Questões de Concursos Professor II

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1Q894002 | Matemática, Problemas, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Um açougueiro deseja aumentar suas vendas com um pequeno truque: toda vez que um cliente fizer um pedido de carne, independentemente da quantidade solicitada, ele irá retirar a quantidade pedida pelo cliente mais um acréscimo de 150 gramas e cobrará o peso total. Assim, se um cliente pedir 750 gramas de carne, o açougueiro irá lhe entregar 900 gramas e cobrará o preço equivalente a este peso; caso o cliente solicite 500 gramas de carne, o açougueiro irá entregar e cobrar o equivalente a 650 gramas de carne, e assim por diante. Se este açougue vende o quilograma da carne por R$ 33,00, quantas vendas ele precisará fazer, no mínimo, para garantir um aumento na receita do açougue superior a R$ 150,00 com esse truque?
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2Q894003 | Informática, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

“_____________ é uma interface que conecta a Unidade de Processamento Central (CPU) à placa-mãe de um computador. Ele desempenha um papel crucial na interoperabilidade entre o processador e a placa-mãe, permitindo que o CPU se comunique com outros componentes do sistema.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
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3Q894004 | Informática, Windows, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O Regedit (editor de registro) é uma ferramenta do Sistema Operacional Windows que permite aos usuários visualizar e editar o registro do sistema. O registro é um banco de dados centralizado que armazena configurações e informações críticas para o funcionamento do sistema operacional, bem como para aplicativos instalados.

I. O registro armazena configurações fundamentais do sistema operacional, como configurações de inicialização, configurações de segurança e informações sobre os usuários.

II. Muitos aplicativos e programas instalados no Windows armazenam suas configurações no registro.

III. O Regedit é responsável por realizar a limpeza de arquivos temporários e a manutenção geral do sistema.

Está correto o que se afirma em
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4Q894005 | Informática, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Trata-se de um aplicativo de edição de imagens gráficas básico, que faz parte do Sistema Operacional Windows há muitas versões, ele oferece ferramentas simples para criar e editar imagens rasterizadas. É conhecido pela sua simplicidade e facilidade de uso, sendo uma ferramenta para edição de imagens adequada para tarefas simples e rápidas. A Microsoft introduziu uma versão mais completa como parte do Windows 10, que oferece recursos mais avançados de modelagem tridimensional. O texto faz referência a qual aplicativo do Windows?
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5Q894006 | Informática, Microsoft Word 2019, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O Microsoft Word 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil) oferece tipos de alinhamento de texto, sendo eles: alinhado à esquerda, alinhado à direita, centralizado ou justificado. Em idiomas em que a escrita é da direita para a esquerda, como árabe ou hebraico, o alinhamento à direita é comum e natural. Para selecionar todo o texto e, em seguida, alinhá-lo à direita, quais teclas de atalho devem ser utilizadas pelo usuário, respectivamente?
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6Q894007 | Informática, Microsoft Excel, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

É uma função utilizada no Microsoft Excel para contar o número de células que não estão vazias em um intervalo que contenham qualquer tipo de valor (números, textos, datas, etc.) excluindo células vazias. O texto aborda a ação de qual função do Microsoft Excel 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil)?
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7Q894008 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um documento oficial cujo objetivo é normatizar a educação básica no que diz respeito às aprendizagens que todos os alunos devem alcançar. Em seu texto inicial, lê-se que a BNCC “soma-se aos propósitos que direcionam a Educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva” (Brasil, 2017, p. 7). Sobre a BNCC, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O documento se coloca como base para a formulação dos currículos escolares em todas as instituições do país.

( ) Constitui-se em uma relação de conteúdos, conceitos e habilidades que, prescritivamente, devem orientar a elaboração dos currículos dos sistemas de ensino.

( ) É a referência nacional para direcionar diversos aspectos educacionais referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da Educação.


A sequência está correta em
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8Q894009 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A evolução do conhecimento é um processo contínuo, construído a partir da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social). O desenvolvimento humano passa por estágios sucessivos de organização do campo cognitivo e afetivo, que vão sendo construídos em virtude da ação da criança e das oportunidades que o ambiente possibilita à mesma.
(Nunes e Silveira 2008, p. 82.)

