Questões de Concursos Professor II

Resolva questões de Professor II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q322010 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Bersch declara que a Tecnologia Assistiva deve ser entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência. Os professores especializados responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado podem fazer uso de algumas modalidades da Tecnologia Assistiva.

Assinale a alternativa que descreve a modalidade que pode ser usada pelo professor especializado, apontada por Bersch.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q386074 | Biologia, Educação Ambiental, Professor II, SEE SP, VUNESP

Isabel Cristina de Moura Carvalho, no livro Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico (2008), sugere que para renovar a nossa visão de mundo, às vezes, é importante trocar as lentes, implicando em desnaturalizar os modos óbvios que tínhamos de ver as coisas. Isso é necessário, por exemplo, nas questões relativas ao meio ambiente. Propondo lançar novos olhares sobre a percepção de ambiente disseminada no conjunto da sociedade, a autora propõe uma visão socioambiental que consiste, em linhas gerais, numa visão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q322205 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Reily destaca que alunos com necessidades especiais não letrados sentem-se mais situados na rotina escolar quando têm uma forma de acompanhar a sequência das atividades previstas para o dia, por meio da prancha de rotina, que deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q325201 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Martín (et al) ressalta a importância da organização de conteúdos e estratégias metodológicas a todos os alunos, incluindo especialmente os que apresentam inabilidades. Contudo, para que isso aconteça, é fundamental que os profissionais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q323739 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Browning (in Schirmer et al) destaca que o acesso ao computador depende de habilidades motoras. O aluno pode usar um teclado convencional, mas devido a sua deficiência motora ele ativa outras letras indesejadas. Uma das opções é usar um recurso para separar as teclas e ajudar o aluno a alcançar a tecla desejada sem ativar outras no caminho. Esse recurso é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q326005 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

A criança com deficiência visual precisa se locomover com segurança e eficiência. Para tanto, há necessidade de se garantir seu bom desenvolvimento quanto ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q384657 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Para que ocorra uma renovação do ensino de Ciências na Educação Básica, é necessário que ocorra não somente uma renovação epistemológica dos professores, mas é imprescindível que essa venha acompanhada por uma renovação didático-metodológica de suas aulas, exigindo um novo posicionamento do professor. Para tanto, é importante que, entre outros aspectos, o professor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q321977 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Segundo Finnie, a brincadeira dá à criança com paralisia cerebral a oportunidade de desenvolver as habilidades intelectuais, emocionais, de comunicação, habilidades motoras amplas e finas. No entanto, por causa de suas dificuldades físicas e dependendo da severidade e do tipo de paralisia cerebral, incluindo qualquer dano de visão e/ ou aprendizagem, seu progresso pode ser lento. A autora considera que a criança com paralisia cerebral será capaz de aprender enquanto brinca, mas é essencial levar em consideração alguns aspectos:

I. oferecer brinquedos de tamanhos e texturas variados, ao mesmo tempo, independentemente do seu nível de desenvolvimento, favorecendo a aquisição de novas experiências;

II. observar se a posição em que está fornece uma base segura e a estabilização necessária para que a fixação do braço e pulso seja possível;

III. estar ciente de seu nível de tolerância e de sua habilidade para concentrar-se;

IV. deixar a criança sentada em uma mesma posição por longo período do dia, restringindo determinados movimentos característicos do quadro motor.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q473128 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

O método tradicional de ensino dos jogos esportivos coletivos orienta que cada modalidade seja ensinada separadamente, iniciando pela abordagem dos fundamentos de cada esporte até chegar ao estudo dos sistemas táticos de jogo. Por outro lado, autores mais recentes da área da Pedagogia do Esporte recomendam que o ensino se inicie pelo estudo conjunto dos fundamentos comuns aos diferentes jogos esportivos coletivos para, depois, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva.

A vantagem do segundo método de ensino em relação ao primeiro é que os alunos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q389298 | História, História Geral, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo, em vários países da América Latina, a industrialização tornou-se sinônimo de desenvolvimento. Dentre as diversas estratégias que estes governos latino-americanos recorreram para industrializar seus países, destacam-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q384432 | Biologia, Educação Ambiental, Professor II, SEE SP, FCC

Uma visão socioambiental da natureza, incluindo a espécie humana como parte integrada dessa natureza, exige

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q320735 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

De acordo com Mantoan, a escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa de seus alunos. Segundo a autora, esse fracasso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q322826 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Mantoan afirma que a escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nestes novos tempos. Mudar a escola é ter que enfrentar muitas frentes de trabalho com tarefas fundamentais para a sua realização. Na visão da autora, essas tarefas são:

I. criar estratégias de parceria entre as diversas instituições com trabalho social e comunitário, governamental e não governamental;

II. recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos;

III. garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprove a repetência;

IV. acompanhar o processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais, favorecendo a interlocução dos segmentos da comunidade escolar;

V. articular a mediação entre a sala de aula com o atendimento educacional especializado, o atendimento com a saúde e assistência à família.

Está correto o contido apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q471834 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Ao ensinar conteúdos de dança nas aulas de Educação Física, o professor utiliza aspectos artísticos como fundamento para seu trabalho.

Segundo Lomakine (in Scarpato, 2007), entende-se por artístico tudo aquilo que desenvolve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q323839 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Segundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q473479 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Considerando que a promoção da educação para a saúde é um dos objetivos da Educação Física na escola, assinale a alternativa que contém conteúdos que o professor deve trazer para as aulas para atingir tal objetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q472186 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Aprender a assistir a um espetáculo esportivo pode ser tão importante quanto saber praticar a modalidade esportiva a que se assiste.

Nesse sentido, é correto afirmar que é função das aulas de Educação Física
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q328593 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Gestão escolar diz respeito às atividades de planejamento, execução e avaliação que dirigentes e professores precisam desenvolver para levar adiante seus projetos educacionais e curriculares. A execução de um plano é, por natureza, um processo dinâmico e flexível que para funcionar de forma adequada, como elemento facilitador de uma gestão para mudança, exige talento político e:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q385032 | Biologia, Metodologia Científica, Professor II, SEE SP, VUNESP

Um experimento tentou provar se determinada vitamina podia repulsar mosquitos ou não. Para isso, o pesquisador selecionou aleatoriamente 800 pessoas saudáveis, sem doenças crônicas ou que estivessem consumindo algum medicamento para alguma doença e que viviam em uma região com muitos mosquitos. Quatrocentas delas consumiram uma cápsula contendo farinha e as outras quatrocentas consumiram uma cápsula contendo a vitamina por duas semanas. Após este período, os resultados foram analisados.

De acordo com o experimento, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q322838 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Responda às questões de números 21 a 25 com base no texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

A educação especial era fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, organizou-se tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, levando à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Essa organização, fundamentada no conceito de normalidade/ anormalidade,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.