Segundo Paulo Freire (1980), para que haja a
construção do conhecimento, é necessário que haja em
sala de aula o debate e o respeito.
O diálogo é o encontro entre os homens, mediatizados
pelo mundo, para designá-lo. Se, ao dizer suas palavras,
ao chamar ao mundo, os homens o transformam, o
diálogo impõe-se como o caminho pelo qual os homens
encontram seu significado enquanto homens; o diálogo
é, pois, uma necessidade existencial (Freire, 1980, p.
42).
De acordo com os conceitos de Paulo Freire, assinale a
alternativa que melhor expressa a relação entre afeto e
diálogo no ambiente escolar:
✂️ a) O desenvolvimento afetivo deve ocorrer apenas fora
da escola, em ambientes como a família e a
comunidade. ✂️ b) O afeto é desnecessário no ambiente escolar, pois
atrapalha o foco nos conteúdos. ✂️ c) O diálogo é mais eficaz quando o professor detém
todo o conhecimento e o transmite sem interferência
dos alunos. ✂️ d) O afeto fortalece o diálogo, tornando o ambiente
escolar mais aberto à escuta, ao respeito e ao
aprendizado mútuo.