Sobre o exposto e considerando as teorias aprendizagem, infere-se que a informação dada se refere ao pensamento da teoria de:
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9Q894010 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Paulo, aluno matriculado no último ano do ensino fundamental, terá um dia letivo no sábado determinado pelo calendário escolar. Foi marcado pela direção da escola um simulado, tendo este também o valor de nota da prova bimestral. Entretanto, Paulo não poderá comparecer à escola, pois, segundo os preceitos de sua religião, não são permitidos os exercícios de tal atividade no sábado. Considerando a situação hipotética e a Lei de Diretrizes e Bases, assinale a afirmativa correta.
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10Q894011 | Pedagogia, A Autonomia Universitária Frente às Contradições Sociais, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Historicamente, desde o método científico até a quebra do seu paradigma, a pesquisa era considerada privilégio de poucos que detinham os saberes e procedimentos para a sua efetivação; esse pensamento hierárquico ainda tem grandes repercussões atualmente. Uma delas é mencionada por Tardif na valorização dos saberes universitários frente aos saberes dos professores. Acerca do exposto e considerando a pesquisa na prática docente, assinale a afirmativa INCORRETA.
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11Q894012 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Considerando a Constituição Federal de 1988, está disposto no Art. 214 que a lei estabelecerá o Plano Nacional de Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o Sistema Nacional de Educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

I. Erradicação do analfabetismo.
II. Universalização do atendimento escolar.
III. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.


Sobre as ações a serem executadas no PNE, está correto o que se afirma apenas em
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12Q894013 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os conhecimentos, as competências e as habilidades que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica no Brasil, contemplando a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Foi elaborada com base em amplo debate e consulta pública, envolvendo educadores, especialistas, gestores e a sociedade civil. A BNCC define os objetivos de aprendizagem essenciais em cada etapa da educação básica, fornecendo um referencial para a elaboração dos currículos escolares em todo o país, buscando garantir uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. Sua implementação é um desafio que requer o engajamento de todos os atores envolvidos na educação, visando a garantir uma educação de excelência para todos os brasileiros. Na prática, a BNCC pretende que
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13Q894014 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma peça fundamental no contexto educacional, pois desempenha um papel central na definição da identidade e na orientação das práticas educativas de uma instituição de ensino. Trata-se de um documento que estabelece os princípios, objetivos e diretrizes que norteiam a gestão e a prática pedagógica, refletindo a visão educacional da escola e alinhando-se aos valores da comunidade escolar. Quanto maior e mais qualificada for a participação de todos, maior será a probabilidade de se alcançarem os objetivos previstos e em construção, elaborados coletivamente. Na construção coletiva do PPP, os sujeitos participantes desse processo:


I. Precisam ter compreensão do que querem para a escola, com base no diagnóstico de sua realidade, de suas concepções de educação e sociedade, bem como das ações que devem acontecer para sua efetivação.

II. Devem aceitar a ideia de que a concepção de construção coletiva significa a soma da ideia de todos.

III. Assumir que quanto mais qualificada for a participação de todos, maior será a probabilidade de se alcançarem os objetivos previstos e em construção, elaborados coletivamente.

IV. Devem abdicar de suas concepções individuais e se submeter à vontade da maioria, visando homogeneidade de pensamentos e coerência do projeto.


Está correto o que se afirma em
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14Q894015 | Pedagogia, PCN's, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) representam um conjunto de diretrizes educacionais elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil, com o objetivo de orientar a prática pedagógica nas escolas de todo o país. Instituídos no final da década de 1990, os PCNs têm como propósito nortear a construção dos currículos escolares, promovendo a qualidade e a equidade na educação básica. Sobre esse documento, analise as afirmativas a seguir.


I. Os PCNs abrangem diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, arte, educação física, dentre outras. Cada uma dessas áreas possui seus próprios documentos específicos, que detalham os objetivos de aprendizagem, os conteúdos a serem desenvolvidos, as habilidades a serem adquiridas pelos alunos e as orientações metodológicas para o ensino e a avaliação.


