentes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:

6 Q977035 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece, em seu artigo 26, que os currículos da educação básica devem conter uma base nacional comum, complementada por uma parte diversificada, adaptada às características locais. Nesse contexto, a educação física é considerada componente curricular obrigatório, mas sua prática pode ser facultativa em determinadas situações. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e Fpara as falsas:

(__)A dispensa da prática de educação física é obrigatória para alunos com mais de trinta anos, independentemente de requerimento, sendo a escola responsável por retirá-los automaticamente das aulas práticas.
(__)Alunos que cumpram jornada de trabalho superior a seis horas diárias podem ser dispensados da prática da educação física, desde que apresentem justificativa formal à direção escolar.
(__)A obrigatoriedade da educação física está limitada ao ensino fundamental, podendo ser excluída dos currículos do ensino médio por decisão do sistema de ensino.
(__)A educação física, conforme a LDB, deve estar integrada à proposta pedagógica da escola e é obrigatória em toda a educação básica, com exceções expressamente previstas em lei.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

7 Q977039 | Direito Previdenciário, Regime Próprio de Previdência Social, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Segundo a Lei Orgânica de Barra Bonita/SC, existem, basicamente, três formas pelas quais a aposentadoria de um servidor pode acontecer. Desconsiderando as particularidades de cada uma delas, qual das alternativas abaixo NÃO cita uma dessas formas?

8 Q977025 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

No contexto da organização escolar, dois documentos fundamentais orientam as ações pedagógicas e administrativas da instituição: o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar. Ambos são obrigatórios e devem refletir as diretrizes institucionais de forma articulada, respeitando os princípios democráticos e o direito à educação de qualidade. Assinale a alternativa correta sobre as atribuições desses instrumentos no planejamento escolar.

9 Q977027 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A gestão democrática na escola pública é um princípio previsto na legislação educacional brasileira e compreende a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios. Para sua concretização, são necessárias ações sistemáticas de integração entre escola, família e comunidade, bem como o fortalecimento de espaços colegiados. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A participação docente na gestão democrática escolar ocorre por meio de instâncias coletivas como conselhos escolares, reuniões pedagógicas e conselhos de classe, nos quais os professores contribuem com propostas, análises e decisões relativas ao processo de ensino e aprendizagem.
II.A função dos conselhos escolares restringe-se à deliberação sobre questões financeiras da unidade de ensino, sem interferência nos aspectos pedagógicos ou administrativos da gestão escolar.
III.A relação escola-família-comunidade, embora relevante, deve ser conduzida unicamente pelos gestores escolares, já que a participação dos demais atores tende a comprometer a autonomia administrativa da escola pública.

Está correto o que se afirma em:

10 Q977030 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

No processo educativo da Educação Física, a avaliação da aprendizagem desempenha um papel estruturante para o planejamento e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes com os objetivos da disciplina. Para que seja formativa e significativa, ela deve considerar os diferentes aspectos do desenvolvimento dos estudantes e orientar o professor na mediação da aprendizagem. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A utilização de provas escritas e testes de desempenho físico como instrumento principal de avaliação garante maior objetividade e equidade no julgamento da aprendizagem em Educação Física.
(__)A avaliação formativa permite o acompanhamento contínuo do progresso do aluno, oferecendo subsídios para replanejar as estratégias didáticas e promover o desenvolvimento integral.
(__)A avaliação somativa, por seu caráter conclusivo, deve ser priorizada sobre as demais, já que apresenta dados quantitativos que facilitam a mensuração dos resultados.
(__)A observação sistemática e o portfólio são instrumentos adequados para avaliar aspectos qualitativos da aprendizagem na Educação Física, como cooperação, engajamento e progressos individuais.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
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