Questões de Concursos Professor Intérprete de Libras

Resolva questões de Professor Intérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1014572 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, o projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os seguintes aspectos:



I. A atitude favorável da escola para diversificar e flexibilizar o processo de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos.


II. A identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação.


III. A identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação.


IV. A possibilidade de incluir professores especializados, serviços de apoio e outros, não convencionais, para favorecer o processo educacional.



Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1015415 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, PROFESSOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, Prefeitura de Vila Valério ES, IDESG, 2023

Analise a descrição de um sinal básico de Libras a seguir.
Para ele basta apenas deixar as duas palmas abertas, a ponta dos seus dedos se tocando, e então fazer um movimento trazendo suas mãos para perto.
A descrição diz respeito ao sinal de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1014600 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

A composição é o processo de formação de sinais a partir da junção de dois ou mais itens lexicais da língua de sinais. Segundo Quadros e Karnopp (2004), “com a utilização de estruturas sintáticas para fins lexicais, os processos de composição permitem a nomeação ou caracterização de seres pela junção de dois elementos semânticos, de existência independente no léxico, em apenas um elemento lexical.” Diante disso, é possível reconhecer o processo de composição na formação dos sinais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1014570 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

De acordo com a Lei nº 12.319/2010, artigo 4º, para exercer a profissão de tradutor e intérprete de Libras, o profissional deve possuir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1014594 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

A Lei de Acessibilidade, Lei nº 10.098/2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação. Acerca dessa lei, analise as afirmativas abaixo.

I A comunicação é entendida como forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, as quais, segundo essa legislação, compreendem a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral.
II A tecnologia assistiva ou ajuda técnica se refere a produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência, embora não sejam contemplados aqueles com mobilidade reduzida.
III Os locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante, de acordo com a ABNT, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação.
IV Os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens adotarão plano de medidas técnicas com o objetivo de permitir o uso da linguagem de sinais ou outra subtitulação, para garantir o direito de acesso à informação às pessoas portadoras de deficiência auditiva, na forma e no prazo previstos em regulamento.

Em relação ao que dispõe a Lei de Acessibilidade, estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1014765 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024

Um evento em especial teve impacto significativo na educação dos surdos, principalmente na que era praticada no Brasil, de modo a influenciar a oralização. A esse respeito, é possível dizer que o evento referido foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1014595 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

As crianças surdas têm tido acesso à Língua Brasileira de Sinais (Libras) tardiamente, pois as escolas ainda não oportunizam o encontro adulto surdo-criança surda. Assim, geralmente, esse contato acontece já na fase da adolescência. Por isso, faz-se necessário considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1013402 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Itá SC, AMAUC, 2019

Preencha o espaço em branco e assinale a alternativa CORRETA:
Os __________________________________ são formas que, substituindo o nome que as precedem, podem vir juntos ao verbo para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. São marcadores de concordância de gênero: pessoa, animal, coisa (QUADROS, 1995).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1014409 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na Libras, os sinais são formados por meio da combinação de parâmetros. São eles: configuração de mão (CM), ponto de articulação (PA), movimento (M), orientação (O) e expressão facial-corporal (EFC). O estudo dos elementos mínimos, que compõem os sinais, pertence ao nível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1014581 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre as estratégias pedagógicas no ensino de Libras:

I - O ensino de Libras deve priorizar abordagens visuais, explorando vídeos, imagens e materiais multimodais para facilitar a compreensão.

II - A utilização de metodologias interativas favorece o aprendizado da Libras, estimulando a prática em diferentes contextos sociais.

III - O ensino da Libras pode ocorrer exclusivamente por meio de apostilas escritas, sem necessidade de interação prática.

IV - O ensino da Libras deve respeitar os níveis de proficiência dos aprendizes, garantindo a progressão de complexidade nas estruturas linguísticas.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1015631 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o excerto a seguir.


Os defensores da língua de sinais para os surdos afirmam que é só de posse desta, considerada "natural", adquirida em qualquer idade, que o surdo constituirá uma identidade surda, já que ele não é ouvinte.


Fontes: MOURA, M. C. de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter/Fapesp, 2000. PERLIN, G. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.).


As pessoas com a identidade surda

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1015629 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A existência de duas classes diferentes de funções de expressão facial levanta questionamentos acerca do controle neural da linguagem e de funções não-linguísticas. A observação de padrões neurais de expressões faciais para diferentes funções fornece uma perspectiva de determinantes para a especialização dos hemisférios cerebrais.

Disponível em: <https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/lingua BrasileiraDeSinaisI/scos/cap18717/1.html>. Acesso em: 12 dez. 2023.

Para os usuários de línguas de sinais, as expressões faciais têm quais funções?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1037606 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), de 2015, é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. A referida lei menciona diversas incumbências do poder público quanto à educação inclusiva e acessibilidade, entre elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1014598 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Segundo Quadro e Karnopp (2004), a sintaxe espacial da Língua Brasileira de Sinais (Libras) distribui os constituintes (sinais) de uma maneira específica no espaço, utilizando relações espaciais para desempenhar diferentes papéis gramaticais como, por exemplo, a identificação de referentes no discurso. Uma das possibilidades da sintaxe espacial da LIBRAS, com sua respectiva descrição, diz respeito à realização do sinal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1014571 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

Os estudantes com necessidades educacionais especiais são aqueles que, no contexto escolar, apresentam:



I. Dificuldades significativas de aprender ou de se desenvolver, o que impede ou dificulta sua participação plena nas atividades escolares.


II. Dificuldades em se comunicar e interagir de forma convencional, necessitando de adaptações no ensino para que possam acessar o currículo.


III. Altas habilidades ou superdotação, aprendendo com rapidez e facilidade, o que exige atividades desafiadoras e diferenciadas.


IV. Dificuldades de aprendizagem que podem ter causas orgânicas ou não, como transtornos, deficiências ou condições de saúde.



Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1014579 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A respeito do uso da tecnologia no ensino de Libras e na comunicação da comunidade surda, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1014401 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A interpretação correta do sinal polissêmico requer um entendimento do contexto e do uso da expressão corporal e facial, que são partes integradas da comunicação. São exemplos de polissemia na Libras os sinais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1015626 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o trecho a seguir.

O oralismo tem sido e continua sendo, ainda hoje, em boa parte do mundo, a ideologia dominante dentro da educação dos surdos. A concepção do sujeito surdo ali presente diz respeito exclusivamente a uma dimensão clínica — a surdez como deficiência, os surdos como sujeitos patológicos — numa perspectiva terapêutica — a surdez deve reeducar-se e/ou curar-se, os surdos devem ser reeducados e/ou curados. E a conjunção de ideias clínicas e de ideias terapêuticas conduziu, historicamente, a uma transformação progressiva e sistemática do contexto escolar e de suas discussões e enunciados, em contextos médico-hospitalares.

Fonte: LANE, 1993 apud In: SKLIAR, C.B. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 51-73.


Tal fato pode ser constatado quando, em 1988, os diretores das mais renomadas escolas para surdos da Europa propuseram acabar com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1015507 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Pombos PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A língua utilizada pela população ouvinte é a majoritária do país e sua modalidade é oral. No caso do Brasil, é a língua portuguesa, mas, para a Comunidade Surda, a realidade é outra. Os surdos se comunicam pela língua de sinais e, por isso, são caracterizados como um grupo linguisticamente inferior.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1014577 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A atuação do intérprete de Libras em contextos educacionais exige conhecimento técnico, postura ética e estratégias comunicacionais eficientes. Considerando esses aspectos, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.