II. Além de fornecer diretrizes para o currículo escolar, os PCNs também enfatizam a importância da interdisciplinaridade, da contextualização dos conteúdos, da valorização da diversidade cultural e da promoção de uma educação crítica e cidadã. Eles buscam integrar os conhecimentos escolares com as experiências de vida dos alunos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e relevante para eles.


III. Os PCNs são um instrumento essencial para a construção de uma educação de qualidade, que atenda às necessidades e aos interesses dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. No entanto, é importante ressaltar que essas diretrizes não devem ser aplicadas de forma engessada, mas sim adaptadas às realidades locais e às características específicas de cada comunidade escolar, garantindo, assim, uma educação verdadeiramente inclusiva e democrática.


IV. Os PCNs foram substituídos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2022, que passou a ser o único referencial para a construção dos currículos escolares no Brasil.

Está correto o que se afirma em
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15Q894016 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O professor competente é aquele com capacidade para gestar uma formação básica adequada, instaurando o ambiente do aprender a aprender, do saber pensar e do questionar criativamente. Atua como um mediador essencial no processo de ensino-aprendizagem, conduzindo os alunos na construção de um conhecimento significativo e duradouro. Para isso, seleciona conteúdos relevantes, para serem desenvolvidos com os alunos, que precisam estar relacionados com a realidade e incluir elementos da vivência prática dos alunos para torná-los mais significativos e vivos, de modo que eles possam assimilá-los ativa e conscientemente. Neste contexto, dizemos que os conteúdos:
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16Q894017 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Os contextos educativos são ambientes multifacetados nos quais ocorrem processos de ensino e aprendizagem. Esses contextos englobam não apenas as salas de aula tradicionais, mas também uma variedade de espaços e situações em que ocorrem interações educativas, como escolas, universidades, centros de aprendizagem, ambientes de educação não formal e até mesmo o lar. Particularmente, nas escolas, os indicadores para a ação pedagógica assumem um papel fundamental na avaliação e no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os indicadores:


I. Fornecem informações relevantes sobre o desempenho dos alunos, auxiliando o professor na identificação de dificuldades e na personalização do ensino.


II. Estão circunscritos nos instrumentos utilizados para mensurar o desempenho dos alunos em avaliações quantitativas, como testes e provas.


III. São indicados para avaliar o desempenho de professores com muita cautela, pois se trata de um processo subjetivo e complexo que não pode ser quantificado.


IV. De contexto, como as condições socioeconômicas dos alunos e a cultura da comunidade, devem ser considerados pelo professor, mas não interferem no processo de ensino-aprendizagem.

Está correto o que se afirma apenas em
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17Q894018 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O planejamento para uma aprendizagem significativa enfrenta desafios como conectar os conteúdos ao contexto dos alunos, atender à variedade de estilos de aprendizagem, criar avaliações autênticas e manter flexibilidade para adaptações durante o processo de ensino e aprendizagem, especialmente na busca por estratégias que engajem os alunos e promovam uma compreensão profunda dos conteúdos. Alguns desses desafios incluem promover a interdisciplinaridade. As cenas a seguir envolvem a descrição de aulas que deverão ser avaliadas na perspectiva da interdisciplinaridade.

Cena 1: na aula de matemática, o professor apresenta conceitos sobre geometria plana, explicando teoremas e fórmulas específicas. Os alunos realizam exercícios práticos para aplicar esses conceitos.

Cena 2: durante uma atividade de ciências, os alunos estudam sobre o ciclo da água. Além de aprenderem sobre os processos físicos e químicos envolvidos, eles também realizam experimentos práticos para compreender melhor o tema. O professor relaciona o ciclo da água com conceitos de geografia, explorando como os fenômenos climáticos e a distribuição da água afetam diferentes regiões do planeta.

Cena 3: em uma aula sobre sustentabilidade, os alunos são desafiados a investigar os impactos ambientais de uma comunidade fictícia. Eles não apenas analisam os aspectos ambientais, como também consideram questões sociais, econômicas e políticas, que influenciam no desenvolvimento sustentável da região.


Com base na análise dos casos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na cena 1, não há interdisciplinaridade evidente, pois a aula se concentra em conceitos e práticas específicos da matemática, sem integração com outras áreas do conhecimento.

