Questões de Concursos Professor Libras

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1Q1014472 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2025

Sobre os tipos de frases em Libras, analisar os itens.

I. As línguas de sinais utilizam as expressões faciais e as corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na língua portuguesa.
II. Para perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, é preciso atentar-se às expressões facial e corporal que são feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase.

Está CORRETO o que se afirma:
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2Q1014473 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2025

A respeito dos pronomes demonstrativos e dos advérbios de lugar em Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
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3Q1014474 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2025

Considerando-se os parâmetros secundários na estrutura da Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
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4Q1014475 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2025

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

O bilinguismo vivido pelo sujeito surdo – Libras e LP – é impulsionado por fatores ___________, relativos ao contato imediato ou tardio do surdo com a língua de sinais, às possibilidades educacionais a ele disponibilizadas e à sua inserção social. Há de se considerar ainda que, quando o assunto se dirige especificamente às questões próprias da surdez, os níveis de domínio e conhecimento da Libras são ___________ entre surdos a depender de seu percurso formativo, em razão de que _______________ têm acesso à Libras, desenvolvendo uma comunicação gestual caseira que satisfaz suas necessidades em relações familiares.
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5Q1014584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) classificam os sinais verbais em três categorias principais: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Analise as sentenças a seguir e identifique qual categoria de verbo se aplica a cada uma delas:

I. Meu amigo AMA Yasmin.
II. Eduardo TRABALHA em uma empresa importante.
III. A Clara se PREOCUPA em como pagar a tributação.
IV. A empregadora CONVIDOU seus funcionários para comemorar o aniversário dela.

Assinale a alternativa correta.
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6Q1014585 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Assinale a alternativa correta. No estudo da fonologia das línguas de sinais, as unidades fonológicas apresentam restrições fonotáticas que regulam sua ocorrência. De acordo com os estudos de Klima e Bellugi (1979), algumas dessas restrições incluem a ocorrência de unidades não marcadas, que são formas mais comuns e menos complexas nas línguas de sinais. Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente exemplos de unidades não marcadas:
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7Q1014586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

De acordo com os estudos de William Stokoe sobre a língua de sinais americana (ASL), foram identificados três parâmetros que constituem os sinais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses parâmetros:
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8Q1016259 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) classificam os sinais verbais em três categorias principais: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Analise as sentenças a seguir e identifique qual categoria de verbo se aplica a cada uma delas:

I. Bruno GANHOU uma medalha de ouro da Paraolimpíada.
II. Fernando ENVIOU uma mensagem para vizinho.
III. O pedreiro PINTOU no teto da cozinha.
IV. A empregada GOSTA de fazer faxina.

Assinale a alternativa correta.
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9Q1015509 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

O intérprete educacional de Língua de Sinais desempenha um papel crucial na educação inclusiva de estudantes surdos ou com deficiência auditiva. Esse profissional atua em ambientes educacionais, como escolas, universidades e instituições de ensino, facilitando a comunicação entre alunos surdos e seus colegas ou professores ouvintes. Acerca do processo que envolve a interpretação Consecutiva, assinale a alternativa correta:
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10Q1015510 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

A cultura e a identidade surda desempenham um papel crucial na promoção da igualdade, acessibilidade e respeito para as pessoas surdas, ajudando a garantir que suas vozes e necessidades sejam atendidas. “Segundo Strobel (2008), cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas.”

No que se refere aos artefatos culturais presentes na cultura surda que Strobel (2008) explana. Assinale a alternativa incorreta:
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11Q1015511 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

A língua Brasileira de Sinais- Libras e a Língua Portuguesa são línguas naturais desenvolvidas e usadas pelos brasileiros. Elas são as principais formas de comunicação entre as pessoas e desempenham um papel fundamental na transmissão de cultura, conhecimento e experiências. Considerando as diferenças entre a Língua Brasileira de Sinais-Libras e a Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:
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12Q1015512 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

A abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez é um modelo educacional que reconhece a importância do desenvolvimento de duas línguas: a língua de sinais, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a língua escrita do país, como a Língua Portuguesa no caso do Brasil. Essa abordagem é baseada na ideia de que as pessoas surdas têm o direito de acessar informações e educação em sua língua natural, que, no caso da maioria das pessoas surdas no Brasil, é a Libras. Sobre essa abordagem, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e assinale a alternativa que corresponde ao correto julgamento feito:

( ) As escolas bilíngues para surdos ensinam a Língua de Sinais como a primeira língua. Isso permite que as crianças surdas adquiram uma língua completa e rica desde cedo, o que é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional.

( ) Paralelamente ao ensino da Língua de Sinais, as escolas bilíngues também ensinam a língua escrita do país, como a Língua Portuguesa no caso do Brasil. O objetivo é garantir que as crianças surdas se tornem alfabetizadas e capazes de se comunicar em ambas as línguas.

( ) Os professores que trabalham em escolas bilíngues não precisam ser fluentes em Libras, pois a presença do intérpretes de Libras é suficiente para atender as necessidades linguísticas dos alunos surdos.

( ) A abordagem bilíngue visa promover o bilinguismo ativo nas crianças surdas, permitindo que elas sejam proficientes em ambas as línguas. Isso envolve a educação contínua em ambas as línguas e o estímulo ao uso efetivo de ambas em diferentes contextos.
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13Q1015513 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Quadros (2007) diferenciou o intérprete de LIBRAS que trabalha na educação daquele que trabalha em outros contextos, chamando-o de “intérprete educacional”. Analise as alternativas abaixo e assinale a afirmativa correta.
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14Q1015514 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Na Idade Média, até o século XII, a Igreja Católica considerava que a alma dos surdos não era imortal, pois eles não podiam pronunciar os sacramentos. Foi somente na Idade Moderna que surgiu o primeiro professor de surdos que ensinava seus alunos a falar, ler e escrever para que eles pudessem garantir suas heranças e, com isso, mostrou que os surdos eram capazes de aprender. Marque a alternativa que confirma o nome desse professor, cujo trabalho representou um marco na história da educação de surdos:
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15Q1015515 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

As abordagens educacionais para surdos têm evoluído ao longo do tempo. Soares (2005); Lacerda (1998) enfatizam que as abordagens bilíngues na educação de surdos em escolas comuns remetem ao contexto sócio histórico do século XVIII, quando inaugurou, categoricamente, o confronto de cunho político-epistemológico entre os oralistas e os gestualistas. Sobre as abordagens educacionais para surdos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

Coluna 01
(1) Comunicação total. (2) Oralismo. (3) Bilinguismo.

Coluna 02
( ) Concepção que se enquadra no modelo clínico terapêutico, percebe a surdez como uma deficiência que precisa ser minimizada pela estimulação auditiva e tem como objetivo fazer uma reabilitação da criança surda e levar o indivíduo a falar e a desenvolver a competência linguística oral, o que lhe permitiria desenvolver-se emocional, social e cognitivamente.

( ) Processo análogo à aquisição da língua materna, em que o indivíduo adquire as duas línguas simultaneamente, independente do seu nível de competência, permitindo uma autoimagem positiva como sujeito surdo, sem perder a possibilidade de se integrar numa comunidade de ouvintes.

( ) Concepção, que iniciou nos Estados Unidos nos anos de 1960 e que chegou ao Brasil nos anos de 1980, propõe o uso simultâneo de diversos recursos para a comunicação com a comunidade surda, utilizando a oralização, sinalização e o uso de sinais em um proposta de tentar uma correspondência com a língua oral.

Assinalar a opção que apresenta a sequência correta:
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