( ) Na cena 1, há visão complexa, pois permite aos alunos realizar exercícios práticos para aplicar conceitos.

( ) Na cena 2, não há interdisciplinaridade, apesar da integração de ciências com geografia.

( ) Na cena 3, há interdisciplinaridade, pois há Integração de diversas áreas do conhecimento.

( ) Na cena 3, há abordagem holística, pois estuda o desenvolvimento da comunidade de forma abrangente, considerando diferentes aspectos interligados.

( ) A cena 2, demonstra um esforço de ir além da interdisciplinaridade, caminhando em direção à transdisciplinaridade.


A sequência está correta em
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18Q894019 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A teoria em que se estuda a organização do pensamento das crianças durante a aprendizagem da leitura e escrita, tornando-as como protagonistas desse processo é denominada psicogênese da língua escrita. Esse termo designa a análise de como a nossa mente se comporta rente aos fatos, atividades e experiências psicológicas, sendo de suma importância, pois ao identificar etapas de desenvolvimento da leitura nas crianças, os educadores são capazes de utilizarem ferramentas pedagógicas específicas para cada uma dessas fases, fazendo-os progredir de forma eficiente e personalizada. Há diversos níveis na Psicogênese da Língua Escrita, esses níveis têm como objetivo identificar o patamar de habilidades para a leitura e escrita demonstrado por essa criança. Leia o fragmento a seguir.


“A fase _______________ tem como foco principal fazer com que as crianças relacionem o som das sílabas com a formação e a escrita das palavras, elas conseguem compreender que para escrever se usarão de letras, podendo ocorrer delas escreverem o próprio nome, por exemplo, com traços e símbolos no lugar das letras, mas faz parte do processo. Já na fase _______________, a criança passa a assimilar que as sílabas possuem mais de uma letra; no entanto, pode ocorrer a escrita de uma só letra para representar a sílaba inteira, como, por exemplo, fazer uso da letra ‘K’, para descrever a sílaba ‘CA’ em uma palavra, por conter semelhança no som emitido. ”


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
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19Q894020 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Saber como a BNCC está organizada é fundamental para a compreensão do que ela propõe, fazendo, assim, o uso como ferramenta de suporte ao planejamento escolar. Na BNCC, a prática de linguagem, conceito que envolve o conhecimento sobre as várias formas de manifestações linguísticas, está dividida em quatro eixos temáticos que possuem articulações entre si; dentre esses eixos está a leitura e a escuta. No que se refere ao eixo da leitura e escuta, assinale a afirmativa correta.
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20Q894021 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A alfabetização promove ao indivíduo a capacidade de ler e escrever, sendo um processo pelo qual a pessoa adquire o conhecimento de um código e habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, domina técnicas para exercer a arte e a ciência da escrita e também o desenvolvimento de novas formas de compreensão, interpretação e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização deve seguir juntamente com o letramento, apesar de serem dois processos de significados diferentes. O letramento abrange o conjunto de habilidades relacionadas à leitura e escrita, como também reconhecimento de letras e palavras, compreensão de textos, habilidades gramaticais e ortográficas, dentre outros. Sobre as estratégias que possam ser utilizadas para estimular o letramento infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Usar livros é essencial para estimular a leitura. Permitir que as crianças escolham os livros que desejam ler e reservar um lugar tranquilo destinado à leitura é fundamental para incentivar o letramento. É importante deixá-los ao alcance das crianças, sendo possível manuseá-los e explorá-los sempre que quiserem.


( ) A leitura é uma das atividades mais importantes para o incentivo do letramento infantil. Portanto, ler para as crianças todos os dias, torna-se uma maneira cansativa de estimular o interesse pela leitura e o vocabulário. Além disso, a leitura compartilhada pode tirar a independência e autonomia da criança.


( ) Além da leitura, a escrita é uma habilidade essencial do letramento. Estimular a criança escrever desde cedo, mesmo que seja apenas rabiscos ou letras soltas, se torna um método conjunto, auxilia o entendimento e desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas, assim como o pensamento crítico e a interpretação de texto.

A sequência está correta em
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